Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

+7
fdcbass
Gomba
fheliojr
Pedrão
Thales_Sr
subgrave
Diegobass
11 participantes

Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Diegobass Seg Jun 04, 2012 5:30 pm

Olá amigos,
pesquisei bastante pelo fórum mas não achei nenhum resultado que pudesse acabar com minhas duvidas...

Tenho um baixo qui em casa, um strinberg clb25a, que queimou o circuito ativo e que ja ta parado, encostado na parede faz quase um ano e pensei em substituir esse circuito por um passivo, que seria Vol, vol, Tone, tone, igual a um Strinberg CLB 24 que consertei uma vez...
O caso é que eu fiz o circuito do zero, peguei uns potenciometros meus que estavam sobrando aqui em casa, nos valores certos... todos de 500k + dois capacitores que estavam em circuitos passivos de uma guitarra.
Mntei o circuito seguindo o diagrama desta folha aqui, que é a única que eu encontrei mais parecido possivel. https://s935.photobucket.com/albums/ad197/msneves/?action=view¤t=MEUBAIXO.jpg e olha que eu pesquisei bastante na net.
Liguei os potenciometros de acordo com a foto, só não usei a swith dpdt e o swicth que está no meio da foto...
O resultado foi, que não consigo desligar ou ligar o captador do braço indepentemente, ele ta sempe funcionando, não importa se o potenciometro está fechado ou aberto...
Qual fio eu deveria mudar para isso acontecer e eu não precisar utilizar uma chave para escolha dos captadores?
Procurei o esquema do Strinberg Clb 24, mas não o achei em lugar nenhum, e qualquer uma dos esquemas que eu acho (2 vol 2 tone) tem essa tal chave para escolha dos captadores, mas no CLB 24, isso não existe e tem como funcionar cada captador independente...

agradeceria se pudessem me ajudar...
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por subgrave Seg Jun 04, 2012 5:52 pm

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=2h_2v_2t_3w


subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Diegobass Seg Jun 04, 2012 6:25 pm

subgrave escreveu:http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=2h_2v_2t_3w


Obrigado subgrave... já tinha visto esse esquema na internet... o problema é que ele continua com a tal chave de 3 posições, que selecionaria (somente ponte, ponte+braço e somente braço) o que exatamente eu preciso eliminar...
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 04, 2012 7:28 pm

Sem a chave, um tone vai afetar os dois captadores, então perderia o sentido ter dois controles pra mesma coisa..

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Diegobass Seg Jun 04, 2012 7:37 pm

Thales_Sr escreveu:Sem a chave, um tone vai afetar os dois captadores, então perderia o sentido ter dois controles pra mesma coisa..

Pois é Thales...
eu entendi isso... o caso é que depois de ferver a cabeça aqui pensando eu resolvi escrever o tópico, pois o strinberg clb24 funciona assim, ambos os tones são independentes, assim como os volumes, toudo na mesma saída... como pode? essa é a questão que quero entender...rs
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 04, 2012 8:31 pm

Tendo circuito ativo, pode. Com circuito passivo, não pode.
Se você quer deixar o circuito passivo mesmo, e precisa usar os 4 buracos que o baixo já tem, eu sugiro usar o V-V-T normal e instalar uma chave dpdt nesse buraco extra pra chavear a ligação dos captadores entre série e paralelo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Pedrão Sáb maio 06, 2017 11:03 am

Diegobass escreveu:
Thales_Sr escreveu:Sem a chave, um tone vai afetar os dois captadores, então perderia o sentido ter dois controles pra mesma coisa..

Pois é Thales...
eu entendi isso... o caso é que depois de ferver a cabeça aqui pensando eu resolvi escrever o tópico, pois o strinberg clb24 funciona assim, ambos os tones são independentes, assim como os volumes, toudo na mesma saída... como pode? essa é a questão que quero entender...rs

Ae Diego, conseguiu resolver essa questão? Também estou com a mesma dúvida. Quero instalar um circuito passivo em um baixo originalmente ativo. Acredito que dá pra instalar dois volumes e dois tones, como acontece com os 62-style, lançando tudo na mesma saída. Vou fazer um teste usando subsidiariamente um esquema de guitarra, como visto abaixo, sem a chave de 3 posições. Como em uma das posições da chave os captadores estão somados, é evidente que o sinal de ambos pode ser mandado para o mesmo ponto de saída.

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Guitar-wiring-diagram-agile-al-3000-csbf-how-to-pick-the-right-al-model-al-spec-comparison-guitar-wiring-diagram-maker-passive-bass-guitar-wiring-diagram

Em tempo: com a palavra os luthiers aqui do fórum Smile
Pedrão
Pedrão
Membro

Mensagens : 99
Localização : Cáceres-MT

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Diegobass Qui Ago 03, 2017 6:29 pm

Então Pedrão.. Até desisti, fiquei frustrado e deixei pra lá, rs. Acabei colocando um Artec parecido com o que vem de fábrica e passei pra frente...

Mas se você conseguir, dá um feedback aí para nós...
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Pedrão Qui Ago 03, 2017 7:05 pm

Diegobass escreveu:Então Pedrão.. Até desisti, fiquei frustrado e deixei pra lá, rs. Acabei colocando um Artec parecido com o que vem de fábrica e passei pra frente...

Mas se você conseguir, dá um feedback aí para nós...

Fiz o esquema mas não gostei do resultado, pois ficou dando interferência de um pot de tone no outro (alguma coisa errada). Acabei comprando um plate do jazz bass 62 (3-hole) e resolvi a parada deixando o jack na lateral mesmo, e o bom e velho V-V-T Smile
Pedrão
Pedrão
Membro

Mensagens : 99
Localização : Cáceres-MT

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Diegobass Sáb Ago 05, 2017 1:57 pm

Pois é, estranho não ter esse esquema em lugar algum... o Strinberg CLB 24 funciona assim...
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Pedrão Sex Abr 02, 2021 12:39 am

Pessoal, muitos anos depois, acabei precisando novamente de um esquema v-v-t-t, e me lembrei deste tópico. Adquiri um  reggie hamilton  bass, e resolvi manter o mesmo somente passivo.
Ocorre que, dessa vez, encontrei um esquema funcional. Anteriormente, desisti do esquema e usei um tone só mesmo. Se alguém estiver precisando de algo parecido, esse funciona:

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Vvtt10
Pedrão
Pedrão
Membro

Mensagens : 99
Localização : Cáceres-MT

Gomba e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Pedrão Sex Abr 02, 2021 12:48 am

Usei uns potenciômetros que sobraram de outros projetos; o último tone teve de ser um minipot, pois o espaço era insuficiente para um de tamanho convencionalLigação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Img_1310
Pedrão
Pedrão
Membro

Mensagens : 99
Localização : Cáceres-MT

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Pedrão Sex Abr 02, 2021 12:52 am

Visualmente ficou legal, muito próximo da aparência do preamp. Estou usando captadores SPB1 e Apollo, ambos da Seymour Duncan, e o timbre deles passivo soa bem aos meus ouvidos.


Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Img_1311
Pedrão
Pedrão
Membro

Mensagens : 99
Localização : Cáceres-MT

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por fheliojr Dom Abr 04, 2021 2:29 pm

Boa, Pedrão!!!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Gomba Seg Abr 05, 2021 5:35 pm

Pedrão escreveu:Visualmente ficou legal, muito próximo da aparência do preamp. Estou usando captadores SPB1 e Apollo, ambos da Seymour Duncan, e o timbre deles passivo soa bem aos meus ouvidos.

Rapaz, tô curioso sobre como são as possibilidades sonoras ai. Nunca usei essa combinação de tone isolado por captador em baixos, somente em guitarra.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por fdcbass Sex Dez 30, 2022 11:57 am

Pessoal criei uma conta aqui no site para poder responder aos comentários desse tópico.
Eu já fiz numa guitarra uma vez o uso de dois tones, um para cada cap e como o Pedro falou havia uma interferência de um tone no outro.
Com a publicação dele do esquema funcional eu pude notar uma diferença e palpito o motivo da interferência:

A primeira ideia na hora de montar um circuito passivo seria entrar com o sinal do captador direto no potenciômetro de volume e dele seguir para o tone, do tone para o jack. Quando se usa dois tones nesse formato, mesmo que o volume de um captador esteja zerado o tone continua conectado ao jack de saída, colocando assim os capacitores em paralelo, o que aumenta o valor da sua capacitância e faz com que corte cada vez mais o grave (quanto maior a capacitância mais baixa a frequência do corte).
Quando o sinal do captador passa primeiro pelo pot de tone a interação é diferente porque o pot de volume de cada captador isola o tone dele, de modo que mesmo em volume máximo o capacitor está em série com a bobina do captador, que tem um valor de resistência maior, forçando que essa interação fique no captador em questão. Esta foi uma análise que fiz aqui com base nos conhecimentos limitados em eletrônica que possuo, pode não estar completamente correta mas creio que a visão é essa.

Agora o motivo de ter encontrado este tópico: tenho aqui comigo um Tagima TJB-5 Special Series com circuito ativo (veio assim quando peguei usado) e função ativo passivo. Penso que para um upgrade desses deve-se levar em conta muita coisa, e eu dificilmente usaria um EQ 2 bandas apenas (CP500 da sonorus instalado nele). Em vez de usar um EQ 2 bandas prefiro o tradicional passivo Volume-tone.
Tenho aqui também um Shelter 4 cordas PJ que gosto muito, ativo original com circuito chinês de duas bandas que pretendo tornar passivo também. Então vi um video da DeOliveira de um baixo chamado Salt, lá nessa configuração PJ eles tem na função passivo a maravilha de um tone por cap. Daí comecei a procurar sobre o assunto e este fórum foi a primeiro resultado de busca no google. Agora com a imagem do Pedro eu posso implementar isso em breve para testes no PJ e vou comprar o plate do TJB-5 na internet e trazer os dois ao que penso ser a melhor versão de si mesmos.

Obrigado pelas discussões iniciadas a 10 anos atrás que até hoje rende bons frutos!
Desejo a todos boas festas e um excelente 2023 com muito groove.

fdcbass
Membro

Mensagens : 1
Localização : DDD 17

fheliojr e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty dúvida em relação a ligação de 2 volumes independentes

Mensagem por heenrique_bass Qui Jan 12, 2023 11:02 am

Estou batendo a cabeça com essa ligação aqui, quando seleciono a chave seletora ao meio, para usar os dois captadores, não consigo ter controle de volume e de tone individual para cada captador, sendo que quando deixo zerado o volume de um captador, corta o sinal do outro também, ficando sem som. Seria o que o amigo relatou em cima?

Ou algo nessa ligação está errado? Fiz baseado nas les paul.

OBS: O fio preto que tá no meio da chave seletora que vai para o jack é positivo, usei esse porque não tinha mais branco.

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Ligazz11
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por siodoni Qui Jan 12, 2023 11:44 am

^Vc ligou o positivo dos captadores no pino central do potenciometro?
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por heenrique_bass Sex Jan 13, 2023 10:14 am

siodoni escreveu:^Vc ligou o positivo dos captadores no pino central do potenciometro?

antes estava ligado no central, agora liguei desse jeito da foto.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por HenriqueBessa Sex Jan 13, 2023 1:20 pm

Com as devidas adaptações, não seria esta a ligação que vc quer?

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Rick_Standard
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por heenrique_bass Sex Jan 13, 2023 3:08 pm

HenriqueBessa escreveu:Com as devidas adaptações, não seria esta a ligação que vc quer?

[img]FOTO

Mas a chave do meu baixo tem três pernas, essa do rk é com quatro.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por HenriqueBessa Sex Jan 13, 2023 4:23 pm

^Se não me falha a visão, são 4... as 2 centrais estão unidas como numa ligação de guitarra Gibson.

Está é de uma Gibson.

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 112787436bfa8eb81dd371e212d81141

Este tb:

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Epiphone_les_paul_wiring_schematics_with_wiretapping_for_0
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por heenrique_bass Sex Jan 13, 2023 4:39 pm

HenriqueBessa escreveu:^Se não me falha a visão, são 4... as 2 centrais estão unidas como numa ligação de guitarra Gibson.

Está é de uma Gibson.

tá certo, acho que são os dois juntos, só não entendi esse ground da chave, dessas imagens, mas será que é isso pra alternar os volumes na posição do meio do cap?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por HenriqueBessa Sex Jan 13, 2023 7:02 pm

Não saberia te afirmar. Meu conhecimento se limita a seguir os diagramas.
Já usei uma chave 3 way igual a sua, mas a ligação só tinha 1 volume e 2 tones, se não me engano.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Já fiz essa ligação, da seguinte forma.

Mensagem por MoisesBrilhante Sáb Abr 29, 2023 10:13 pm

HenriqueBessa escreveu:Não saberia te afirmar. Meu conhecimento se limita a seguir os diagramas.
Já usei uma chave 3 way igual a sua, mas a ligação só tinha 1 volume e 2 tones, se não me engano.

MoisesBrilhante
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém/Pa

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por MoisesBrilhante Sáb Abr 29, 2023 10:15 pm

Vish, não consigo postar a foto.

MoisesBrilhante
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém/Pa

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por MoisesBrilhante Sáb Abr 29, 2023 10:17 pm

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 39452610

MoisesBrilhante
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém/Pa

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24 Empty Re: Ligação 2 volumes 2 tones - Strinberg CLB 24

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos