Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas grossas vs Tensão do braço

5 participantes

Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por Luizão Qua Set 26, 2012 6:12 pm

Olá
Estou precisando de cordas novas e penso em um timbre mais pesado/grave... as cordas de fato influenciam nisso?
Estou pensando em colocar cordas .45 dessas vez. usei sempre .40
a diferenca vai ser meio grotesca?
muda o som ou so o conforto?
se eu colocar cordas mais grossas o braco corre o risco de empenar?

____________________________
Gospel Club #86 | Clube dos baixistas amantes de UFC #09 | Contrabaixo BR FC #11 | Jazz Bass Clube #20[i]
Luizão
Luizão
Membro

Mensagens : 194
Localização : Formosa-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por allexcosta Qua Set 26, 2012 7:13 pm

O som muda bastante sim...

Só há risco se seu baixo for de qualidade bem ruim.

O baixo precisará de uma regulagem cuidadosa depois da troca.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por Groovin Qui Set 27, 2012 10:44 am

Meu Fender veio com Cordas .50 e a regulagem eu achei um pouco complexa, visto que não há um meio termo em minha opinião, quero dizer: Ou elas trastejam demais, ou ficam um varal.

Enfim, vou trocar por .45 que sempre foi minha opção predileta, só estou correndo atrás das chaves allen de polegada para regular (aqui na minha cidade NÃO TEM! ahn )
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por André Luga Qui Set 27, 2012 11:09 am

Quando mudei meu encordoamento de .040 para .045, levei o baixo pra fazer regulagem e ficou perfeito, braço retinho e cordas baixas. Depois de um ou dois meses percebi que o braço estava um pouco mais encurvado, com as cordas altas. Mandei regular de novo, ficou perfeito novamente, e agora a regulagem está se mantendo, já faz mais uns dois meses. Quando mudamos o calibre das cordas, existe algum tipo de "assentamento" da madeira do braço, como se ela estivesse se acostumando à nova tensão?

Ah, o baixo em questão é um Squier JB VM.


Última edição por André Luga em Qui Set 27, 2012 11:12 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Incluída a ultima linha do post.)
André Luga
André Luga
Membro

Mensagens : 130
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por allexcosta Qui Set 27, 2012 11:14 am

André Luga escreveu:Quando mudamos o calibre das cordas, existe algum tipo de "assentamento" da madeira do braço, como se ela estivesse se acostumando à nova tensão?

Sem dúvida, e tem baixo mal feito que nunca se adapta à corda mais pesada e termina virando um berimbau...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por Thales_Sr Qui Set 27, 2012 1:42 pm

Groovin escreveu:Meu Fender veio com Cordas .50 e a regulagem eu achei um pouco complexa, visto que não há um meio termo em minha opinião, quero dizer: Ou elas trastejam demais, ou ficam um varal.

Enfim, vou trocar por .45 que sempre foi minha opção predileta, só estou correndo atrás das chaves allen de polegada para regular (aqui na minha cidade NÃO TEM! ahn )
A regulagem vai continuar sendo complexa... A corda vai continuar sendo um pedaço de metal esticado entre dois pontos, não importa a bitola.
Talvez seu baixo precise de uma regulagem mais elaborada, mas não é trocar a bitola da corda que vai melhorar isso.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por Groovin Qui Set 27, 2012 3:43 pm

Thales_Sr escreveu:
Groovin escreveu:Meu Fender veio com Cordas .50 e a regulagem eu achei um pouco complexa, visto que não há um meio termo em minha opinião, quero dizer: Ou elas trastejam demais, ou ficam um varal.

Enfim, vou trocar por .45 que sempre foi minha opção predileta, só estou correndo atrás das chaves allen de polegada para regular (aqui na minha cidade NÃO TEM! ahn )
A regulagem vai continuar sendo complexa... A corda vai continuar sendo um pedaço de metal esticado entre dois pontos, não importa a bitola.
Talvez seu baixo precise de uma regulagem mais elaborada, mas não é trocar a bitola da corda que vai melhorar isso.

Entendo, porém, com uma corda de bitola .45 posso deixar as cordas mais baixas não? se Sim, um maior conforto e menos trastejamento não?
Digo isso pq eu mesmo faço manutenção nos meus instrumentos, e nenhum tem este mesmo problema. Vou trocar as cordas e regular novamente, se persistir vou recorrer a um luthier (que aqui na região ta f*** hehehe).
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por allexcosta Qui Set 27, 2012 3:54 pm

Groovin escreveu:Entendo, porém, com uma corda de bitola .45 posso deixar as cordas mais baixas não? se Sim, um maior conforto e menos trastejamento não?

Teoricamente não. Na verdade a 0.50 permitirá uma ação mais baixa pois vai vibrar menos e bater menos no traste da frente. A tocabilidade será mais pesada porque a corda é mais pesada, mas é só isso...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por Thales_Sr Qui Set 27, 2012 7:54 pm

Entendo, porém, com uma corda de bitola .45 posso deixar as cordas mais baixas não?
Não... Continua sendo uma corda de metal esticada. O problema tá na regulagem do seu instrumento e não na bitola da corda...

Digo isso pq eu mesmo faço manutenção nos meus instrumentos, e nenhum tem este mesmo problema.
Você checa alinhamento de trastes? Tem os equipamentos pra isso? Ação baixa exige muito mais da manutenção.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por Groovin Sex Set 28, 2012 10:15 am

Digo isso pq eu mesmo faço manutenção nos meus instrumentos, e nenhum tem este mesmo problema.
Você checa alinhamento de trastes? Tem os equipamentos pra isso? Ação baixa exige muito mais da manutenção.[/quote]

Estão alinhados sim, Valeu!!!
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas grossas vs Tensão do braço Empty Re: Cordas grossas vs Tensão do braço

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos