Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando volumes no máximo, volume diminui.

5 participantes

Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por manorawe Dom Fev 25, 2024 3:01 pm

Fala pessoal.
Comprei um baixo PJ e quando vc deixa os dois volumes no máximo o som fica meio xôxo, se eu fechar um pouco um knob ( ponte ou braço, tanto faz) ele enche o som do captador que não teve o knob parcialmente fechado (10%).
Alguém tem um possível diagnóstico?
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por stanzani Dom Fev 25, 2024 7:34 pm

Parece que isso é normal nos PJ, mas dá para colocar um capacitor de 0.1 na saída do captador J para corrigir a impedância, ou usar um esquema elétrico que inverte as soldas para corrigir.
stanzani
stanzani
Membro

Mensagens : 20
Localização : Vitória - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por patrickqueres Dom Fev 25, 2024 11:01 pm

manorawe escreveu:Fala pessoal.
(...) volumes no máximo o som fica meio xôxo, se eu fechar um pouco um knob ( ponte ou braço, tanto faz) ele enche o som do captador que não teve o knob parcialmente fechado (10%).

Não sei se esse conceito de áudio se encaixa em eletrônica de captadores, mas fazendo um paralelo isso me lembra muito cancelamento de fase. Será que um dos captadores não está instalado com a polaridade invertida?


stanzani escreveu:Parece que isso é normal nos PJ, mas dá para colocar um capacitor de 0.1 na saída do captador J para corrigir a impedância, ou usar um esquema elétrico que inverte as soldas para corrigir.

Confesso que esse capacitor 0.1 na saída do J é uma novidade para mim. Nos baixos PJ que já tive a oportunidade de mexer só vi o capacitor .047uF fazendo sua função no Tone, assim como nos circuitos dos baixos JB.

Quando volumes no máximo, volume diminui. Downlo10

Fonte: Talkbass
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

stanzani gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por manorawe Seg Fev 26, 2024 1:08 pm

patrickqueres escreveu:
manorawe escreveu:Fala pessoal.
(...) volumes no máximo o som fica meio xôxo, se eu fechar um pouco um knob ( ponte ou braço, tanto faz) ele enche o som do captador que não teve o knob parcialmente fechado (10%).

Não sei se esse conceito de áudio se encaixa em eletrônica de captadores, mas fazendo um paralelo isso me lembra muito cancelamento de fase. Será que um dos captadores não está instalado com a polaridade invertida?


stanzani escreveu:Parece que isso é normal nos PJ, mas dá para colocar um capacitor de 0.1 na saída do captador J para corrigir a impedância, ou usar um esquema elétrico que inverte as soldas para corrigir.

Confesso que esse capacitor 0.1 na saída do J é uma novidade para mim. Nos baixos PJ que já tive a oportunidade de mexer só vi o capacitor .047uF fazendo sua função no Tone, assim como nos circuitos dos baixos JB.

[img]https://i.servimg.com/u/f89/20/29/84/87/downlo10.jpg/img]

Fonte: Talkbass



Como posso fazer o teste para saber se a polaridade de 1 captador esta invertida? no visual, a ligação do circuito elétrico esta igual a da img.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por B3ck1m2n Seg Fev 26, 2024 1:24 pm

manorawe escreveu:Fala pessoal.
Comprei um baixo PJ e quando vc deixa os dois volumes no máximo o som fica meio xôxo, se eu fechar um pouco um knob ( ponte ou braço, tanto faz) ele enche o som do captador que não teve o knob parcialmente fechado (10%).
Alguém tem um possível diagnóstico?

Cara, o meu baixo com 2 captadores soapbar EMG acontece exatamente isso. Pro som ficar mais alto e melhor eu deixo o do braço em uns 70% e o da ponte em 100%, deixo essa posição fixa e pra mim fica bom, já que, no caso desse baixo não fico variando muito o uso dos captadores.


Última edição por B3ck1m2n em Seg Fev 26, 2024 2:32 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por allexcosta Seg Fev 26, 2024 2:18 pm

Existe uma aparente perda de ganho em baixos de dois captadores ligados em paralelo. Você tá dividindo a resistência e um captador só termina focando o timbre sem um eventual cancelamento de fase que é natural da topologia de dois captadores.

Mas é algo discreto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por B3ck1m2n Seg Fev 26, 2024 2:51 pm

allexcosta escreveu:Existe uma aparente perda de ganho em baixos de dois captadores ligados em paralelo. Você tá dividindo a resistência e um captador só termina focando o timbre sem um eventual cancelamento de fase que é natural da topologia de dois captadores.

Mas é algo discreto.

Esse meu com soapbar duplo não é tão discreto não... E no meu PJ eu não percebi isso

Uma outra coisa interessante que eu notei foi que geralmente há perda de volume nos baixos também quando se toca com o tone fechado, então eu geralmente jogo um boostzinho ou ligo o compressor pra compensar essa diferença. Não sei se essa diferença é proposital, visto que, na maioria das vezes, às músicas em que se usa tone fechado já são, por natureza menos barulhentas e mais calmas. Acho que talvez por isso muita gente nem note essa diferença.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por allexcosta Seg Fev 26, 2024 3:04 pm

B3ck1m2n escreveu:Uma outra coisa interessante que eu notei foi que geralmente há perda de volume nos baixos também quando se toca com o tone fechado

É que no fim das contas é tudo psicoacústica.

Nosso ouvido percebe perda de inteligibilidade como menos volume, mas nem sempre é.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por manorawe Seg Fev 26, 2024 4:31 pm

B3ck1m2n escreveu:
allexcosta escreveu:Existe uma aparente perda de ganho em baixos de dois captadores ligados em paralelo. Você tá dividindo a resistência e um captador só termina focando o timbre sem um eventual cancelamento de fase que é natural da topologia de dois captadores.

Mas é algo discreto.

Esse meu com soapbar duplo não é tão discreto não... E no meu PJ eu não percebi isso

Uma outra coisa interessante que eu notei foi que geralmente há perda de volume nos baixos também quando se toca com o tone fechado, então eu geralmente jogo um boostzinho ou ligo o compressor pra compensar essa diferença. Não sei se essa diferença é proposital, visto que, na maioria das vezes, às músicas em que se usa tone fechado já são, por natureza menos barulhentas e mais calmas. Acho que talvez por isso muita gente nem note essa diferença.

Realmente aqui não é tão discreto não, ja sobre o tone, como não utilizo tanto tone fechado nao percebi diferença ainda.

E se colocasse o tal do Treble Bleed, será que ajudaria a amenizar esse efeito?
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por B3ck1m2n Seg Fev 26, 2024 4:56 pm

manorawe escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
allexcosta escreveu:Existe uma aparente perda de ganho em baixos de dois captadores ligados em paralelo. Você tá dividindo a resistência e um captador só termina focando o timbre sem um eventual cancelamento de fase que é natural da topologia de dois captadores.

Mas é algo discreto.

Esse meu com soapbar duplo não é tão discreto não... E no meu PJ eu não percebi isso

Uma outra coisa interessante que eu notei foi que geralmente há perda de volume nos baixos também quando se toca com o tone fechado, então eu geralmente jogo um boostzinho ou ligo o compressor pra compensar essa diferença. Não sei se essa diferença é proposital, visto que, na maioria das vezes, às músicas em que se usa tone fechado já são, por natureza menos barulhentas e mais calmas. Acho que talvez por isso muita gente nem note essa diferença.

Realmente aqui não é tão discreto não, ja sobre o tone, como não utilizo tanto tone fechado nao percebi diferença ainda.

E se colocasse o tal do Treble Bleed, será que ajudaria a amenizar esse efeito?

O Treble Bleed é pra quando vc baixar o volume no contrabaixo não ter perda de frequência, se não me engano. Bom, considerando que esse meu baixo com captação soapbar tem os danados dos Treble Bleeds, então posso te dizer que não ajuda. Mas no caso em que eu fiz essa mistura de 70% do bridge e 100% da ponte, deve ajudar um pouquinho o timbre ficar melhor nesse caso.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por stanzani Seg Fev 26, 2024 6:32 pm

B3ck1m2n escreveu:
O Treble Bleed é pra quando vc baixar o volume no contrabaixo não ter perda de frequência, se não me engano.

Justamente. O treble bleed é para não perder agudos ao baixar o volume. Nas guitarras isso faz muita diferença, e tem gente que gosta dessa perda de agudo ao baixar um pouco o volume, e por isso não usa o treble bleed.
stanzani
stanzani
Membro

Mensagens : 20
Localização : Vitória - ES

B3ck1m2n e manorawe gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por manorawe Ter Fev 27, 2024 4:46 pm

Fala pessoal.
Dando uma fuçada aqui no forum achei um outro tópico com as informações abaixo:
https://www.contrabaixobr.com/t16483-volume-menor-com-os-2-caps-no-maximo

ct.colela escreveu:O baixo esta normal um cap p ligado sozinho tem um mega sinal
quando ligado com um j da ponte ,cai a impedancia e com isso cai o volume
isso acontece com todos os baixos passivos
é que com captadores p isso fica mais em evidencia

guerra_luthier escreveu:Simples, a saída do cap P é bem maior que a do J. E os caps quando misturados não somam as resistências como muitos pensam, mas ela simplesmente atua com a menor dos dois caps.

[ ]'s


Então o mais provável é a que um captador baixe a resistência do outro captador.

Mas por desencargo eu vou alterar os fios do captador da ponte pra ver oque da.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Quando volumes no máximo, volume diminui. Empty Re: Quando volumes no máximo, volume diminui.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos