Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

+4
fheliojr
SHIP ROOM ESTUDIO
malka_aff
pedrohenrique.astronauta
8 participantes

Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua maio 29, 2013 5:11 pm

Extraído de http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/05/de-sunga-brasileiro-desfila-com-tampa-de-privada-na-bienal-de-veneza.html

Artista Fabio di Ojuara fez performance 'Now every shit is art' nesta quarta.
Evento de arte acontece até dia 24 de novembro na cidade italiana.

O artista plástico brasileiro Fabio di Ojuara chamou a atenção do público da 55ª Bienal de Veneza, nesta quarta-feira (29), com a performance "Now every shit is art" (Toda m$%& agora é arte).

Ele desfilou pelas ruas da cidade italiana, onde o evento de arte acontece até dia 24 de novembro, somente de sunga, com uma tampa de privada pendurada no pescoço.

Fica a pergunta. Hoje em dia, realmente toda m$%& é arte? Como podemos definir a cultura atual e o senso de arte dos nossos dias?

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza 2013-05-29t154535z_2123499319_gm1e95t1txn01_rtrmadp_3_italy
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por malka_aff Qua maio 29, 2013 5:30 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu: Como podemos definir a cultura atual e o senso de arte dos nossos dias?

Não podemos, quem faz isso, são historiadores, daqui alguns 100 anos mais ou menos.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qua maio 29, 2013 5:43 pm

Pode até já ter sido nos primórdios, quando mesmo as manifestações artísticas tidas como esdruxulas, escatológicas, toscas, pouco usuais e/ou de gosto duvidoso/fora de padrão.
Poderiam ser apreciadas a título de originalidade inusitada e corajosa.
Entretanto tenho pra mim, que até esse momento já passou, e ai como nem o fator surpresa permanece no contexto.
Realmente fica meio difícl apreciar certos tipos de manifestação artística.
É meio tipo BIG BROTHER, vc assistiu vagamente o 1º Há 10 anos atrás, mais por curiosidade e de 9 pra cá, tem vontade de vomitar quando escuta o BIAL falando.
Não sei se estou me fazendo entender ... scratch


Última edição por SHIP ROOM ESTUDIO em Qua maio 29, 2013 5:50 pm, editado 4 vez(es)

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua maio 29, 2013 5:45 pm

malka_aff escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu: Como podemos definir a cultura atual e o senso de arte dos nossos dias?

Não podemos, quem faz isso, são historiadores, daqui alguns 100 anos mais ou menos.

Em partes concordo e em partes discordo. Certa vez eu li que, sociologicamente falando, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Ou seja, são as praticas de um povo, é aquilo que o povo consome e transmite em relação a literatura, música, costumes, valores, pensamentos, filosofias. Mesmo sem esperar passar os 100 anos propostos conseguimos traçar um perfil do mundo atual, afinal de contas a cultura de um povo também passa por você e no fundo, sem que você perceba você também é um agente cultural. Você possui valores, você possui pensamentos. Logo, pelo que você vê atualmente, pelo tempo de vivência que você tem e até pela sua maturidade, você consegue ter o senso crítico de realizar uma análise dos rumos da humanidade. E em relação a arte, podemos defini-la como uma forma de expressão da cultura. Logo a cultura que possuímos será também traduzida através das artes. Basta você olhar a maior expressão de arte moderna, ou contemporânea, sei lá como devo dizer, dos grafites urbanos. Para mim isso é um retrato da cultura atual. Uma cultura feita por pessoas que de certa forma se interagem mundialmente e trocam informações a todo tempo. Eu queria na verdade(não sei se vou conseguir) provocar uma reflexão em sobre esta afirmação de que "Toda m..... agora é arte". Será que isto realmente procede, ou foi uma visão limitada, ou talvez preconceituosa desse senhor de cuecas aí?
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua maio 29, 2013 5:46 pm

SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Pode até já ter sido nos primórdios, quando o mesmo as manifestações artísticas tida como esdruxulas, escatológicas, toscas, pouco usuais e/ou de gosto duvidoso/fora de padrão.
Poderiam ser apreciadas a título de originalidade inusitada e corajosa.
Entretanto tenho pra mim, que até esse momento já passou, e ai como nem o fator surpresa permanece no contexto.
Realmente fica meio difícl apreciar certos tipos de manifestação artística.
É meio tipo BIG BROTHER, vc assistiu vagamente o 1º Há 10 anos atrás, mas por curiosidade e de 9 pra cá tem vontade de vomitar quando escuta o BIAL falando.
Não sei se estou me fazendo entender ... scratch

É esse tipo de reflexão que é válida. Sobre o que temos consumido hoje com o nome de arte. Very Happy
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por fheliojr Qua maio 29, 2013 7:04 pm

"Now every shit is art". concordo, plenamente.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por Ferium Qui maio 30, 2013 7:11 am

Que lindo isso. facepalm
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por allexcosta Qui maio 30, 2013 7:18 am

Arte está no gosto de quem aprecia.

Vi uma escultura certa vez que era uma panela de pressão toda velha e amassada pendurada em um cordão de nylon. O nome da peça era "A Panela". Achei ridículo. Contive o riso e continuei meu caminho.

Tenho certeza que naquele mesmo dia alguém viu "A Panela" e enxergou uma crítica à miséria do país, à fome e um lembrete da situação dos bóias-frias.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 30, 2013 11:19 am

claps


Concordo!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por fheliojr Qui maio 30, 2013 3:56 pm

é difícil (talvez, impossível) conceituar arte, por isso qq coisa pode ser apresentada como tal. o dadaísmo criticava, justamente, isso.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por Voila Marques Qui maio 30, 2013 6:01 pm

Se a tampa do vaso fosse essa aqui, a performance seria metade arte porque, para virar arte por completo, só trocando o modelo...

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Beccfgge

^Como está - tudo bem que a tampa é bem feinha -, talvez o "shit" do título seja uma referência ao próprio artista....

A arte deve estar na inversão de papéis: uma tampa de vaso sendo carregada pela... deixa prá lá... silent

Um ótimo exemplo de arte privada, que só deveria ser exibida para ele mesmo, no banheiro de casa.

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza Empty Re: De sunga, brasileiro desfila com tampa de privada na Bienal de Veneza

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos