Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

5 participantes

Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por rockman_bass Dom Jul 07, 2013 7:44 pm

Olá, sou relativamente novo na música, porém já sinto confiança para a dificuldade extra dos Fretless. Estou querendo um Fretless por causa da sonoridade... é o timbre que procuro pessoalmente. Além de que, desde que comecei a tocar, e em todos os instrumentos que toquei - baixo, guitarra, violão... os Trastes SEMPRE me irritaram e me desestimularam, pois não suporto o som de trastejamento (eu sei que com uma regulagem boa, amplificador e técnica certa, o trastajamento desaparece, mas mesmo assim não deixo de me irritar com o fato de o baixo poder desregular de novo e voltar a trastejar em alguma casa). Porém há 2 problemas.

1- Sou pobre, e possuo um baixo Yamaha RBX-170(clique aqui para ver as especificações: http://br.yamaha.com/pt/products/musical-instruments/guitars-basses/el-basses/rbx/rbx170/?mode=model), não tenho nenhum dinheiro pra comprar um baixo novo agora (na verdade preciso mesmo é de um amplificador, pois só possuo um headphone amp e um cubo de 30w da marca Frahm, além de que pretendo ainda comprar um baixo acústico, pois vou começar a estudar erudita), o quão viável seria transformar esse baixo que já possuo em Fretless?

2- Toco em uma banda de Hard Rock/Heavy metal, estilo Kiss, AC/DC, Judas Priest, Black Sabbath... Qual a chance de um baixo Fretless não se encaixar nem um pouco nesse estilo? seria melhor talvez comprar um pedal simulador de fretless?

Agradeço desde já.

rockman_bass
Membro

Mensagens : 21
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por allexcosta Dom Jul 07, 2013 7:46 pm

Completamente viável. Faça o serviço com um profissional competente e terá um fretless perfeito.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por rockman_bass Dom Jul 07, 2013 7:53 pm

Sério? ótima notícia então! Tava preocupado, pois ví em um fórum gringo (Talk Bass), que a escala por ser rosewood, poderia dar algum problema, procede?

E não fica ruim por ser precision?

rockman_bass
Membro

Mensagens : 21
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por allexcosta Dom Jul 07, 2013 7:58 pm

Não e não.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 07, 2013 8:05 pm

rockman_bass escreveu:
2- Toco em uma banda de Hard Rock/Heavy metal, estilo Kiss, AC/DC, Judas Priest, Black Sabbath... Qual a chance de um baixo Fretless não se encaixar nem um pouco nesse estilo? seria melhor talvez comprar um pedal simulador de fretless?

Agradeço desde já.

As chances às quais você alude são gigantescas porque pouquíssimas coisas neste estilo foram feitas com fretless. De qualquer forma, isso não impede que você faça a sua própria interpretação destas músicas com ele.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por gpraxedes Dom Jul 07, 2013 11:44 pm

O Heverton Souza aqui do fórum transformou o seu Yamaha 270 em fretless e ficou muito legal mesmo, ele mesmo fez a transformação.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por camilom Seg Jul 08, 2013 2:05 pm

Eu acho que só toquei uma vez num fretless, ainda penso em pegar um contrabaixo giannini(meu primeiro contrabaixo) que está acumulando ferrugem e poeira lá na casa dos meus pais e transformar em fretless.

rockman bass, eu não transformaria esse baixo em fretless pelo seguintes motivos:
- é seu único baixo;
- você toca em uma banda de hard rock/heavy metal;
- você quer comprar um baixo acústico.

Como é seu único baixo acho que há uma grande chance de você se arrepender. Na minha opinião hard rock e heavy metal não se dá bem com fretless, acho que se fosse pra fazer um trabalho autoral dentro de um desses estilos até poderia ficar legal, mas para tocar cover acho que tu vais te incomodar com os outros membros da banda.
Se tu estavas pensando em transformar o baixo em fretless como um caminho para o acústico eu também acho que não vale a pena, acho que o fretless só te ajudaria na questão de treinar a afinação.
Eu esperaria até ter dinheiro para comprar um acústico ou para comprar um segundo baixo melhor e transformar o teu atual em fretless.
Minha intenção não é te desestimular, mas como é o teu único baixo acho que tu deves pensar bem antes de defretá-lo.
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por rockman_bass Seg Jul 08, 2013 11:38 pm

Beleza, tranquilo.. Valeu as dicas.
Resolvi manter ele fretted, e esperar até ter grana pra pegar outro mesmo (ou um acústico). Na verdade não queria aprender o fretless com objetivo de ir pro acústico, quero saber os dois de forma igual. Mas realmente transformar em fretless agora só vai atrapalhar meus estudos, vou ter que focar em algo mais avançado enquanto to aprendendo muita coisa que considero básica ainda, na teoria.

rockman_bass
Membro

Mensagens : 21
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por allexcosta Ter Jul 09, 2013 8:09 am

Na boa, treinar fretless pra aprender upright não tem nada a ver. Instrumentos completamente diferentes.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por rockman_bass Ter Jul 09, 2013 5:14 pm

Na verdade eu me expressei errado! o que quis dizer não é "treinar fretless pra ir pro upright", mas sim entrar na mesma sintonia de instrumentos não-temperados, mas claro com o objetivo de aprender o próprio instrumento em sí, não transpor pra o outro.

Mas agora comecei a pensar em um baixo piccolo, é só mudar o encordamento? gostaria de informações sobre isso.

rockman_bass
Membro

Mensagens : 21
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless Empty Re: Transformar um Yahama RBX-170 em Fretless

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos