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Mais baixos, menos habilidades?

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Mais baixos, menos habilidades? Empty Mais baixos, menos habilidades?

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Mar 05, 2013 10:53 am

O que você acha?
- Não importa quantos baixos você tem, suas habilidades serão as mesmas e o desenvolvimento de sua aprendizagem, também;
- Tocar mais de um baixo, poderá dificultar este desenvolvimento, por você não se dedicar a um só instrumento e suas características;
- Etc, etc, etc...

Em uma entrevista à Bass Player, Jaco Pastorius disse, que apesar de possuir uns 100 instrumentos, ele tocava apenas seus dois Fender JB, porque ele os conhecia profundamente, e isso possibilitava a ele experimentar várias coisas, pois podia prever com uma certa exatidão o que conseguir.

Afinal, ter um ou dois baixos é mais positivo do que ter vários?

Lembre-se: não estou abordando o quesito "timbre" e muito menos o quesito "marca", mas se e somente se, a quantidade de instrumentos pode influenciar positiva ou negativamente o seu estudo e desenvolvimento de suas habilidades como músico.

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Mensagem por Boss2K Ter Mar 05, 2013 11:09 am

Não ...

Acho que cada um pode desenvolver/explorar certas habilidades e experimentações em até mais de dois baixos ...

O restante dos baixos ficam por conta de curiosidade, status, curtição, coleção, etc e tal ..

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Mensagem por jgs Ter Mar 05, 2013 11:14 am

lembrei do tópico do zubrycky no "meu setup" onde ele comentou que sempre procura praticar usando todos os baixos que possui. partindo daí eu fico inclinado a pensar que não atrapalha não. mas ao mesmo tempo acho natural alguem com uma coleção grande (ou não tao grande) ter um ou dois baixos favoritos.

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Mensagem por kaspa100 Ter Mar 05, 2013 11:42 am

Como cada pessoa é única,varia de pessoa pra pessoa.Tem baixistas que se saem bem em vários instrumentos,como fosse uma habilidade inata,vê o Sérgio Groove ,bota pra lenhar em 4,5,6 cordas.já outros passam a vida com um instrumento só.Muito pessoal.
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Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 05, 2013 11:51 am

Costumo estudar num de 6 cordas. A largura do braço, espaçamento e visão de braço me fazem ser "melhor" num de 4. Talvez possa estar errado. Mas isso é o que percebo. Só uso o meu de seis quando vou tocar sertanejo, pra "impressionar". Resumindo, por tocar, geralmente, em um de seis cordas me fazem "voar" quando pego um de 4.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 12:14 pm

A maneira que você encara a posse de vários baixos pode influenciar seu desenvolvimento de alguma forma. O simples fato de possuí-los, não...

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Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Mar 05, 2013 12:21 pm

Quanto maior a estimulação do meio, maior a aprendizagem. Em um meio rico em estimulações, mais conexões neurais, possibilidades de insight, etc. Quanto mais estímulos, maior atividade cerebral, logo maior aprendizagem.

O cerebro desenvolve capacidade de aprender quanto mais aprende. Não ache que a estimulação miníma vai produzir os efeitos de uma estimulação ampla.

Mas como tudo tem limites, muita estimulação também pode levar a apatia em relação aos temas que devem ser aprendidos. Vide os novos layouts de alguns sites com várias propagandas as quais ninguém vê nenhuma em função de serem várias...

Contudo, em relação ao quesito aprendizagem direcionada, quanto maior a estimulação melhor. Ou seja, tocar em vários baixos vai generalizar o conhecimento adquirido em um único instrumento, aumentando o conhecimento sobre as nuances da técnica, por exemplo, em variados contextos. Ao lidar com vários contextos diferentes, aprende-se a ficar sensível ao contexto, deixando de ser controlado única e exclusivamente pela regra adquirida em um único contexto.

Agora observe que possuir vários instrumentos e não usa-los não aumenta a aprendizagem, pode aumentar a coleção ou diminuir a conta bancária apenas, se tornando em mais consumismo, as vezes sem lógica, prejudicial e exarcerbado...

Agora desculpas para se aprender o minímo possível sempre vão existir... O clássico -=+...

E como os exemplos particulares parecem ter mais relevância que dados amplos pesquisados, atualmente variar entre os três baixos diferentes que possuo me fez evoluir muito em vários aspectos técnicos bem como de composição e versatilidade...

Paro por aqui antes de ser criticado por analisar demais...
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Mensagem por galegonobaixo Ter Mar 05, 2013 12:39 pm

^

Concordo com o Allex

E existem outras coisas,por exemplo.
O primeiro baixo que eu peguei foi um modelo Precision que quebrou, e logo peguei um modelo Jazz Bass e até aí nenhum problema.

O meu próximo baixo foi um modelo music man, o qual tive várias dificuldades, pois o captador ficava bem onde eu toco e isso me incomodava de uma forma que as pessoas não tem idéia.

Creio que me atrapalhou muito na época, hoje tenho a habilidade de tocar em vários lugares do baixo, o que na época não tinha, e hoje não me atrapalha mais, mas ainda prefiro os precision...

Creio que se eu tivesse apenas o music man, teria tido muito mais dificuldade no aprendizado...
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Mensagem por flauius Ter Mar 05, 2013 12:39 pm

Mais baixos, mais felicidade...

Acho que isso não faz diferença e se algo interfere é a partir das escolhas pessoais (em sentido amplo) e não do número de instrumento.

Ex. se o cara quer ser um pau para toda obra, de fretless à ERB com tapping, trabalhar em estúdio gravando e experimentando diversos timbres de acordo com o cliente, então não dá para ter um só (ter mais de um instrumento é obrigatório, então).
Por outro lado se o rapaz quer apenas tocar bem um axezinho, joga um TRB na mão dele e ok. Mas se ele tiver outros 15 baixos não vejo porque isso fará diferença na habilidade que ele tem.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 12:47 pm

Existe um estágio de "casamento feliz e perfeito" que alguns instrumentistas atingem com seus instrumentos preferidos.

É um estágio onde se pensa muito pouco e a conexão alma/dedos é quase direta. Quanto mais se pratica e se toca em um único instrumento, mas rápido se chega a esse estágio e mais tempo a pessoa se mantém lá.

O fato de se possuiir vários instrumentos pode ser uma distração nessa relação de unidade entre músico e instrumento.

Se observarmos bem, a maioria dos músicos que se destacam em instrumentos de corda sempre aparecem com o mesmo instrumento ou algo bem similar.

Desnecessário dizer que tudo isso varia de indivíduo para indivíduo.

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Mensagem por zanforlin Ter Mar 05, 2013 2:05 pm

Realmente, às vezes demora pra você, que toca sempre com um baixo, se acostumar com outros... uma vez passei 3 meses tocando um... quando passei pro outro, fiquei meio que perdido. Tinha que pensar muito pra fazer a mesma coisa...
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Mensagem por edumerino Ter Mar 05, 2013 2:28 pm

allexcosta escreveu:
Se observarmos bem, a maioria dos músicos que se destacam em instrumentos de corda sempre aparecem com o mesmo instrumento ou algo bem similar.


Ponto muito relevante a ser discutido...

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Mensagem por renatogaragerock Ter Mar 05, 2013 2:35 pm

Eu noto que tenho um desembaraço bem maior no meu Precision, que é o que há mais tempo me acompanha.
Daí que justamente ele é um dos baixos que eu menos uso, pois me entusiasmo muitíssimo de tentar alcançar o mesmo patamar nos meus outros instrumentos.

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Mensagem por flauius Ter Mar 05, 2013 2:35 pm

edumerino escreveu:
allexcosta escreveu:
Se observarmos bem, a maioria dos músicos que se destacam em instrumentos de corda sempre aparecem com o mesmo instrumento ou algo bem similar.


Ponto muito relevante a ser discutido...

Um bom começo é que eles passam a se identificar com o timbre (não acho que deixam de ser bons em outras marcas/modelos/especifcações), em seguida, o mercado.

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Mensagem por renatogaragerock Ter Mar 05, 2013 2:43 pm

Um bom contra-exemplo: John Entwistle.
Mais baixos, menos habilidades? John-Entwistle-a


flauius escreveu:
edumerino escreveu:
allexcosta escreveu:
Se observarmos bem, a maioria dos músicos que se destacam em instrumentos de corda sempre aparecem com o mesmo instrumento ou algo bem similar.


Ponto muito relevante a ser discutido...

Um bom começo é que eles passam a se identificar com o timbre (não acho que deixam de ser bons em outras marcas/modelos/especifcações), em seguida, o mercado.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 2:47 pm

renatogaragerock escreveu:Um bom contra-exemplo: John Entwistle.

Nada contra, mas eu me referia a músicos de outro nível.

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Mensagem por edumerino Ter Mar 05, 2013 2:49 pm

^Certamente. Certamente o Billy Sheehan é um baixista fenomenal tocando em qualquer baixo. Aliás, ele de fato tem uma coleção enorme pelo que me consta. Mas o Attitude está sempre lá e não acho que seja por um mero acordo com a Yamaha.

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Mensagem por flauius Ter Mar 05, 2013 2:57 pm

Coleção é uma coisa diferente de usar vários instrumentos.

Eu acho que tem acordo com a Yamaha sim e, mesmo não tendo nada escrito, é o baixo que ele deu pitaco na construção, está do jeito que ele gosta.
Então ter um baixo só é melhor que vários? Para ele é, para outros, não necessariamente.

Não sei se é um baixista de nível para comparações, mas o PJ vive trocando de instrumento em apresentações e não é menos habilidoso por isso.

Digamos que, um músico de performance, como o Sheehan e Jaco, mencionados, e outras estrelas, talvez seja melhor mesmo ter apenas um modelo. Para um cara de acompanhamento, não sei se a regra não se aplica.

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Mensagem por edumerino Ter Mar 05, 2013 3:02 pm

^Acho que a sua última frase é o ponto. Aliás, de forma alguma acho que ter um é melhor que ter vários, mas acho sim que sempre vai ter "o queridinho". Aquele que "veste" melhor.

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Mensagem por silvanoandrade Ter Mar 05, 2013 3:20 pm

Eu hoje sigo a linha de ter 2 instrumentos completamente diferentes em questão de timbre mas que eu me sinta confortável a desenvolver minha técnica e extrair o máximo de possibilidade dos 2.

Para somente estudantes ou praticantes por hobby de música eu acho que 2 instrumentos é até demais ...

Para Músicos profissionais onde fazem gigs diferentes, acredito que 2 baixos bem escolhidos quiça até 3 ja está de bom tamanho.

O resto é coleção ... exploração de timbres e viajadas nas madeiras e construções


ps. Lembrando bem que o instrumento deve ser parte do seu corpo e não uma peça de roupa.

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Mensagem por edumerino Ter Mar 05, 2013 3:23 pm

^Pra mim essa é uma questão meramente semântica...

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Mensagem por renatogaragerock Ter Mar 05, 2013 4:43 pm

Como assim?

allexcosta escreveu:
renatogaragerock escreveu:Um bom contra-exemplo: John Entwistle.

Nada contra, mas eu me referia a músicos de outro nível.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 4:50 pm

renatogaragerock escreveu:Como assim?

Não acho que um estilo musical seja melhor que outro, mas o nível de técnica exigido para se tocar como um Hadrien Feraud, Anthony Jackson ou Richard Bona da vida é muito mais avançado que para se tocar no estilo do baixista citado e por isso a conexão músico/instrumento se torna mais importante.

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Mensagem por renatogaragerock Ter Mar 05, 2013 4:53 pm

Vou até me descadastrar depois dessa.

allexcosta escreveu:
renatogaragerock escreveu:Como assim?

Não acho que um estilo musical seja melhor que outro, mas o nível de técnica exigido para se tocar como um Hadrien Feraud, Anthony Jackson ou Richard Bona da vida é muito mais avançado que para se tocar no estilo do baixista citado e por isso a conexão músico/instrumento se torna mais importante.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 4:56 pm

renatogaragerock escreveu:Vou até me descadastrar depois dessa.

Descadastrar de onde? scratch

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Mensagem por edumerino Ter Mar 05, 2013 4:59 pm

hauhau e lá vem ela novamente. Nossa amiga tão querida e presente. A Dona Polêmica.

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Mensagem por Boss2K Ter Mar 05, 2013 5:01 pm

edumerino escreveu:hauhau e lá vem ela novamente. Nossa amiga tão querida e presente. A Dona Polêmica.
Só ela?

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Mensagem por edumerino Ter Mar 05, 2013 5:03 pm

Quem mais? hehe

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Mensagem por renatogaragerock Ter Mar 05, 2013 5:03 pm

Bom, acho que estou aqui em um dia meio "de pá virada"...

Mas a impressão que tive é que estaria "diminuindo" algo referente a um determinado músico por conta dele não tocar um tipo de música, digamos "tecnicamente refinada"... Tipo, "obrigado pela contribuição, mas o John Entwistle é café-com-leite nessa discussão"...

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Mensagem por Boss2K Ter Mar 05, 2013 5:06 pm

edumerino escreveu:Quem mais? hehe
Que tal a gente fazer a eleição dos melhores e piores ou mais polemicos tópicos de 2012? Aí responde a sua pergunta ... Suspect

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 5:11 pm

renatogaragerock escreveu:Mas a impressão que tive é que estaria "diminuindo" algo referente a um determinado músico por conta dele não tocar um tipo de música, digamos "tecnicamente refinada"... Tipo, "obrigado pela contribuição, mas o John Entwistle é café-com-leite nessa discussão"...

Sou da opinião de que algumas coisas em música só fazem diferença em algumas esferas musicais, entre elas estariam o uso da rampa, a escala cônica e essa conexão de outro nível com um instrumento citada por mim acima. Essas esferas são aquelas em que a destreza e o rebuscamento técnico são tais que cada mínimo detalhe faz toda diferença entre o músico executar seu fraseado e não fazê-lo.

Como eu disse antes, não acho que o músico citado participe dessas esferas, assim como outros tantos baixistas que admiro também não participam.

O comentário não teve a intenção de denegrir o baixista citado ou a pessoa que citou. Só estou dizendo, ainda que tardiamente, que meu comentário se aplica a determinadas condições.

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Mensagem por Zubrycky Ter Mar 05, 2013 5:14 pm

allexcosta escreveu:
renatogaragerock escreveu:Como assim?

Não acho que um estilo musical seja melhor que outro, mas o nível de técnica exigido para se tocar como um Hadrien Feraud, Anthony Jackson ou Richard Bona da vida é muito mais avançado que para se tocar no estilo do baixista citado e por isso a conexão músico/instrumento se torna mais importante.

Se bem que pouquíssimos baixistas de rock chegam, em termo de técnica, aos pés do John Entwistle.


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Mensagem por renatogaragerock Ter Mar 05, 2013 5:18 pm

Agora acho que ficou bem mais claro. A interpretação que eu havia feito, de fato, contradizia o que você mesmo havia mencionado de que "não acho que um estilo musical seja melhor que outro".
Felizmente estava equivocado na interpretação.
Desculpe, Smile e fico devendo uma cerveja!!!


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Mensagem por J.Adalberto Ter Mar 05, 2013 5:20 pm

Zubrycky escreveu:
allexcosta escreveu:
renatogaragerock escreveu:Como assim?

Não acho que um estilo musical seja melhor que outro, mas o nível de técnica exigido para se tocar como um Hadrien Feraud, Anthony Jackson ou Richard Bona da vida é muito mais avançado que para se tocar no estilo do baixista citado e por isso a conexão músico/instrumento se torna mais importante.

Se bem que pouquíssimos baixistas de rock chegam, em termo de técnica, aos pés do John Entwistle.


Concordo!!!

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 5:23 pm

renatogaragerock escreveu:Felizmente estava equivocado na interpretação.
Desculpe, Smile e fico devendo uma cerveja!!!

Que é isso... Eu que peço desculpas pela redação infeliz...

É que alguns estilos são muito dependentes mesmo de uma conexão especial com o instrumento.

O Marcus Miller faz um show tranquilo com qualquer Jazz Bass, mas Wooten e Garrison, por exemplo, utilizam técnicas com tamanha complexidade que não conseguiriam fazer com qualquer baixo em qualquer regulagem.

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Mensagem por flauius Ter Mar 05, 2013 5:29 pm

allexcosta escreveu:
É que alguns estilos são muito dependentes mesmo de uma conexão especial com o instrumento.

O Marcus Miller faz um show tranquilo com qualquer Jazz Bass, mas Wooten e Garrison, por exemplo, utilizam técnicas com tamanha complexidade que não conseguiriam fazer com qualquer baixo em qualquer regulagem.

Mas isso não os tornam mais ou menos habilidosos por isso... hum?

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Mensagem por Zubrycky Ter Mar 05, 2013 5:39 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Afinal, ter um ou dois baixos é mais positivo do que ter vários?

Para mim, quanto mais, melhor.

Falando por mim mesmo apenas, penso que tocar apenas um contrabaixo é algo que limita as minhas possibilidades criativas e atrapalha o meu desenvolvimento musical.

Como o jgs já falou antes, eu pratico com todos os meus baixos. Não me limito apenas a um instrumento.

A prática me mostrou que tocar com um único instrumento torna tudo muito confortável para mim e, nisso, fico acostumado demais a ele e a minha criatividade acaba ficando limitada, depois de um certo tempo.

Sendo assim, não me apegar apenas à um determinado instrumento é algo que me é muito benéfico.

Gosto de variar de instrumento porque cada um deles me faz ser um baixista diferente, cada um deles me faz tocar de forma diferente, cada um deles me inspira a fazer coisas diferentes.

É claro que o que digo é algo aplicável apenas ao meu caso, que é o de um baixista que só toca contrabaixos de 4 cordas (Todos com traste) e que não usa nenhuma técnica que precise de algum tipo de instrumento com construção diferenciada.

Enfim, cada pessoa tem o seu modo de ver as coisas... O meu é este.

Tarcísio Caetano escreveu:
Em uma entrevista à Bass Player, Jaco Pastorius disse, que apesar de possuir uns 100 instrumentos, ele tocava apenas seus dois Fender JB, porque ele os conhecia profundamente, e isso possibilitava a ele experimentar várias coisas, pois podia prever com uma certa exatidão o que conseguir.

O caso do Jaco é diferente porque para se ter afinação nas notas tocadas no fretless é necessário o desenvolvimento de memória muscular de forma que, para este tipo de instrumento, o ideal é se ater sempre a poucos instrumentos para que haja efetivamente o desenvolvimento da memória citada.

Exemplificando, como toco apenas instrumentos com traste, posso variar sem problemas entre instrumentos de escala longa e curta. Agora, se eu tocasse fretless, admito que essa variação randômica de baixo com escalas de tamanhos diferentes não me ajudaria em nada a ser um baixista mais afinado...

allexcosta escreveu:Se observarmos bem, a maioria dos músicos que se destacam em instrumentos de corda sempre aparecem com o mesmo instrumento ou algo bem similar.

Não tinha parado para pensar nisso, mas isso é bem comum mesmo.

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Mensagem por williamfernandes Ter Mar 05, 2013 5:54 pm

Não acredito que mais baixos trarão mais ou menos habilidades, mas acredito que de instrumento para instrumento pode prejudicar. Por exemplo a pessoa que toca "de tudo" acaba tocando "de tudo um pouco", se é que me entenderam, eu nunca ví uma pessoa que toca varios tipos de instrumentos ser virtuoso em todos, é melhor se dedicar a um só e ser virtuoso nele.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 6:09 pm

flauius escreveu:Mas isso não os tornam mais ou menos habilidosos por isso... hum?

Se você tivesse 2 amigas dançarinas e uma delas conseguisse fazer todos os passos que a outra faz com perfeição, além de outros tantos passos que a outra não consegue fazer de jeito algum você concordaria que uma delas é mais habilidosa, mesmo que não seja a que você prefere ver dançando?

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 6:12 pm

Boss2K escreveu:
edumerino escreveu:Quem mais? hehe
Que tal a gente fazer a eleição dos melhores e piores ou mais polemicos tópicos de 2012? Aí responde a sua pergunta ... Suspect

É "melhores e piores" ou "melhores e mais polêmicos"?

Ou estaria implícito que mais polêmicos são piores?

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Mensagem por Boss2K Ter Mar 05, 2013 6:13 pm

allexcosta escreveu:Ou estaria implícito que mais polêmicos são piores?
That's it!

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Mensagem por edumerino Ter Mar 05, 2013 6:14 pm

Na verdade eu acho que os polêmicos são os melhores. Eu e o João Kleber pensamos assim.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 6:15 pm

É na polêmica que todos crescem e as mentalidades engessadas se aquebrantam. Eu, inclusive, costumo fomentar a polêmica para que as pessoas passem a pensar por elas próprias. É um pequeno serviço à humanidade...


Última edição por allexcosta em Ter Mar 05, 2013 6:17 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Boss2K Ter Mar 05, 2013 6:16 pm

allexcosta escreveu:É na polêmica que todos crescem e as mentalidades engessadas se aquebrantam.
Concordo, mas na maioria das vezes, as polemicas viraram dissabores ... justamente, pela razão principal ... intolerancia ...

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Mensagem por galegonobaixo Ter Mar 05, 2013 6:32 pm

allexcosta escreveu:
flauius escreveu:Mas isso não os tornam mais ou menos habilidosos por isso... hum?

Se você tivesse 2 amigas dançarinas e uma delas conseguisse fazer todos os passos que a outra faz com perfeição, além de outros tantos passos que a outra não consegue fazer de jeito algum você concordaria que uma delas é mais habilidosa, mesmo que não seja a que você prefere ver dançando?

Você se baseia em "juízo de fato" como notas por tempo e técnicas certo?
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 6:46 pm

Boss2K escreveu:Concordo, mas na maioria das vezes, as polemicas viraram dissabores ... justamente, pela razão principal ... intolerancia ...

Polêmicas viram dissabores porque muitas pessoas não conseguem distinguir uma simples defesa de argumentos de um ataque pessoal e o melindre excessivo reina incólume.

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Mensagem por renatogaragerock Ter Mar 05, 2013 7:02 pm

Eu acho que entram dois fatores:

1) O motivo de existir o fórum é justamente o fato de não existir o consenso. Se todos achassem que o jaco pastorius é o melhor baixista, o fender jazz o melhor baixo, bergantino a melhor caixa, gk o melhor cabeçote, elixir a melhor corda e só pedal da electro harmonix que presta simplesmente, etc, não haveria discussões pois todo mundo acharia o mesmo e era só passar essas informações por geração após geração. Assim, a falta de consenso é o que justamente nos move.

2) Eventualmente uma polêmica pode ser resolvida com o uso de um diálogo claro. Estamos todos conversando sobre nossa provável maior paixão, o contrabaixo, e é natural que às vezes fiquemos exaltados com algo. Acho que posts acima tem um bom exemplo. Eu não entendi muito bem um ponto de vista do allex, me exaltei um pouco, respirei uns minutos e uns 3 posts mais abaixo estava tudo resolvido (o allex até ganhou uma cerveja virtual, mas continuo achando o entwistle muito mais cool, haha!).

Creio que nada disso seja novidade, mas talvez seja algo mesmo a se pensar.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2013 7:07 pm

galegonobaixo escreveu:Você se baseia em "juízo de fato" como notas por tempo e técnicas certo?

Tipo isso...

O Gary Willis tocará todas as frases do Emeoteboeowhile com uma mão nas costas, mas o velhinho pra tocar uma frase do Gary Willis só nascendo de novo.

Isso torna um melhor que o outro? Absolutamente não. Mais habilidoso? Sem dúvida que sim.

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Mensagem por Vlad Ter Mar 05, 2013 7:16 pm

Zubrycky escreveu:
Como o jgs já falou antes, eu pratico com todos os meus baixos. Não me limito apenas a um instrumento.

Eu tenho uns 7 contrabaixos e ñ costumo praticar nem em um...

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Mensagem por galegonobaixo Ter Mar 05, 2013 7:22 pm

allexcosta escreveu:
galegonobaixo escreveu:Você se baseia em "juízo de fato" como notas por tempo e técnicas certo?

Tipo isso...

O Gary Willis tocará todas as frases do Emeoteboeowhile com uma mão nas costas, mas o velhinho pra tocar uma frase do Gary Willis só nascendo de novo.

Isso torna um melhor que o outro? Absolutamente não. Mais habilidoso? Sem dúvida que sim.



Ok.
Bom ponto...

Off topic: Quem é Emeoteboeowhile ?
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