Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potenciômetros e capacitores

+8
subgrave
Thales_Sr
galegonobaixo
Victor matheus wooten
allexcosta
GeTorres
rafammbass
MarceloCol
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 11:38 am

Bom dia galera,

Não tenho certeza se devo postar essa combinação de duvidas aqui, porém, creio que seja mais relativa a Luthieria do que a outros assuntos, lá vai:

Tenho um Giannini GCB 04 (Precision Jazz - Slim Line), modelo 1992.
http://www.giannini.com.br/novo/catalogos-antigos_detalhe.asp?id=653
link do modelo, no site da giannini.

Gostaria de saber se algum conhece a elétrica dele (apesar de ser básica), mais precisamente quais os componentes originais (potenciômetros, capacitores, jack....), estou procurando as especificações de cada um e se possível marcas também.

Há 8 anos atras quando comprei o mesmo, não tinha noção das coisas e pedi a um conhecido pra refazer a elétrica e ele instalou o q achou q funcionaria.
Funcionando está, porém, gostaria de refazer a elétrica, o mais próximo do original possível.

Eu sei que é um baixo antigo e sem muito valor, porém, todos nos apegamos a um instrumento, e no momento, não estou podendo gastar o suficiente para comprar o baixo que gostaria. Devo levar mais um ano ou mais para poder comprar e preciso desse baixo funcionando BEM até lá.

Pra finalizar, alguém conhece esse baixo? Tem um igual? Já teve um igual?

Abraço a todos e agradeço desde já a ajuda


Última edição por MarceloCol em Seg Jun 24, 2013 3:59 pm, editado 1 vez(es)
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por rafammbass Sex Jun 21, 2013 12:01 pm

Marcelo, tudo bem?

Dificilmente deve fugir do normal. É o controle de volume de cada captador e o filtro passa-baixas.

Dê uma olhada nessa imagem. É bem simples.

http://cdn.seymourduncan.com/pdfs/support/schematics/std_p_j_bass.pdf

Quanto aos componentes... Aí fica difícil saber. Eu nunca tive um Giannini, mas sugiro que você vá atrás de potenciômetros Alpha, CTS, Clarostat ou Noble (em ordem crescente de preço e qualidade). O capacitor pode ser qualquer um, mas eu sou fã dos Orange Drops, só pela estética (que fica escondida) mesmo. Não são caros e ficam bonitos!

Abs!


Última edição por rafammbass em Sex Jun 21, 2013 12:13 pm, editado 1 vez(es)
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Sex Jun 21, 2013 12:11 pm

Quanto a marca de pots, não se prenda a isso. Já vi gianoca originais com pot de audio (radio tv), o mais populares, diga-se de passagem...

Mas o baixo em questão tinha itens importados, então creio que  marcas boas de pots, CTS ou Alpha, se o bolso não gostar, a dolphin tem linha de pots populares R$10,00 em média cada. Tanto um quanto o outro podem te servir muito bem. Certamente usavam os 250k A e B + capacitor de 47nk (0,047) poliéster.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 1:08 pm

Obrigado rafammbass e GeTorres.

Eu já tinha visto que a ligação era simples e seguindo o esquema PJ-Básica mesmo, com volume braço, volume ponte, tonalidade (filtro passa baixa).
Só queria saber mesmo se alguém sabia melhores especificações, mas as marcas indicadas já vão ajudar muito ^^

Encontrei em uma loja os potenciometros da Dolphin na faixa de 10 reais mesmo ^^
Queria saber se realmente tem diferença entre os pots de volume e de tonalidade? Pra mim, é tudo igual, só muda a maneira que você vai soldar ele, não?

Vocês sabem dizer qual a diferença (real) que faria instalar um capacitor de 0,047 ou 0,050? Já vi gente sugerindo os dois, mas queria saber qual a diferença real ^^

E GeTores, você já trabalhou em um desses Giannini? Você afirmou que tinha componentes importados...

Obrigado pela ajuda galera Smile
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por allexcosta Sex Jun 21, 2013 1:18 pm

MarceloCol escreveu:Vocês sabem dizer qual a diferença (real) que faria instalar um capacitor de 0,047 ou 0,050?

Nenhuma.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Victor matheus wooten Sex Jun 21, 2013 1:21 pm

^ Nenhuma cara, se tu queres alguma diferença, da uma olhada em um tópico que tem sobre o varitone, talvez te interesse

____________________________
Jazz Bass Clube Nº0079
De vez em quando é legal dar uma olhada aqui.https://www.contrabaixobr.com/t1469-regras-gerais-para-utilizacao-do-forum
Victor matheus wooten
Victor matheus wooten
Membro

Mensagens : 254
Localização : Itaqui - Provincia de São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 1:41 pm

Obrigado Galera Smile

Só pra ir aprendendo já q sou novo no fórum....

Postei a pergunta no lugar certo? Alguma sugestão para a próxima? ^^

Obrigado mais uma vez Smile
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por rafammbass Sex Jun 21, 2013 2:16 pm

Marcelo,

Dá uma olhada nesse post: http://www.planetz.com/guitar-tone-capacitors-material-types/

É interessante pra aprender (quase que na prática) a diferença entre os diversos valores e tipos de capacitores.

Abraço!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 2:27 pm

Vlw rafammbass Smile

Escutei, e precisarei escutar de novo mais tarde ^^

Mas valeu, muito bom o vídeo e muito bom o teste, acho que todos sempre quiseram fazer um teste desses só não tiveram tempo e coragem ^^

Vlw


Última edição por MarceloCol em Sex Jun 21, 2013 2:51 pm, editado 1 vez(es)
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Sex Jun 21, 2013 2:28 pm

MarceloCol escreveu:

Queria saber se realmente tem diferença entre os pots de volume e de tonalidade? Pra mim, é tudo igual, só muda a maneira que você vai soldar ele, não?

Vocês sabem dizer qual a diferença (real) que faria instalar um capacitor de 0,047 ou 0,050? Já vi gente sugerindo os dois, mas queria saber qual a diferença real ^^

E GeTorres, você já trabalhou em um desses Giannini? Você afirmou que tinha componentes importados...

Obrigado pela ajuda galera Smile

Existem diferenças entre os pots sim, vão além do soldar diferentes, veja:

Pot volume (logarítmico - A) x Pot Tone (Linear - B) De modo simples o que acontece é o seguinte:

Pot A "apresenta" o sinal mais ou menos da metade do curso da volta do eixo para frente e o Pot B "apresenta" o sinal antes da metade do curso da volta do eixo.

De modo mais completo é:

Os potenciômetros lineares possuem curva de variação de resistência constante (linear) em relação ao ângulo de giro do eixo. Os potenciômetros logarítmicos, por sua vez, apresentam uma variação de resistência ao ângulo de giro do eixo mais adaptada à curva de resposta de audibilidade do ouvido humano. Considerando um aparelho de som, os potenciômetros lineares são recomendados para uso em controle de tonalidade (graves, médios e agudos) já os logarítmicos são mais recomendados para controles de volume.

Normalmente eu uso B em tudo, sem problema.

Como disse o Allex, a diferença entre usar uma capacitor 0,047 e um 0,050 é nenhuma, para a aplicação que usamos. Você perceberia diferença se fosse 0,047 x 0,067 ou 0,047 x 0,022. Quanto mais baixo o valor da capacitância, menor o corte de agudos. Diferença de 0,003 o "escutador de reclamação" não percebe...

Não trabalhei em um destes, mas tenho um amigo de São Bernardo teve um, eram ferragens importadas sim, não me lembro a marca então prefiro não me arriscar a disser uma besteira. Partindo do princípio que as ferragens eram importadas e o site da Giannini confirma o que eu disse, é bem capaz da elétrica ser importada também.

Não me lembro que série que era, mas a Giannini tinha uma linha de baixos com ferragens e elétrica Gotoh. Creio que um dos raros momentos de inspiração da marca que sou fã!

O Allex (um dos administradores do FCBR) passou por aqui e "sem novidades", então está tudo dentro dos conformes com seu post!

up

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por galegonobaixo Sex Jun 21, 2013 2:31 pm

Dica, se você quiser um som igual quando comprou coloque potenciômetros de 500k!

Já tive nas mãos vários baixos Giannini dessa época, e como fiquei sabendo por um Tio que trabalhava lá, eles compraram um lote enorme de potenciômetros a um bom preço, mas todos 500k,e durante um bom tempo todos os instrumentos saiam de linha iguais...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Sex Jun 21, 2013 2:33 pm

/\ Faz sentido!

Pode usar os 500k, Sem problemas!

E já que você está se aventurando no mundo do "faça você mesmo" já pensou em blindar ele?

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 2:46 pm

Num tava pensando exatamente no faça você mesmo não, mas como tenho vários amigos q me ajudam a tirar duvidas (engenheiros eletricistas) e o povo gente boa aqui do fórum Wink
To pensando em pegar um amigo técnico em eletrônica e passar pra ele as ligações ^^
Até hoje só tive coragem de soldar o fio do jack do meu violão q soltava com frequência (falhas de transporte que só descobri depois de umas 3 ou 4 soldas ^^).

Mas a possibilidade existe...

Já em relação à blindagem, realmente estou pensando em pedir a um luthier pra fazer (um me ofereceu o serviço com folhas de cobre por 100 reais, só acho q a blindagem ta valendo mais que o instrumento ^^

Em relação aos componentes importados ^^ nas tarraxas ainda tem o adesivo de: "Made in Japan" se não me engano ^^

Quando chegar em casa eu confirmo, porque estou no serviço e o baixo com certeza não esta aqui ^^

Só a titulo de curiosidade, não acho q ele tenha muito chiado não, exceto quando não estou conectado ^^ por ser um baixo passivo e com elétrica meia boca, acho q o barulho é pouco ^^

Vlw galera
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 2:49 pm

Galegonobaixo,

O que que você achou dos baixos da Giannini dessa época que você testou?

E não, acho q não quero o som igual a quando comprei, pois, quando comprei, esse baixo era usado e ja tinha seus 13-15 anos de idade ^^
Mas valeu a dica dos potenciômetros de 500k.

Valeu


Última edição por MarceloCol em Sex Jun 21, 2013 3:06 pm, editado 1 vez(es)
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Sex Jun 21, 2013 2:54 pm

Certo, apesar de ter quem não goste ou aprove o uso, no ML tem Tinta condutiva que serve para blindagem, fácil de aplicar e bem mais em conta que os R$100,00 da folha de cobre adesiva.

Tenho 1 baixo blindado com folha de cobre, os outros 4 são com tinta condutiva e não tenho o que reclamar dela.

Pots de 500k com caps tipo single, normalmente dão um "hummmmmm" mais forte.

Caso se interesse pela tinta, mesmo que seja para matar a curiosidade:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-485244469-tinta-condutiva-para-blindagem-de-guitarras-e-baixos-_JM

up

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 3:03 pm

Muito boa essa ideia da tinta GeTorres....

Você já testou, então, pergunto: ^^

Deu alguma alteração no som? Porque vai alterar as propriedades da madeira próxima ao captador, não? Ou a alteração é minima e imperceptível?

Vlw
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Sex Jun 21, 2013 3:10 pm

Sem alterações, apenas elimina o "hummmmm" e com isso o som fica "mais limpo"

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por galegonobaixo Sex Jun 21, 2013 3:20 pm

.
MarceloCol escreveu:Galegonobaixo,

O que que você achou dos baixos da Giannini dessa época que você testou?

vlw
.
Então,

Isso é muito pano para manga...

EU, gosto desses instrumentos por causa das madeiras e do peso, são pesadinhos, o que minha juventude permite gostar, por enquanto, e a madeira é de boa qualidade.

A Giannini tinha um ótimo sistema de climatização de madeiras, mas, como é de conhecimentos público e notório, o controle de qualidade não é lá "aquele".

Meu baixo favorito é um corpo de Giannini Thunder (Precision) dessa época com um braço de maple de uma outra série.
Mas achei que ia ter dois baixos favoritos e comprei outro Thunder...Deu bem errado.

O mesmo digo em relação aos braços, ambos de marfim, originais desses Thunders, um parece uma flecha, reto, nunca torceu ou empenou e nesses 5 ou 6 anos nem ajustar o tensor precisei, já o outro, parece um berimbau.

Creio que seja mais uma questão de "gostar do instrumento" do que "valer a pena" ou se discutir qualidade...
Se eu pudesse ter outro Thunder como o meu favorito, sabe-se lá quanto eu pagaria por ele, mas como eu disse, acho que é mais pra questão de "gostar"
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 3:24 pm

Perguntei sua opinião mesmo,

Sei que é totalmente subjetivo gostar ou não do instrumento, mas o que queria saber é exatamente o que VOCÊ tinha gostado neles e o que não tinha gostado....

Por exemplo, algumas pessoas já falaram que é pra eu fazer uma doação com esse baixo e comprar outro....

Eu, pessoalmente, preciso dele ate poder comprar outro, que pelo menos por hora, tem características COMPLETAMENTE distintas das características desse...

Mas valeu pela resposta
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Sex Jun 21, 2013 3:40 pm

.
MarceloCol escreveu:Perguntei sua opinião mesmo,

Sei que é totalmente subjetivo gostar ou não do instrumento, mas o que queria saber é exatamente o que VOCÊ tinha gostado neles e o que não tinha gostado....

Por exemplo, algumas pessoas já falaram que é pra eu fazer uma doação com esse baixo e comprar outro....

Eu, pessoalmente, preciso dele ate poder comprar outro, que pelo menos por hora, tem características COMPLETAMENTE distintas das características desse...

Mas valeu pela resposta

Aceito de bom grado e lhe asseguro zero de arrependimento! Se quiser, passo o endereço por MP ou busco pessoalmente em São José, já que somos quase "vizinhos"

A Gianoca fez muita porcaria e também fez muita coisa boa, o que acontece que em muitos casos o preconceito vem antes de ver "in loco" o instrumento para depois da uma opinião imparcial.

Pelo menos 80% do forum desce a lenha na Giannini, mas todos que foram ao último encontro em SP saíram falando bem dos meus dois Gianninis Stingrays, 4 e 5 cordas. Tanto que acabei fazendo negócio no 4 cordas, troquei por um 'tão aclamado' SX -JB75 + volta em $$$, e olha que este estava com ponte gotoh (que meu Pbass Giannini adorou!!!) e caps Fender.

Me desfazer dos meus Gianninis? Só se for por necessidade e último recurso, caso contrário, mando outro para o sacrifício!
.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por galegonobaixo Sex Jun 21, 2013 4:01 pm

A ideia é bem por ai mesmo.
Meu gianoca foi "presente" por que um amigo me devia uma grana.

Achei que o captador poderia ser melhor e troquei por um Kent Armstrong, curti demais o som, mas faltava aquele "tcham" e a pegada dele era de jazz bass, o que não sou muito fã.

Coloquei o braço de maple e apareceu tudo o que eu queria, pegada, som , mesmo tendo um remendo de durepox bem na frente, ele é meu baixo favorito!

Este não sai da minha mão por nada!


Agora:
Se for primeiro baixo tem que alguém dar uma olhada.
Se não quiser ter tanto trabalho, talvez um SX mesmo possa ser uma boa...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Sex Jun 21, 2013 4:14 pm

Então, nesse quesito,

Realmente é meu primeiro e único baixo ^^

Não toco bem o suficiente pra poder dizer que é culpa do baixo ^^

To querendo mante-lo funcionando BEM (como já disse) pois preciso dele até aprender a tocar (direito) e pode comprar um outro, que por hora, penso em algo como um Yamaha RBX 375, ou algo por ai....

Não sou profissional, e nem sei se chegarei a ser algum dia pra poder investir uns 4-5 mil em um baixo....
Mas isso pode mudar dependendo de onde e como eu chegar nas habilidades.....

Foi mal GeTorres, mas não vou passar pra frente tão cedo ^^

Mas se precisar deixar um tempo parado, um amigo meu tem um baixolão que uso de vez em quando em ensaios acústicos e locais onde é "difícil" levar um baixo elétrico...

Inclusive, tenho gostado muito de variar entre meu Giannini e esse Strinberg acústico de 5 cordas dele ^^
Por pior que eu toque, isso tem me ajudado a desenvolver algumas "ideias" novas ^^

Mas obrigado mais uma vez pelas respostas Smile

Ps.: bom esse negocio de pode editar o q escrevemos para não ficar postando milhões de respostas seguidas.....

Essa questão de a Giannini ter feito coisas boas e ruins, também toco violão quando necessário, e 2 dos melhores violões que já toquei, são Giannini (um deles série estudo ^^)
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Sex Jun 21, 2013 4:47 pm

A Giannini tem muita tradição na construção de instrumentos acústicos, pena que isso não refletiu de igual modo na construção de instrumentos de corpo sólido.

E por azar nosso, os mais 'prejudicados' são os baixos.

Tenho um violão Série estudo Giannini e o som que ele entrega é muito bom!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 8:26 am

Bom, esse fds dei uma olhada nos preços de uns potenciômetros aki por perto ^^

Achei potenciômetros Alpha por 15,00 (tem mas acabou...)
É mais ou menos esse mesmo o preço?

E so uma questão que fiquei em duvida quando olhada nas lojas.....

Colocar um potenciômetro de 500k no volume não daria o mesmo efeito de um de 250k, com a diferença de corte mais profundo quando ele estiver fechado? já que a resistência simplesmente eh maior, quando ele estiver todo aberto a resistência tende a ZERO, e quando fechado tende a 500k.... isso só faz diferença no fechado então, ou eu estou completamente enganado?

Na Tonalidade ele altera a faixa de corte, então concordo q faz diferença, mas no volume faz tb?

Valeu pelas dicas Smile


Última edição por MarceloCol em Ter Nov 04, 2014 4:53 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro de português)
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Seg Jun 24, 2013 9:32 am

Pots Alpha por R$15,00 eu não considero caro, genérico é R$10,00

Pot 500 x Pot 250, tem diferença sim. "Em tese" os 250 é para caps sigle e os 500 para caps humbucker, mas isso não quer dizer que não se possa usar caps de 500k em caps single.

Se não estou falando bobagem (e se estiver, podem me corrigir) os pot de 500k deixam passar mais sinal que os de 250 e quanto a questão do corte ou modo de corte, depende se o pot é A ou B.

Eu prefiro usar tudo B seja volume ou tone, pela curva ser mais 'linear', ou seja, percebe-se de uma maneira melhor a diminuição no volume ou a alteração na tonalidade.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 9:40 am

Bom GeTorres ^^

Acho q não fui tão claro quanto gostaria ^^

Na tonalidade, eu concordo que a resistência do potenciômetro faz diferença, porque em resistências diferentes o corte de graves, médios e agudos acontece em frequências diferentes (um filtro passa baixa frequência)

Mas minha duvida foi realmente em relação ao volume, porque independente se é uma curva logarítmica ou uma "curva" linear (reta = curva com coeficiente angular constante ^^)
Um potenciômetro de 500k, vai ser obrigado a passar pela mesma resistência do de 250k, não?
E sendo assim, ele tem mais poder de zerar o volume de um captador, instrumento ou seja lá o que ele esta controlando o volume, não?

Se eu estiver falando besteira, POR FAVOR me corrija, porque só assim vou aprender Wink

Valeu Smile
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Seg Jun 24, 2013 9:49 am

Marcelo,

Quem corta a frequência não é o potenciômetro, é o capacitor, quanto maior o valor da capacitância, maior será o corte de agudos.

"A grosso modo" o pot funciona como uma torneira, mais aberto, mais sinal, mais fechado, menos sinal. Não filtra nada, é apenas controle de passagem.

Por exemplo:

Capacitor de 68nfd (0,068) corta mais agudos que um de 47nfd (0,047), que por sua vez corta mais que um de 22nfd,(0,022) entendeu?

Até onde eu entendo, o "zerar" o pot é igual para todos, "zerou", não tem mais pista para passar sinal. O que acontece é que os pots de 500k permitem que mais sinal passe ou que o sinal passe com mais facilidade, em comparação aos de 250k.

Salvo engano, a pista dos pot de 500k são mais largas que as pistas dos pot de 250k.

DONA EDIT:

Se fosse o caso do potenciômetro atuar como "filtro de passa baixas" o uso do capacitor seria dispensável, o que não é o caso.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 10:07 am

Desculpe mais uma falha de expressão ^^

Não quis dizer que seria o potenciômetro que seria o filtro, e sim o conjunto potenciômetro/capacitor, porem, a resistência no filtro passa baixa influencia "o quanto" passará pelo capacitor....

E em relação ao volume, se não estiver enganado, seguindo lógica básica de circuitos elétricos:

1- mais largo o canal (a pista do potenciômetro por exemplo) menor a resistência

2- Quando um potenciômetro chega no final do seu curso, ou ele estará com resistência máxima ou mínima, dependendo da ligação, então, no máximo ou no mínimo, o que vale é uma resistência "zero" ou a nominal, não? Então, no volume máximo, seria uma resistência "zero" e no volume mínimo, seria a resistência nominal do potenciômetro, não? Logo, se temos um potenciômetro de 500k, ele passará em algum momento por 250k, independente da forma da curva.... E, se, um potenciômetro de 250k é capaz de "zerar" o volume de um captador, esse potenciômetro de 500k, zeraria o volume antes do fim do curso, não?

3- Um humbucker precisaria de um potenciômetro de 500k por ter uma impedância maior e "puxar" mais corrente, não? 

Bom, espero ter sido mais claro dessa vez ^^
Desculpem a minha ignorância, estou analisando bastante coisa do ponto de vista teórico, só para tentar entender mesmo ^^

Mas valeu pela ajuda e paciencia Wink principalmente do GeTorres ^^
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Seg Jun 24, 2013 10:19 am

Os pontos que você aborda acima estão dentro do vasto campo da minha ignorância, então prefiro não opinar, pois é bem capaz de eu falar besteira.

A lógica que tenho em mente sei que serve para meu uso diário e sinceramente, sei tem tem a profundidade de uma piscina infantil, eletrônica nunca foi um assunto que eu compreendi a fundo.

Veja estes tópicos, creio que eles podem te ajudar a entender melhor:

https://www.contrabaixobr.com/t16170-potenciometro-p-jazz-bass
https://www.contrabaixobr.com/t8629-ajuda-com-potenciometro
https://www.contrabaixobr.com/t799-potenciometros-e-capacitores


Última edição por GeTorres em Seg Jun 24, 2013 12:03 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 10:21 am

Valeu GeTorres Smile
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 10:31 am

Dei uma olhada nos tópicos GeTorres ^^

Um deles inclusive eu já havia vistado antes mesmo de me cadastrar no fórum ^^

Acho q algumas duvidas persistem, mas vou ver se acho que alguém que consiga me explicar depois, valeu Smile
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por galegonobaixo Seg Jun 24, 2013 11:41 am

Marcelo,
procure, pelo google, o tópico de eletrônica com Thales_sr, ele sabe direito, dessas co9isas que você pergunta...

Eu e o GeTorres temos mais conhecimento empírico...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 11:43 am

Tudo bem galegonobaixo Smile

Já perguntei pra ele, no tópico dele, to esperando ele responder ^^

Mas valeu pela ajuda Smile


Última edição por MarceloCol em Seg Jun 24, 2013 2:54 pm, editado 1 vez(es)
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por galegonobaixo Seg Jun 24, 2013 11:53 am

^Você tá rápido hein? rs
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Seg Jun 24, 2013 12:27 pm

Andei pensando sobre o tema enquanto fazia uma prateleira para a Dona Patroa e como diria o Zubrycky, cheguei a "algumas considerações esparsas sobre o tema":

É amplamente dito aqui no FCBR que potenciômetros de 250k (A ou B não importa neste momento) são próprios para captadores de uma bobina conhecidos pelo nome de "single", como os Jazz bass, precision bass entre outros. 

Que os potenciômetros de 500k são para captadores de duas bobinas conhecidos como Humbucker, entre eles os music man e vários modelos soapbar de diversas marcas.

O que me leva a crer, é que os de 250 tem a capacidade de trabalhar com uma corrente de sinal mais baixa, comparando-o com os de 500k, que por sua vez, por serem mais indicados para captadores de duas bobinas, trabalham com uma corrente se sinal maior.

Por experiência prática, digo e isso já foi debatido no fcbr, que não há problemas em usar potenciômetros de 500k em captadores do tipo single. Os meus baixos são blindados e todos usam potenciometros 500K B (apropriado para tone) seja no volume ou no tone.

Por que uso assim? Eu entendo que tenho um melhor controle para misturar o sinal dos dois captadores, podendo desta forma ter uma gama maior para timbragem através deste tipo de potenciômetro.

Quando faço manutenção em instrumentos de outras pessoas e a troca do potenciômetro se faz necessária, faço do mesmo modo e até o momento não tive reclamações sobre o deste tipo de potenciômetro.

A ou B?

A= Logarítmico, Volume
B= Linear, Tone

O que eu observei é que o uso de potenciômetros A em volume faz com que ele "zere" o som próximo à metade do curso da volta do seu eixo; e que o potenciômetro B faz o mesmo efeito quando aplicado em comando de volume depois da metade do curso. Com isso tem-se uma melhor controle, seja de volume ou de tonalidade.

Tendo em vista estes aspectos, eu creio ser melhor usar potenciômetro B em tudo.

Quanto a explicação técnico/teórica, bom, isso como já disse, não é a minha praia.

Aproveitando que você perguntou ao Thales, quando ele lhe responde poste aqui o que ele disse, assim todos lucram em mais saber com a explicação  up

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 1:36 pm

MarceloCol escreveu:Bom dia Thales_Sr,

Eu criei um tópico a respeito de potenciômetros e afins, e surgiu um ponto de duvida maior do que o tópico suportava ^^Eu to com a seguinte duvida/combinação de duvidas:

1- Coloquemos um potenciômetro de 500k como controle de volume. Independente dele ter curva logarítmica ou linear (reta = curva com coeficiente angular constante), ele passará sempre em algum momento pela resistência de 250k, não é? Logo, se um potenciômetro de 250k seria suficiente para "zerar" o volume do captador, esse potenciômetro de 500k "zeraria" o volume antes do fim do seu curso, não?

2- No potenciômetro de tonalidade, um potenciômetro de 500k corta mais agudos que um de 250k?

3- Se "abertos" os potenciômetros tem resistência "zero", como um potenciômetro de 500k tem diferença para um de 250k? e como a curva deles altera o som se ambos estarão em resistência "zero"? E como a curva deles alterará o som, se ambos estiverem na resistência máxima na outra direção do curso? (considerando que ambos tenham a mesma resistência nominal)

Fiquei com essas duvidas, porque comecei a estudar os circuitos do baixo (to pensando em refazer a elétrica do meu....) e fiquei em duvida sobre como os componentes influenciariam o som e etc.

Caso precise, pode se aprofundar em teorias, pois se eu não souber alguma coisa, tenho engenheiros eletricistas para consultar ^^

E só por curiosidade, qual sua formação? ^^

Abraço, valeu a ajuda
1 - Não, não é bem a resistência do pot que zera o volume do captador, mas sim o divisor de tensão formado entre as pernas do pot.

2 - Na verdade, ele permite mais agudos passarem. O Tone fechado é basicamente o capacitor ligando o sinal do captador pra terra. Quando você abre o tone, você está colocando a maior resistência possível do pot em série com esse capacitor, "bloqueando" esse caminho pro terra. Quanto maior o valor do pot, mais ele bloqueia. A Fender tem até um sistema que "abre" essa ligação, provocando o mínimo corte de agudos possível.

3 - A diferença é que os pots de volume estão sempre ligados do positivo do captador para o terra, ou seja, sempre um pouco do sinal "vaza" pro terra, "carregando" os captadores e tirando um pouco dos agudos (dá uma checada na ligação de um JB passivo que é fácil de ver isso), por isso pots de maior valor contribuem para uma maior preservação dos agudos. Porém, eles também tornam os captadores antenas mais eficientes, captando mais ruídos. Por isso que normalmente se usam pots de 250k em captadores single.

Minha formação é em engenharia eletrônica, porém hoje em dia eu não trabalho diretamente com isso."



Não sabia exatamente como fazer essa citação, então copiei o que seria a citação do outro tópico ^^

Valeu

galegonobaixo, eu num to rápido não ^^
É que quando criei esse tópico aqui, nem o lugar de coloca-lo eu sabia direito, e agora to explorando cada setor do fórum e to aprendendo onde perguntar direito ^^
Mas ta valendo ^^
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Seg Jun 24, 2013 1:49 pm

Citando ou colando, o que importa é que está aqui. Com isso Eu, Você, o Galego e outros que lerem o tópico ganham!

Valeu! up

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 1:51 pm

A pena GeTorres, é que pelo nome do tópico que criei, acho q não serão muitas pessoas que se interessarão, apesar de que agora ele esta rico de informações uteis a todos ^^

Valeu
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 4:00 pm

GeTorres,

Editei o titulo do tópico para ver se atrai mais curiosos, pois acho q o assunto se tornou interessante a todos.

Vlw
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 4:03 pm

Do tópico Eletrônica aplicada à música:

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Potenciômetros e capacitores Empty por MarceloCol Hoje à(s) 1:47 pm

Aproveitando que pelo visto você é o cara para essas coisas^^

Ser possível creio que seja, pois já vi em guitarras e em baixos (alguns modelos excêntricos), chaves abre fecha circuito para literalmente ligar ou desligar um captador do circuito.... (você entendeu q q eu disse? Potenciômetros e capacitores Icon_scratch  )

Então, queria saber, se seria possível colocar um potenciômetro desses que quando chega no final do curso, desconecta a resistência totalmente, desligando assim o captador. (nesse caso na posição de volume do captador em questão....)
Mas como já disse, já vi acontecer, o que me interessa realmente, é a duvida seguinte: um amigo meu, Eng. eletricista, questionou a impedância das bobinas dos captadores e me alertou para ter cuidado com essas chaves pelo seguinte motivo/pergunta:
1- É possível pelo aumento subto da tensão (praticamente infinito instantaneamente) com a bobina carregada acontecer centelhamento?
2- No caso de desligar os 2 captadores, o q sairia de som do instrumento? ou não sairia som algum? ou ele entraria em "curto-circuito" no tone? (acho q não né? ^^)
3- Tanto na "manobra" de ligar quanto na de desligar, correria o risco de queimar algum componente pelo aumento subto de tensão e/ou corrente?
4- Essa "manobra" geraria muito ruído?

Valeu Thales_Sr Potenciômetros e capacitores Icon_smile


Última edição por MarceloCol em Seg Jun 24, 2013 3:34 pm, editado 1 vez(es



Potenciômetros e capacitores Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Potenciômetros e capacitores Empty por Thales_Sr Hoje à(s) 3:25 pm

É possível instalar um potenciômetro desses sim, o problema é achar esse pot... Ele teria que desconectar o pino central assim que chegasse no fim de curso. É complicadinho de achar.

1 - Não tem essa possibilidade, a corrente é muito baixa, esse centelhamento não seria problema.
2 - Não sairia som algum, porém não teria problema também.
3 - Nenhum risco.
4 - Talvez um pequeno ruído no acionamento da chave, mas acredito que nada demais.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Seg Jun 24, 2013 5:31 pm

Quanto ao uso de chaves, você consegue um efeito similar usando as chaves 3 way, iguais as que são usadas nas guitarras Les Paul.

Com ela você seleciona o cap da ponte / cap do braço / ambos os caps.  

Com a blindagem, creio que o ruído será 0 ou bem próximo disto.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Qua Jun 26, 2013 1:29 pm

Tudo bom Galera,

Essa vai direta para o GeTorres e o Thales_Sr, apesar de achar que o allexcosta e o rafammbass também sabem responder....

Eu estava analisando esse esquema da Seymor Duncan:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=std_p_j_bass

E me deparei com uma duvida, talvez idiota ^^
Se eu inverter os fios do captador.... qual as consequências disso?

E outra, alguém sugere alguma marca de potenciômetro (de preferencia desses "para instrumentos") que tenha "chave" de abrir o curso no fim?

Encontrei potenciômetros genéricos aqui, porém, o eixo dele era muito comprido (nossa Embarassed), e plastico, e gostaria de um que fosse mais adequado...

Espero ter sido claro na explicação dessa vez ^^

Quem inventou o EDIT já tem um lugar garantido no céu ^^

Um amigo meu já havia me falado isso (de uma forma um tanto quanto grosseira e fiquei mais com raiva dele do que feliz pela observação....), meu baixo tem um som muito médio para agudo....
A troca dos potenciômetros e capacitor, podem ajudar ou será característica do captador?

Valeu


Última edição por MarceloCol em Qua Jun 26, 2013 1:34 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Lembrei de outra duvida)
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Qua Jun 26, 2013 2:23 pm

Se eu inverter os fios do captador.... qual as consequências disso?
Se inverter de um e não de outro, o baixo ficará com o volume beem baixinho, pois o sinal de um captador vai cancelar o do outro. Se inverter os dois, não terá problema, a princípio.

Um amigo meu já havia me falado isso (de uma forma um tanto quanto grosseira e fiquei mais com raiva dele do que feliz pela observação....), meu baixo tem um som muito médio para agudo....
A troca dos potenciômetros e capacitor, podem ajudar ou será característica do captador?
Bem pouco. Use pots de 250k que você vai dar uma limada bem de leve nos agudos (isso se já não forem os pots atuais de seu baixo), mas é mais característica dos captadores mesmo. A solução mais prática é você se entender com o pot de tone do seu baixo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Qua Jun 26, 2013 2:33 pm

É, eu já testei bem o potenciômetro de tone ^^

Porém, hoje, ele só tem conseguido tirar o "brilho" do som, nada de muito grandioso, mas vou trocar os potenciômetros em breve também ^^

Complementando a pergunta, se invertesse os fios de um dos captadores, e abrisse o volume dos dois (acho que funcionaria mais em um JJ, mas ta valendo) isso geraria um "efeito humbucker"? ^^ (acho q foi idiota né? ^^)

Valeu Thales_Sr

To errado em ficar editando os posts ao invés de fazer um novo?

Seguinte, surgiu outra duvida, como é o nome oficial de um potenciômetro, que quando chega no final do curso dele, ele desconecta o polo central da pista de resistência?

Eu chamaria de potenciômetro com chave, mas acho q essa definição num ta batendo com o q tenho encontrado na internet....

Valeu a ajuda
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Qua Jun 26, 2013 3:23 pm

Se você inverte um e o outro não, quando abrir totalmente o pot de volume do cap 1 tranquilo, mas ao fazer o mesmo com o pot do cap 2 você vai perceber uma perda de volume drástica com ele totalmente aberto, com ele um pouco fechado o 'volume' entre um e outro terá pouca diferença.

Isso é conhecido como "fase invertida", até onde eu sei não tem cmo dar "efeito de humbucker em cap sinlge, o contrário com uma chave mini toggle on-on-on é possivel.

Lembra-se da loja que te falei em Guará? Lá tem potenciometro, mas apenas dos "simples". O que vc viu são de tv ou rádio.

Se você quer isolar um cap, por exemplo, captação JP, você quer apenas o som do P, use uma chave 3 way, igual as que as guitarras Les Paul usam, bem mais fácil que encontrar o potenciometro que abre o curso.

Como disse o Thales, usar pot de 250 'limam um pouco' e usar capacitor de 68nfd também vai ajudar a limar, mas se a caracteristica do cap é essa, eu vejo a solução de dois modos, 1 trocar o cap 2 pedal de equalização

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Qua Jun 26, 2013 3:31 pm

Complementando a pergunta, se invertesse os fios de um dos captadores, e abrisse o volume dos dois (acho que funcionaria mais em um JJ, mas ta valendo) isso geraria um "efeito humbucker"? ^^ (acho q foi idiota né? ^^)
Em captação PJ realmente não dá pra ter um "humbucking" mesmo, porque o P cancela as interferências dele, e aí não tem captador pra cancelar as interferências do J. O ideal, para esse caso, seria um captador J humbucker (stacked ou com bobinas paralelas mesmo). Mas você tem muitos problemas com ruído? O baixo já está blindado?

To errado em ficar editando os posts ao invés de fazer um novo?
Não, essa é a maneira correta. Fazer vários posts polui o tópico, editar ajuda a deixar a coisa mais limpa.

Seguinte, surgiu outra duvida, como é o nome oficial de um potenciômetro, que quando chega no final do curso dele, ele desconecta o polo central da pista de resistência?
Também não sei o nome exato dele não... Mas a dica do GeTorres é interessante, uma chave de 3 posições funcionaria exatamente do jeito que você quer.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Qua Jun 26, 2013 3:37 pm

O problema da chave eh perder o esquema de ligação ^^

Bom seguinte..... ^^

Se colocar os potenciômetros com essa função liga desliga no final do curso, eu teria o efeito da chave de 3 posições, e permaneceria com volume independente para cada captador e ainda, não teria de fazer um furo novo no instrumento, que pela foto vê-se não ter escudo ^^

A pergunta em relação ao efeito de humbucker foi simplesmente curiosidade,de: 2 bobinas separadas poderiam gerar o efeito de um humbucker (tipo, em um JJ) com um dos captadores ligado com a fiação invertida..... mais por curiosidade mesmo, no meu acho q não funcionaria principalmente por ser um PJ....

E esse nome dificulta achar o bendito potenciômetro Thales_Sr ^^
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Qua Jun 26, 2013 3:47 pm

Com a chave, você continua a ter controle de volume independente para cada captador e de fato tem que fazer um furo a mais seja no corpo ou escudo.

Não perde o esquema, apenas acrescenta a chave.

Este esquema é de guitarra, mas a ideia é a mesma.

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=2h_2v_1t_3w

Eu creio que este tipo de pot que você procura só vai encontrar no e-bay, best bass gear ou outras lojas gringas.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por MarceloCol Qua Jun 26, 2013 3:54 pm

Você já fez alguma ligação assim GeTorres?

Então, o potenciômetro eu até achei em uma loja aqui em SJC, porém, era com o eixo de plastico e o mesmo era muito longo (nossa Embarassed), por isso resolvi perguntar a vocês ^^

Valeu
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GeTorres Qua Jun 26, 2013 4:04 pm

Já sim, em dois baixos. em de 5 e outro de 4 cordas e ficou muito bom!

Quando você isola apenas com o pot de volume (simples) o cap 'mudo' ainda interfere no outro, com a chave você isola ele do sistema e ouve-se o som do cap puro.

Considerando que o seu baixo é captação PJ, isolando o J apenas com o volume ele ainda assim vai interferir no P, já com a chave, isola-se de fato o J e você tem o som do P puro, da uma boa diferença!

Quanto ao pot. é o que eu já disse, na empório tem, mas é do simples este que você viu é de rádio ou tv, já vi muito instrumento com eles, o pessoal corta o eixo na medidad desejada e manda ver!

Esse com o eixo longo de plástico é o que você procura? o que desliga no final do curso?

Se for e se você não se importar, compre-o e corte o eixo na medida que você precisa, problema resolvido!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos