Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mixagem e Masterização

+9
Fernando Zadá
afonsodecampos
Laysson
Rauser
LuCaSbass
siodoni
dibass
Tarcísio Caetano
joabi
13 participantes

Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Mixagem e Masterização

Mensagem por joabi Dom Jun 03, 2012 1:18 am


Apesar de serem dois termos bastante conhecidos, mixagem e masterização são dois processos bem diferentes e que ainda geram dúvidas em algumas pessoas. Vou falar um pouco sobre a importância de cada um deles para o resultado final de um trabalho de gravação.


MIXAGEM


Em linhas gerais, a Mixagem é o processo de “mistura” dos canais que foram gravados. Mais que isso, o técnico de áudio responsável por mixar um trabalho acaba de fato definindo (junto com o produtor e o artista) a concepção sonora daquela música.O que é concepção sonora? É a forma como percebemos os sons que compõem um arranjo musical. Para cada elemento presente é possível definirmos várias situações, como por exemplo: intensidade, timbre, ambientação, profundidade, dinâmica, panorama sonoro, etc.
Vamos supor que uma música tenha o arranjo formado por bateria, baixo acústico e piano, e que durante a gravação tenham sido utilizados vários microfones captando cada tambor, alguns para os sons de sala, dois ou três para o contrabaixo, e alguns pares para o piano. Quando a música estiver pronta para ser mixada, o técnico usará um sistema para abrir esses canais individualmente (de forma analógica ou digital) e, assim, poderá manipular cada som isoladamente.

Durante o trabalho de mixagem podem ser usados vários tipos de efeitos e processadores: equalizadores diversos, processadores de dinâmica, reverbs, delays, modulações, redutores de ruído, simuladores, e muitos outros. Cada efeito geralmente é aplicado nos canais ou em subgrupos, criados para receber o sinal vindo de vários canais, de forma que os efeitos atuem em várias fontes sonoras ao mesmo tempo.

Usando uma série de técnicas, processos, e uma grande dose de gosto pessoal, chega-se ao resultado final, a músic mixada! O formato final varia em função do destino dessa mixagem, os mais comuns são: para CD o formato será em Estéreo (dois canais, direito e esquerdo), para DVD poderá ser em 5.1 surround ou algum outro formato multicanal.

Antes que essa música possa fazer parte de um CD ou DVD, ela precisa passar ainda por mais uma etapa, o que nos leva ao próximo ítem.


MASTERIZAÇÃO


Masterizar significa gerar a “Matriz” de áudio que será duplicada em processo industrial. Inicialmente, na época do vinil, era fundamental que houvesse um profissional pra ajustar o nível do sinal que seria gravado no acetato, para que a agulha não pulasse ao ler o vinil. Com a chegada do CD esse processo foi adaptado e acabou recebendo o nome de masterização.

Tecnicamente o CD é bem diferente do vinil em vários aspectos, por isso o trabalho do masterizador consiste em uniformizar as faixas de um disco sob o ponto de vista de volume e dinâmica, equilibrio de frequências, imagem estéreo, além de determinar o tempo de separação entre as faixas. Para realizar esse processo são usadas ferramentas bastante precisas, geralmente específicas para masterização, como equalizadores lineares, compressores, limiters, exciters, reverbs, delays e também conversores digitais de alta fidelidade, já que nessa etapa é feita a conversão final dos arquivos que irão para a fábrica de reprodução.

Atualmente a masterização também é vista como um processo artístico e, apesar das limitações - durante a masterização não é mais possível mudar cada timbre individualmente - ainda é possível trazer benefícios para o arranjo, seja dando maior clareza aos timbres, ou contribuindo para a dinâmica da música, deixando a audição do disco mais agradável e fluindo melhor.



Aproveito para deixar algumas sugestões de trabalhos que são referência no assunto:


- Nightfly (Donald Fagen), mixado por Elliot Scheiner e masterizado por Bob Ludwig
- Thriller (Michael Jackson), mixado por Bruce Swedien e masterizado por Bernie Grundman
- Two against nature (Steely Dan), mixado por Roger Nichols/ Elliot Scheiner e masterizado por Scott Hull
- Safe trip home (Dido), mixado por Jon Brion, Greg Koller e Jim Scott e masterizado por Alan Yoshida
- The Black album (Metallica), mixado por Michael Wagener e Mark Wilzcak e masterizado por George Marino

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Jun 03, 2012 9:53 am

Excelente, joabi.
Texto claro, informações objetivas e tudo colocado de maneira inteligível.
Minha primeira aula sobre estes assuntos claps

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por dibass Dom Jun 03, 2012 10:05 am

2
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por siodoni Dom Jun 03, 2012 11:06 am

Certa vez ouvi um disco de uma banda mixado.
Depois de um tempo ouvi o mesmo disco masterizado, não sei explicar mais o som masterizado parece que "salta" dos auto-falantes indo diretamente aos ouvidos, enquando o mixado fica "preso" nos auto-falantes.
É dificil explicar em palavras, mas, foi essa a sensação que tive.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por LuCaSbass Dom Jun 03, 2012 11:10 am

:curti2:

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por Rauser Seg Jun 04, 2012 9:01 am

Parabens Joabi, informação objetiva e clara

claps

____________________________
SINGLE É SINGLE !!
Rauser
Rauser
Membro

Mensagens : 618
Localização : Lins/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por joabi Seg Jun 04, 2012 9:31 am


Valeu, pessoal. Comentem as experiências de vocês também, principalmente quem já gravou e pôde comparar a versão antes e depois da master.

siodoni escreveu:Certa vez ouvi um disco de uma banda mixado.
Depois de um tempo ouvi o mesmo disco masterizado, não sei explicar mais o som masterizado parece que "salta" dos auto-falantes indo diretamente aos ouvidos, enquando o mixado fica "preso" nos auto-falantes.
É dificil explicar em palavras, mas, foi essa a sensação que tive.

siodoni, qual era o estilo do disco que você ouviu? Era rock? Entendi perfeitamente qual foi sua sensação, provavelmente foi devido à compressão e volume, e talvez um pouco devido aos agudos, que tendem a ficar mais presentes depois da master, trazendo um pouco de "ar" para o disco.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por Laysson Seg Jun 04, 2012 11:26 am

Bacana o texto. Minha banda de rock ta gravando, e o dono do estúdio quando perguntado sobre a masterização, disse isso também. Nela ele faz a compressão mais pesada e incorpora as dezenas de trilhas mixadas individualmente nos dois canais estéreo.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por afonsodecampos Seg Jun 04, 2012 2:14 pm

Muito bom o texto, simples e direto!

Acho que a Mixagem é um processo artístico e a Masterização, técnico!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 04, 2012 2:24 pm

Muito bacana! Simples e direto ao ponto!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por Zubrycky Seg Jun 04, 2012 3:39 pm

Parabéns pelo texto, meu Caro, e que venham muitos outros mais! claps

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por KIQ Seg Jun 04, 2012 5:21 pm

Joabi, é possível fazer uma masterização em um home studio???

Digo, existem softwares free para tal???

Minha banda está gravando uma demo em um home ... e gostaria de saber se dispomos desta possibilidade...

Valeu!!!
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por joabi Seg Jun 04, 2012 5:49 pm


KIQ, acho que para uma demo não existe muito problema. Pra um disco a situação já muda um pouco de figura.

A questão principal é que um estúdio de master geralmente tem uma monitoração muito diferente dos homestudios (estou falando dos bons estúdios de master), e isso, junto com a experiência do masterizador, na minha opinião é o que faz toda a diferença, mais até que os periféricos e plugins usados.

É possível fazer uma master com o mesmo software que foi usado pra mixar no homestudio, e até usando caixas pequenas, mas isso provavelmente vai exigir mais do profissional (experiência e algumas audições extras fora do estúdio) pra se certificar que tudo está OK.

Algumas fábricas de prensagem oferecem o serviço de master incluso na duplicação de CD (como a MCK, por exemplo, que trabalha com a SonoPress), mas é uma master bem básica. Mesmo assim, prensar 1000 cópias costuma ser muito pra um CD demo.

No fim tudo vai depender do orçamento disponível. Geralmente quando chegam ao final, os projetos já estão com orçamento estourado.
Sou da opinião que mixar bem é mais importante que masterizar em estúdio de griffe, então use o dindin disponível pra deixar as músicas como querem já no processo de mix.
Se no final houver um pouco de verba sobrando, a master feita em estúdio especializado costuma compensar o investimento e fecha o trabalho com chave de ouro.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por siodoni Seg Jun 04, 2012 6:37 pm

joabi escreveu:Valeu, pessoal. Comentem as experiências de vocês também, principalmente quem já gravou e pôde comparar a versão antes e depois da master.

siodoni escreveu:Certa vez ouvi um disco de uma banda mixado.
Depois de um tempo ouvi o mesmo disco masterizado, não sei explicar mais o som masterizado parece que "salta" dos auto-falantes indo diretamente aos ouvidos, enquando o mixado fica "preso" nos auto-falantes.
É dificil explicar em palavras, mas, foi essa a sensação que tive.

siodoni, qual era o estilo do disco que você ouviu? Era rock? Entendi perfeitamente qual foi sua sensação, provavelmente foi devido à compressão e volume, e talvez um pouco devido aos agudos, que tendem a ficar mais presentes depois da master, trazendo um pouco de "ar" para o disco.

O disco que ouvi foi da banda RodHanna de Ribeirão-Preto.
É uma banda de disco/soul, muito boa!
É muito diferente ouvir uma musica mixada e logo em seguida ela masterizada.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por LuCaSbass Seg Jun 04, 2012 9:46 pm

Joabi, seria legal, se possível, colocar alguma música que você tem no estudio em 3 etapas: pre-mix (aquela bagunça toda), mixado e masterizado!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por joabi Seg Jun 04, 2012 9:59 pm


Pensei nisso também, mas envolve questões de autorização do artista. Vou ver se consigo algo ou preparo algum material meu mesmo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por LuCaSbass Seg Jun 04, 2012 10:00 pm

^Verdade! Se quiser, pega aqueles que coloquei no "Faça sua mix", ou algo assim... acho que dão bons exemplos!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por joabi Seg Jun 04, 2012 10:05 pm


Verdade, talvez eu ainda tenha um deles.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por KIQ Seg Jun 04, 2012 10:26 pm

Interessante Joabi ... poderia avaliar um trabalho???

Esse site, é do home studio que estamos gravando ... é um home, mas levado a sério ... e o dono, o Bruno, é muito prestativo!!!

No site tem algumas musicas que ele gravou, mixou e masterizou ... realmente isso é um resultado aceitável pra um home???

http://www.casinhadorec.com/
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por joabi Ter Jun 05, 2012 12:55 am

KIQ escreveu:Interessante Joabi ... poderia avaliar um trabalho???

Poxa, quem sou eu pra fazer isso... e também não acho ético avaliar o trabalho de outro colega num fórum aberto, sem conhecer a proposta dos trabalhos, a estrutura disponível, enfim...

O que posso te orientar é que se está sendo bem atendido e gostando do resultado obtido, vá em frente, tá tudo certo! Tem muita gente boa trabalhando na área up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jun 06, 2012 9:27 pm

Uma coisa que percebi de masterização, é que, ela define, dentro de um carro por exemplo, onde vai "aparecer" o som do solo da guitarra ou se a virada da bateria terá a sensação de ser da esquerda para direita ou da direita para esquerda.
Ou seja, a masterização é que dá um efeito tridimensional no som.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por joabi Qui Jun 07, 2012 1:30 am


Maurício, que bom ter você participando aqui (e trazendo sua experiência secular kkk).

Olha só, isso que você notou eu geralmente prefiro definir já na mixagem. Na master o controle sobre esse tipo de coisa é mais restrito, pois o masterizador já não consegue mudar apenas um instrumento sem mudar também os demais, e o trabalho é feito por regiões de frequência diferentes.

O que é muito comum, entretanto, é que a master determine qual a extensão do estéreo, ou seja, o quanto os instrumentos podem ficar afastados do centro.

Vou dar como exemplo um trabalho que mixei recentemente, de um trio de choro e maxixe, onde minha concepção foi deixar, na mixagem, o estéreo um pouco mais fechado, para homenagear aquela sonoridade de vinil, tão típica do gênero, só que mesmo assim mantive uma sonoridade mais moderna nos timbres.
Esse trabalho foi masterizado por Homero Lotito, um engenheiro de master que trabalha bastante com esse estilo musical. Felizmente ele manteve minha proposta, e gostei do trabalho de master.

No site do grupo tem algumas músicas pra exemplificar. As músicas "Choro com dendê" e "Pequeno Jorge" mostram bem esse tipo de sonoridade que eu mencionei:

http://www.conjuntosubindoaladeira.tnb.art.br/

Abraço

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por timãobass Sáb Jun 09, 2012 12:22 pm

nas capas dos cds sempre vem escrito quem fez a mixagem e masterização, mas não sabia o que era. gostei muito da sua explicação. apendi que a musica deve passar por um processo bem trabalhado até chegar aos ouvidos que passa por bons musicos,equipamentos e pessoas que irão trabalhar com esse áudio da melhor forma possível.
timãobass
timãobass
Membro

Mensagens : 95
Localização : Itaguaí-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por joabi Sáb Jun 09, 2012 6:55 pm


^ resumiu meu texto em 3 linhas, Timão! up
Apareça sempre por aqui.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mixagem e Masterização Empty Re: Mixagem e Masterização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos