Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

montando meu primeiro baixo customizado

+3
fheliojr
allexcosta
Dloc
7 participantes

Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Seg Out 01, 2012 11:08 am

Amigos, estou prestes a encomendar meu primeiro baixo de luthier.

A única coisa certa é o modelo escolhido: deoliveira, Mirage, 6 cordas. Como sou de Natal, mesma cidade da luthieria, ficará mais fácil de acompanhar todo o processo e customização.

Tenho em mente a seguinte configuração, nada definitivo, pois estou em "campo" colhendo informações, opiniões etc..:

corpo: cedro
braço: marfim com roxinho
top: gonçalo alves ou imbuia
tampa para captadores: gonçalo alves ou imbuia
escala: imbuia fosca
marcação da escala: blocos retangulares de madreperola
mão: gonçalo alves ou imbuia
ferragens: gotoh prateadas ou pretas (a definir)
ponte: monorail na cor das demais ferragens
espaçamento das cordas: 19mm
Captação: ???????????
Circuito: ??????????

Como se vê o projeto não está fechado, mas a principal dúvida é em relação à captação e circuito. Eu aprecio muito esse timbre: https://www.youtube.com/watch?v=ZxT0anfv6rY&feature=related


OBS: atualmente eu possuo um TRB 1005 da Yamaha. ótimo contrabaixo, mas os agudos eu acho um pouco exagerado, sobretudo no slap. Por vezes me vejo tirando quase tudo dos agudos.


Vejo muitos comentários positivos sobre captação EMG HZ combinado com circuito aguilar OBP3. Ou estou errado? Seria uma boa escolha para mim, que procura um timbre bem moderno, com graves fortes e precisos, além de não ter agudos tão cortantes?

referência:
montando meu primeiro baixo customizado Mirage-all


Última edição por Dloc em Seg Out 01, 2012 11:11 pm, editado 1 vez(es)
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por allexcosta Seg Out 01, 2012 11:11 am

Dloc escreveu:Captação: ???????????
Circuito: ??????????

Como se vê o projeto não está fechado, mas a principal dúvida é em relação à captação e circuito. Eu aprecio muito esse timbre:

Não seria só copiar a configuração desse baixo?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por fheliojr Seg Out 01, 2012 4:59 pm

seu problema com o trb q vc possui eh soh por causa do pre deste?

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por NeyBass Seg Out 01, 2012 5:28 pm

esse Deoliveira do Marinaldo é todo com cabrera, pré + caps.
se vc seguir o projeto o seu ficará parecido com o meu, o meu tem essas madeiras que vc está querendo, só vai mudar o modelo.
qualquer coisa me manda MP.

Edit. se vc colocar captadores EMG-HZ, seu som será parecido com esse meu.

https://www.contrabaixobr.com/t24573-deoliveira-rainbow-5c
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Seg Out 01, 2012 11:11 pm

NeyBass escreveu:esse Deoliveira do Marinaldo é todo com cabrera, pré + caps.
se vc seguir o projeto o seu ficará parecido com o meu, o meu tem essas madeiras que vc está querendo, só vai mudar o modelo.
qualquer coisa me manda MP.

Edit. se vc colocar captadores EMG-HZ, seu som será parecido com esse meu.

https://www.contrabaixobr.com/t24573-deoliveira-rainbow-5c

O TOP do seu é em cedro? Quero dizer, não é uma lâmina de top, mas a própria madeira do corpo em cedro que aparece no acabamento do TOP?

A madeira do top do seu baixo está parecida com o da foto que postei acima...
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Seg Out 01, 2012 11:18 pm

Pessoal, a minha situação é a seguinte:

Eu gosto muito do meu TRB, mas para SLAP e algumas outras aplicações, o agudo dele é destacado demais para o meu gosto.

Eu não pretendo me desfazer do TRB. Meu alvo é comprar um baixo de 6 cordas, para estudar nessa configuração.

Então, como a deoliveira é no quintal da minha casa, eu penso em me aventurar no primeiro baixo de luthieria.

O problema é que não entendo NADA de captação e circuito. Eu sou (era?) tecladista, há 15 anos, e agora estou no mundo dos graves... Portanto não tenho experiência alguma na diferenciação de timbre dos captadores, pior ainda, da combinação deles com os prés.

Conversando com um amigo hoje, ele me indicou a combinação de EMG 40DC com pré cabreira, ou até o aguilar OBP-3.

Enfim, o ideal é escutar vários instrumentos para identificar o som que procuro, mas isso é impossível para mim.

O meu objetivo era receber alguma indicações de CAPTADORES ATIVOS + CIRCUITOS, tops, que me dê um som moderno e sem agudo exagerado.

A partir daí, eu sentaria com o luthier com algo já em mente... se eu for lá HOJE, o que ele me empurrar eu vou acabar aceitando por falta de conhecimento... por isso eu consultei os amigos desse fórum.
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por carimbass Seg Out 01, 2012 11:26 pm

Qual o tipo de som que você tcoa/curte?

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por CG Seg Out 01, 2012 11:30 pm

allexcosta escreveu:
Não seria só copiar a configuração desse baixo?

(2)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Seg Out 01, 2012 11:37 pm

CG escreveu:
allexcosta escreveu:
Não seria só copiar a configuração desse baixo?

(2)


Sinceramente? Não acho que aquele timbre é só por causa da captação e pré cabreira. Tá muito redondo.. tá parecendo timbre trabalhado com algum aplicativo de estúdio.

Na verdade postei aquele vídeo como referência do timbre, e não exatamente porque o cara disse que tem captação cabreira (custo a acreditar que seja só isso que faz aquele som)... Será??
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por CG Seg Out 01, 2012 11:45 pm

Dloc escreveu:

Sinceramente? Não acho que aquele timbre é só por causa da captação e pré cabreira. Tá muito redondo.. tá parecendo timbre trabalhado com algum aplicativo de estúdio.

Na verdade postei aquele vídeo como referência do timbre, e não exatamente porque o cara disse que tem captação cabreira (custo a acreditar que seja só isso que faz aquele som)... Será??

Tem o dedo do cara que tá tocando tambem, isso é muito mais importante que qualquer circuito e captação....

Curiosidade, por que você não acredita que só a captação e o circuito cabrera não são responsáveis pelo som?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Ter Out 02, 2012 1:19 am

Pode até ser um julgamento errado da minha parte, mas o som está muito perfeito...

O timbre é do baixo + dedos, isso é incontestável. Mas ali tem algo a mais. Deve ter uma minuciosa equalização paramétrica e compressor de qualidade...

Não é um vídeo com o som puro do instrumento, como costumamos ver no youtube para se fazer um review.

No youtube há diversos outros vídeos com o deoliveira mirage, mas, sinceramente, esse vídeo que postei acima se destaca.
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por NeyBass Ter Out 02, 2012 8:46 am

Dloc escreveu:
NeyBass escreveu:esse Deoliveira do Marinaldo é todo com cabrera, pré + caps.
se vc seguir o projeto o seu ficará parecido com o meu, o meu tem essas madeiras que vc está querendo, só vai mudar o modelo.
qualquer coisa me manda MP.

Edit. se vc colocar captadores EMG-HZ, seu som será parecido com esse meu.

https://www.contrabaixobr.com/t24573-deoliveira-rainbow-5c

O TOP do seu é em cedro? Quero dizer, não é uma lâmina de top, mas a própria madeira do corpo em cedro que aparece no acabamento do TOP?

A madeira do top do seu baixo está parecida com o da foto que postei acima...
Não amigo, o top do meu baixo é Gonçalo Alves com acabamento fosco.

o meu tem captadores emg-hz + pré cabrera, da pra vc ter uma noção do som no video que fiz, sem nenhum tratamento de áudio.

E outra coisa, eu creio que o Allan tenha alguns baixos montados la na fábrica, vc pode testar e encontrar o som que vc quer.
Captador EMG é bom, mas se vc está achando o TRB agudo, com certeza não vai gostar do EMG, esses caps tem por caracteristica um agudo bem estalado e seco, é claro que com as equalizações do pré vc pode equalizar como quiser, mas, talvez seja mais negócios os cabrera ou bartolini.
Eu ia colocar no meu baixo, EMG-HZ + pré EMG, e justamente por ficar bem agudo, o Allan me indicou esse cabrera, que é o mesmo pré usado no mirage signature do Sergio Groove, tem um grave e médio danado de bom, e corta um pouco dos agudos.

fica a dica.


Última edição por NeyBass em Ter Out 02, 2012 8:58 am, editado 1 vez(es)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por allexcosta Ter Out 02, 2012 8:50 am

Dloc escreveu:O timbre é do baixo + dedos, isso é incontestável. Mas ali tem algo a mais. Deve ter uma minuciosa equalização paramétrica e compressor de qualidade...

Não seria então um instrumento igual com minuciosa equalização e compressão de qualidade?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Ter Out 02, 2012 9:40 am

NeyBass, obrigado pela resposta. Vou seguir seu conselho e dar uma passada lá na deoliveira e tentar tocar alguns instrumentos com captações diferentes. Essa informação de que o pré cabrera tende a cortar um pouco dos agudos excessivos é nova para mim, e vou considerar.

Eu tinha um Cort A5 com bartolini MK1, mas creio que seja um bartolini de entrada. Eu também não gostei dos agudos dele.

Agora já ouvi um bartolini de um tobias, e gostei muito. Só não sei qual a série.


Valeu!!



NeyBass escreveu:
Dloc escreveu:
NeyBass escreveu:esse Deoliveira do Marinaldo é todo com cabrera, pré + caps.
se vc seguir o projeto o seu ficará parecido com o meu, o meu tem essas madeiras que vc está querendo, só vai mudar o modelo.
qualquer coisa me manda MP.

Edit. se vc colocar captadores EMG-HZ, seu som será parecido com esse meu.

https://www.contrabaixobr.com/t24573-deoliveira-rainbow-5c

O TOP do seu é em cedro? Quero dizer, não é uma lâmina de top, mas a própria madeira do corpo em cedro que aparece no acabamento do TOP?

A madeira do top do seu baixo está parecida com o da foto que postei acima...
Não amigo, o top do meu baixo é Gonçalo Alves com acabamento fosco.

o meu tem captadores emg-hz + pré cabrera, da pra vc ter uma noção do som no video que fiz, sem nenhum tratamento de áudio.

E outra coisa, eu creio que o Allan tenha alguns baixos montados la na fábrica, vc pode testar e encontrar o som que vc quer.
Captador EMG é bom, mas se vc está achando o TRB agudo, com certeza não vai gostar do EMG, esses caps tem por caracteristica um agudo bem estalado e seco, é claro que com as equalizações do pré vc pode equalizar como quiser, mas, talvez seja mais negócios os cabrera ou bartolini.
Eu ia colocar no meu baixo, EMG-HZ + pré EMG, e justamente por ficar bem agudo, o Allan me indicou esse cabrera, que é o mesmo pré usado no mirage signature do Sergio Groove, tem um grave e médio danado de bom, e corta um pouco dos agudos.

fica a dica.
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Ter Out 02, 2012 9:43 am

allexcosta escreveu:
Dloc escreveu:O timbre é do baixo + dedos, isso é incontestável. Mas ali tem algo a mais. Deve ter uma minuciosa equalização paramétrica e compressor de qualidade...

Não seria então um instrumento igual com minuciosa equalização e compressão de qualidade?

Allex, você acha mesmo que é fácil esse "copiar e colar" proposto? É inviável e talvez impossível reproduzir aquele som trabalhado nos lugares como costumo tocar (igrejas: acústica e sons ruins).


Todo mundo do fórum sabe que você é "o cara", mas as vezes, parece que você não quer ajudar mesmo... e se diverte com suas respostas... pirat
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Ter Out 02, 2012 9:50 am

carimbass escreveu:Qual o tipo de som que você tcoa/curte?

Amigo, como eu toco em igreja, tocamos de tudo. Rock, reggae, pagode etc.. de tudo mesmo, mas com ênfase no gospel (estilo negro americano).

Por isso preciso de um timbre bem moderno e versátil.
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por allexcosta Ter Out 02, 2012 9:58 am

Dloc escreveu:Todo mundo do fórum sabe que você é "o cara", mas as vezes, parece que você não quer ajudar mesmo... e se diverte com suas respostas... pirat

Não sou "o cara", ninguém é...

Acho que ajudo mais fazendo você chegar a uma determinada conclusão te fazendo perguntas do que simplesmente escrever:

"Caro Dloc, se você está encomendando um D'Oliveira e quer que seu baixo soe exatamente igual a outro D'Oliveira, peça ao D'Oliveira pra fazer um baixo idêntico ao outro D'Oliveira que você tanto gostou..."

Acho óbvio demais pra colocar dessa forma e isso sim seria sarcasmo...

Quanto à sua resposta de que "não é só o baixo, mas EQ e compressor" também poderia ser respondida:

"Caro Dloc, comece com um baixo idêntico e depois tente copiar o resto da cadeia de sinal", mas te perguntar fomenta o raciocínio lógico que te levará a essa conclusão. Também acho mais viável...

Se eu encontrar uma gravação que tem o timbre mais maravilhoso do mundo e sei que foi feita com um Yamaha Nathan East, a primeira coisa que vou procurar é comprar um Yamaha Nathan East, depois vou ver as cordas, depois o tipo de pré, efeito, o que quer que seja...

É fato que depois de fazer tudo isso vou descobrir que é o dedo do cara, mas deixa isso pra lá...

Finalmente, aqui no fórum parece que o povo se ofende com qualquer resposta que não começa com "Olá, amigo", tipo resposta padrão de Mercado Livre.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por peter.forc Ter Out 02, 2012 10:06 am

allexcosta escreveu:
Finalmente, aqui no fórum parece que o povo se ofende com qualquer resposta que não começa com "Olá, amigo", tipo resposta padrão de Mercado Livre.
(2)

peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Ter Out 02, 2012 10:10 am

Ei não estou ofendido não... achei até engraçado... Tá vendo como você falou mais, é só querer Very Happy

Mas se falei isso é porque sua opinião é importante, afinal, você é o baluarte desse fórum, mesmo que não admita.
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por allexcosta Ter Out 02, 2012 10:17 am

"Balu" o quê? Sou isso não, nunca fui...

Quanto ao baixo, te dar uma resposta pronta (se isso existisse) vai te acostumar mal. Sendo induzido a uma conclusão você terá mais ferramentas para encontrar o que VOCÊ busca, que é diferente do que cada um de nós busca...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por CG Ter Out 02, 2012 10:51 am

Dloc escreveu:Pode até ser um julgamento errado da minha parte, mas o som está muito perfeito...

É julgamento errado de sua parte, o cara deve ter gravado com uma camera zoom Q3 ou similar, por isso a qualidade "acima da média".

O pessoal tem mania de acreditar que pedais, compressões, bobulators, pré amplis e afins melhoram o som, ou seja se o som tá otimo, tem efeito. isso é lenda, eles te dão um som diferente, só isso.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Ter Out 02, 2012 7:33 pm

Legal ouvir as opiniões de vocês.

Como falei, eu posso estar errado em dizer que aquele timbre do vídeo não é do baixo limpo. Falei aquilo baseado em outros vídeos do mesmo instrumento, que soaram bem diferentes.

Retomando o assunto, eu acredito que a minha dúvida é muito recorrente em iniciantes. Se tivéssemos uma tabela com as principais características dos captadores e prés mais populares, ajudaria muito.

Por exemplo: já foi dito aqui que os EMGs em geral destacam o brilho do instrumento. Certamente há captadores que atuam de forma inversa, mas particularmente eu não sei quais são por não ter a oportunidade de ouvir outros instrumentos.

Não estou pedindo para alguém fazer essa tal tabela, pois é uma tarefa trabalhosa. Apenas estou dizendo o quão bom seria termos esse material.

Eu entrei no site da EMG e li a descrição dos captadores, mas é difícil compreender a diferença entre eles, e pior ainda, compará-los com o de outras marcas.
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por CG Ter Out 02, 2012 9:18 pm

Dloc escreveu: Se tivéssemos uma tabela com as principais características dos captadores e prés mais populares

Cada captador funciona de forma diferente em cada instrumento, dá para se ter uma referência mas não existe fórmula pronta. Captador e circuito não são caixinhas mágicas, as vezes a troca de marca das cordas altera o som de forma mais substancial.

Uma dica interessante é testar e ouvir muito.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Dloc Ter Out 02, 2012 10:31 pm

Caro CG,

Vou procurar testar vários instrumentos a fim de auferir minhas próprias impressões, entretanto, eu tenho MUITA dificuldade em ter acesso a tais. As lojas daqui de Natal só têm baixos fracos no mostruário.

O youtube é muito legal por que tem muito material, mas ainda falta o nosso dedo tocando naqueles instrumentos para compor o timbre.
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por CG Ter Out 02, 2012 10:38 pm

Agita um encontro com os foristas do RN, o melhor lugar para testar instrumentos e trocar idéias são em encontros com o pessoal #ficaadica.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por NeyBass Ter Out 02, 2012 11:19 pm

Dloc escreveu:Caro CG,

...As lojas daqui de Natal só têm baixos fracos no mostruário..
concordo, andei em umas 4 lojas da cidade e não encontrei um jogo de cordas 0,45 5c para meu baixo. E não é que procurei cordas de marcas famosas não, nem giannini encontrei.

acho que por isso vê-se o sucesso da DeOliveira por aí.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por fheliojr Qua Out 03, 2012 12:51 am

Dloc escreveu:...Eu entrei no site da EMG e li a descrição dos captadores, mas é difícil compreender a diferença entre eles, e pior ainda, compará-los com o de outras marcas.

dloc, procure, tambem, ouvir o sons deles no youtube em gravacoes HD (ao menos, p/ se ter uma ideia dos devidos timbres) e pesquise sobre prés on-board (um q eh bem conceituado eh o Mike Pope Flexcore).

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

montando meu primeiro baixo customizado Empty Re: montando meu primeiro baixo customizado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos