Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Power Supply para amplificador Hartke HA5500

+6
BigBoy
allexcosta
Thales_Sr
rodsom
Boss2K
Sommerlatte
10 participantes

Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sommerlatte Sáb Set 15, 2012 2:16 am

Tenho um hartke HA5500, e usava ele num estabilizador... até saber que isso é super errado e o de um conhecido passar a ter problemas por conta disso.
O que vem ao caso é... Preciso de uma fonte pra tirar o máximo do bichinho! Qual fonte recomendam? Qual marca? Qual potencia? Exatos 500watts resolvem?
E o que mais me agonia, existe uma fonte que vá se adequar à amperagem certa do amplificador?
O que achei no manual, e não entendi ao certo foi:
10A/250V, 300W (115v)
6.2A/250V, 740W (230V)

Quem me ajuda a pegar a melhor fonte pro meu amp? E além disso, quais os danos que podem ocorrer no amplificador devido ao uso de estabilizadores? Eu particulamente não somei 10horas de uso nesse sistema, porém, se trata de um usado e não lembro como era feito seu uso.

Boa noite.

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Boss2K Sáb Set 15, 2012 2:40 am

Sommerlatte escreveu:
10A/250V, 300W (115v) => Consumo e amperagem quando ligado em corrente elétrica de 115 (entre 105 e 120) Volts
6.2A/250V, 740W (230V) => Consumo e amperagem quando ligado em corrente elétrica de 230 (entre 220 e 240) Volts

Você deve, sempre, trocar o fusível quando ligar numa dessas voltagens!

Sommerlatte escreveu:quais os danos que podem ocorrer no amplificador devido ao uso de estabilizadores?
Primeiro, que tal você nos dizer ... pois na sua afirmação abaixo, você diz saber que é errado ...

Sommerlatte escreveu:Tenho um hartke HA5500, e usava ele num estabilizador... até saber que isso é super errado

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por rodsom Sáb Set 15, 2012 7:38 am

fonte? fonte ele ja tem dentro dele, o negocio é ligar direto na tomada, sem nada no meio do caminho.
usar estabilizadores nao da problema, o negocio é costuma nao adiantar. no caso de um pico de energia eles demoram um certo tempo pra atuar. mas a propria fonte dele ja foi feita pra aguentar as variaçoes de energia.

____________________________
arrocha, arrocha.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Thales_Sr Sáb Set 15, 2012 8:25 am

rodsom escreveu:fonte? fonte ele ja tem dentro dele, o negocio é ligar direto na tomada, sem nada no meio do caminho.
usar estabilizadores nao da problema, o negocio é costuma nao adiantar. no caso de um pico de energia eles demoram um certo tempo pra atuar. mas a propria fonte dele ja foi feita pra aguentar as variaçoes de energia.
[2]

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por allexcosta Sáb Set 15, 2012 9:11 am

Pelo que eu sei, estabilizador não é tão inofensivo assim, pois sobrecarrega a fonte...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por BigBoy Sáb Set 15, 2012 9:59 am

O circuito do Hartke já vem pronto para aceitar instabilidades da rede elétrica.

Alguns estabilizadores são mais lentos e não possuem filtros anti-ruidos quando chaveiam o secundário do trafo interno para manter a tensão de saida. Isso causam ruídos e picos que podem danificar a fonte do Hartke.

Melhor nem arriscar de usar estabilizador nele!

Como relatado, e feito para ligar direto na tomada mesmo, só observando a tensão correta (110 ou 220v)... tem gente que queima por essa besteirinha!

BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por rodsom Sáb Set 15, 2012 10:16 am

BigBoy escreveu:Como relatado, e feito para ligar direto na tomada mesmo, só observando a tensão correta (110 ou 220v)... tem gente que queima por essa besteirinha!


rapaz, nem me lembra... ja dei essa bobeira, o negocio chegou a sair fumaça, mas graças a deus ficou só no susto mesmo.

____________________________
arrocha, arrocha.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sommerlatte Dom Set 16, 2012 12:49 am

Boss2K escreveu:
Sommerlatte escreveu:
10A/250V, 300W (115v) => Consumo e amperagem quando ligado em corrente elétrica de 115 (entre 105 e 120) Volts
6.2A/250V, 740W (230V) => Consumo e amperagem quando ligado em corrente elétrica de 230 (entre 220 e 240) Volts

Você deve, sempre, trocar o fusível quando ligar numa dessas voltagens!

Sommerlatte escreveu:quais os danos que podem ocorrer no amplificador devido ao uso de estabilizadores?
Primeiro, que tal você nos dizer ... pois na sua afirmação abaixo, você diz saber que é errado ...

Sommerlatte escreveu:Tenho um hartke HA5500, e usava ele num estabilizador... até saber que isso é super errado


Bom, achei que acarretava em algum dano à longo prazo.. Usei o amp muito pouco pra chegar a dar algum defeito evidente. Só senti falta de potencia mesmo...
Hoje a tarde eu liguei ele no jardim, no volume 5 ele já tremeu o peito... Não sei se é a acústica do estúdio que eu ensaio, somado ao teste verspertino ter sido no jardim, mas o HA2500+115 combo que eu uso pra ensaiar falou alto pra caraaaaaaamba no volume 2! Cobriu a bateria e as guitarras...

Cheguei a seguinte suposição de que ou o ampli feio com algum defeito que não disponibiliza a potência certa, ou que o uso do estabilizador pode ter comprometido a fonte... Ou............
Eu posso estar paranóico! Espero que sim!


____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por ct.colela Dom Set 16, 2012 5:05 am

Sommerlatte escreveu:Tenho um hartke HA5500, e usava ele num estabilizador...



Sommerlatte escreveu:
Só senti falta de potencia mesmo...
mas o HA2500+115 combo que eu uso pra ensaiar falou alto pra caraaaaaaamba

voce tem um HA5500 e um combo HA2500?
Sentir falta de potencia em um combo HA2500 eu ate entendo
Mas sentir falta de potencia em um HA5500 acho estranho
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Thales_Sr Dom Set 16, 2012 9:30 am

Uma suposição (pois afirmar com certeza, só vendo "in loco"), é que o estabilizador estava subdimensionado. Se ele não aguentar os picos de corrente que o amplificador vai dar, realmente o ampli vai falar mais baixo. Em inglês, esse efeito é conhecido como "sag", e normalmente acontece com fontes subdimensionadas. Alguns guitarristas até gostam desse efeito, em valvulados.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Boss2K Dom Set 16, 2012 11:34 am

Sommerlatte escreveu:Cheguei a seguinte suposição de que ou o ampli feio com algum defeito que não disponibiliza a potência certa, ou que o uso do estabilizador pode ter comprometido a fonte... Ou............
Eu posso estar paranóico! Espero que sim!
Por favor, pra fazer qualquer análise técnica, é necessário fornecer a maior quantidade de dados que puder. Um exemplo, é a especificação do tal estabilizador ... Já temos os dados do ampli, mas só isso não basta

Assim, a gente vai ficar *sempre* no campo das suposições ... e você paranóico!

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Djabass Dom Set 16, 2012 3:26 pm

rodsom escreveu:fonte? fonte ele ja tem dentro dele, o negocio é ligar direto na tomada, sem nada no meio do caminho.
usar estabilizadores nao da problema, o negocio é costuma nao adiantar. no caso de um pico de energia eles demoram um certo tempo pra atuar. mas a propria fonte dele ja foi feita pra aguentar as variaçoes de energia.
Meu head é um GK1001RBII, ele tem essa fonte dentro dele? Eu uso um estabilizador SMS, Potencia 500VA/500W, Tensão de Entrada 115V, Corrente de Entrada 4,8A, Fusivel 8A 250V, Tensão de Saída 115V, Frequencia 60 Hz. Minha pergunta pra voces é o seguinte, deixo de usar ou continuo usando esse estabilizaor?
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por allexcosta Dom Set 16, 2012 3:30 pm

Djabass escreveu:Minha pergunta pra voces é o seguinte, deixo de usar ou continuo usando esse estabilizaor?

Estabilizador é lixo. Pare de usá-lo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Thales_Sr Dom Set 16, 2012 3:40 pm

Todo amplificador de instrumento tem uma fonte dentro dele.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Boss2K Dom Set 16, 2012 3:47 pm

Djabass escreveu:Meu head é um GK1001RBII, ele tem essa fonte dentro dele? Eu uso um estabilizador SMS, Potencia 500VA/500W, Tensão de Entrada 115V, Corrente de Entrada 4,8A, Fusivel 8A 250V, Tensão de Saída 115V, Frequencia 60 Hz. Minha pergunta pra voces é o seguinte, deixo de usar ou continuo usando esse estabilizaor?
Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Capture091600001

Como vista aí acima, seu ampli consome em média 317 Watts e máximo de 1476 Watts.

E sim, seu ampli tem uma fonte ...

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Capture091600002

Se não precisar do estabilizador para converter de 220 pra 110 Volts, então não precisa usar ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Thales_Sr Dom Set 16, 2012 4:06 pm

Picos de quase 1500w, um estabilizador de 500w não consegue suprir. Aí o famoso "sag".

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

David Araújo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sonikado Dom Set 16, 2012 7:14 pm

Todo amplificador de instrumento tem uma fonte dentro dele.
Só complementando:
Praticamente QUALQUER eletrônico possui fonte interna. Da TV até o carregador do celular, passando pelo computador e pelo rádio.
Se é alimentado pela tomada e funciona com corrente contínua, temos uma fonte no meio do caminho =)

(Algumas exceções: batedeira, liquidificador e a geladeira. Porque são motores)

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Boss2K Dom Set 16, 2012 10:17 pm

Sonikado escreveu:Só complementando:
Praticamente QUALQUER eletrônico possui fonte interna. Da TV até o carregador do celular, passando pelo computador e pelo rádio.
Nem tudo ..

Existem equipamentos de rede de computadores (roteadores, switches, firewalls), em datacenters, que podem ser fornecidos sem fonte interna. Neste caso, o rack onde estão instalados, fornece a alimentação de -48 Volts DC, para os equipamentos do rack.
Isso barateia o custo, reduz o peso, retira o aquecimento e padroniza as instalações no datacenter, ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por allexcosta Dom Set 16, 2012 10:26 pm

Laptop, por exemplo, tem fonte externa...

Se não há uma caixa que esquenta entre a tomada e o aparelho há uma fonte interna. Bem simples...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sonikado Dom Set 16, 2012 10:42 pm

(aos 2 acima)

Vish, gafe linda a minha.

Obrigado pela correção =)

Além de eu ter cometido outra gafe...
Praticamente QUALQUER eletrônico possui fonte interna. Da TV até o carregador do celular, passando pelo computador e pelo rádio.
Consertando:
O carregador do celular é uma fonte. Externa.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Djabass Dom Set 16, 2012 11:45 pm

Obrigado galera pela dica, não usarei mais estabilizador.
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sommerlatte Seg Set 17, 2012 12:02 am

Boss2K escreveu:
Djabass escreveu:Meu head é um GK1001RBII, ele tem essa fonte dentro dele? Eu uso um estabilizador SMS, Potencia 500VA/500W, Tensão de Entrada 115V, Corrente de Entrada 4,8A, Fusivel 8A 250V, Tensão de Saída 115V, Frequencia 60 Hz. Minha pergunta pra voces é o seguinte, deixo de usar ou continuo usando esse estabilizaor?
Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Capture091600001

Como vista aí acima, seu ampli consome em média 317 Watts e máximo de 1476 Watts.

E sim, seu ampli tem uma fonte ...

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Capture091600002

Se não precisar do estabilizador para converter de 220 pra 110 Volts, então não precisa usar ...



Como eu faço pra descobrir isso do Hartke HA5500? Olhei por alto no manual e não encontrei nada expecífico!

Essa variação de potencia pode chegar a comprometer a rede eletrica doméstica, por exemplo? Como um chuveiro elétrico, e etc...

O que eu devo colocar entre o ampli e a tomada, para evitar picos de energia mais violentos? Aqui em Brasília estamos na seca, e não houve nenhum indício de pico até então, porém nas chuvas... o negócio fica complicado!

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sonikado Seg Set 17, 2012 12:14 am

Como eu faço pra descobrir isso do Hartke HA5500? Olhei por alto no manual e não encontrei nada expecífico!
Olhei os manuais dele na internet e realmente não parece ter.
Mas, se ele for um ampli classe AB, pode pegar os 500W e multiplicar por mais ou menos 2,1x que terás uma idéia do consumo em pico máximo.

Essa variação de potencia pode chegar a comprometer a rede eletrica doméstica, por exemplo? Como um chuveiro elétrico, e etc...
Muito difícil, o HA5500 não é tão forte a esse ponto. Mesmo assim, para acontecer algo, a rede teria de ser a mesma (geralmente o chuveiro é separado) e os fios que alimentam a casa estarem bastante subdimensionados.

O que eu devo colocar entre o ampli e a tomada, para evitar picos de energia mais violentos? Aqui em Brasília estamos na seca, e não houve nenhum indício de pico até então, porém nas chuvas... o negócio fica complicado!
Necessidade mesmo, nada.
Se realmente quiser algo, um BOM filtro de linha, de preferência que ele tenha uma boa folga de potência.
Se quiser algo melhor ainda, um condicionador de energia.
Mas acho desnecessário.

Uma dica valiosa: aterre(corretamente) as tomadas em que ligarás o amp. Ou então (o ideal), aterre todas as tomadas do local.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sommerlatte Seg Set 17, 2012 10:06 am

Sonikado escreveu:
Como eu faço pra descobrir isso do Hartke HA5500? Olhei por alto no manual e não encontrei nada expecífico!
Olhei os manuais dele na internet e realmente não parece ter.
Mas, se ele for um ampli classe AB, pode pegar os 500W e multiplicar por mais ou menos 2,1x que terás uma idéia do consumo em pico máximo.
Beleza!

Essa variação de potencia pode chegar a comprometer a rede eletrica doméstica, por exemplo? Como um chuveiro elétrico, e etc...
Muito difícil, o HA5500 não é tão forte a esse ponto. Mesmo assim, para acontecer algo, a rede teria de ser a mesma (geralmente o chuveiro é separado) e os fios que alimentam a casa estarem bastante subdimensionados.

Bom! No caso de eu tocar num lugar bem pé de chinelo, e cair a forçar ou qualquer coisa do gênero, podem ocorrer danos? E de que categoria normalmente?

O que eu devo colocar entre o ampli e a tomada, para evitar picos de energia mais violentos? Aqui em Brasília estamos na seca, e não houve nenhum indício de pico até então, porém nas chuvas... o negócio fica complicado!
Necessidade mesmo, nada.
Se realmente quiser algo, um BOM filtro de linha, de preferência que ele tenha uma boa folga de potência.
Se quiser algo melhor ainda, um condicionador de energia.
Mas acho desnecessário.
Qual é o custo dessa segurança?

Uma dica valiosa: aterre(corretamente) as tomadas em que ligarás o amp. Ou então (o ideal), aterre todas as tomadas do local.

Como assim? Overdose de ignorância no assunto...

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Boss2K Seg Set 17, 2012 10:22 am

Sommerlatte escreveu:Como eu faço pra descobrir isso do Hartke HA5500? Olhei por alto no manual e não encontrei nada expecífico!
Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Capture091700001

Como visto aí acima, seu amplificador tem pico máximo de 740 Watts em 220 Volts e de 300 Watts em 110 Volts ...

Sommerlatte escreveu:Essa variação de potencia pode chegar a comprometer a rede eletrica doméstica, por exemplo? Como um chuveiro elétrico, e etc...
Normalmente, há circuitos individuais que atendem partes específicas de uma casa (chuveiro, ar condicionado, cozinha, quartos, sala, etc). Se houver alguma sobrecarga, o disjuntor daquele conjunto vai disparar/desarmar e proteger o circuito. Nessa hora você vai perceber que não deverá mais ligar naquela tomada, daquele ambiente.

Sommerlatte escreveu:O que eu devo colocar entre o ampli e a tomada, para evitar picos de energia mais violentos? Aqui em Brasília estamos na seca, e não houve nenhum indício de pico até então, porém nas chuvas... o negócio fica complicado!
Um bom aterramento seria o desejável.

Além disso e melhor que um estabilizador, seria um componente que existe nos melhores No-Breaks, que se chama Sensor de Tensão. Ele tem regulagens customizadas para os limites que você deseja, por exemplo (para 220 Volts); regular para cortar a corrente para tensões acima de 240 V e menores que 200 V. Nesses casos, o sensor de tensão corta a corrente, em vez de tentar regulá-la. Isso protege o que estiver ligado nele. É o que eu recomendaria. Um Sensor de Tensão, é parecido com uma régua de tomadas, que permite as regulagens que citei. Infelizmente, não se vê no mercado com muita facilidade. O que existe com muita variedade são as filtros de linha, e alguns tem proteção de circuito baseada apenas na energia dissipada (em joules). Em alguns casos, dotados apenas de fusíveis com baixo ponto de fusão.

Portanto, parece que sua alternativa de proteção será apenas um BOM filtro de linha com proteção de circuito.

Tem um material sobre filtros de tensão, que pode lhe ajudar a escolher:

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/812030



Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Thales_Sr Seg Set 17, 2012 11:41 am

Como visto aí acima, seu amplificador tem pico máximo de 740 Watts em 220 Volts e de 300 Watts em 110 Volts ...
Se ele fornece 500w, o pico não pode ser de 300w...
Mas eu não me preocuparia com pico, em casa essa potência toda nunca vai aparecer.

Se houver alguma sobrecarga, o disjuntor daquele conjunto vai disparar/desarmar e proteger o circuito.
Esse pico do amplificador não chega a desarmar nenhum disjuntor (o menor disjuntor à venda no mercado é de 10A, em 127V dá 1270 VA, mas pra pico ele não desarma com isso... é mais).

Pra tocar em casa, se o amplificador não está gerando ruído, não está dando choque quando você encosta na carcaça, então 95% de chances de estar tudo ok. A coisa fica um pouco mais crítica em palco, onde você vai realmente utilizar a potência dele (aí esses picos de consumo aparecerão), mas aí não tem o que fazer, pois normalmente não é você que vai projetar o sistema elétrico do palco ne...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Boss2K Seg Set 17, 2012 4:24 pm

Thales_Sr escreveu:Se ele fornece 500w, o pico não pode ser de 300w...
Também achei estranho, mas é isso que tá escrito lá ...

Thales_Sr escreveu:Esse pico do amplificador não chega a desarmar nenhum disjuntor (o menor disjuntor à venda no mercado é de 10A, em 127V dá 1270 VA, mas pra pico ele não desarma com isso... é mais).
OK mas, em casa, pode ter mais coisa ligada no mesmo circuito nessa hora, e aí pode acontecer de rolar mais amperes do que o previsto .. só o amplificador já consume 6.2A (em 220V) no pico ... mas, sozinho não derruba mesmo.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sonikado Seg Set 17, 2012 4:51 pm

OK mas, em casa, pode ter mais coisa ligada no mesmo circuito nessa hora, e aí pode acontecer de rolar mais amperes do que o previsto .. só o amplificador já consume 6.2A (em 220V) no pico ... mas, sozinho não derruba mesmo.
6.2A é o valor para o fusível. Geralmente fusíveis tem folgas bem grandes, que é só para ocasião de curto mesmo e para não ficarem queimando toda hora.

Numa rede comum, podemos ter(valores em média):
- Geladeira em funcionamento (500W)
- Computador top de linha em carga pesada/extrema (1400W)
- TV de plasma de 50 polegadas (580W)
- Demais coisas pequenas, como lâmpadas, equipamentos em stand by, etc (400W)

Temos aí 2880W. Se juntarmos a potência desse amplificador no limite, teremos 3620W. Arredondando com alguma folga, 3700W.
Numa rede 115V, isso são 32A. Geralmente a rede padrão das casas possui disjuntores de 40A, não sendo apenas um. Precisaria de muita tralha ligada, juntamente com o amplificador, para derrubar a eletricidade do local.

A rede separada para o chuveiro costuma ser alimentada com 2 disjuntores de 30A ou 35A em 220V. O consumo médio dos chuveiros elétricos é de 7000W, por isso possuem rede separada. Razz

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por ct.colela Seg Set 17, 2012 4:58 pm

Não sei o porque do debate sobre estabilizador
Ja esta mais do que comfirmado que esses estabilizadores não servem para uso de amplificadores

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Boss2K Seg Set 17, 2012 5:04 pm

^É mesmo! Assume aí coleta ... agora é a sua vez

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por ct.colela Seg Set 17, 2012 5:29 pm

Sem apelar boss

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Sommerlatte Qui Set 20, 2012 12:10 am

ct.colela escreveu:Não sei o porque do debate sobre estabilizador
Ja esta mais do que comfirmado que esses estabilizadores não servem para uso de amplificadores

Todo conhecimento é pouco. Agradeço à todos pelos esclarecimentos, mas ainda não me esclareci no seguinte:

"Uma dica valiosa: aterre(corretamente) as tomadas em que ligarás o amp. Ou então (o ideal), aterre todas as tomadas do local."

Como devo fazer o aterramento de uma maneira segura, que não seja 'fazendo um puxadinho' do terra pra uma árvore ou afins..?



E, só confirmando...
Liga na tomada, por precaução uso um filtro de linha ou condicionador de energia.
Em quedas de luz, ou raios, a fonte do hartke é praparada pra bomba (certo?). Se "queimar", queima o que? O fusível normalmente? Qual o grau de variação na corrente que pode ocasionar num dano além do fusível?
Pra evitar chiadeira, aterro o ampli.


Há algo mais que devo levar em consideração pra uma gig segura no meio da tempestade?


____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por silvanoandrade Qui Set 20, 2012 1:31 am

Põe em cima do ampli ...

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 190C2E_1

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por ct.colela Qui Set 20, 2012 1:31 am

Sommerlatte escreveu:

Todo conhecimento é pouco. Agradeço à todos pelos esclarecimentos, mas ainda não me esclareci no seguinte:

"Uma dica valiosa: aterre(corretamente) as tomadas em que ligarás o amp. Ou então (o ideal), aterre todas as tomadas do local."

Como devo fazer o aterramento de uma maneira segura, que não seja 'fazendo um puxadinho' do terra pra uma árvore ou afins..?
Isso não tem jeito de fazer em gigs a não ser que voce instale uma barra de cobre no solo e ligue um fio no terceiro pino da tomada


Sommerlatte escreveu:
E, só confirmando...
Liga na tomada, por precaução uso um filtro de linha ou condicionador de energia.
Em quedas de luz, ou 1 raios, a fonte do hartke é praparada pra bomba (certo?). 2 Se "queimar", queima o que? O fusível normalmente? Qual o grau de variação na corrente que pode ocasionar num dano além do fusível?
Pra evitar chiadeira, aterro o ampli.


3 Há algo mais que devo levar em consideração pra uma gig segura no meio da tempestade?

1 Nenhum ampli é preparado para suportar uma carga de raio
2 Adivinhar o que vai queimar no caso de um raio é coisa para mãe dina
3 sua sorte

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Power Supply para amplificador Hartke HA5500 Empty Re: Power Supply para amplificador Hartke HA5500

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos