Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

+3
Thales_Sr
Moshe Bar Elohim
gaijinsentai
7 participantes

Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por gaijinsentai Qua Mar 14, 2012 10:49 am

Olá! Sou do litoral sul São Paulo e proprietário de um pequeno home Studio. É a primeira vez que participo do contrabaixo.br. Espero poder contribuir de alguma maneira.

Hoje estou aqui para tirar uma dúvida. Usamos por aqui um Yamaha RBX5 A2. Gostamos muito som caracterísco do instrumento (o que faz ser odiado por muitos rs). Recentemente adquirimos uma versão do mesmo modelo, mas 5C. Percebemos que a corda B tem um som muito mais apagado que as outras cordas. Ao tocar a quinta casa (E) o som vem muito mais baixo/apagado/opaco comparado ao E (quarta corda solta). O instrumento foi regulado e estava com encordoamento novo. Enviamos para a autorizada que (diz) ter trocado os captadores e o circuito. Entretanto o instrumento veio com o mesmo "problema". Um baixista aqui da minha cidade disse que é característica do Baixo passivo de 5 cordas ter o som da quinta corda apagado. Acabei vendo o comentário de alguém em um fórum afirmando a mesma coisa. Esse modelo da yamaha (apesar do que dizem alguns anúncios) é mesmo passivo. Não sei bem o que fazer. Vale a pena transformá-lo em ativo? Ou talvez tentar trocar pelo velho e bom 4 cordas mesmo?

Muito obrigado pela atenção! Abraços!

gaijinsentai
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Mar 14, 2012 11:26 am

Já tive este problema num encordoamento da GHS. Tinha um jogo de 4 cordas novas da Fender e uma si nova sobrando dum jogo GHS Boomer 5 strings. Todas da Fender com som aberto e perfeito. Já a si buff... buff... Parece som de corda muito usada e surrada há anos; sem brilho; sem sustaim. Coincidência ou não o baixo é um Yamaha RBX 765a. Mas a si do encordoamento velho dela estava melhor que esta nova. Também não descobri o porquê.

Então já vou dizendo que este lance de ser passivo não tem nada a ver, na minha opinião. Já tive um Ibanez passivo de 6 cordas e não tinha nada a ver (um Ibanez GSR 396). A diferença é que nos baixos ativos a si tem mais punch, mais volume e tal (para 5 cordas prefiro baixo ativo mesmo).

Tenta mudar de marca do encordoamento. A que estava antes no meu Yamaha era Elixir, e apesar de ela não estar mais em condições de uso o som ainda sim era bom. Boas também são Fender, Ernie Ball, Rotosound.

Há, como é de praxe aqui para novatos: seja bem vindo! cheers

____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 14, 2012 11:38 am

Quais marcas de cordas vocês já tentaram usar nele?

Não vejo corda B apagada como um "problema de baixo passivo"...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por gaijinsentai Qua Mar 14, 2012 12:06 pm

Olá Thales. Obrigado pelo rápido retorno.

Usei tanto Ernie Ball como também o encordoamento que vem com o instrumento. Um amigo que tem uma escola de música, comprou um baixo Ibanez (se não me engano) 5 cordas passivo. Tinha a mesma característica (B apagado). passou o baixo pra frente e pegou um modelo ativo, o qual não apresentava esse problema. O "Tripa"aqui do forum parece ter o mesmo modelo que o meu. Mandei uma mensagem pra ele. Espera que ele possa responder.

Abraços!

gaijinsentai
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por gaijinsentai Qua Mar 14, 2012 12:11 pm

Olá Elohim. Valeu pelo depoimento.

Conforme comentei aqui com o Thales, testei tanto com o encordoamento que vem no baixo como também um Earnie Ball (bem caro por sinal rs). Vou tentar gravar um sample pra vocês terem uma ideia.

Abraços!

gaijinsentai
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por RodrigoBR Qua Mar 14, 2012 12:22 pm

Eu tambem já tive um baixo de 5 cordas passivo, da marca Grom's ( bem razoavel e pouco conhecido) e percebia tambem essa diferença sutil na B. Compensava com um pedal equalizer.

____________________________
"A minha música é o reflexo da sinceridade."
Heitor Villa-Lobos
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por Adriano Oliveira Qua Mar 14, 2012 12:59 pm

Cara eu tinha um baixo Golden 5 cordas e a B era uma vergonha...
Não sei se pelo fato de o captador ter um angulo estranho...
Tenho um Condor de 5 cordas que não apresenta esse problemas porem ele é ativo.E num baixo que eu possuo que tem um mecanismo de push pull.
Tanto ativo quanto passivo a B soa bem...
Obs sempre uso cordas D'addario .45 Acho que isso varia de baixo para baixo...
Note o cap do golden...
Talvez isso influencie.Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  2Q==

____________________________
"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)
Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
Membro

Mensagens : 445
Localização : Itapevi Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por gaijinsentai Qui Mar 15, 2012 12:03 pm

Galera! Valeu pela força!

Chego a conclusão de que é uma "característica" do instrumento. Estou com um Strinberg ativo aqui e ele não tem essa diferença de sonoridade entre a quinta corda e o restante.

Mais uma vez obrigado!

gaijinsentai
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por allexcosta Qui Mar 15, 2012 12:33 pm

Experimente puxar o carrinho da corda B quase todo em direção oposta ao nut, tirar a corda e enrolá-la novamente prestando atenção para não torcê-la, como explicado aqui:


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por gaijinsentai Qui Mar 15, 2012 2:44 pm

Valeu pela dica Alex. Bem interessante. Vou ver o vídeo mais atentamente pra tentar fazer o indicado.

Abraços!

gaijinsentai
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por fschmidt Sex Mar 23, 2012 9:31 pm

Apesar de eu já ter escutado essa conversa de 5c passivo não ser aquelas coisas, não acho que isso seja o problema.

Se alguém puder me corrigir, eu agradeço, mas isso não pode ter influencia do amp que o cara tá usando?

Digo isso porque: Eu tinha um GSR395, D'addario .45, e no meu amp de estudo falante de 10", realmente não soava legal. Já no BX200, falante de 15", era um monstro.

Só outra coisa, o GSR395/6 não são ativos não? Eu sei que o baixo dele não é um GSR, mas como levantaram a questão do Ibanez ser passivo - o que pra mim não é correto - resolvi colocar isso como possibilidade.

____________________________
Clube Roland/Boss #42 / Clube G.A.S. #39
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagens : 280
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2  Empty Re: Corda B com som apagado?! Yamaha RBXA2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos