Exame para Músico Profissional da OMB

Ir em baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por pluís em Dom Jan 13, 2013 11:06 pm

Boa noite amigos do fórum.

Primeiramente,pesquisei aqui e no google,mas achei nada sobre isso,pois é específico.

Gostaria de saber de quem sabe,seja por experiência própria,do vizinho,do primo,amigo,etc... como é a prova de categoria profissional? Estou querendo providenciar porque,em concursos públicos que estou de olho,é um dos pré requisitos,exatamente nesta categoria.

Pelo que vi já,fazemos leitura de duas partituras,uma que levamos e outra que nos dão. Confere? E o que mais é necessário?

Obrigado a quem puder me tirar a dúvida. Very Happy
pluís
pluís
Membro

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Boss2K em Seg Jan 14, 2013 12:41 am

Boss2K
Membro

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Mauronog em Seg Jan 14, 2013 12:45 am

É o seguinte: Quando tirei a minha de profissional, em 1984, foi como voce falou acima, porém, pediam que levássemos 3 partituras de qualquer músicas que pudéssemos executar.
Não precisa levar nada complicado. Pode levar alguma bem simples, mas também nem tanto como Parabens pra voce ou Atirei o pau no gato etc...
Tente não tocar muito fora do que a sua pauta pede. Siga o andamento tranquilamente que dá tudo certo.
Na época não me deram nenhuma partitura deles não. Pode ser que agora tenha mudado, não sei.

O meu exame foi no Rio de Janeiro, na rua Santa Luzia, se não me engano, na própria sede da Ordem. Depois, ainda no mesmo dia, fizemos a prova teórica, que não foi muito difícil também não. O que caiu na prova tinha naquele livro da Maria Luisa de Mattos Priolli que eu tinha estudado algum tempo atrás.
Vai na Ordem da sua cidade e pegue as informações lá mesmo, eles te dizem tudo o que voce precisa.
Boa sorte!!!!!!!!!

Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagem por pluís em Ter Jan 15, 2013 9:05 pm

Boss2K escreveu:Já viu esse tópico?

http://www.contrabaixobr.com/t2878-meu-exame-na-omb

Já Boss. Mas não fala do que quero,já que a minha dúvida seria mesmo sobre a habilitação profissional e não de músico prático como o próprio Renato mostrou ao postar uma foto.

Mauronog escreveu:

O meu exame foi no Rio de Janeiro, na rua Santa Luzia, se não me engano, na própria sede da Ordem. Depois, ainda no mesmo dia, fizemos a prova teórica, que não foi muito difícil também não. O que caiu na prova tinha naquele livro da Maria Luisa de Mattos Priolli que eu tinha estudado algum tempo atrás.
Vai na Ordem da sua cidade e pegue as informações lá mesmo, eles te dizem tudo o que voce precisa.
Boa sorte!!!!!!!!!

Fiz isso hoje mesmo rs Procurei um amigo meu que é delegado aqui. Ele me disse que a habilitação só é permitida para os músicos com bacharelado em música,ou então,tenha outro curso superior (tenho incompleto Evil or Very Mad ) Em todo caso,ele disse que é meio complicado. Mas por via das dúvidas,vou conversar sobre a de prático pra depois habilitar-me como profissional. Muito obrigado pela resposta. up
pluís
pluís
Membro

Mensagem por Mauronog em Ter Jan 15, 2013 9:18 pm

Pluís, agora me perdi um pouco. Essa habilitação que voce se refere é a mesma carteira de profissional?? Porque se fôr isso, na verdade não é necessário curso superior de música, bacharelado etc... para tal.

Se sabe tocar um instrumento, sabe ler partitura e sabe o essencial sobre teoria para passar na prova já basta. Ao menos foi assim comigo. Lá na hora voce escolhe o seu nome artístico para constar na carteira. Eu recebi uma de plástico como uma carteira de identidade e outra como uma carteira de trabalho. Na de plástico consta seu nome artístico.
Aproveitei na época e tirei a do sindicato dos múisicos também e depois nunca mais paguei anuidade de nehuma das duas.
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagem por pluís em Qua Jan 16, 2013 9:04 pm

Pois é. A que me refiro é sim a de profissional.

Vou pesquisar mais afundo sobre isso. Tomara mesmo que não seja necessário umcurso superior.

Depois que você conseguiu sua habilitação,precisou usá-la muitas vezes?
pluís
pluís
Membro

Mensagem por Zubrycky em Qua Jan 16, 2013 9:09 pm

Posso estar enganado, mas, que eu saiba, se você concluiu um curso superior você já tem automaticamente direito à carteira de músico profissional e se você não tem essa formação aí é preciso passar por um exame para ter essa carteira (Lembrando que o músico sem formação superior em música também pode tirar a carteira de músico prático).

Última edição por Zubrycky em Qua Jan 16, 2013 10:14 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Melhorar o raciocínio exposto.)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Eliseumohr em Qua Jan 16, 2013 10:03 pm

Existem duas carteiras de músico.

Músico Prático e Profissional

Prático é pra quem não tem curso superior de música
e Profissional só pra quem é formado!

No meu caso fiz para prático, executei algumas escalas e toquei dois trechos de músicas e pronto.
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagem por Mauronog em Qua Jan 16, 2013 10:35 pm

Eliseu.........quando eu tirei a minha de profissional, eu não tinha curso superior de música.
Eram dois tipos: Amador e profissional sómente.
Amador era como o que voce diz que é o Prático e Profissional como a prova que eu falei anteriormente.
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagem por Mauronog em Qua Jan 16, 2013 10:37 pm

Pluís.........escrevi uma resposta longa com os detalhes todos sobre sua pergunta e a mensagem sumiu. Nem chegou a aparecer aqui.
Mas, resumindo, poucas vezes.
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagem por Zubrycky em Qua Jan 16, 2013 10:38 pm

Bom, eis algumas informações que acabo de verificar no site da OMB de São Paulo.

http://www.ombsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=113&Itemid=112

Para Carteira Definitiva de Músico Profissional

O exame resume-se em: 1ª parte: Exame Escrito – 2ª parte: Solfejo – 3ª parte: Exame Prático, onde o candidato é submetido à banca examinadora

Observação: O portador de DIPLOMA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MÚSICA, Superior ou Técnico (devidamente registrado), fica dispensado dos exames, e a inscrição poderá ser feita de Segunda à Sexta-feira, no horário das 12.00 às 17.00 horas, com a apresentação dos documentos exigidos e xerox do Diploma (frente e verso).

Programa de Exame: C O N T R A B A I X O - P O P U L A R

1ª. PARTE
EXAME ESCRITO

Acidentes Musicais
Armações de claves com sustenidos e bemóis maiores e menores, enarmônicos e homônimas
Formulas de compassos com unidade de tempo e compasso
Formar compassos com várias formas
Separar compassos
Sincopas e contratempo regular e irregular
Andamento (os principais)
Dar nome de termos de caráter expressivo na música
Claves e vozes
Nomear a tonalidade de um trecho musical
Na tonalidade dada, formar acordes de 3 sons da Tônica, Subdominante, Dominante e Sensível
Classificar e completar intervalos
Tons vizinhos - maiores ou menores
Transportar um trecho dado - ascendente ou descendente

Obs: 20 questões

Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 60% (sessenta porcento)

2ª. PARTE - SOLFEJO

Fórmulas simples e compostas

3ª. PARTE
EXAME PRÁTICO

2 estudos de Abner Rossi ou outro equivalente.
Escalas maiores e menores pela forma melódica.
Executar 2 músicas de ritmos diferentes.

Método Específico do Instrumento

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXx

Programa de Exame: C O N T R A B A I X O - E R U D I T O

1ª. PARTE
EXAME ESCRITO

Separar compassos
Grafias diferentes que tenham o mesmo efeito
Ornamentos (com sua execução)
Formar acordes de 3 sons da Tônica - Subdominante - Dominante e Sensível (na tonalidade dada)
Tons vizinhos maiores e menores
Escala homônima maior ou menor
Escala Enarmônica maior ou menor
Escala Cromática maior ou menor na 1ª e 2ª grafia
Intervalos (classificar e completar)
Transportar um trecho dado - ascendente ou descendente

Obs: 20 questões

Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 60% (sessenta porcento)

2ª. PARTE - SOLFEJO

Fórmulas simples e compostas

3ª. PARTE - EXAME PRÁTICO

Executar 1 (um) concerto
Demonstrar conhecimento de todas as posições do instrumento, inclusive CAPOTASTO
Conhecer o arco e todos os golpes do arco
Leitura à 1ª. vista

Método Específico do Instrumento
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Eliseumohr em Qua Jan 16, 2013 10:46 pm

então, aqui foi bem mais simples.
a minha carteira chega a ser piada perto do que é pedido nesse teste ai!

Eu só fizpor que fui obrigado , pois não se podia mais tocar sem que o fiscal não estivesse por perto , pronto para multar o dono do estabelecimento que aceitase músico sem carteira profissional.
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagem por jameh em Ter Jan 28, 2014 5:22 pm

Chegou o boleto da OMB, tirei a carteirinha ano passado para me auxiliar em caso de emergência quando trouxe um instrumento de fora. E agora, se pagar ou não qual a diferença?
jameh
jameh
Membro

Mensagem por leonardo.reis em Ter Jan 28, 2014 6:00 pm

Pagar ou não?

Nem lembro a quantos anos eu não pago essa porcaria.

OMB é uma patifaria... bem como o ECAD.
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

https://www.facebook.com/leonardoareis

Mensagem por Mascis em Ter Jan 28, 2014 11:29 pm

Patifaria como o ECAD não existe, mas a OMB tá perto.

Quando tirei a minha profissional foi mais ou menos de acordo com esse roteiro ai, prova teórica, prova prática e a parte de solfejo que foi feita meio que só pra constar.

A carteira me serviu muito, seria inviável tocar profissionalmente sem ela. MAs a OMB não serve pra nada. Eu era obrigado a fazer um contrato padrao da OMB, em um formulário que eu era obrigado a pagar. Um por apresentacao. Chegava a fazer 3 por dia.

Uma vez levei um calote, fui na ordem pedir ajuda do advogado pra correr atras do pagamento ja que possuia o contrato da OMB assinado. O Advogado enrolou meses e não mexeu um dedo.

A carteira tá aqui bonitinha, mas a anuidade eu não pago desde 2003.
Mascis
Mascis
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: