Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedais de Volume

+5
Dloc
subgrave
Normando
JAZZigo
Cabrerafael
9 participantes

Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Pedais de Volume

Mensagem por Cabrerafael Seg Jul 23, 2012 2:24 pm

Olá Galera, estive procurando algo sobre pedais de volume no fórum e não achei nenhum tópico específico.
Oque acontece é que estou na febre (ou G.A.S como é comumente dito aqui no fórum) na aquisição de um pedal de volume, pois acho um saco quer que ficar parando de tocar para mexer nos potenciômetros do baixo.
Existem pedais de alta impedância, de baixa impedância, para baixos ativos, para baixos passivos, para serem ligados antes do set de pedais, para serem ligados depois do set de pedais e isso confunde um pouco a cabeça de quem esta comprando e naõ conhece muito à respeito.
Fazendo uma breve Pesquisa no mercadolivre fui capaz de encontrar pedais de 80 até 600 reais; qual a diferença básica entre eles? Forma construtiva? Qualidade dos componentes? Etiqueta?
Existe a possibilidade de de termos perda de timbre (significante) num pedal de volume?
Existe um pedal de Volume que eu possa ligar tanto um baixo passivo quanto um ativo?
Existem pedais que eu preciso de alimentação para funcionar. Porque raios eu precisaria alimentar um pedal que na teoria seria só um potenciômetro?
Por favor, quem conhece ou possui determinado modelo, de determinada marca; nos conte sua oque acha do mesmo.
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Cabrerafael Seg Jul 23, 2012 3:58 pm

up
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por JAZZigo Seg Jul 23, 2012 4:11 pm


____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Cabrerafael Seg Jul 23, 2012 4:24 pm

Boa tarde pra você também.
Pois é, já tinha lido esses tópicos e não sanaram nem 20% das minhas dúvidas. Me pareceram discussão entre pessoas que já entendiam do assunto, de forma nem um pouco explicativa. Por isso tomei a liberdade de criar um novo tópico.
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por JAZZigo Seg Jul 23, 2012 5:03 pm

Cabrerafael escreveu:pois acho um saco quer que ficar parando de tocar para mexer nos potenciômetros do baixo.
Solução:
Plugue seu baixo passivo em um pedal de volume de alta impedância e/ou seu baixo ativo em um pedal de volume de baixa impedância. Pedais de volume são apenas potenciômetros externos e, portanto, passivos, ou seja, não necessitam de fonte ou bateria. Com pedais de boa qualidade e na impedância correta, não haverá perda de sinal.

Recomendações:
- Ernie Ball VP 250k (alta impedância);
- Ernie Ball VP 25k (baixa impedância);
- Boss FV-500H (alta impedância);
- Boss FV-500L (baixa impedância);
- etc.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Normando Seg Jul 23, 2012 5:30 pm

JAZZigo escreveu:Solução:
Plugue seu baixo passivo em um pedal de volume de alta impedância e/ou seu baixo ativo em um pedal de volume de baixa impedância. Pedais de volume são apenas potenciômetros externos e, portanto, passivos, ou seja, não necessitam de fonte ou bateria. Com pedais de boa qualidade e na impedância correta, não haverá perda de sinal.

Recomendações:
- Ernie Ball VP 250k (alta impedância);
- Ernie Ball VP 25k (baixa impedância);
- Boss FV-500H (alta impedância);
- Boss FV-500L (baixa impedância);
- etc.

Vou aproveitar pra tirar uma dúvida: Após a cadeia de pedais o pedal de volume deve ser o de baixa impedância? Question

____________________________
O inteligente aprende com  os próprios erros, já o sábio aprende com os erros do inteligente!
Normando
Normando
Membro

Mensagens : 88
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por JAZZigo Seg Jul 23, 2012 5:32 pm

^
De preferência. up

EDIT:
Isso foi tema do tópico https://www.contrabaixobr.com/t21581-teste-cego-pedal-de-volume-ernie-ball-vp-jr-250k inclusive.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Cabrerafael Seg Jul 23, 2012 5:34 pm

mesmo com baixo passivo?
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Normando Seg Jul 23, 2012 5:34 pm

Caramba, isso é que é rapidez...rs.

Obrigado JAZZigo. Very Happy

____________________________
O inteligente aprende com  os próprios erros, já o sábio aprende com os erros do inteligente!
Normando
Normando
Membro

Mensagens : 88
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por JAZZigo Seg Jul 23, 2012 5:36 pm

Cabrerafael escreveu:mesmo com baixo passivo?
Sim. Depois que o sinal sai de um baixo passivo e passa pelo efeito ou buffer de qualquer pedal, ele passa a ter baixa impedância.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por subgrave Seg Jul 23, 2012 6:03 pm

Cabrerafael escreveu: acho um saco ter que ficar parando de tocar para mexer nos potenciômetros do baixo.

Então pare de mexer neles, deixe tudo aberto e seja feliz.

Cabrerafael escreveu:
Fazendo uma breve Pesquisa no mercadolivre fui capaz de encontrar pedais de 80 até 600 reais; qual a diferença básica entre eles? Forma construtiva? Qualidade dos componentes? Etiqueta?

Exatamente.

Cabrerafael escreveu:
Existe a possibilidade de de termos perda de timbre (significante) num pedal de volume?

Se o pedal for somente um pot passivo sim, quando um pot de volume passivo não está em 100% existe a perda de agudos, o mesmo vale para os pots do baixo. Daí sempre é melhor deixar esses pots passivos 100% abertos. Em volumes passivos ocorre que vc nunca dá volume, vc corta volume, e com isso um pouco do timbre também.

Cabrerafael escreveu:
Existe um pedal de Volume que eu possa ligar tanto um baixo passivo quanto um ativo?

Deve existir sim se for com circuito ativo.

Cabrerafael escreveu:
Existem pedais que eu preciso de alimentação para funcionar. Porque raios eu precisaria alimentar um pedal que na teoria seria só um potenciômetro?

Porque deve ter mais alguma função do que somente o potenciômetro, como algum led indicativo, ou circuito ativo para poder servir tanto para baixo ativo ou passivo ou não haver perdas no timbre...

Cabrerafael escreveu:
Por favor, quem conhece ou possui determinado modelo, de determinada marca; nos conte sua oque acha do mesmo.

Não lembro, faz tempo que não lido com pedal de volume, prefiro e indico pedais de boost...




subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por subgrave Seg Jul 23, 2012 6:06 pm

JAZZigo escreveu:
Cabrerafael escreveu:mesmo com baixo passivo?
Sim. Depois que o sinal sai de um baixo passivo e passa pelo efeito ou buffer de qualquer pedal, ele passa a ter baixa impedância.

Desde que fique no mínimo um pedal sempre ligado, se desligar todos e todos forem true bypass vai ser como se não tivesse pedal ai o sinal vai continuar de alta impedância, a não ser que algum pedal da cadeia tenha bypass eletrônico ao invés de true bypass como os da boss.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por JAZZigo Seg Jul 23, 2012 6:24 pm

^
Fato! up

EDIT:
E neste caso, se o sinal de alta impedância chegar no pedal de volume de baixa impedância, a perda será significativa.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Cabrerafael Ter Jul 24, 2012 9:12 am

Brigadão mesmo galera..... era exatamente isso que estava precisando saber... Obrigado JAZZigo e subgrave.
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Dloc Ter Jul 31, 2012 9:53 pm

Pessoal estou com uma dúvida persistente:

Eu pretendo adquirir um pedal de volume para ligá-lo em minha pedal board, mas logo após o contrabaixo. Meu baixo é um TRB1005, ATIVO.

Então minha cadeia seria: BAIXO > PEDALBOARD (BOSS) > PEDAL VOLUME > TU-3 > CS-3 > EQ-20 > AMPLIFICADOR.

Bem, considerando que meu baixo é ATIVO, eu devo adquirir pedal com ALTA ou BAIXA impedância?

No site da BOSS diz que "FV-500H (mono, high-impedance, inst. level)". Por inst. level, interpretei que esse modelo alta impedância seria o indicado para ligar diretamente ao instrumento (teclado, guitarra, baixo etc...). Ou não?

Enfim, para baixo ATIVO, e na situação de uso que eu falei acima, compro o de alta ou baixa impedância?
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por JAZZigo Ter Jul 31, 2012 10:06 pm

^
Não. Baixo ativo = saída de baixa impedância. Portanto, use um pedal de volume também de baixa impedância, tipo Boss FV-500L.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Dloc Ter Jul 31, 2012 10:22 pm

Obrigado JAZZigo, mais uma vez me ajudando! claps
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Zubrycky Qui Ago 02, 2012 4:33 pm

Bom, no meu Giannini SG, uma das coisas que fiz durante as muitas reformas que o instrumento sofreu ao longo dos anos foi a inclusão de um circuito de booster para dar a esse instrumento a possibilidade também de ter um som mais grave, uma vez que o timbre normal do baixo é puxado para o médio agudo, o que me agrada, mas não tornava aquele baixo versátil.

Com as mods feitas, as funções dos knobs foram alteradas. Antes, haviam um par de knobs de volume e tom para cada um dois captadores do baixo. Agora um knob de volume e um knob de tom para os DOIS captadores, um knob de volume para o booster e uma chave liga/desliga do booster colocada aonde antes havia um knob de volume para o captador do braço.

(Os captadores são selecionados por uma chave seletora Gibson)

A vantagem dessa configuração é que posso acionar o efeito somente quando quero SEM perder o som original do baixo, que é mantido sempre que o efeito está desligado.

Além disso, a bateria que alimenta o booster coube sem problemas dentro da cavidade e, como o efeito é econômico, ela dura bastante tempo sem que haja necessidade de troca.

Agora posso usá-lo para ter uma sonoridade mais grave, mais dub por assim dizer, se assim eu quiser. E como há um knob de volume para o efeito, pode-se obter efeitos interessantes usando apenas esse knob volume (De forma que esse booster também pode ser usado como um pedal de volume).

Sendo assim, por assim dizer, tenho embutido naquele contrabaixo um pedal que serve como booster e pedal de volume. What a Face

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18986
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Matheus Pereira Machado Sex Dez 04, 2015 10:36 am

Pessoal, desculpa desenterrar o tópico... sou novo aqui e estou com uma dúvida.
Preciso de um pedal de volume, meu baixo é passivo mas eu não vou usar o pedal no início da cadeia não então ele vai receber o sinal vindo de outros pedais. Nesse caso eu uso um pedal com alta ou baixo impedância?
Matheus Pereira Machado
Matheus Pereira Machado
Membro

Mensagens : 1
Localização : Volta Redonda - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 05, 2015 4:13 pm

^
De baixa impedância.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por CleytonBass Seg maio 30, 2016 12:02 am

Pessoal tenho algumas duvidas, quem poder ajudar eu agradeço !!!
1 É mais comum usar o pedal de volume no começo ou no final da cadeia?
2 Baixo ativo = baixa impedancia
Baixo passivo = alta impedancia, ou seja, o mesmo principio da entrada dos amps e cubos, correto?
3 O botao de volume nos pedais de volume deve esta aberto totalmente?
CleytonBass
CleytonBass
Membro

Mensagens : 123
Localização : Paulo Afonso Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 30, 2016 7:50 am

^
1) Tanto faz...
2) Sim
3) Sim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais de Volume Empty Re: Pedais de Volume

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos