Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BS 150 parametrico no médio

+2
joabi
pagiato
6 participantes

Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty BS 150 parametrico no médio

Mensagem por pagiato Qui Jul 12, 2012 2:59 pm

Tarde pessoal.
Tenho um BS 150 e como os Staner da vida os controles de Grave Medio e Agudo são sofriveis. Não consigo entender por que eles não mudam isso. Tive uma idéia espetacular. Vou pegar o esquema elétrico e verificar se da pra fazer o médio parametrico ou colocar uma chave pra mudar a frequencia do mesmo. Masss, baixei o esquema olhei e como já era esperado eu não cheguei à conclusão nenhuma. Meu conhecimento de eltetronica é muito limitado. Alguem ´ja estudou essa possibilidade? Gostaria de fazer se não tiver que mudar muita coisa.

BS 150 parametrico no médio Stanerbs150bu0

pagiato
Membro

Mensagens : 4
Localização : Anapolis-GO

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por pagiato Qui Jul 12, 2012 3:00 pm

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/515/stanerbs150bu0.jpg/

pagiato
Membro

Mensagens : 4
Localização : Anapolis-GO

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por joabi Qui Jul 12, 2012 3:06 pm


Acho que não compensa (estou analisando do ponto de vista do usuário, se sua curtição é trabalhar em modificações de circuitos, vá em frente).

Se não está contente com o resultado, acho que compensa deixar flat e investir num bom EQ externo. Já ouvi alguns dizendo que o EQ de fábrica atende bem na maioria das situações, já que o objetivo da equalização do amp é voltada pra corrigir somente pequenas imperfeições do ambiente.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por Thales_Sr Qui Jul 12, 2012 3:28 pm

A modificação não é tão trivial, o máximo que dá pra fazer sem muito trabalho é alterar valores de componentes e ver se os controles vão responder mais a seu gosto. Mas se a idéia é mudar bastante o timbre, vai pra um pré externo ou um pedal EQ.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por pagiato Sex Jul 13, 2012 11:31 am

Thales_Sr escreveu:A modificação não é tão trivial, o máximo que dá pra fazer sem muito trabalho é alterar valores de componentes e ver se os controles vão responder mais a seu gosto. Mas se a idéia é mudar bastante o timbre, vai pra um pré externo ou um pedal EQ.
É isso mesmo que eu estava pensando. Alterar o valor dos componentes pra ver como fica. Agora adúvida é. Quais componentes são responsáveis pelo controle dos médios. Alguem pode ajudar?
O potenciometro do mid é de 10k e tem dois capacidotes perto dele , de 10n e de 47n. Será que alguem tem alguma idéia??

pagiato
Membro

Mensagens : 4
Localização : Anapolis-GO

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 13, 2012 12:17 pm

Os dois são responsáveis... Como o médio é uma faixa intermediária (entre o grave e o agudo), esses capacitores devem definir a faixa de frequência que o controle atua.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por GeTorres Sex Jul 13, 2012 12:33 pm

Pagiato!

Dá uma olhada neste tópico, lá tem os esquemas que você quer e tem inclusive ideias para melhorar a equalização do BS150.

Vale dar uma conferida no tópico todo!

https://www.contrabaixobr.com/t3880-clube-staner-bass-amplifier

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jul 13, 2012 1:02 pm

pagiato escreveu:Tarde pessoal.
Tenho um BS 150 e como os Staner da vida os controles de Grave Medio e Agudo são sofriveis. Não consigo entender por que eles não mudam isso. Tive uma idéia espetacular. Vou pegar o esquema elétrico e verificar se da pra fazer o médio parametrico ou colocar uma chave pra mudar a frequencia do mesmo. Masss, baixei o esquema olhei e como já era esperado eu não cheguei à conclusão nenhuma. Meu conhecimento de eltetronica é muito limitado. Alguem ´ja estudou essa possibilidade? Gostaria de fazer se não tiver que mudar muita coisa.

BS 150 parametrico no médio Stanerbs150bu0
Acho que a adição de um equalizador Groovin ou Behringer sairía mais rápido, eficiente e barato....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por GeTorres Sex Jul 13, 2012 2:00 pm

Concordo com você Bertola, mas não custa nada e vender o "peixe do clube", quem sabe ele se engraça a fazer uns ups no BS150!

Lá tem uns 3 esquemas de modificação do ampli, inclusive um do Colela que vai de encontro ao que ele procura. (ou quase!!!)

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jul 13, 2012 3:21 pm

GeTorres escreveu:Concordo com você Bertola, mas não custa nada e vender o "peixe do clube", quem sabe ele se engraça a fazer uns ups no BS150!

Lá tem uns 3 esquemas de modificação do ampli, inclusive um do Colela que vai de encontro ao que ele procura. (ou quase!!!)
Certamente.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por pagiato Seg Jul 16, 2012 1:32 pm

Obrigado pessoal. Vou dar uma olhada no topico. Realmente da pra fazer uma boa alteração. Fico feliz de ter comprado às cegas um amplificador bom. quando comprei a sete anos atraz não entendia de nada. Obrigado!!

Ah!!!! Já ia me esquecendo. Fiz uma caixa pequena da largura do cubo com um falante de 8" e um Tweeter e fui atenuando o Tweeter até ficar bem discreto. O som é outro, nem se compra ao som do falante de 15" Sozinho. Mas abri e jampeei o contato que corta o falante de 15" quando se introduz o jack na saida pra caixa de som. Fiz o corte com capacitores. Fui testando até sentir uma resposta boa e me certificar que o falante de 8" não ia explodir. Não fica prático mas pra quem quer melhorar o som, pois apesar a da caixa ficar pequena vc vai ter uma coisa a mais pra carregar. Vou ver se faço a alteração no circuito. Obrigadooo!

pagiato
Membro

Mensagens : 4
Localização : Anapolis-GO

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por Thales_Sr Seg Jul 16, 2012 1:45 pm

O falante original do Staner já é de 4 ohms, valor mínimo tolerado pelo amplificador do BS-150. Se você está cortando graves para esse falante e 8", certifique-se que nessa faixa de frequências a impedância combinada não caia abaixo dos 4 ohms.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por subgrave Seg Jul 16, 2012 2:43 pm

pagiato escreveu:Tarde pessoal.
Tenho um BS 150 e como os Staner da vida os controles de Grave Medio e Agudo são sofriveis. Não consigo entender por que eles não mudam isso.

Os controles de eq do meu Staner BS150 são muito bons.

Acho que eles não mudam isso pois é bom.

Vc tem que ver com que baixo e cordas vc está usando ele..., eq nenhuma faz milagre em baixo meia-boca e corda velha...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

BS 150 parametrico no médio Empty Re: BS 150 parametrico no médio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos