Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

+24
williamfernandes
thebluesmanpastorius
Fá Mendonça
Rick Charles
Fabiano_Helenos
Ixra
vinibassplayer
Luanmn
NESCAU
Rodrigo AmaralCB
Marks
Anderson
Bruno Moraes
Zubrycky
matsegredo
jgs
webercar
Lucas94
GeTorres
fgbass
allexcosta
Edu Fettermann
flauius
Jehy
28 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por Fá Mendonça Sex Jul 06, 2012 12:21 pm

Então temos um problema conceitual aqui.

Pizzicato, secundo a Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pizzicato
http://en.wikipedia.org/wiki/Pizzicato

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por thebluesmanpastorius Dom Jul 08, 2012 12:04 am

Po Mariutti usa dois dedos. Acho q depende de um treino atlético da musculatura pros dois dedos, mas acho show usar três, eu alterno entre as duas formas, em qualquer estilo, usando uma ou outra como recurso.

thebluesmanpastorius
Membro

Mensagens : 4
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por williamfernandes Dom Jul 08, 2012 12:34 am

Alguns estudiosos de Teoria Musical afirmam que no ato de tocar algum instrumento musical não existe uma regra severa, e sim conselhos vindos da experiencia de músicos anteriores, "É melhor assim" e não "Tem que ser assim".

Eu particularmente só utilizo a técnica dos 3 dedos na execução de uma quiáltera. Costumo utilizar meus dedos na mesma direção em ambas as mãos, se eu estiver subindo os tons de uma escala, movimento os dedos das duas mãos para a direita, se eu estiver descendo os tons de uma escala, movimento os dedos das duas mãos para a esquerda.

Indicador Esq com Indicador Dir, Médio Esq com Médio Dir, Anular Esq com Anular Dir. Tanto indo quanto voltando, isso realmente me ajuda muito.

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por Fá Mendonça Dom Jul 08, 2012 9:35 am

Cada um tem que tocar da forma que achar mais confortável. Se existisse uma regra, use X dedos seria um limitador que não faz parte da música.

Imagine alguém falando pro James Jamerson, você está tocando errado, deveria usar 2 dedos... Ou falar pro Bernard Edwards: esse tal de chucking está errado!

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por mauoliveira Seg Jul 16, 2012 1:24 am

GeTorres escreveu:Não acredito que o Harris toca com 2 dedos! Nem a pau!!!

Ivan Busic (Dr. Sin) que já tocou covers do maiden declarou que tocar igual ao Harris com 2 dedos é impossivel de manter a mesma dinâmica, ou usa-se palheta ou 3 dedos!

Não acredito que o Ivan declararia isso só para "levantar a bola do Steve"

ele toca sim com dois dedos. o padrão e o seguinte IIM.
e tem quem toque assim tb! ex: Luiz Mariutti (ex angra)
mauoliveira
mauoliveira
Membro

Mensagens : 16
Localização : Tanquinho-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por Craftsman Dom Ago 05, 2012 9:04 am

mauoliveira escreveu:
GeTorres escreveu:Não acredito que o Harris toca com 2 dedos! Nem a pau!!!

Ivan Busic (Dr. Sin) que já tocou covers do maiden declarou que tocar igual ao Harris com 2 dedos é impossivel de manter a mesma dinâmica, ou usa-se palheta ou 3 dedos!

Não acredito que o Ivan declararia isso só para "levantar a bola do Steve"

ele toca sim com dois dedos. o padrão e o seguinte IIM.
e tem quem toque assim tb! ex: Luiz Mariutti (ex angra)

Ressuscitando ... Sim, Harris toca com dois dedos (segundo ele mesmo já declarou) e diversos baixistas que fazem covers de musicas dele também o fazem ... Alias mega comum entre baixistas dos anos 70/80 (safra do Harris não do maiden que seria 80/90) ... depois a galera veio refinando as técnicas do rock e utilizando diferentes formas de no que tange ao uso da mão direita... A opnião do Ivan revela a dificuldade que ELE sentiu , e como ELE a superou....
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por allexcosta Dom Ago 05, 2012 9:41 am

Desculpem, mas qual a diferença que faz saber se esse tal de Harris toca com 2, 3 ou 400 dedos?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por GeTorres Dom Ago 05, 2012 10:18 am

Depende...

Para quem gosta de heavy metal e quer tirar o cover do maiden bem feito, isso faz toda a diferença!

Já para o Allex, que não curte o estilo e nada relacionado a rock não faz diferença nenhuma... (com o devido respeito) What a Face

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por allexcosta Dom Ago 05, 2012 10:22 am

GeTorres escreveu:Para quem gosta de heavy metal e quer tirar o cover do maiden bem feito, isso faz toda a diferença!

Desculpe, mas não faz diferença alguma...

Sua técnica não precisa ser idêntica à do Victor Wooten pra você tocar uma música dele bem tocada. De forma alguma...
Não é necessário tocar igual a ninguém pra se fazer um cover. O que importa é o som que você tira com uma técnica que respeite seu corpo e sua ergonomia... Se você tira o som do baixista do Iron Maiden com um baixo TRB 6 cordas e palheta "so be it"...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por Craftsman Dom Ago 05, 2012 10:50 am

allexcosta escreveu:
Desculpe, mas não faz diferença alguma...

Sua técnica não precisa ser idêntica à do Victor Wooten pra você tocar uma música dele bem tocada. De forma alguma...
Não é necessário tocar igual a ninguém pra se fazer um cover. O que importa é o som que você tira com uma técnica que respeite seu corpo e sua ergonomia... Se você tira o som do baixista do Iron Maiden com um baixo TRB 6 cordas e palheta "so be it"...

Você esta certo Allex ... no fim não fará diferença alguma pois vai soar da mesma forma ... Por outro lado , é muito comum admirar produção de resultados alcançada com recursos menores... A velocidade do Harris com dois dedos (e sua postura para lá de contestável) acaba sendo alcançada pela maioria somente quando esses lançam mão de mais recursos (3 ou 4 dedos) ... Só a titulo de exemplo: Billy Sheehan é super veloz e muitos acham isso fenomenal ... imaginou se alguém produzisse o mesmo resultado utilizando apenas dois dedos ? O fato seria digno de NOTA mesmo que o som fosse igual ... acho que é essa a questão... as pessoas acham admirável a velocidade que ele atinge ... Na verdade acho que isso era mais impressionante nos anos 80 (no inicio do iron) hoje tem muita gente que faz isso ... mas o cara mantém seu lugar no imaginário da maioria ... (eu mesmo continuo fã dele) ... acho que é isso.
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por GeTorres Dom Ago 05, 2012 11:17 am

Eu entendo que se deve respeitar os limites do corpo (meu ombro direito que o diga, é L.E.R. por causa de uma moto que eu tinha com quadro desalinhado e não do baixo, mas reflete.) porém eu nunca me senti confortável e nem conseguia executar 'a contento' cover do maiden com 2 dedos, aprendi a tocar com 3 AMI para poder tocar de forma que eu considero mais satisfatória

Por isso são apenas uma e no máximo duas músicas do Maiden, justamente para preservar meu ombro,

Quando tocava com o 'Artéria' em São Bernardo, tocávamos basicamente covers, na realidade, versões, pois sempre tocavamos do nosso jeito, respeitando a construção da musica, mas a forma de executar era bem do nosso jeito.

Então Allex, eu concordo em parte com o que você diz, discordo no momento que que procuro ser o mais fiel possível ao original. No meu caso, isso diz respeito apenas as musicas do Maiden.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por allexcosta Dom Ago 05, 2012 11:45 am

GeTorres escreveu:discordo no momento que que procuro ser o mais fiel possível ao original. No meu caso, isso diz respeito apenas as musicas do Maiden.

Fiel a ponto de correr o risco de se machucar?

Nunca vou entender isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por GeTorres Dom Ago 05, 2012 11:51 am

Duas musicas do maiden e não mais que isso!

Já testei e sei que assim não há problemas, o ombro aceita e não há dores.
Detalhe: uma do maiden, 3 ou 4 musicas com bpm mais baixa e outra do maiden.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por DeathCoreBass Qua Ago 08, 2012 10:33 am

Legal Postagem sobre essa técnica, vejo mesma dificuldades ao tirar DEATHMETAL, precisa realmente desses dedos, nao tem como ficar no dois dedos ou ate mesmo paletagem, impossível. Sei lá por isso vim pesquisar pela técnica dos 3 dedinhos (:

alex webster, Cannibal Corpse. E um bom video para explicar que nao existe tal possibilidade de 2 dedos.

Bom nao vi acrescentar nada sobre o poste, e sim pesquisar e dizer que ajudo muito, tirando o fato de opiniões, gosto controversos ao poste mas isso e normal.(:

Valeu galera tenha bom dia e sucesso com a musica.
DeathCoreBass
DeathCoreBass
Membro

Mensagens : 87
Localização : São Simão-SP

https://www.facebook.com/profile.php?id=100004934253236

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por Craftsman Qua Ago 08, 2012 11:19 am

DeathCoreBass escreveu:Legal Postagem sobre essa técnica, vejo mesma dificuldades ao tirar DEATHMETAL, precisa realmente desses dedos, nao tem como ficar no dois dedos ou ate mesmo paletagem, impossível. Sei lá por isso vim pesquisar pela técnica dos 3 dedinhos (:

alex webster, Cannibal Corpse. E um bom video para explicar que nao existe tal possibilidade de 2 dedos.

Bom nao vi acrescentar nada sobre o poste, e sim pesquisar e dizer que ajudo muito, tirando o fato de opiniões, gosto controversos ao poste mas isso e normal.(:

Valeu galera tenha bom dia e sucesso com a musica.

Vi o Randy Conven ensinando uma tecnica onde ele puxa com o dedo e na volta toca com ele de novo (dessa vez descendo como tocando com a unha) ou seja ... dedo um UP dedo um DOWN, dedo 2 UP dedo doi DOWN ... assim ele consegue velocidades como tocando com 4 dedos .. achei interessante ... mais tarde em casa vou ver se isolo isso de um video aula que tenho la e posto aqui... por hora vai um video dele onde creio que ele utilize essa tecnica em momentos mais rapidos (Apenas CREIO tá ? )

Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por KassiusLeandro Ter maio 28, 2013 3:38 pm

Uma coisa que eu vi todo mundo falar é da técnica, mas eu recentemente aprendi que o instrumento é responsável por uma boa porcentagem da coisa.
Senti a diferença quando tentava tocar Metal com um Menphis e quando passei pra um Tagimma um pouco melhor, e agora com o Wakczak é totalmente diferente. O conforto do braço ajuda muito, a tensão das cordas, a pegada do instrumento também.
Lógico que se você não tiver o costume de tocar e nem parar pra estudar nada disso vai valer, mas no meu caso o instrumento ajudou 300% a fazer a técnica. Ainda tô estudando, mas já consigo executar umas coisas mais "facilmente" do que antes.
KassiusLeandro
KassiusLeandro
Membro

Mensagens : 23
Localização : Caruaru

Ir para o topo Ir para baixo

Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida. - Página 2 Empty Re: Utilizando os 3 dedos no pizzicato - duvida.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos