Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

+13
fheliojr
malka_aff
GeleiaBass
MarceloCol
Ferium
Fernando Zadá
afonsodecampos
warZ
Moisés Simeão
brucce
Átila Moreira Cedro
Pedroporto01
william.belo.35
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Sex Abr 12, 2013 1:26 am

Ola pessoal tudo bem? Bem eu tenho uma duvida q esta me matando.

Por exemplo se eu estiver improvisando em E maior, alem de usar o Jonio (escala maior c/7 maior)
poderia tambem frizar em cima das outras notas do seu campo harmonico?, E tambem usar a sua relativa menor no caso
o C#,?

Ou eu tenho q ficar só no ''E'' mesmo, usando só o jonio? Entenderam minha duvida?

PS: se alguem tambem tiver outras ideias sobre improvisos, podem falar, pois sou meio iniciante.

E pesso desculpas tambem se postei em area errada, pois sou novo aqui no forum. Fiquem com Deus.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Pedroporto01 Sex Abr 12, 2013 8:04 am

Oi, William.
Se eu entendi bem sua pergunta, diria que a resposta a todas elas é SIM.

Mas vamos conferir se eu entendi direito: quando você diz "poderia tambem frizar em cima das outras notas do seu campo harmonico?", se refere, por exemplo, a utilizar o modo dórico partindo do F#?

Se é isso, com certeza vc pode. Nese caso, ao meu ver, estará fazendo uso dos modos mais como uma maneira de se orientar no braço do instrumento.
O que acontece é que você sempre terá de ter seu ouvido como referência para as escolher notas que soam mais interessantes dentro da idéia do improviso.

Na verdade você não deve enxergar o modos (e a teoria musical como um todo) como um conjunto de regras rígidas a serem seguidas. Eu prefiro vê-los como uma expansão do conhecimento musical, que auxilia na compreensão do campo harmônico e permite ir além dos seus limites como músico.

O seu ouvido é que tem que tomar a decisão final sobre o que "pode" e o que "não pode".

Experimente, por exemplo, improvisar frases em E Eólio (Em) sobre um acorde de E (mi Maior). Espera-se que a 3a, a 6a e a 7a menores choquem-se contra a tríade maior. Na prática o que vai ocorrer (claro que isso também vai depender da intenção do músico) é que as frases vão soar mais bluesy.

Espero ter sido útil.

PS: Quanto à relativa menor, é exatamente o memo caso. Até porque ela nada mais é que o modo Eólio.
Pedroporto01
Pedroporto01
Membro

Mensagens : 79
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Ter Abr 16, 2013 12:15 am

Pedroporto01 escreveu:Oi, William.
Se eu entendi bem sua pergunta, diria que a resposta a todas elas é SIM.

Mas vamos conferir se eu entendi direito: quando você diz "poderia tambem frizar em cima das outras notas do seu campo harmonico?", se refere, por exemplo, a utilizar o modo dórico partindo do F#?

Se é isso, com certeza vc pode. Nese caso, ao meu ver, estará fazendo uso dos modos mais como uma maneira de se orientar no braço do instrumento.
O que acontece é que você sempre terá de ter seu ouvido como referência para as escolher notas que soam mais interessantes dentro da idéia do improviso.

Na verdade você não deve enxergar o modos (e a teoria musical como um todo) como um conjunto de regras rígidas a serem seguidas. Eu prefiro vê-los como uma expansão do conhecimento musical, que auxilia na compreensão do campo harmônico e permite ir além dos seus limites como músico.

O seu ouvido é que tem que tomar a decisão final sobre o que "pode" e o que "não pode".

Experimente, por exemplo, improvisar frases em E Eólio (Em) sobre um acorde de E (mi Maior). Espera-se que a 3a, a 6a e a 7a menores choquem-se contra a tríade maior. Na prática o que vai ocorrer (claro que isso também vai depender da intenção do músico) é que as frases vão soar mais bluesy.

Espero ter sido útil.

PS: Quanto à relativa menor, é exatamente o memo caso. Até porque ela nada mais é que o modo Eólio.


foi util sim =D.

esse negocio de improviso é meio complicado neh, hehe. Mas tipo assim, por exemplo eu estou tocando com a banda e talz, ai alguem fala
ahhh, vamos improvisar em '' DMaj7 '', blz, ai eu reparo que eu to fazendo uma levada, mais nao saio do acorde, fico fazendo a levada e talz,
ja o cara da guitarra eu vejo ele andando pelo braço inteiro e o tecladista mesma coisa, dai eu penso puts sera que vai sair do tom?
Sera que se eu tambem andar pelo braço fazendo umas pentas, modos, pelas notas do campo harmonico de ''DMaj7'' claro, que é a nota que estou usando como exemplo, no caso seria D-E-F#-G-A-B-C#-D (campo harmonico), teria entao todas essas notas para usar no improviso ou solo? é mais ou menos essa a questao?


Desculpem qualquer erro ai =D.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Ter Abr 16, 2013 8:40 am

Cara, improviso vai muito do seu feeling da música. Dá pra usar as escalas de penta (tem umas 7 escalas, assim como os modos) ou modos e tal. Mas o principal é você saber onde as notas estão no braço do baixo.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Moisés Simeão Ter Abr 16, 2013 4:10 pm

Teu feeling é o piloto e a tua técnica é teu carro, mano.
Eu prefiro ver um Ayrton Senna num Fusca que um covarde numa Ferrari.

____________________________
"Quem quer fazer algo, procura um meio. Quem não quer, procura uma desculpa." - Provérbio Árabe.
Moisés Simeão
Moisés Simeão
Membro

Mensagens : 51
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Ter Abr 16, 2013 4:35 pm

brucce escreveu:Cara, improviso vai muito do seu feeling da música. Dá pra usar as escalas de penta (tem umas 7 escalas, assim como os modos) ou modos e tal. Mas o principal é você saber onde as notas estão no braço do baixo.

O brucce como assim onde as notas estao no braço? se fala as notas que estao em harmonia com o centro tonal neh? no caso ai do exemplo o DMaj7.

E Feeling quer dizer a sua pegada ou jeito de tocar?

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Ter Abr 16, 2013 4:37 pm

Sim, e o feeling é o que vc sente na hora, você não precisa seguir uma regrinha fixa, você pode ir variando conforme dá na cabeça, desde que esteja dentro da nota

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Ter Abr 16, 2013 4:59 pm

brucce escreveu:Sim, e o feeling é o que vc sente na hora, você não precisa seguir uma regrinha fixa, você pode ir variando conforme dá na cabeça, desde que esteja dentro da nota

Desde que esteja dentro do tom neh? Nao importa se eu to numa nota e a guitarra em outra por exemplo.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Ter Abr 16, 2013 9:05 pm

Não perai. Não é porque o tom da música é C que você vai tocar somente a escala de dó, sendo que o guitarra pode estar tocando uma nota um F#.

Basicamente faça assim: Toque basicamente as tônicas, entre uma e outra toque as notas do modo, ou da penta.

Ouve isso aqui e ve se entende mais ou menos. No final é um improviso em cima de cada nota e não no tom da música. Principalmente a partir do 2:49
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F85482274"></iframe>

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Qua Abr 17, 2013 1:13 am

Nao, mais se eu entendi direito, a musica estando em C nao teria um F# certo?

E sobre esse audio eu nao consigo ouvir agora porque to do celular.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Qua Abr 17, 2013 11:32 am

Não, a música não é obrigada a usar o campo do tom. Você tem que improvisar em cima das notas que estão sendo tocadas.

Se o tom é C e o cara tocar Dm, você pode usar no máximo as notas que são comuns entre as duas (C e Dm), todas as outras ficarão estranhas.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por warZ Qua Abr 17, 2013 11:46 am

Moisés Simeão escreveu:Teu feeling é o piloto e a tua técnica é teu carro

claps Mandou bem!

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty hehe

Mensagem por Moisés Simeão Qua Abr 17, 2013 12:52 pm

warZ escreveu:
Moisés Simeão escreveu:Teu feeling é o piloto e a tua técnica é teu carro

claps Mandou bem!

Vlw, mano!
É meu cérebro "groovou"... kkkk

____________________________
"Quem quer fazer algo, procura um meio. Quem não quer, procura uma desculpa." - Provérbio Árabe.
Moisés Simeão
Moisés Simeão
Membro

Mensagens : 51
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por afonsodecampos Qua Abr 17, 2013 2:20 pm

Moisés Simeão escreveu:Eu prefiro ver um Ayrton Senna num Fusca que um covarde numa Ferrari.

Disse tudo!

Ah, o tópico tá super bacana. Que legal ver tópicos assim crescerem...

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por warZ Qua Abr 17, 2013 2:58 pm

brucce escreveu:Se o tom é C e o cara tocar Dm, você pode usar no máximo as notas que são comuns entre as duas (C e Dm), todas as outras ficarão estranhas.

Grande dica Brucce!

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Qua Abr 17, 2013 4:39 pm

Brucce, acho que estou conseguindo entender, tipo vamos supor que a musica tem 4 acordes, em uma sequencia:

EX: comeca em C depois vai pro G depois pro A depois pro F e volta pro C novamente. Blz, ai se for fazer um improviso, eu teria que improvisar no tempo de cada nota neh? e tambem poderia usar o resto das outras notas: D, E, B. E sobre o audio que vc pediu pra eu ouvir é bem legal, gostaria de saber como é executado a sequencia de notas, porque nao sou muito bom de ouvido hehe, foi C, G e A que foi usado?

Se tiver errado me corrija por favor.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Qui Abr 18, 2013 7:15 am

william.belo.35 escreveu:Brucce, acho que estou conseguindo entender, tipo vamos supor que a musica tem 4 acordes, em uma sequencia:

EX: comeca em C depois vai pro G depois pro A depois pro F e volta pro C novamente. Blz, ai se for fazer um improviso, eu teria que improvisar no tempo de cada nota neh? e tambem poderia usar o resto das outras notas: D, E, B. E sobre o audio que vc pediu pra eu ouvir é bem legal, gostaria de saber como é executado a sequencia de notas, porque nao sou muito bom de ouvido hehe, foi C, G e A que foi usado?

Se tiver errado me corrija por favor.

Aqui está o link com a explicação do audio, parte por parte.

https://www.contrabaixobr.com/t18036-acompanhar-uma-musica-usando-cifra-de-violao-guitarra#568273

Vamos dividir sua musica?

C - Improvisa em cima do C, com os modos/Penta de C
ENTRE O C E O G VOCÊ PODE USAR AS NOTAS: C D E G A B
G - Improvisa em cima do G, com os modos/Penta de G
ENTRE O G E O A VOCÊ PODE USAR AS NOTAS: D E A B
A - Improvisa em cima do A, com os modos/Penta de A
ENTRE O A E O F VOCÊ PODE USAR AS NOTAS: A D E
F - Improvisa em cima do F, com os modos/Penta de F
ENTRE O F E O C VOCÊ PODE USAR AS NOTAS: C D E F G
C - Improvisa em cima do C, com os modos/Penta de C




____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Qui Abr 18, 2013 5:59 pm

hum... interessante, sao as notas do campo de C neh? mais nao usa tudo de uma vez.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Sex Abr 19, 2013 6:49 am

Isso ai. Se usar tudo de uma vez, você vai parecer uma metralhadora no baixo.

Lembre-se, as vezes menos é mais.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 19, 2013 9:28 am

brucce escreveu:Não, a música não é obrigada a usar o campo do tom. Você tem que improvisar em cima das notas que estão sendo tocadas.

Se o tom é C e o cara tocar Dm, você pode usar no máximo as notas que são comuns entre as duas (C e Dm), todas as outras ficarão estranhas.

Ops.
Isso é meio relativo.
Improvisação envolve ritmo, duração de acordes, forma, estilo e andamento entre outras coisas.
Existem situações e estilo onde as notas dos acordes podem ser as menos desejadas.
Pra inicio e pra quem esta começando siga a dica do Brucce e toque os arpejos dos acordes que constituem a sequência.
Você pode improvisar de várias formas dependendo da música e do seu nível de conhecimento. Pode ser por centro tonal, por acordes, de forma temática em cima da melodia, ritmicamente e até de forma mais livre onde usa um pouco de cada coisa.
Eu arriscaria dizer que num primeiro passo tocar de forma coerente ritmicamente e conseguir delinear os arpejos pode ser o melhor começo pra te dar segurança.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Ferium Sex Abr 19, 2013 9:32 am

Cara, finalmente eu começo a ver algum sentido nisso! cheers
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Sex Abr 19, 2013 9:40 am

Zada, nao sei se ficou claro ou se falei besteiras, mas voce tem que usar a nota tocada pra poder usar os modos, pentas, etc ou nao?

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 19, 2013 10:01 am

Não entendi sua dúvida Brucce.
Nota ai no texto quer dizer acorde?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Sex Abr 19, 2013 10:17 am

Tirando as foormas que citei, voce poderia dar outras tecnicas de improviso?

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 19, 2013 10:26 am

Não diria técnica mas abordagens existem variadas.
O improviso se visto apenas como uma escolha notas do acorde ou do centro tonal fica num nível muito superficial.
É o primeiro caminho, com certeza, afinal pra começar você precisa conseguir tocar no tom ou sobre os acordes, dependendo do estilo, mas improvisar é muito mais do que escolher escala X contra acorde Y e achar que tocando assim seu improviso esta ok. pode sre que sim depende de que estilo toca e de como quer soar.
Já assistiu o Bass Workshop do Wooteen?
Sempre cito aquela parte onde ele faz um solo só com notas "estranhas a tonalidade".
Um bom livro pra guiar por esse caminho é o do Turi Collura um cara bem bacana que compilou várias abordagens e exercícios de forma bem organizada em dois livros altamente recomendados.

http://www.turicollura.com/

Mas ousaria dizer que pra mim além dos acordes o que penso antes de improvisar é no ritmo, no andamento e no estilo pra ai começar a pensar que caminho vou tomar.
Em algumas músicas uma simples pentatônica bem aplicada resolve mais que mil arpejos mirabolantes e escalas pra cá e pra lá.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Ferium Sex Abr 19, 2013 10:37 am

/\

Zadá, tu já teve contato com esses livros? Acha que dá pra um iniciante com conhecimentos básicos de harmonia pegar e extrair algo deles?

Tô querendo muito uns livros sobre improvisação, porque empaquei no Bass Solo do Nico e tem algumas informações lá que não tô conseguindo compreender.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 19, 2013 10:50 am

Tenho os dois.
Dá sim.
Muito bom diria que é o que mais curto e é mais direto com dicas e exercícios bem úteis.
Vou fazer uma coluna no fim de semana dando dicas de alguns títulos sobre esse assunto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Pedroporto01 Sex Abr 19, 2013 11:33 am

Fernando Zadá escreveu:
Eu arriscaria dizer que num primeiro passo tocar de forma coerente ritmicamente e conseguir delinear os arpejos pode ser o melhor começo pra te dar segurança.

É isso aí.

Very Happy
Pedroporto01
Pedroporto01
Membro

Mensagens : 79
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por warZ Sex Abr 19, 2013 11:41 am

Fernando Zadá escreveu:Vou fazer uma coluna no fim de semana dando dicas de alguns títulos sobre esse assunto.

Isso Isso Isso! :viva:

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Sex Abr 19, 2013 2:17 pm

e galera o negocio e bem complexo, eu estou improvisando aqui, quando uma musica tem o centro tonal em C por exemplo, eu uso todas as outras e fica de boa.

Tipo assim, vou usando os modos (D dorico, E frigio e etc...)

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 19, 2013 3:19 pm

Por que todos eles são a mesma coisa que o dô jônico ou dó maior!!!
Mas precisa ver se esta só tocando as notas ou tocando o modo no improviso de forma a caracterizar ele. Onde esta repousando as frases e etc...
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Dom Abr 21, 2013 1:38 pm

zada, e tipo assim que eu faco, se uma musica e tipo vai... Am por exemplo, se eu nunca toquei, nem nunca ouvi, eu espero o teclado comecar e ai eu vou fazendo a escala.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Dom Abr 21, 2013 1:38 pm

zada, e tipo assim que eu faco, se uma musica e tipo vai... Am por exemplo, se eu nunca toquei, nem nunca ouvi, eu espero o teclado comecar e ai eu vou fazendo a escala.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por MarceloCol Qui Jul 25, 2013 2:28 pm

Bom,

Pelo visto
o Zadá é o expert no assunto ^^

Porém me arrisco a participar do assunto ^^

Então william.belo.35, se você estudar direitinho e reparar, os modos gregos "são exatamente o modo jônio começado de outra nota que não a tônica"

Então, quando você tem um encadeamento de acordes, e você vai aplicando o modo grego correspondente a aquele intervalo, você simplesmente estará mudando o ponto de onde estará iniciando a escala.
Isso tudo a grosso modo, porque, na verdade, essa é uma maneira simplista de ver a relatividade das notas com a tônica de cada modo. Logo, se vc tentar aplicar o mesmo arpejo em diferentes modos, você vai reparar que terá de fazer pequenas modificações neles, e que soarão (mostrarão a "cara") de acordo com a intenção da escala (modo grego) utilizado.

Mas como modos gregos são somente uma parte deum todo, é um inicio.

Espero ter ajudado de alguma forma.
E espero ainda mais não ter falado nenhuma besteira (me corrijam por favor, para aprender Wink  )
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 3:02 pm

william.belo.35 escreveu:zada, e tipo assim que eu faco, se uma musica e tipo vai... Am por exemplo, se eu nunca toquei, nem nunca ouvi, eu espero o teclado comecar e ai eu vou fazendo a escala.

mas tá pensando nisso pra fazer o groove ou improvisar?
O cara começou a tocar e você não conhece ouça uns compassos.
Sair tocando escala não é improvisar nem fazer música. Precisa ir com calma que tá querendo uma fórmula mágica que não existe.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Ter Jul 30, 2013 12:31 pm

Sim, é meio complicado mesmo, ate porque estou iniciando, eu me prendo muito a tocar as mesmas notas que os outros instrumentos, as vezes a musica pede algo mais, mas a minha limitaçao me prejudica.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por GeleiaBass Ter Jul 30, 2013 6:59 pm

Olá pessoal!!!!

Gosto desse assunto, então vou dar meus pitacos tb; e dizer como eu comecei a estudar improviso...
Não é uma formula, pois cada pessoa precisa criar sua lógica para conseguir aplicar seus conhecimentos.
E como disse o Zada, não existe formula mágica, e sim muita transpiração.
Também temos que lembrar que tudo depende do seu objetivo principal, pois podemos fazer musica de varias formas, sem usar nada disso!!!

*Primeiramente estudei todas as 12 tonalidades maiores em todo o braço, dividindo-o por regiões, utilizando aqueles 5 shapes conhecidos para mapear as notas nas 5 regiões do braço.
*Quando isso já estava automático, transferi para a menor natural,...
Fica fácil quando pensamos nas relativas, e também os desenhos dos shapes não mudam...
Com as 12 tonalidades dominadas nas escalas maiores e menores natural,..., já começa a rolar uma brincadeira bem legal...
Deixe soar um acorde de Cmaj7 por exemplo, e execute as escalas menores de D, E, A..., (uma de cada vez, claro) e ouçam/sintam o som...
Tentem identificar em quais notas ficam legal para repousar..., e principalmente, as que não ficam!!!
E depois façam a correlação do acorde com a escala..., nem que tenham que escrever num papel para conseguir enxergar as notas que estão sendo tocadas, e as notas do acorde sobre o qual estão tocando.
É incrível como de repente parece que conseguimos entender várias coisas....rs
*Depois estudei as pentas nas 12 tonalidades também...
Utilizando os mesmos 5 shapes de digitação, deixei de tocar a quarta e a sétima..., pronto..., montei os 5 shapes de penta!!!
Para penta menor, pensei nas relativas, e bingo..., matei mais 12 escalas, nas 5 regiões do braço sem muito sacrifício...
Sabendo só isso, vc já consegue improvisar em quase todas as musicas pop que conhecem...
*Para deixar a coisa mais sofisticada, iniciei no mesmo método os estudos para as escalas menores melódicas e harmônicas.
A digitação mudou um pouco,..., a sonoridade também...
Mas garanto que é uma sensação incrível vc ver um acorde de G7, e ao invés de tocar um mixolídio (o que todos esperam) vc fazer uma escala de Ab menor melódico, ficar lindo,..., e surpreender todos os que tocam com vc...(sim pq o publico jamais vai saber o que aconteceu...rs).

Já no curso avançado...rs
*Depois que dominar todas as escalas nas 12 tonalidades, para que consiga enxergar cada campo harmônico, faça a sobreposição de terças e monte os acordes do campo harmônico com todas as notas de extensões possíveis.
O bom para esse estudo é ir escrevendo mesmo..., pois vc vai criando uma memória visual,..., e quando aparecer na sua frente um acorde de Bbm7/9/11; vc saberá quais escalas poderá aplicar sobre esse acorde.


Ufa!!! cansei...
Tentei resumir..., mas é difícil!!!!
Espero que ter contado um pouco de como estudei, e ainda estudo, possa ter ajudado vcs.


Abraços

____________________________
Adriano (Geleia) Mendes
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por malka_aff Ter Jul 30, 2013 7:15 pm

eu simplesmente vejo qual nota parece gostosa ao ouvir e qual nota parece feia ao ouvir, dae faço frases criando tensões e aliviando elas, as notas ditas "feias" eu crio a tensão, dae com as notas "bonitas" eu resolvo a tensão

a dificuldade disso ta no fato que progressao harmonica da musica faz uma nota ser feia uma hora e bonita na outra, mas basicamente faço de ouvido o improviso, e uso meu conhecimento teorico pra saber o que fiz e poder lembrar de fazer de novo.

Resumindo, penso teoria depois de ter feito, e nao antes de fazer.

Meu professor de história da música que diz "na música não há teoria antes do fato, NUNCA"

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 31, 2013 10:19 am

Ou como disse Charlie Parker, ou pelo menos a frase foi atribuída a ele:
"Aprenda tudo que puder de escalas, arpejos e toda a teoria possível e depois na hora de tocar toque e se esqueça de tudo isso e faça música."
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por GeleiaBass Qua Jul 31, 2013 10:42 am

Fernando Zadá escreveu:
"Aprenda tudo que puder de escalas, arpejos e toda a teoria possível e depois na hora de tocar toque e se esqueça de tudo isso e faça música."

claps claps claps claps 

____________________________
Adriano (Geleia) Mendes
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Qua Jul 31, 2013 10:48 am

Claro que você tem que saber o que faz, mas tem um garoto de 13 anos na minha igreja que toca muito e não sabe nem fazer uma escala maior... ele faz música com o que ele sente. Acho que o pessoal esquece disso que vez em quando...

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Qui Ago 01, 2013 1:10 pm

Po galera eu confesso que ainda ta meio complicado pra mim,ta fluindo, mais ta complicado hehe.
Eu nao sei o q eu faço nas musicas, se eu acampanho o batera ou se faço uns grooves, é ruim tambem aqui na minha igreja acontece muito de tocar musicas q eu nunca toquei, mais isso é outro assunto, mais creio que um dia tudo isso se abre de uma vez na minha cabeça.

Let's Groove!

off topic: Alguem aqui foi para o Rio de Janeiro na JMJ =D ?

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 01, 2013 2:27 pm

brucce escreveu:Claro que você tem que saber o que faz, mas tem um garoto de 13 anos na minha igreja que toca muito e não sabe nem fazer uma escala maior... ele faz música com o que ele sente. Acho que o pessoal esquece disso que vez em quando...

Mas pra quem não é gênio bora estudar e entender pra não passar vergonha.
Wes Montgomery era assim também e dizem que o Pepeu Gomes também.
Já tive uns amigos meio gênios tocando mas é raro.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por fheliojr Qui Ago 01, 2013 4:05 pm

william.belo.35, é possível vc ter aula com um professor?

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por brucce Qui Ago 01, 2013 4:31 pm

Fernando Zadá escreveu:
brucce escreveu:Claro que você tem que saber o que faz, mas tem um garoto de 13 anos na minha igreja que toca muito e não sabe nem fazer uma escala maior... ele faz música com o que ele sente. Acho que o pessoal esquece disso que vez em quando...

Mas pra quem não é gênio bora estudar e entender pra não passar vergonha.
Wes Montgomery era assim também e dizem que o Pepeu Gomes também.
Já tive uns amigos meio gênios tocando mas é raro.
Pois é, por isso disse que você tem que saber o que faz. Eu tenho muita facilidade pra musica, mas tem coisas que eu só progredi estudando e sabendo o que tinha que ser feito. Conhecimento é tudo, a menos que tu tenha um super Q.I.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por allexcosta Qui Ago 01, 2013 4:33 pm

william.belo.35 escreveu:Po galera eu confesso que ainda ta meio complicado pra mim,ta fluindo, mais ta complicado hehe.
Eu nao sei o q eu faço nas musicas, se eu acampanho o batera ou se faço uns grooves

Toque a linha original, só isso. Daqui a um tempo você entende como isso funciona.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por allancarlosac Sex Ago 02, 2013 7:33 am

allexcosta escreveu:
william.belo.35 escreveu:Po galera eu confesso que ainda ta meio complicado pra mim,ta fluindo, mais ta complicado hehe.
Eu nao sei o q eu faço nas musicas, se eu acampanho o batera ou se faço uns grooves

Toque a linha original, só isso. Daqui a um tempo você entende como isso funciona.

Tenta usar tablaturas, se n tiver, tenta tirar a musica de ouvido com base na cifra dela. Ver videos de outras pessoas tocando
pode ajudar tbm.
allancarlosac
allancarlosac
Membro

Mensagens : 328
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Sex Ago 02, 2013 1:23 pm

fheliojr escreveu:william.belo.35, é possível vc ter aula com um professor?

Sim eu comecei fazer aulas faz um mes e pouco, mas o problema deve ser eu mesmo, as vezes
nós vemos os caras arregaçando com tudo mas nao compreendemos que eles tocam a anos, a ansiedade
e o receio sao uma porcaria.Crying or Very sad Crying or Very sad 

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por CG Sex Ago 02, 2013 1:27 pm

Na realidade é necessário aprender a andar antes de querer correr...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos