Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Definição: Amplificador, captador, caixa?

+8
Eduardo Tob
Rico
Thales_Sr
fgbass
CG
Lucas94
Vazquez
fvieira
12 participantes

Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fvieira Seg Abr 30, 2012 9:05 pm

Opa! Gostaria de saber se alguém sabe me responder quais os parâmetros que mais influenciam na definição dos graves do baixo? Por exemplo, eu tenho um SX Vintage e como todo o baixo mais "barato" (tive um condor XB-24A e o mesmo problema), quando eu toco em shows e opto por uma equalização mais grave, percebo que a definição dele vai pro espaço! e vira só um "barulho" grave e a nota vira "coadjuvante" no som.

Então eu queria saber, se os captadores é que influenciam nisso, ou é o amplificador que é o problema, ou a solução é trabalhar pra comprar um Fender, alguém mais experiente dá uma luz aí!

Abraços!
fvieira
fvieira
Membro

Mensagens : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Vazquez Seg Abr 30, 2012 9:09 pm

Tudo influencia no timbre do seu baixo, e Fender não é a luz pra tudo.

____________________________
Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagens : 458
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Lucas94 Seg Abr 30, 2012 9:14 pm

Concordo com Vazquez. Acho que o problema está na equalização e não no instrumento. As cordas do seu baixo são novas ?

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por CG Seg Abr 30, 2012 9:17 pm

Equalização correta é a solução, excessos de graves normalmente embolam o som.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fgbass Seg Abr 30, 2012 9:20 pm

se você já mexeu com "todas" as opções de EQ, tanto no amp quanto no baixo e suas cordas são novas, as vezes antes de pensar em comprar um amplificador maior ou mesmo trocar de instrumento, vale a pena começar por baixo e trocar os captadores, pode ser que você consiga o timbre que deseja sem gastar muito dinheiro Very Happy


Última edição por francotedescogabrieli em Seg Abr 30, 2012 9:20 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fvieira Seg Abr 30, 2012 9:20 pm

As cordas são novas e eu tenho aquele equalizador da boss GEB-7.
fvieira
fvieira
Membro

Mensagens : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Vazquez Seg Abr 30, 2012 9:21 pm

Qual AMP você tem ?

____________________________
Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagens : 458
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por CG Seg Abr 30, 2012 9:24 pm

francotedescogabrieli escreveu: vale a pena começar por baixo e trocar os captadores,

trocar os captadores deve ser feito com muito cuidado, as vezes o tiro sai pela culatra. O SX é um baixo que originalmente "puxa" para os médios agudos, o problema deve ser na configuração de equalizer que está limando esses médios e agudos e fazendo o baixo embolar.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fvieira Seg Abr 30, 2012 9:25 pm

Vazquez, a comparação que eu to fazendo é em relação aos shows onde eu chego e e ligo num hartke da vida, em casa ta tudo feliz, tenho um meteoro demolidor e o som é uma beleza! A parada é que quando eu amplifico o som, um volume alto, ocorre isso, de não ser tão definido.
fvieira
fvieira
Membro

Mensagens : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fgbass Seg Abr 30, 2012 9:29 pm

CG escreveu:
francotedescogabrieli escreveu: vale a pena começar por baixo e trocar os captadores,

trocar os captadores deve ser feito com muito cuidado, as vezes o tiro sai pela culatra. O SX é um baixo que originalmente "puxa" para os médios agudos, o problema deve ser na configuração de equalizer que está limando esses médios e agudos e fazendo o baixo embolar.

Pode ser, por isso eu disse que isso só deve ser feito depois de esgotadas as opções de Equalização, meu conselho é todo o dia ir mudando alguma coisa na regulagem do timbre, até que você ache algo que te agrade. como o problema ocorre principalmente ao vivo, onde o volume tem que ser mais alto e o baixo mais encorpado, acho que o amp tambem possa estar envolvido nessa falta de definiçao do som.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 30, 2012 9:42 pm

SX: JB com escala clara e captador single...
Nada aí ajuda a ter um peso absurdo. Essa configuração por natureza não produz um grave pesadão "a la" Warwick, e se você tentar puxar esse grave no equalizador o máximo que vai conseguir é embolação mesmo, pois tá dando ganho no que não existe...

Plugar num Hartke (falantes de alumínio, ainda por cima?) só ajuda a puxar o som mais pro agudo...

Partindo desse princípio, e sabendo que a depender do que você quer, o SX não tem como atender mesmo, você pode caçar mais peso dando ganho na faixa dos 80-150 Hz, sempre com cordas novas. Corda velha gosta de embolar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Vazquez Seg Abr 30, 2012 9:47 pm

Eu gostaria de colocar um cap BassLine MM na ponte do meu SX, acho que ficaria muito bom.

____________________________
Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagens : 458
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fgbass Seg Abr 30, 2012 9:53 pm

Vazquez escreveu:Eu gostaria de colocar um cap BassLine MM na ponte do meu SX, acho que ficaria muito bom.

Meu amigo fez isso no dele e o som ficou absurdo, ele trocou o da ponte por um MM e o do braço por um bassline, ficou bonito pra caramba, ainda mais com a ponte Gotoh que ele instalou!
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Vazquez Seg Abr 30, 2012 10:23 pm

Quero botar um BassLine SJB-2 no braço e um BassLine MM na ponte, mas isso é assunto pra outro tópicoo.. você tem uma MP francotedescogabrieli.

____________________________
Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagens : 458
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fgbass Seg Abr 30, 2012 10:32 pm

MP respondida Very Happy

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Rico Seg Abr 30, 2012 10:40 pm

Bom, eu tenho um P Bass 68, e adoro o som equilibrado que ele proporciona, mas sei que isso tem a ver com amp, caixa e percepção que eu tenho a espeito de som. Há poucos dias, tive que tocar num evento e não pude usar nenhum baixo meu. Me sobrou um Yamaha Attitude, que provavelmente é feito na Indonésia ou algo assim. Isso com o GK 700, que é um amp que trata os médios e agudos de uma forma que não me agrada mesmo (apesar dos graves fenomenais, diga-se de pasagem...) Com 3 minutos de passagem de som, eu já tinha achado meu timbre (atenção: numa caixa 2x15), sem embolação e com graves definitivamente absurdos. Então, como o SX é um baixo superior ao que toquei, acho que a questão está na reulagem mesmo. Não que um upgrade não possa melhorar a situação, mas sem te conhecer, e esperando que não me entenda mal, te pergunto: você sabe equalizar seu som???
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fgbass Seg Abr 30, 2012 10:42 pm

Rico escreveu:Bom, eu tenho um P Bass 68, e adoro o som equilibrado que ele proporciona, mas sei que isso tem a ver com amp, caixa e percepção que eu tenho a espeito de som. Há poucos dias, tive que tocar num evento e não pude usar nenhum baixo meu. Me sobrou um Yamaha Attitude, que provavelmente é feito na Indonésia ou algo assim. Isso com o GK 700, que é um amp que trata os médios e agudos de uma forma que não me agrada mesmo (apesar dos graves fenomenais, diga-se de pasagem...) Com 3 minutos de passagem de som, eu já tinha achado meu timbre (atenção: numa caixa 2x15), sem embolação e com graves definitivamente absurdos. Então, como o SX é um baixo superior ao que toquei, acho que a questão está na reulagem mesmo. Não que um upgrade não possa melhorar a situação, mas sem te conhecer, e esperando que não me entenda mal, te pergunto: você sabe equalizar seu som???
O attitude nao é o sig do Billy Sheehan?
Se for, eles sao hand made no japao, junto com os outros instrumentos top da yamaha. toquei em um e achei o som absurdo, mas a tocabilidade nao é muito boa IMHO
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Eduardo Tob Seg Abr 30, 2012 10:48 pm

Talvez possa ajudar: eu uso um boss eq. Outro dia fui ensaiar e o som tava todo embolado, grave muito ruim, achei que uma das "panelas" do amp do studio tinha ido pras picas (é uma 4x10). Daí, fui olhar no pedalzinho e um dos controles de grave estava praticamente no talo (eu devo ter escorregado nele quando fui montar o set). Diminui e lá estava meu somzinho de sempre. Eu não curto muito médios. Deixo o EQ tipo um sorriso, com a parte dos graves menos "pra cima" do que os agudos. O resto é no head e no bass. Mesmo sendo o seu baixo um dos humildes (o meu tb, é um squier) acho que dá pra ter um som bacaninha equalizando legal, seguindo os toques da galera, boas cordas e pegando um pouco mais leve no grave... abração

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fgbass Seg Abr 30, 2012 10:53 pm

Concordo com o Derrick Green ai de cima

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por rdsouza Seg Abr 30, 2012 11:00 pm

Cada caso é um caso, recomendo você ir ao Luthier resolver seu problema.

____________________________
Nunca pergunte a uma baixista se o que ele está segurando é uma guitarra... Risco de Morte affraid
rdsouza
rdsouza
Membro

Mensagens : 1
Localização : Abreu e Lima

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por joabi Seg Abr 30, 2012 11:24 pm


Pode ser a acústica do lugar também. Difícil achar um palco que não sobre nada de graves. Durante a passagem de som faça uma pesquisa do melhor lugar, e tente não deixar a caixa muito pro fundo do palco nem perto dos cantos. Levantar a caixa também costuma ajudar a tirar o embolado.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fgbass Seg Abr 30, 2012 11:28 pm

uma coisa que eu percebi com o tempo (nao sei se tem fundamento) é que deixar o volume do amp mas baixo e o baixo no talo deixa o som mais cristalino do que subir o amp e regular no baixo.

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por edumoraes Seg Abr 30, 2012 11:56 pm

Sempre usei o volume do instrumento no talo e regulei no ampli, pra fazer o contrário tem que ter um instrumento com potenciômetros de qualidade, coisa que os baixos de baixo custo não tem.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Eduardo Tob Ter maio 01, 2012 9:40 am

francotedescogabrieli escreveu:Concordo com o Derrick Green ai de cima

huhauhuha valeu mas pra eu ser o Derrick tinha de triplicar a altura e dobrar a largura! O cara é um monstro! abraço

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por GeTorres Ter maio 01, 2012 11:21 am

rdsouza escreveu:Cada caso é um caso, recomendo você ir ao Luthier resolver seu problema.

Seja bem vindo ao FCBR rdsouza!

Peço que se apresente aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t19703p250-novos-membros-se-apresentem-aqui-continuacao
para que a galera do forum possa te conhece e assim você recebe o "Bem vindo oficial" do nosso brother Cantão.

Leia a cartta de boas vindas do "Tio Allex", creio que você vai gostar:
https://www.contrabaixobr.com/t61-carta-oficial-de-boas-vindas?highlight=carta

Leia as regras do forum, assim você vai saber como o forum funciona.
https://www.contrabaixobr.com/t1469-regras-gerais-para-utilizacao-do-forum

Quanto ao que você disse, luthier não é a solução para tudo, se fosse assim, o forum poderia ser deletado e cada um irá cuidar da sua vida e encher as luthierias de serviço até o teto! Afinal pela sua resposta "luthier resolve tudo" desde paumolecência até unha encravada!

É fato que muitas coisas é no luthier que se resolve, por outro lado, muitas coisas simples de luthieria pode ser feita em casa sem prejuízo algum para o instrumento

O problema dele tem mais possibilidade de ser amp ou regulagem do pedal equal., até mesmo regulagem mau feita no amp

No caso dos baixos SX, para se ter um som mais grave, encorpado, só trocando o corpo, o que eu acredito ser pouco prático, pois a tendencia natural destes baixos é ter um timbre mais para o médio agudo do que o grave.

A troca de captadores deve ser pensada com calme e de preferencia conversando com quem tem baixos igual ao do autor do tópico e ver o que a troca proporcionou.

Em último caso,se não curtiu a vibe dele, troque de baixo, simples assim

Aqui no forum há o "Clube SX", onde reúnem-se donos de baixos SX, aconselho você FVIEIRA a trocar ideias com o pessoal do clube, talvez você encontre quem já teve o mesmo problema e te indique uma solução já testada!

boa sorte

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por fvieira Ter maio 01, 2012 12:22 pm

Valeu pela dica do Clube "SX" GeTorres!

Eu to esperando chegar o captador Fender JB 60 custom e toda a parte elétrica dele(potenciômetros, capacitores...) que comprei, pra ver se isso resolve meu problema.
A questão não seria o peso dos graves e sim a definição mesmo do som deles, então to apostando nesses captadores aí!
Eu também já percebi que esse lance de deixar o volume no talo e ajustar o volume final no Amplificador é um bom negócio, deixa o som mais limpo.. Mas como meu instrumento é passivo, eu não tenho muito o que fazer.
O que eu faço quando vou tocar em show é deixar sempre o amplificador todo no flat e ajustar a equalização no pedal e no próprio baixo, mas não sei se é o melhor a se fazer...
fvieira
fvieira
Membro

Mensagens : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por GeTorres Ter maio 01, 2012 12:54 pm

Dependendo do amp que você vai usar, ele pode ou não te dar parâmetros 'interessantes' de regulagem, mas depende do amp , se você já o conhece, já tocou com um similar e por ai vai...

Eu tenho atualmente 4 baixos, todos com caps diferentes, um PB Hot malagoli, um com um par de soapbar original Golden, um MM 5c (Kent Armstrong) e um com JB duplos, o Tagima Flying v.

Sem mudar nada na regulagem, cada um responde de uma forma diferente a mesma regulagem, o que é de se esperar, pois são diferentes no formato e na construção.

O mesmo acontece com os amps. cada um tem suas peculiaridades, dois amps diferente não vão soar do mesmo modo. Digo isso por sua comparação lá em cima dos hartcke e o meteoro que você tem.

Espero que a troca funcione. Não se esqueça de depois de trocar e testar os caps novos de contar para nós como ficou a resposta do baixo.

up

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Definição: Amplificador, captador, caixa? Empty Re: Definição: Amplificador, captador, caixa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos