Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

+13
fheliojr
malka_aff
GeleiaBass
MarceloCol
Ferium
Fernando Zadá
afonsodecampos
warZ
Moisés Simeão
brucce
Átila Moreira Cedro
Pedroporto01
william.belo.35
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por william.belo.35 Sex Abr 12, 2013 1:26 am

Ola pessoal tudo bem? Bem eu tenho uma duvida q esta me matando.

Por exemplo se eu estiver improvisando em E maior, alem de usar o Jonio (escala maior c/7 maior)
poderia tambem frizar em cima das outras notas do seu campo harmonico?, E tambem usar a sua relativa menor no caso
o C#,?

Ou eu tenho q ficar só no ''E'' mesmo, usando só o jonio? Entenderam minha duvida?

PS: se alguem tambem tiver outras ideias sobre improvisos, podem falar, pois sou meio iniciante.

E pesso desculpas tambem se postei em area errada, pois sou novo aqui no forum. Fiquem com Deus.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz Empty Re: Uma duvida que esta me matando, ajuda aqui plz

Mensagem por Pedroporto01 Sex Abr 12, 2013 8:04 am

Oi, William.
Se eu entendi bem sua pergunta, diria que a resposta a todas elas é SIM.

Mas vamos conferir se eu entendi direito: quando você diz "poderia tambem frizar em cima das outras notas do seu campo harmonico?", se refere, por exemplo, a utilizar o modo dórico partindo do F#?

Se é isso, com certeza vc pode. Nese caso, ao meu ver, estará fazendo uso dos modos mais como uma maneira de se orientar no braço do instrumento.
O que acontece é que você sempre terá de ter seu ouvido como referência para as escolher notas que soam mais interessantes dentro da idéia do improviso.