Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem básica

+195
CSergio
Marvis
Diego Romano
mblacerda
Pz123
patriciofernandes
David.Marques
Uchoa
Diegobass
Frank_Krank
Adenilton Custódio
afonsodecampos
PH Benchmarker
heenrique_bass
Orla Bass
RNoronha
JAZZigo
Guga Ramone
Renato Nogueira
RBORCARI
shimatani
Franco_bass
Riff Raff
ParadoxDK
toni.santos.90475
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
gustavo.muniz.10
Mike_
Claudio
Juninho Sampaio
Guilé
joabi
Gabs07
brunoely50
klaus.coelho
Bastiao
DouglasAM
mayconbass
Boss2K
pedrohenrique.astronauta
Caiov
arthur.farias.96
Pierry
fabio887
Atomschlage
PauloBass
ursoouindio
Vitão
Geo Nascimento
cardozo
Wesley Azevedo
fheliojr
ademar junior
cleitonbassline1
ricardorony.boliveira
raonytimor
Rotiv
Fred Calhau
MayconGn'r22
Laysson
LuizFelipe.Jolo
pedrojohnson
Samu
Sapão¹³
Sommerlatte
augustomelito
danielferreiradz
rodbtv
edsonjunior70
zeponi
Rafael Sousa
Breno_Barnabe
Fabricio1ron
J.Adalberto
Alan Lazari
Lucas94
brucce
Groovin
Ferium
aleoliveira
paulo.parreira.967
guicastrol
Caio Pessoa
romulopenna
daniel.prr.azevedo
M4RC0S
ffc4852
abluesados
FelipeBass
pedro.marcos.100
Luiz_ribeiroSP
Ixra
TiagoAndrade
bass_noob
heverton souza
Alex Julio
Adriano Andrade
mickaelvitor
Cephey1
DUDUBASS
TbagBASS
hectmans
Rodrigo.Bass
Tucone
Luiz Bass
Nando Vasques
lsardeiro
CBass
filipinhow
Diego Psychokillers
Rafael Dal Alba
DDC
Henrique Alencar
allan christian
felix_sjc
Ricardo Petrone
Bass_shoW
Rogerio
NETOULTRA
GilRock96
galegonobaixo
wellrod
AntaoBassman
Anderson Sales
Raissa
Edu Fettermann
*JAPA* PICKER BASS
Victor Rojas
wander...
Quesadoc
Fabio Motta
tiagoak
gleissonjoaquin
Gomba
Luanmn
Filipe Castro
rodrigogomes
jiroumaru
ct.colela
leo.lsrd
LeonardoSalles
renanx
Daniel Magalhães
Alencar
Raul S.
magallanes
russiobli
fredao
Wotan
RenanB
Eduardo Chaves
solabass
Lapetina
guerra_luthier
patrickqueres
Andrezinho
Fernando Zadá
Thiago7800
César_RS
sergio jabass
VictorLuigi
liba
black_bass
Ricardo
Pedroswaldo
Bill wyman
JP
deco baixo
KIQ
benedettiluthier
Thales_Sr
Rafael FindanS
Lionbass
Pedro Henrique
eduardo takaaci
Pagode Alto Astral
denis lucas
Licas
lcalazans
GusVCD
steba
Anderson
AdrianoBSB
Eömer
LuCaSbass
Mr_Arthur
Cantão
Cid
MarcelBass
GANSO
heitor_pg
Daniel
Renato
allexcosta
199 participantes

Página 11 de 14 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por DouglasAM Qui Nov 06, 2014 1:17 am

Fala pessoal,

Eu comprei o kit da cruztools para comecar a mexer com a regulagem do meu baixo, mas notei que o conjunto de medidores de enchimento esta faltando o numero 015, que sao 0.381 mm...

com qual numero voces me indicariam fazer o teste do tensor: o 014 (0.350 mm) ou o 016 (0.4mm)? vlw...
DouglasAM
DouglasAM
Membro

Mensagens : 43
Localização : Joao Monlevade

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por cardozo Qui Nov 06, 2014 8:09 am

Douglas,

você pode usar um cartão de crédito para a medição, porém, tome esta medida apenas como base. Dependendo do seu jeito de tocar e a construção do instrumento, você pode conseguir regulagens maiores ou menores que esta medida.
Não se esqueça de verificar a altura dos carrinhos em conjunto com a regulagem do tensor, já que uma coisa afeta a outra. Regulagem é questão de compromisso.

Boa sorte!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por DouglasAM Qui Nov 06, 2014 10:48 pm

Vlw cara... resolvi aqui no olhometro... Tava Boa a regulagem mas como sou curioso fui mexer e não vi diferença nenhuma... talvez com o tempo eu note diferença...
DouglasAM
DouglasAM
Membro

Mensagens : 43
Localização : Joao Monlevade

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Bastiao Ter Nov 25, 2014 10:24 am

Venho por meio deste, agradecer ao ilustre Allex, e demais colegas.
Adquiri um SX e precisava trocar as cordas e regular. Após a leitura deste tópico, um pouco de coragem e
sangue frio, eu realizei a dita, e não é que deu certo. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Valeu galera! cheers playing
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem basica

Mensagem por klaus.coelho Ter Dez 02, 2014 11:38 pm

Amigos , acabei de comprar esse baixo  M laghus relic tribute, exatamente esse do topico. Esta no meu colo agora.

Veio desmontado, ja montei, mas esta trastejando nas primeiras casas. Ja li o post aqui de regulagem basica, mas infelizmente nao entendi pra que lado eu tenho que rodar o tensor, nao entendi esse lance de lado de tensao da corda.

Ainda mais que depende de qual angulo voce ta olhando o baixo.

Por gentileza me ajudem, para eu regular o tirante e tocar sem trastejar.

Obrigado.
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qua Dez 03, 2014 7:48 am

klaus.coelho escreveu:Ja li o post aqui de regulagem basica, mas infelizmente nao entendi pra que lado eu tenho que rodar o tensor, nao entendi esse lance de lado de tensao da corda.

As cordas puxam o braço pra que lado?

Regulagem básica - Página 11 RESOURCEtrussrodview

E não depende do ângulo...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por cardozo Qua Dez 03, 2014 8:29 am

klaus.coelho escreveu:Veio desmontado, ja montei, mas esta trastejando nas primeiras casas.

Trastejamento nas primeiras casas pode indicar que os canais das cordas no nut estão muito baixos.

A regulagem do instrumento é um conjunto que inclui a espessura da corda utilizada, altura dos canais no nut, a altura dos carrinhos da ponte e regulagem do tensor. Se um destes pontos não estiver correto, você precisa compensar o defeito nos outros pontos, deixando a tocabilidade e até mesmo o som comprometidos.

Sugiro levar o baixo a um luthier para uma primeira regulagem. Ele irá revisar todos os detalhes que citei e deixar uma regulagem padrão, que mais tarde poderá ser explorada por você para melhorar o conforto e o som do instrumento.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por klaus.coelho Qua Dez 03, 2014 4:06 pm

Obrigado Alllex Costa e cardozo
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Bastiao Ter Dez 23, 2014 11:32 am

Pessoal, bom dia,
Após minhas regulagens, com a acomodação do braço (imagino), percebi um pouco de
trastejamento lá pela 10ª casa, somente da 1ª e 2ª corda.
Para fins de informação, fazendo o teste da altura das cordas (pressionando no 1 traste e
o último) estão baixas, mas com as cordas soltas aparentam estar altas.
Alguma dica do que pode estar acarretando o trastejamento? Imaginei que poderiam ser
os próprios trastes desnivelados, ou algo do gênero.
O baixo em questão é um SX JB.
Valeu.
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por brunoely50 Qui Jan 08, 2015 2:39 pm

Muito bom esse tópico!!
brunoely50
brunoely50
Membro

Mensagens : 29
Localização : Rio Claro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por zeponi Seg Jan 19, 2015 4:39 pm

Não li o tópico completo, devido a ser muito extenso, li apenas as partes que me chamaram atenção, decidi deixar forma como eu regulo, esse forma de regulagem eu retirei de um vídeo do EUA, onde o luthier mostra ele fazendo e explicando como fazer e os passos que em teoria seria melhor seguir

Para algumas medidas, é usado um gabarito de folga, que você deve encontrar em loja que vende ferramentas para torneiro.

Claro que à parte da altura da corda, como foi falado aqui várias vezes, cada um tem sua preferência, então ajuste ao seu favor.

Espero que gostem....


  1. Primeiro fazer o ajuste de curvatura do baixo
       colocar um capotraste no 1º traste para manter as cordas encostado no mesmo, colocar em cima do traste, não próximo, como se fosse tocar
       pressão no 15º traste  mede no 7º traste, onde tem que ter o espaço de 0.015" (gabarito de folga)
  2. Depois a altura das cordas
       medida é feito no 5º traste de antes do último, essa medida 4/32"(1/8") para as cordas E,A D, para corda G usar 3/32"
  3. Regulagem da altura do nut
       medir no primeiro traste a altura de 0.022" para cada corda  (gabarito de folga)
  4. Agora é apenas ajustar as oitavas.
zeponi
zeponi
Membro

Mensagens : 19
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Dom Fev 15, 2015 3:43 pm

Galera, meu bass está com um luthier, em processo de conversão para fretless. Pedi apenas o serviço de retirada dos trastes e acabamento, pois demais regulagens vou fazer em casa.
Mas gostaria de saber algo sobre tensor e altura das cordas no fretless, se alguém tiver alguma experiência, por favor!

Não curto muito aquele "muah" exagerado no fretless (acho bem chato, pra ser sincero). Esse "muah" é análogo ao trastejamento, correto?

Costumo regular o tensor colocando um capotraste na 1ª casa e pressionando a 16ª/17ª casa da corda E. Aí giro a chave de modo a manter uma distância de 0.381 mm (ou .015 polegadas) entre o topo do 7 º traste e a base da corda E.

Sem os trastes, para manter o tensor regulado seria simplesmente desconsiderar a altura do traste da "sétima casa"? Regulagem de altura de cordas também seria feita simplesmente desconsiderando a altura dos trastes?
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Seg Mar 09, 2015 11:17 pm

Triste noticiar este fórum (que já foi um grande fórum) "falido" nos dias de hoje...
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Ter Mar 10, 2015 7:14 am

Gabs07 escreveu:Não curto muito aquele "muah" exagerado no fretless (acho bem chato, pra ser sincero). Esse "muah" é análogo ao trastejamento, correto?

Não, incorreto. O muah é resultado da vibração da corda com a madeira da escala.

Gabs07 escreveu:Sem os trastes, para manter o tensor regulado seria simplesmente desconsiderar a altura do traste da "sétima casa"? Regulagem de altura de cordas também seria feita simplesmente desconsiderando a altura dos trastes?

Sim, pode calcular a altura em relação à escala e fazer um ajuste fino conforme preferência de timbre e pegada.

Gabs07 escreveu:Triste noticiar este fórum (que já foi um grande fórum) "falido" nos dias de hoje...

Comentário desnecessário. Sei que muitos de nós pensamos que somos o centro do Universo, mas o fato de alguém demorar para responder uma mensagem nossa significa simplesmente que demoraram pra responder uma mensagem nossa, nada mais que isso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Ter Mar 10, 2015 10:13 am

Errado, allexcosta. Se eu me achasse esse centro todo das atenções eu estaria upando o tópico todo dia, como já vi gente fazendo. Nunca fiz isso, nem exigi resposta alguma de alguém, nos poucos tópicos onde postei.
Também nunca abri novos tópicos pra questionar assuntos já existentes, tendo sempre a prudência de pesquisar onde se encontrava o assunto do meu interesse pra perguntar no lugar certo.

Nao tô na estrada desde ontem pra querer ser centro das atenções em fórum de internet, não. Se eu quisesse isso tava criando tópico ao léu e upando em 5 minutos.  

Só expus um fato que contém um tanto de verdade, e atingiu um monte de outros fóruns da internet, não somente o Fórum que você administra.
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Ter Mar 10, 2015 11:50 am

Todos nós temos nossos momentos em que achamos que merecemos atenção especial, isso é normal...

Usar o fato de que sua pergunta não foi prontamente respondida para noticiar que o fórum está falido foi sim, desnecessário.

Pra começar, noticiar é espalhar uma notícia, que nesse caso é simplesmente uma opinião pessoal, à qual você tem pleno direito. E falido, mesmo que entre aspas, talvez não caiba bem, pois o FCBR nunca teve pretensões financeiras ou coisas do gênero, aliás, já deu foi muito prejuízo pra alguns.

Tudo na vida muda, principalmente na internet. Se grupos de facebook onde ninguém consegue achar o que postou é a nova onda, que seja. Se alguém acha que o fato de serem necessárias contribuições simbólicas para o uso dos Classificados do FCBR algo nefasto ou desonesto e isso os afasta, também não há muito o que fazer. Era uma área caótica que melhorou muito.

Enfim, sinta-se à vontade para discutir a suposta falência do fórum ou assuntos relacionados na área de suporte ao usuário.

Atenciosamente,

Alex.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Ter Mar 10, 2015 2:47 pm

Quanto ao "falido": Bom, justamente pra isso que serviram as aspas, para "falido" não significar o que realmente significa (falência de dinheiro). Não precisa bater tanto nesse ponto, foi uma figura de linguagem. Entenda-se "menos frequentado", "muito menos agitado do que já foi um dia", qualquer coisa do tipo, sem pessoalidade, emoção ou sentimentos maiores.

Partilhamos a mesma opinião sobre Facebook e novas ondas.

Só pra finalizar, e mais uma vez: não implorei respostas. Que bom que não fiz isso e não há como dizer que fiz. Ao voltar aqui depois de quase um mês vi minha última postagem e só fiz um comentário acerca do que observei e que não deixa de ser verdade, e vc sabe e até concordou (vide seu "Tudo na vida muda, principalmente na internet. Se grupos de facebook onde ninguém consegue achar o que postou é a nova onda, que seja.") No fim falamos da mesma coisa.
Raramente posto por aqui, pois a maioria das minhas dúvidas são tiradas pesquisando nos tópicos e vendo respostas que já existem.

Bom, pelo menos fazendo uma crítica (ao mencionar "falido") alguém apareceu pra responder o tópico.

Mas, não quero me envolver em discussão, muito menos em briga.
Como eu disse, estou postando sem emoção, sem envolvimento ou pessoalidade. Caso você esteja entendendo intenções contrárias e de cunho pessoal em meus posts, está entendendo errado. Eu já passei dessa de discussão pessoal por internet há muito.
Estou só comentando. Até porque nem sou da turma antiga do Fórum.
Só concluindo: não postarei mais neste tópico, nem falarei mais sobre "falência", se isso causa tantas dores (mesmo sendo figurado). Já que minha dúvida inicial já foi sanada, fico satisfeito. Obrigado por responder.
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por joabi Ter Mar 10, 2015 3:46 pm


^Vi que você postou originalmente num domingo à tarde. É normal, é o dia menos frequentado, e muita gente acaba não vendo mesmo. É o mesmo que ir pra Av. Paulista num feriado, vê-la vazia e dizer que SP está falida.

Já considerou a hipótese de as pessoas não saberem a resposta pra sua pergunta? E quem sabia por coincidência não viu antes... foi só isso.

Que bom que resolveu. up



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Ter Mar 10, 2015 4:04 pm

Novamente o "falido"...
Bom, já escrevi bastante sobre isso.  Não vou me alongar escrevendo a mesma coisa de novo. É fazer tempestade num copo d'água. Se mais alguns quiserem vir e comentar como se não tivessem lido minha explicação, tudo bem. Pra quem quiser, tem um post enorme com o esclarecimento sobre o "falido". Se quiser continuar entendendo dessa forma pejorativa, tudo bem. Como eu disse, minha dúvida já foi tirada, então tá legal. Não vou me alongar mais nisso, não (embora já esteja o fazendo). Sem ressentimentos. Até mais.
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Guilé Ter Mar 10, 2015 4:38 pm

Gabs07 escreveu:Galera, meu bass está com um luthier, em processo de conversão para fretless. Pedi apenas o serviço de retirada dos trastes e acabamento, pois demais regulagens vou fazer em casa...

E o falido é o fórum...hummm   scratch  Pergunta

Regulagem básica - Página 11 12727363838
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Mar 10, 2015 4:40 pm

Completando ^
Gabs07 escreveu:Mas gostaria de saber algo sobre tensor e altura das cordas no fretless, se alguém tiver alguma experiência, por favor!

Se o baixo está com um profissional pra que você saber? Se ele não souber...troque-o! Simples assim....
Nunca vi ninguém levar o baixo num luthier e falar:
Tire os trates e deixe que a regulagem eu faço... affraid  


Bom...
1 - Todas as perguntas que fiz aqui sempre foram respondidas.
2 - Se ninguém entra mais aqui, pode ser que já tenham aprendido tudo que queriam e se mandaram.
3 - Eu entro aqui por que eu gosto, no dia que não gostar ou não tiver do meu agrado...eu saio.

A porta da rua é serventia da casa.
notme
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Ter Mar 10, 2015 5:06 pm

Juninho, justamente, levei ao Luthier para retirada dos trastes e acabamento. Como não tenho segurança pra este tipo de serviço, levei lá. O bass não ficou lá para demais regulagens, contratei somente o serviço de retirada dos trastes e algum tratamento sutil que precisasse ser feito após isto (lixamento, alguma camada sutil de verniz, etc).

Levei somente o braço desparafusado.

Aqui em Sorocaba-SP, Luthieria é algo caro. Uma regulagem simples de qualquer coisa é 250 reais, no mínimo. Seria insano pagar algo que eu mesmo costumo fazer (tensor, ação, oitavas). Já retirar os trastes, preencher com massa/madeira, fazer acabamento depois...isso aí não tive coragem, pois só tenho um bass.
Mas só tinha essa dúvida, se na regulagem era necessário apenas desconsiderar a altura dos trastes.


Última edição por Gabs07 em Ter Mar 10, 2015 5:31 pm, editado 1 vez(es)
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Ter Mar 10, 2015 5:29 pm

Gostei muito do resultado. Tensor, ação e oitavas deram muito certo aqui em casa, sem segredo. Mesmo com essas "fretlines" sutis, ainda apanho um pouco sem os trastes. Mas tá muito confortável de tocar! E um som do capeta. Perdeu aquele metálico dos trastes, e agora tem um médio natural bem bravo. Pode ser impressão, mas parece que tá com um pouco mais de grave. E nitidamente perdeu brilho. Tô curtindo muito o som do fretless, ainda mais nesse meu Precision China de que gosto tanto! Hehe. O ângulo das fotos não ajuda muito, mas, tá aí!

Regulagem básica - Página 11 MG_7855_C_pia
Regulagem básica - Página 11 MG_7857_C_pia
Regulagem básica - Página 11 MG_7859_C_pia
Regulagem básica - Página 11 MG_7860
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Ter Mar 10, 2015 10:51 pm

Gabs07 escreveu:Bom, pelo menos fazendo uma crítica (ao mencionar "falido") alguém apareceu pra responder o tópico.

Não deixa de ser verdade. Wink

Obrigado pelo esclarecimento bem redigido e desculpe qualquer coisa.

Voltemos ao tópico: pelas fotos, o espaçamento do nut parece equivocado, foi refeito?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Claudio Qua Mar 11, 2015 8:30 am

Gabs07 escreveu:Triste noticiar este fórum (que já foi um grande fórum) "falido" nos dias de hoje...

Mais essa agora. O cara não tem nem 1 ano de fórum, pouco mais de 20 posts, e é capaz de dizer que o Contrabaixo BR já foi um grande Fórum e agora está falido?

Eu li isso mesmo? prefiro acreditar que seja mais um Troll.

Gabs07 escreveu:
Só expus um fato que contém um tanto de verdade, e atingiu um monte de outros fóruns da internet, não somente o Fórum que você administra.

E ainda por cima se acha o dono da verdade...
Putz, é cada louco que aparece nesse Fórum, essa semana está complicada... haja paciência. facepalm
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Qua Mar 11, 2015 9:02 am

Valeu Allex, imagine!
Espaçamento do nut? As cavidades do nut (por onde passam as cordas) ou a posição do nut propriamente dito?
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qua Mar 11, 2015 9:12 am

Gabs07 escreveu:Valeu Allex, imagine!
Espaçamento do nut? As cavidades do nut (por onde passam as cordas) ou a posição do nut propriamente dito?

Os sulcos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Mike_ Qua Mar 11, 2015 10:50 am

allex, desculpe minha ignorancia, mas a altura do nut não interferiria (eita palavra estranha!) somente tocando as cordas soltas?

Imagino que tocando "nas casas" a altura do nut não faria diferença.

Por favor, me corrija se eu estiver errado!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qua Mar 11, 2015 10:52 am

Não estou falando de altura do nut, mas do espaçamento dos sulcos, principalmente a distância do sulco da corda Sol para a borda do braço. Me pareceu incorreto. Perceba que na foto a corda Sol está bem pra dentro do braço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Mar 11, 2015 11:04 am

^é mesmo! tinha que ser mais pra baixo, todas elas
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Mike_ Qua Mar 11, 2015 11:15 am

Allex, eu entendi sua colocação quanto ao caso do nosso colega.

Eu estava falando de maneira geral, em outros casos em que há trastejamento nas primeiras casas.
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qua Mar 11, 2015 11:32 am

Mike_ escreveu:Allex, eu entendi sua colocação quanto ao caso do nosso colega.

Eu estava falando de maneira geral, em outros casos em que há trastejamento nas primeiras casas.

Ah tá, ficou sem contexto.

Sim, afeta cordas soltas e ação nas primeiras casas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Mike_ Qua Mar 11, 2015 11:47 am

Ok, obrigado.

Outra dúvida.
Em dois baixos que regulei, as cordas ficaram um pouco altas para o meu gosto, mas sem nenhum trastejamento.

Pode ser o caso de eu estar deixando o tensor muito apertado? Eu usei a dica da espessura do cartão de credito, mas se soltasse mais, daria a impressão de o braço ficar muito arqueado.

No meu SX eu coloquei o shim para fazer um teste e ficou perfeito! Ação muito baixa e sem trastejamento.
Mas fiquei encanado de precisar calçar um baixo novo.
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qua Mar 11, 2015 2:24 pm

^ Não, pode estar é folgado. Pode ser bem menos que um cartão de crédito, contanto que não trasteje muito e não esteja 100% reto.

Como dito, a altura do nut também influencia na maciez das cordas e na ação geral das primeiras casas, mesmo que o tensor esteja muito bem regulado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Mike_ Qua Mar 11, 2015 4:31 pm

Deixei de colocar informações importantes de novo.....hehe

As cordas ficam altas porque eu tenho que regular na ponte, senão trasteja muito. Por isso que eu falei de ter deixado o tensor apertado.

Com a medida do cartão já tem esse trastejamento, se eu apertar mais o tensor, teria que aumentar mais ainda a altura dos carrinhos da ponte, estou certo ou errado?

E o trastejamento é a partir da 5ª casa. O nut influencia até aí?
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qua Mar 11, 2015 5:45 pm

Mike_ escreveu:(...)

Parece que está havendo algum tipo de falha na comunicação. Você falou de dois baixos que ficaram bons e de um SX que está com shim. As dúvidas são referentes a um quarto baixo?

O nut pode até influenciar a corda toda, caso esteja realmente muito baixo.

É meio tentativa e erro mesmo. Se está trastejando muito com medida de cartão de crédito, é necessário levantar os carrinhos sim, mas se só para de trastejar levantando muito, talvez exista algo errado com o braço/nut, etc...

O presente guia de regulagem é algo bem básico. Para problemas com braço e nut, o certo é levar em um luthier.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Mike_ Qua Mar 11, 2015 11:18 pm

Realmente eu expliquei mal.
São só dois baixos, o SX só ficou bom com o shim, antes dele, para parar de trastejar eu tive que levantar muito os carrinhos, e as cordas ficaram altas. Isso com a medida do cartão.

O outro é um Eagle JB, que foi a mesma coisa. Com a medida do cartão tive que levantar os carrinhos e as cordas ficaram altas. Esse eu deixei assim mesmo.

A dúvida é por causa do mesmo problema em dois instrumentos. Não sei se estou fazendo algo errado ou dei o azar de pegar dois baixos com o mesmo problema. E não quero ficar colocando shim em todo baixo que eu pegar.

Quanto a luthier, acho complicado porque o mais recomendado da região me cobrou 150 reais para falar que o braço do baixo estava bichado. ( esse sim é um terceiro baixo).

Espero ter deixado mais claro agora.

E obrigado pela paciência!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qua Mar 11, 2015 11:25 pm

O shim é extremamente comum em instrumentos "tipo Fender", principalmente quando se busca uma ação baixa, que é muito difícil de se obter em baixos assim sem alguns truques.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Mike_ Qui Mar 12, 2015 10:05 am

Agora entendi.

Só mais uma pergunta.
Existe alguma altura correta para o nut? Se sim, qual seria essa altura?

Obrigado Allex!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Mar 12, 2015 11:00 am

Allex me desculpe a ignorância man...
Se vc puder me dizer ótimo, se não...faz de conta que nem perguntei.

O que é shim?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qui Mar 12, 2015 11:04 am

Mike_ escreveu:Existe alguma altura correta para o nut? Se sim, qual seria essa altura?

Sim, existe. E é uma das etapas de regulagem mais negligenciadas pelos luthiers e músicos em geral. 0.07mm seria o ideal para a corda SOL e um pouco a mais conforme as cordas ficam mais grossas, pois possuem uma amplitude de vibração maior. É óbvio que depende muito da pegada do indivíduo.

O ajuste é feito com um "nut gauge", assista o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=mdqSimME9tU

E clique:

http://www.stewmac.com/How-To/Online_Resources/Nuts_and_Saddles/Nut_Slotting_Gauge_Instructions.html

É uma técnica avançada e normalmente só praticada por luthiers, mesmo assim nem todos...

Shim é calço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Mar 12, 2015 12:32 pm

up
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Sex Mar 13, 2015 11:47 am

Allex, a câmera não estava perpendicular ao braço. Tava um pouco inclinada. Isso faz parecer que a corda sol está muito pra dentro. Mas, de fato ela está um pouco pra dentro, sim. Nunca me atentei a isso. Pesquisando fotos na net, vi que existem baixos com a corda G entrando mais para o braço. Em outros, porém, vi que a distância da corda G para a borda do braço é igual a distância da corda E para a sua borda do braço, entrando menos.

Se mensurarmos o nut pelos padrões dessa imagem, realmente a corda G vai ficar um pouco pra dentro. Mas, até onde isso é oficial, não sei dizer.

Regulagem básica - Página 11 Precision_nut
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Gabs07 Sex Mar 13, 2015 11:50 am

Ah, sempre sigo as medidas que esse cara passa (tensor, ação na ponte e no nut). Não sei se coincidem com as medidas sugeridas nos manuais da Fender, mas o resultado fica muito bom! No total são 4 partes de vídeo.

Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Mike_ Sex Mar 13, 2015 12:54 pm

É allex, o nut é mais complicado mesmo. Sem recursos e ferramenta fica difícil fazer alguma coisa com segurança.

Muito obrigado pela ajuda!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por gustavo.muniz.10 Sáb Dez 19, 2015 11:17 am

galera,

Tem feito muito calor no RJ nos últimos dias e meu baixo deu uma desregulada. A tensão das cordas parece ter aumentado, ficado mais distante do braço, o baixo está mais "duro" de tocar. Não tenho tempo hábil p levar em um luthier, preciso do instrumento nos próximos dias.

Alguma dica de que como posso resolver isso eu mesmo?
gustavo.muniz.10
gustavo.muniz.10
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por arturbmallmann Sáb Dez 19, 2015 12:26 pm

olha o primeiro post, do tópico, lá o alex explica bem. analise primeiramente se a curvatura do braço esta ok, pois o instrumento em formato de berimbau é f*** hehehe. depois disto regulado se ainda estiver pesado ou estiver trastejando parta para a regulagem da ponte.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por gustavo.muniz.10 Sáb Dez 19, 2015 12:45 pm

Sim, mas confesso que não entendi muito bem se devo apertar ou afrouxar o tensor. A corda parece estar exercendo mais força no braço, deixando o braço um pouco curvado. A distancia da corda pro braço, no último traste, está bem maior qu no primeiro traste
gustavo.muniz.10
gustavo.muniz.10
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por arturbmallmann Sáb Dez 19, 2015 12:57 pm

faz o teste pressionando a primeira e última corda, se a altura entre as cordas e os traste for grande é pq o braço esta curvado.
Quanto ao funcionamento do tensor, ele faz força oposta às cordas, quando vc apertar ele, ele fará força oposta as cordas, portanto "puxará" o braço para trás. Mas vai com calma e não aperte tudo de uma só vez, aperta e verifica sempre, quando o teste de curvatura for satisfatório seu tensor estará de forma ideal.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por gustavo.muniz.10 Dom Dez 20, 2015 9:00 pm

outra dificuldade que to tendo: afinação das oitavas

Quando eu mexo no carrinho muda na corda solta tb. Então quando uma afina a outra desafina, fica um ciclo vicioso
gustavo.muniz.10
gustavo.muniz.10
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem básica - Página 11 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 14 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos