Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

trocar EMG-HZ por algum captador JB

3 participantes

Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por NeyBass Qui Mar 29, 2012 4:23 pm

Allex, peço que se for possível me ajude nessa dúvida que está atormentando minha cachola.
meu baixo é um DeOliveira Rainbow 5c com caps EMG-HZ, como estou fazendo um novo bass do mesmo modelo, pensei se fica legal trocar os EMG, por algum captador "JB", de valor equivalente, curto bastante o som dos JB e como tenho um único bass talvez seria legal fazer isso nele.

será que fica bom, caps JB (não defini marca) + pré EMG BQC CONTROL ativo/passivo?
será que eu conseguiria um som de jazz bass, ou você acha bobeira minha isso tudo, devo continuar com a combinação de EMG?
eu curto demais o som dos lakland, dos fenders deluxe, sei que não vai ficar igual pois depende de muitos fatores, mas será que seguiria essa linha?

falando com o luthier ele disse que fica bom, mas nada como um músico experiente para dar uma força.

Agradeço por me ajudar.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por allexcosta Qui Mar 29, 2012 4:27 pm

Se o espaçamento é de Jazz Bass já deveria soar como tal mesmo com os EMG's, se não é não vai soar JB nunca. Se for braço inteiriço e tiver muita colagem também complica.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por NeyBass Qui Mar 29, 2012 5:03 pm

Allex o negócio é que o EMG-HZ é soabar, o baixo que quero fazer a mudança é esse do avatar, ainda vai furar os buracos
em outras palavras, quero trocar um som moderno por um mais vintage, com opção de ativo/passivo do pré EMG-BQC, que continuará.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por allexcosta Qui Mar 29, 2012 5:09 pm

NeyBass escreveu:Allex o negócio é que o EMG-HZ é soabar, o baixo que quero fazer a mudança é esse do avatar, ainda vai furar os buracos
em outras palavras, quero trocar um som moderno por um mais vintage, com opção de ativo/passivo do pré EMG-BQC, que continuará.

Se o baixo não está furado você não fará mudança alguma, simplesmente instalará captadores J em posição tradicional JJ e obterá um som similar a JB com menos punch porque é inteiriço. Esses circuitos EMG não mudam muito o som, mas tem que usar pots de 250K e não 25K.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por NeyBass Qui Mar 29, 2012 5:13 pm

agradeço muitíssimo Allex...vou pensar na possibilidade.
na verdade me expressei mal, não é mudança, é colocar caps JJ, num baixo novo, ao invés de colocar soapbar
eu falei do circuito EMG, só para dizer que o baixo será ativo/passivo, creio que dará um som bacana.

abç....muito agradecido Allex
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 29, 2012 5:47 pm

O que o Allex quer dizer é que se os captadores tiverem espaçamento igual ao do JB, ele vai soar parecido com JB.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por NeyBass Qui Mar 29, 2012 5:51 pm

Thales_Sr escreveu:O que o Allex quer dizer é que se os captadores tiverem espaçamento igual ao do JB, ele vai soar parecido com JB.

mesmo não sendo JJ Thales?...desculpe a ignorância sou muito leigo em elétrica e captadores.
e qual é esse espaçamento?... se não puder explicar eu pesquiso se ja tem algum tópico.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por allexcosta Qui Mar 29, 2012 6:03 pm

NeyBass escreveu:mesmo não sendo JJ Thales?...

Só pra complementar: Aí depende da construção do pickup. Soapbar é só o formato da caixa e pode ter características similares a um captador J. Se a abertura do captador for similar e o conjunto magneto/bobina for colocado nos lugares tradicionais de um JB vai soar similar. Um exemplo é o 35J que tem uma abertura de single, ou seja, ele "enxerga" a corda como single, apesar de ter tamanho de double.

trocar EMG-HZ por algum captador JB Emg-bass-pickup-coil%20layout-35j

Diferente de outros que enxergam a corda como um P:

trocar EMG-HZ por algum captador JB Emg-bass-pickup-coil%20layout-40p-pcs

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por NeyBass Qui Mar 29, 2012 8:26 pm

ta beleza Allex, vou procurar saber como são os HZ
só para esclarecer melhor, então se a parte que enxerga a corda for como primeiro que vc postou, single, então tem um local exato para para instalá-lo, se nao me engano é alguns centímetros dessa barra do captador até o 12º traste, digo isso porque li em outro tópico o Colela dizendo que o musicman é 33,3 cm, de cima do 12º traste até a 1ª bobina paralela do MM (MM só de 1 cap). me desculpe se errei na medida do colela, não to achando o tópico.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por NeyBass Qui Mar 29, 2012 8:36 pm

Achei o esquema dele

trocar EMG-HZ por algum captador JB Emghz

NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por allexcosta Qui Mar 29, 2012 8:41 pm

Não sei bem como é a ligação desses captadores, mas colocá-los iria seguramente te afastar do objetivo de um som de JB, que já não vai ser fácil de ser atingido por causa do tipo de instrumento.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por NeyBass Qui Mar 29, 2012 8:48 pm

hum entendi Allex, então, esses caps estão no meu atual baixo, vou tira-los e colocar no novo baixo junto com um pré EMG também, esses caps estão novinhos.
então não vai rolar o som de JB que eu queria.
Esse bass vai nascer para ter som moderno mesmo, depois dou um jeito de pegar um SX.

valew pela ajuda Allex
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

trocar EMG-HZ por algum captador JB Empty Re: trocar EMG-HZ por algum captador JB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos