Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

3 participantes

Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por Jefferson Silva Qui Jun 28, 2012 5:33 pm

Boa tarde,

Dei uma pesquisada, porém não achei nada nem de perto com essa questão que quero e preciso resolver...

Como alguns membros, principalmente os de São Paulo que já foram a encontros, sabem que eu sou canhoto, porém, sou canhoto tocando com cordas para destro, no meu caso com o "Mizão" pra baixo, 4c, ou "Sizão" 5c... conforme podem conferir em alguns vídeos, só para exemplificar minha questão... rs

https://www.youtube.com/watch?v=Fbas_9cKENA&feature=relmfu
https://www.youtube.com/watch?v=nr1yqwkltYI&feature=relmfu

Aí vem a questão, tenho um 5 cordas Yamaha BB615 fretless, para destro, tenho a intenção de pedir para algum luthier construir um corpo e braço, e no caso eu aproveitaria as peças para montar no outro corpo e braço canhotos, só teria alguns problemas com as tarrachas, mas até aí, já vi que tem como fazer um esquema para inverte-las. Queria uma réplica do BB 615 simples, corpo em Imbuia, braço em maple ou marfim, escala escura de jacarandá, ou similar, e verniz fosco, teoricamente simples.

YAMAHA BB 615 (FOTO) http://24music.eu/images/shop/yamaha-bb615-yn.jpg O que tenho é exatamente igual a esse.

Como alguns membros do fórum também sabem, trabalhei por 6 anos em um luthier grande amigo meu, foi lá que aprendi a tocar um pouco de baixo, existem proprietários felizes de baixos dele aqui no fórum... rs, é próximo de casa, tudo certo e bonito até agora né... vcs devem até estar pensando, "Pow, o cara tem uma noção de construção, já trabalhou no luthier, porque não constrói esse corpo e braço lá"... Até tenho essa oportunidade, porém o único e grande problema que tenho é que demoraria muito, muito mesmo para esse projeto terminar, por ele ter muitos trampos lá, e seria meio que um "favor" pra mim, com isso nem poderia ficar cobrando prazos, nem nada, pelo contrário, seria até anti-ético, por tudo que ele me fez e me ajudou, já tenho até um contrabaixo 5 cordas fazendo lá, que ele me presenteou, mas ainda não terminou... e no caso do fretless o ideal pra mim seria estar com esse instrumento até fim de outubro, começo de novembro, por questões de algumas agendas, projetos e gravações que terei.

Com isso vem a ajuda kkk no meu lugar o que voces fariam? kkk já li no forum posts do tipo, "é mais rápido comprar pronto, luthier demora mesmo, não tem
jeito" e eu sei disso, mas meu caso é totalmente atípico, não existem boas opções de 5 cordas para canhoto, mesmo pq já tenho o yamaha, creio eu que seria mais fácil a construção mesmo do corpo e braço... já cotei com alguns luthiers essa construção, uns nem fazem, só fazem os modelos próprios, outra cotação me cobraram 1900 dilmas, sendo maior que o preço do baixo... Duas questões, o que vcs fariam?, Nesse caso, qual seria um valor justo ou uma média de construção para a construção de um corpo e braço de um modelo específico?

Desculpem pelo texto longo, espero que possam me ajudar e colocarem suas opiniões, espero que esteja correto o lugar da postagem também.. rs

Abraço a todos!



____________________________
Jefferson Teodoro

Facebook
YouTube
Instagram
Jefferson Silva
Jefferson Silva
Membro

Mensagens : 76
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Re: Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por siodoni Qui Jun 28, 2012 6:28 pm

^Porque vc não vai a oficina e faz vc mesmo o baixo?
Vc poderia utilizar as ferramentas dele.
Veja o exemplo do nosso amigo ZessBass.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Re: Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por Lael Sousa Qui Jun 28, 2012 11:58 pm

Cara o braço da pra vc aproveitar sem problemas, caso nao tenha problema o head stock ficar com as 4 tarraxas para baixo e uma pra cima. é so virar o nut e retirar o logo da yamaha caso queira é só recoloca-lo na posição certa com o head.
o corpo para aproveitar só com muita boa vontade.

uma ideia seria passar a frente do baixo na plaina e tirar o acabamento arredondado deixando tudo plano, aproveite o entalhe dos captadores como gabarito, use uma tupia para vaza-los faça a mesma coisa com o entalhe do circuito. cole uma chapa de mogno, cedro ou freijó de 1.5 cm a 2.0 cm de espessura na antiga frente do baixo deixando o corpo com 4.5, corte na serra de fita com o formato do baixo, blinde as cavidades com tinta condutiva ou fita cobre e faça um escudo e finalize o seu bass. caso vc nao intenda nada do que te disse costrua outro corpo.

Para construir outro corpo compre um pedaço da madeira desejada e converse com um bom marceneiro pra ele cortar na serra de fita e fazer os entalhes com a tupia. sai mais barato que uma construçao com luthier. voce gastaria 150 com a madeira do corpo e no maximo mais 100 com a mao de obra do cara. dai é so dar acabamento. scratch scratch
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Re: Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por Jefferson Silva Sex Jul 06, 2012 11:43 am

siodoni escreveu:^Porque vc não vai a oficina e faz vc mesmo o baixo?
Vc poderia utilizar as ferramentas dele.
Veja o exemplo do nosso amigo ZessBass.

Essa é minha idéia principal, o problema é tempo pra isso, tá complicado...

____________________________
Jefferson Teodoro

Facebook
YouTube
Instagram
Jefferson Silva
Jefferson Silva
Membro

Mensagens : 76
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Re: Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por Jefferson Silva Sex Jul 06, 2012 11:45 am

Lael Sousa escreveu:Cara o braço da pra vc aproveitar sem problemas, caso nao tenha problema o head stock ficar com as 4 tarraxas para baixo e uma pra cima. é so virar o nut e retirar o logo da yamaha caso queira é só recoloca-lo na posição certa com o head.
o corpo para aproveitar só com muita boa vontade.

uma ideia seria passar a frente do baixo na plaina e tirar o acabamento arredondado deixando tudo plano, aproveite o entalhe dos captadores como gabarito, use uma tupia para vaza-los faça a mesma coisa com o entalhe do circuito. cole uma chapa de mogno, cedro ou freijó de 1.5 cm a 2.0 cm de espessura na antiga frente do baixo deixando o corpo com 4.5, corte na serra de fita com o formato do baixo, blinde as cavidades com tinta condutiva ou fita cobre e faça um escudo e finalize o seu bass. caso vc nao intenda nada do que te disse costrua outro corpo.

Para construir outro corpo compre um pedaço da madeira desejada e converse com um bom marceneiro pra ele cortar na serra de fita e fazer os entalhes com a tupia. sai mais barato que uma construçao com luthier. voce gastaria 150 com a madeira do corpo e no maximo mais 100 com a mao de obra do cara. dai é so dar acabamento. scratch scratch


caso reaproveite o braço, creio eu que o "neckdrive, ou neckdive" não sei ao certo, vai acontecer, com certeza... em relação ao corpo, posso ver, é uma boa idéia essa que vc deu mesmo, muito obrigado irmão.

____________________________
Jefferson Teodoro

Facebook
YouTube
Instagram
Jefferson Silva
Jefferson Silva
Membro

Mensagens : 76
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Re: Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por Lael Sousa Sex Jul 06, 2012 3:04 pm

Use um sistema mais leve, tente as tarraxas Ultralights....
vai pesando as partes e tira uma base...
se o corpo alem disso ficar muito leve voce pode usar uma madeira mais "densa" no corpo ou ate mesmo ja ouvi o pessoal falar,
uma soluçao rapida e barata é usar chumbo na cavidade do sistema..
que adicionaria mais peso ao corpo...
mas o ideal nao é pesar mais o corpo e sim diminuir o peso do braco..
as tarraxas ultralights ajudam muito..

____________________________
Bendiga ó minh'alma ao Senhor!
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Re: Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por Jefferson Silva Ter Jul 10, 2012 10:48 am

Alguém tem alguma sugestão de Luthier? que poderia fazer esse corpo e braço do Yamaha, com as madeiras que citei acima. E uma média de valor?
Obrigado...

____________________________
Jefferson Teodoro

Facebook
YouTube
Instagram
Jefferson Silva
Jefferson Silva
Membro

Mensagens : 76
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Re: Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por Lael Sousa Ter Jul 10, 2012 2:56 pm

Um bom luthier cobrara pelo braço de R$500,00 pra cima
o corpo depende muito do acabamento.. manda uma MP pro Guerra aqui do forum..

se voce for fazer o bass fica bem mais em conta. no corpo voce gastaria no maximo 300,00 e no braço utilizando a sua escala voce nao gastaria nem 200,00.

____________________________
Bendiga ó minh'alma ao Senhor!
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto Empty Re: Construção corpo e braço modelo BB615 Yamaha para canhoto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos