Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

+3
Lael Sousa
ML Studio
Dloc
7 participantes

Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por Dloc Qua Ago 08, 2012 4:40 pm

Pessoal, sou proprietário de um TRB1005, que atualmente está com encordoamento .45.

Nunca usei cordas cuja tensão da primeira seja .40 ou .50.

Ocorre que sinto as cordas ligeiramente moles. Para o SLAP, dá uma sensação de "eco", pois mesmo abafando com a mão esquerda, as cordas ainda movimentam-se um pouco.

A minha dúvida é a seguinte:

- Tem como aumentar o tensionamento das cordas do meu baixo, sem trocá-las, para que fiquem um pouco mais firmes? Seria o caso de usar o tensor para tanto? Creio que o braço do meu baixo esteja bem regulado. Está com ação baixa, com pouquíssimo trastejamento quando a pegada é mais leve apenas.

- Ou será que essa é uma característica do meu instrumento?

- Vi vários vídeos no youtube de outros contrabaixos, como o Jazz Bass, e o SLAP nas cordas mais grossas são firmes e secos, mas não consigo fazer isso no meu instrumento. Não creio que seja falta de técnica.

Quem puder ajudar fico grato.


Última edição por ClaudioBass em Qua Ago 08, 2012 4:46 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado para retirar formatação de cor do título do tópico, conforme previsto nas regras do Fórum.)
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por ML Studio Qua Ago 08, 2012 4:47 pm

Ih, cara... Não dá não... Vc já tocou slap num Jazz? Como se saiu? Acho que é só uma questão de se adaptar! Teste outras tensões de cordas, outras configs de equalização e captadores, etc. Tente achar seu timbre no seu baixo
Abraço!!!

____________________________
Love one woman and many basses
Seis cordas ajudam muito, cinco dão boas possibilidades, quatro são o suficiente...
Clube do Precision #85
ML Studio
ML Studio
Membro

Mensagens : 138
Localização : Longe de tudo...

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por Lael Sousa Qua Ago 08, 2012 5:01 pm

O tensor serve para tensionar a madeira do braço e manter alinhado, evitar empenos, torções e afins. nao tem nada a ver com o seu " problema "
no caso vc nao troca as cordas a quanto tempo ? qual a marca do encordoamento que você usa ?

____________________________
Bendiga ó minh'alma ao Senhor!
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por malka_aff Qua Ago 08, 2012 6:24 pm

tente levantar um pouco as cordas mais finas

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por allexcosta Qua Ago 08, 2012 6:55 pm

Você já usava baixo de 5 cordas? Não seria a SI reverberando?

Esse TRB seu é 34 ou 35"?

Aumentar a ação deve ajudar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por subgrave Qua Ago 08, 2012 7:02 pm

pode ser a marca das cordas também...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por Dloc Qua Ago 08, 2012 10:18 pm

Meu baixo é um TRB1005, 35"

Atualmente uso cordas Daddario EXL 170-5, nickel (tensões .045., .065, .080, .100 e .130). Cordas velhas, devem ter uns 3 anos, com alguma marca de ferrugem e já fervi com vinagre ehheeh

Mas já encomendei na Foxtrot um pacote de Daddario de aço, modelo EPS 170-5, nas mesmas tensões citadas acima.

Eu postei minha dúvida nesse tópico, Luthieria, pois achei que o "problema" poderia ser resolvido com regulagem. Mas talvez a questão seja a característica do instrumento, ou até mesmo as cordas velhas ou de tensão leve.

Bom, vou esperar chegar as cordas novas e vou fazer novos testes, inclusive aumentando a ação, como Alex orientou.

Fato curioso: hoje afinando as oitavas do baixo, puxando os carrinhos para o lado direito, notei que a sonoridade do baixo mudou, ficando mais abafado/aveludado. Isso é um comportamento esperado?

Na minha igreja tem um fender jazz bass 1992, passivão, 4 cordas. Considero as cordas dele mais firmes do que as do meu baixo, e gosto disso, pois me dá mais controle no SLAP.

A Daddario possui um jogo de cordas com "A" e "B" de tensão maior: EPS165-5 .045, .065, .085, .105 e .135, enquanto os jogos tradicionais oferecem tensões .100 e .130 respectivamente. Vocês acham que esse jogo de cordas EPS165-5 deixaria meu baixo com cordas mais "duras"? Ou é uma mudança insignificante?


Última edição por Dloc em Qua Ago 08, 2012 10:26 pm, editado 1 vez(es)
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por allexcosta Qua Ago 08, 2012 10:26 pm

Algumas coisas:

- Escala 35" tem um comportamento diferente de 34". Se você usava 34" antes pode ser isso...
- Por um fenômeno físico meio intrincado, os nós harmônicos da escala de 35" ficam em lugares diferentes e pode rolar um cancelamento de fase ou um efeito chorus em algumas notas, principalmente se o baixo estiver com as oitavas desreguladas.
- E corda com 3 anos? Pelo amor de Jah, né? Olha o tétano...

Corda nova e regulagem é tudo que seu baixo precisa...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por inibass Qua Ago 08, 2012 10:54 pm


Pelo que reza a lógica, em 35" a corda estaria mais tensionada (mais esticada), neh isso? E esssa tensão nao tem nada a ver com medidas/espessura (.045, .130 etc).
A tensão varia entre marcas diferentes, nunca usei .045, mas nas .040 eu usava ghs e agora to com d'addario e to achando bem mais durinha, gostei mais. É como se antes fosse mais fácil fazer bends.

Você já ferveu, as propriedades do metal já evaporaram da panela, não leve mais nada em consideração, nem tensão, harmonicos, afinação e etc.

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por Lael Sousa Qua Ago 08, 2012 11:39 pm

Putz velhoo.. Slap 3 anos sem trocar as cordas ? desapega Dloc...
Por isso deve estar igual barbante. essa ideia de ferver cordas tem jogado muita gente no buraco. tem cara fervendo ate no leite... Eu pessoalmente prefiro economizar gaz e comprar outro encordoamento. troque as cordas e faça a regulagem regularmente e corra pro abraço!

____________________________
Bendiga ó minh'alma ao Senhor!
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por subgrave Qui Ago 09, 2012 12:07 am

Dloc escreveu:
A Daddario possui um jogo de cordas com "A" e "B" de tensão maior: EPS165-5 .045, .065, .085, .105 e .135, enquanto os jogos tradicionais oferecem tensões .100 e .130 respectivamente.

Cordas mais grossas são mais duras sim...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

como aumentar tensão das cordas sem trocá-las Empty Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos