Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+138
Vicente Ganem
talesbass
fabio.ricarte.1
crsantosx
MarinaBass
Mike_
Moshe Bar Elohim
toni.santos.90475
Pedro Alves
IranGunners
IsaacPSilva
Mi Remualdo
Paulo Penna
Jackson¹
olivo
Emanoel Chequetto
Squivo
Edão
(((Dubassman)))
adribaixo
109eh
luan.deoliveira.12
W.Lopes
emanuelneto
Bob Stark
Eddy_Lanthan
pedrizito15
bassrpollo
FabioOlario
dideivox
jackdaniels
ark racing
robson610542
rmap
joseluiz.avilajr
André Melo Batista
pluís
NeyBass
aramis.melgarecho
bassfuria
TioAnder
RenanZeera
GuynhoBass
JrFioravante
third_strike
Caiov
Thiago Almeida
Eliseumohr
cleitonbassline1
Baixista
alisso morrison
iadsebass
AlexeiSantana
samubass
marlon.santosalmeida
emmanuel.florescoelho
Matt Bass
cidaobass007
mariogsilva
caio.dropz
flauius
rodrigo.ropedagogo
fabio887
Bosclima
gmv bass
tskrieger
Ramiro Andrade
Christian
gabrielpd
LPBR
fernando pullbass
Mbass
igor.botelhoduarte
ltezza13
Groovin
Artur Gomes
Elielson Rocha
Max Camillo
André Rhuan
RBORCARI
ZédeLepelin
Giuliano
Jackson
gsfteodoro
Andre Azulao
Jhonatan Anute
AlexandreLima
vinibassplayer
DeanMateus
Boss2K
rodrigomonteoliva
heverton souza
renanx
SILVIAO
ademar junior
Geddybass
subgrave
Rafael Leal Candido
Roger_william
VivianeTF
Edu Fettermann
pedroivo85@hotmail.com.br
siodoni
mrbrasil
Laysson
malka_aff
Gilberto Júnior
webercar
Ronyldo D`Santos Luthier
Raissa
RodrigoBR
ricardo barros
emachado
Cantão
ct.colela
dibass
brucce
henri carvalho
PauloBass
pedrohenrique.astronauta
Luiz87
CG
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
Claudio
Fernando Zadá
Maurício_Expressão
fheliojr
bodhan
Mauricio Luiz Bertola
afonsodecampos
Tarcísio Caetano
Voila Marques
Cayo Castro
GeTorres
edumoraes
gpraxedes
allexcosta
142 participantes

Página 14 de 20 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 25, 2014 11:43 am

^ Sim, é... Acontece muito....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Sáb Out 25, 2014 5:04 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Sim, é... Acontece muito....

Obrigado, tava ficando cabrero que de uns dias pra cá a afinação estava subindo um pouco em algumas cordas.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Dom Out 26, 2014 2:18 pm

Betola,
alterei a afinação do meu short scale e passei a usar encordoamento EADGC, tirando a sizona.
Regulei as oitavas, baixei um pouco altura das cordas que obviamente tinham ficado um pouco mais altas.
A altura é aceitável: fica o altura de um cartão de crédito quando pressiono a primeira e última casas na altura do sétimo traste, naquele teste padrão sugerido lá no fórum de regulagem.  
Acontece que, talvez por ter uma pegada mais forte, se não cuidar sempre dá uma trastejada numa casa ou outra ( o que não acontecia quando ele veio regulado por quem o fabricou), e a regulagem me soa muito boa, altura que considero ideal, oitavas reguladas e etc.

Você acha que pela mudança que fiz de afinação/encordoamento uma mexida no tensor de faz necessária para corrigir esse possível desequilíbrio? Para esse caso, a mexida do tensor é anti-horário ou horário?

Obrigado.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Dom Out 26, 2014 3:42 pm

Não sou o Bertola, mas 'aposto' em soltar um pouco o tensor, em face da menor tensão das cordas.

O tensor é um parafuso 'normal' aperta no sentido horário e solta no anti horário.

Tive um Giannini Sting Ray 5 c com o mesmo encordoamento que você colocou no seu escala curta e senti o mesmo problema descrito, soltei um pouco o tensor, 1/8 a 1/4 de volta devem resolver.

Por garantia, esperemos a opinião do Bertola!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Dom Out 26, 2014 4:14 pm

GeTorres escreveu:Não sou o Bertola, mas 'aposto' em soltar um pouco o tensor, em face da menor tensão das cordas.

O tensor é um parafuso 'normal' aperta no sentido horário e solta no anti horário.

Tive um Giannini Sting Ray 5 c com o mesmo encordoamento que você colocou no seu escala curta e senti o mesmo problema descrito, soltei um pouco o tensor, 1/8 a 1/4 de volta devem resolver.

Por garantia, esperemos a opinião do Bertola!

Tô pensando seriamente em fazer isso. O problema será voltar a regular as oitavas, já que o lazarento do luthier que levei esse baixo para uma regulada conseguiu o inimaginável. O cara conseguiu quase que espanar o encaixe na ponte onde vão as chave allen e tá muito difiícil soltar/prender aquela parte da ponte onde as cordas dão tensão. Acho que terei que trocar a ponte. Essa é fixa por cinco parafusos, até prefiro um outro modelo, mas para não mexer na furação talvez encomende outra com a própria Ledur.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Dom Out 26, 2014 4:43 pm

Quanto aos parafusos da ponte, ou melhor, pelo que entendi, dos carrinhos da ponte, é possível troca-los e o custo é baixo.

Outro 'truque' é soltar as cordas par subir ou descer o carrinho e reafinar. Entretanto, isso é um paliativo, o que resolve mesmo é trocar os parafusos do carrinho.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Dom Out 26, 2014 6:46 pm

Valeu, vou tentar trocar os parafusos.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 26, 2014 7:11 pm

jmaxyyz
Você acha que pela mudança que fiz de afinação/encordoamento uma mexida no tensor de faz necessária
Cara, SEMPRE que se muda o encordoamento é necessário mexer no tensor (isso se percebe fácil pelo próprio braço) e no ajuste de entonação.
Aproveite e troque os parafusos da ponte antes de proceder ao ajuste da entonação.

Sei que aqui não é lugar para isso, mas é muito bom, é cívico ver, na época de eleições, notadamente essas, que se polarizaram demais, ver dois foristas com "avatares" apoiando seus respectivos candidatos, dialogando aqui "irmãmente". Apesar das nossas posturas políticas distintas, somos todos irmão brasileiros.
Infelizmente certos membros desse fórum não agiram dessa forma. Não é o caso de vocês (aqui).
Recebam meu fraterno e cívico abraço.
Nossa pátria e nosso povo acima de tudo! (e sem a conotação fascista que essa frase sempre teve).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Dom Out 26, 2014 7:34 pm

Obrigado, Bertola, vou fazer isso, embora tenha a pouco tempo atrás girado um quarto do tensor no sentido anti-horário.
Tenho que aguardar a madeira assentar, é isso?

(Em relação aos avatares, suas palavras chegaram no exato momento que notícias dão conta que os tucanos jogaram a tolha no que se refere à corrida presidencial).

Obrigado.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 26, 2014 7:40 pm

jmaxyyz escreveu:Obrigado, Bertola, vou fazer isso, embora tenha a pouco tempo atrás girado um quarto do tensor no sentido anti-horário.
Tenho que aguardar a madeira assentar, é isso?

(Em relação aos avatares, suas palavras chegaram no exato momento que notícias dão conta que os tucanos jogaram a tolha no que se refere à corrida presidencial).

Obrigado.
Sim, é isso

Então, essa coisa de eleições é fato superado... Respeitemos nossos irmãos brasileiros de outras opiniões e abracemo-nos todos pelo bem da nação
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 28, 2014 4:08 pm

Bertola,
por conta da redução de tensão das cordas, rodei 1/4 do tensor no sentido anti-horário. Só que o tensor girou muito fácil parecendo que tá solto de tão fácil que foi girá-lo. É isso mesmo?

E existe alguma possibilidade das oitavas não desafinarem depois de uma mexida dessas?
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 28, 2014 6:24 pm

Aperte-o ligeiramente e refaça a regulagem das oitavas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por malka_aff Qua Out 29, 2014 1:03 am

Bertola, lembra que uma vez te pedi ajuda pra colar a ponta da escala do meu jazz bass gianoca? Entao, ele ta colado faz um tempao e aquele finzinho de escala ta mais alto que o resto, ele eh fretless, eu lixo ele pra baixar mas tenho medo de lixar demais e abaixar demais aquela parte. se eu soltar o tensor completamente ele fica com o braco reto ou curvado?

como faco pra ter certeza que o braco inteiro esta reto pra poder lixar com taco de lixa?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 29, 2014 6:29 am

como faco pra ter certeza que o braco inteiro esta reto pra poder lixar com taco de lixa?
Retirando as cordas, mexendo no tensor (soltando), até o ponto em que, olhando-o de frente vc vê que está reto. Pode-se usar também uma régua de metal ou madeira dura.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Qua Out 29, 2014 10:38 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Aperte-o ligeiramente e refaça a regulagem das oitavas.

Bertola, devo apertar então o tensor? Girá-lo no sentido horário, correto? Tinha girado 1/4 para afrouxá-lo, se girar agora o dobro no sentido horário vai de boa, sem perigo de comprometer o braço ou devo fazer por etapas, 1/4 espera um dia e depois mais 1/4?


São perguntas genéricas de alguém que está encarando o processo pela primeira vez.

Obrigado.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 29, 2014 11:10 am

^ Gire-o 1/4 de volta, sentido horário. Não precisa esperar um dia não, apenas alguns minutos e confira a curvatura.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Qua Out 29, 2014 3:39 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:jmaxyyz
Você acha que pela mudança que fiz de afinação/encordoamento uma mexida no tensor de faz necessária
Cara, SEMPRE que se muda o encordoamento é necessário mexer no tensor (isso se percebe fácil pelo próprio braço) e no ajuste de entonação.
Aproveite e troque os parafusos da ponte antes de proceder ao ajuste da entonação.

Sei que aqui não é lugar para isso, mas é muito bom, é cívico ver, na época de eleições, notadamente essas, que se polarizaram demais, ver dois foristas com "avatares" apoiando seus respectivos candidatos, dialogando aqui "irmãmente". Apesar das nossas posturas políticas distintas, somos todos irmão brasileiros.
Infelizmente certos membros desse fórum não agiram dessa forma. Não é o caso de vocês (aqui).
Recebam meu fraterno e cívico abraço.
Nossa pátria e nosso povo acima de tudo! (e sem a conotação fascista que essa frase sempre teve).

Grato Bertola!

Posso não concordar com o pensamento dele, mas com certeza defenderia e defenderei o direito do colega se manifestar e expor a opinião dele. A verdadeira democracia se faz através do povo e não por políticos 'de profissão' de dizem ser representantes do povo...

E não nego que sou patriota e as suas palavras fazem um sentido enorme pra mim!!!

Grato, muito grato!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ark racing Dom Nov 09, 2014 10:58 am

Fala Bertola, bom dia. Bertola tô querendo dar uma geral no meu baixo, pois tô sentindo ele trastejar um pouco e vejo que as cordas estão muito altas, ta cansando tocar. Eu baixei aqui o manual de proprietário da fender e ensina a fazer os ajustes. Minha duvida é a seguinte: Qual deve ser a posição inicial da altura do rastilho, e a distancia do carinho? devo colocar os dois na metade do ajuste? para ver o que devo fazer no braço,Só para informação meu baixo é um tagima, esse ai do avatar. Vc pode me ajudar?
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 09, 2014 11:14 am

^ Cara, Não tem essa de "altura inicial", até porque é pessoal. Quando ajusto um instrumento, o faço por inteiro, observando e ajustando cada parte para uma ação o mais baixa possível e perfeito ajuste de entonação (que é feito com afinador eletrônico de ponteiro, de preferência). Eventualmente são necessários procedimentos mais "delicados", com "rebatimento" de trastes, polimento, readequação da pestana, etc... Ou seja: Um luthier experiente precisa avaliar com cuidado cada instrumento antes de proceder qualquer ajuste.
Eu não estou com seu baixo em mãos, e nem sei como e o que vc toca, portanto é difícil dizer, até porque, quando do processo, uma coisa leva à outra....
Vá abaixando as cordas pelos carrinhos da ponte e ajustando o tensor com 1/4 de volta de cada vez.... É o que posso te dizer assim...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ark racing Dom Nov 09, 2014 12:15 pm

Ok Bertola valeu, acho melhor levar ao luthier mesmo, vc me recomenda algum aqui no rio de janeiro?
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 09, 2014 1:01 pm

ark racing escreveu:Ok Bertola valeu, acho melhor levar ao luthier mesmo, vc me recomenda algum aqui no rio de janeiro?
Tem o Rogério, na Tijuca... Não tenho mais o telefone dele...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por marlon.santosalmeida Ter Nov 11, 2014 10:45 pm

Boa noite Maurício, estou pintando um baixo que era natural, e passei a 1ª mão de seladora e achei interessante o resultado. Existe algum problema em deixar apens na seladora? Quantas mãos de seladora são ideais para ele ficar protegido sem a necessidade de verniz ou tinta?
marlon.santosalmeida
marlon.santosalmeida
Membro

Mensagens : 107
Localização : Araruama

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 11, 2014 11:51 pm

^ Umas 3 vezes, lixando entre elas. Depois da última, lixe com bombril e depois aplique cêra e faça um polimento com uma politriz (cêra incolor comum fica mais fôsco, de carnaúba, mais brilhante).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por marlon.santosalmeida Qui Nov 13, 2014 1:14 am

Essa cera pode ser automotiva ou é alguma específica? Você me recomenda alguma?
marlon.santosalmeida
marlon.santosalmeida
Membro

Mensagens : 107
Localização : Araruama

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 13, 2014 6:59 am

Não cara, é cêra de chão, do tipo Polyfloor...
Ou essa:
https://www.google.com.br/search?q=cera+de+carna%C3%BAba+para+madeira&espv=2&biw=1600&bih=809&tbm=isch&imgil=5DzxM-2nrjdXnM%253A%253Beq1jXuYijZpzSM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.palaciodacera.com.br%25252Floja%25252Findex.php%25253Fmanufacturers_id%2525253D0%25252526sort%2525253D2a%25252526page%2525253D5%25252526osCsid%2525253Di3cm450c4kpv34nnlfje3m2ti7&source=iu&pf=m&fir=5DzxM-2nrjdXnM%253A%252Ceq1jXuYijZpzSM%252C_&usg=__YC42BLziy0-epcbZYgDsoQ4lU0Q%3D&ved=0CCgQyjc&ei=73JkVPuFN4eegwSPooPABg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=5DzxM-2nrjdXnM%253A%3Beq1jXuYijZpzSM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.palaciodacera.com.br%252Floja%252Fimages%252Fproduto_019.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.palaciodacera.com.br%252Floja%252Findex.php%253Fmanufacturers_id%253D0%2526sort%253D2a%2526page%253D5%2526osCsid%253Di3cm450c4kpv34nnlfje3m2ti7%3B640%3B480
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por henri carvalho Qui Nov 13, 2014 10:53 am

O que voce acha da caixeta, eu não encontrei marupa e comprei caixeta mesmo.
este é meu novo projeto
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 DSC07339_zps7ea47421
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por NeyBass Qui Nov 13, 2014 11:09 am

NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 13, 2014 12:16 pm

henri carvalho
Excelente madeira! Meu P-Bass "titular" tem corpo nessa madeira. Leve e ressonante. Em tempo: Os antigos Gianninis dos anos 70 (inclusive os bons AE08B verdadeiros), eram confeccionados nessa madeira.
O meu tem, inclusive esses poderosos DiMarzio que vc comprou aí...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por marlon.santosalmeida Qui Nov 13, 2014 12:49 pm

Obrigado Bertola!
marlon.santosalmeida
marlon.santosalmeida
Membro

Mensagens : 107
Localização : Araruama

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por henri carvalho Qui Nov 13, 2014 2:48 pm

Que bom saber, este DiMarzio eu ja tenho a muito tempo.
Estou pensando em colocar um top em maple, a escala vai ser em pau ferro e o braço em hard maple.
Voce tem alguem que venda bons gabaritos para indicar?
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 13, 2014 3:32 pm

henri carvalho escreveu:Que bom saber,  este DiMarzio eu ja tenho a muito tempo.
Estou pensando em colocar um top em maple, a escala vai ser em pau ferro e o braço em hard maple.
Voce tem alguem que venda bons gabaritos para indicar?
Não tenho... Na verdade, faço quase tudo à mão e nunca usei gabaritos, por isso as mãos dos instrumentos que construo variem tanto...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por jackdaniels Sex Nov 14, 2014 9:18 am

Bertola, Bom dia
Você conhece bons cursos de Luthieria aqui na capital de SP?
jackdaniels
jackdaniels
Membro

Mensagens : 13
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 14, 2014 12:40 pm

jackdaniels escreveu:Bertola, Bom dia
Você conhece bons cursos de Luthieria aqui na capital de SP?
Tem o da BH e o do Edmar Luigui.
Ambos são modulares.
Esse assunto já foi abordado nesse tópico aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t19791-curso-de-luthier
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por dideivox Seg Nov 17, 2014 10:38 am

Fala Bertola, tudo tranquilo??
Perguntei em outro lugar mas talvez seja mais conveniente aqui..
Onde encontro projetos para construção de caixas para baixo?
Desde a construção da caixa (4x10) à construção do Alto-Falante (tamanho de bobina, imãs, etc.)
Valeu, abraço!
dideivox
dideivox
Membro

Mensagens : 71
Localização : Cascavel, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por dideivox Seg Nov 17, 2014 10:41 am

...aliás, queria algo com um custo baixo, se possível leve (peso kg), e que eu alcance uma sonoridade boa.
Obviamente não tenho a pretensão de ter um som de Bergantino ou Ampeg gastando pouco.. mas preciso de uma medida paliativa pra fugir dos meus sofrimentos dos amplificadores das locadoras hehe
dideivox
dideivox
Membro

Mensagens : 71
Localização : Cascavel, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 17, 2014 1:12 pm

Esse tópico aqui
https://www.contrabaixobr.com/t28885-projetos-de-caixas-handmade-com-ruds
Estude-o e depois formule suas perguntas ao Ruds
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por FabioOlario Ter Nov 18, 2014 12:03 am

Amigos sou novo aqui no fórum, comprei um Sx sjb 75 natural essa semana, gostaria de saber qual a altura ideal de cada captador em milímetros e das cordas no ultimo traste em milímetros ... poderiam me ajudar a ter uma base para ajustar o meu tomando como referencia o ajuste feito pelos amigos aqui do fórum ...
FabioOlario
FabioOlario
Membro

Mensagens : 27
Localização : Nova Iguaçu - Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 18, 2014 8:15 am

FabioOlario escreveu:Amigos sou novo aqui no fórum, comprei um Sx sjb 75 natural  essa semana, gostaria de saber qual a altura ideal de cada captador em milímetros  e das cordas no ultimo traste em milímetros ... poderiam me ajudar a ter uma base para ajustar o meu tomando como referencia o ajuste feito pelos amigos aqui do fórum ...
Cara, isso não existe...
A regulagem, primeiro é algo pessoal, e seu luthier deve fazê-la de acôrdo com a sua preferência. Eu sempre a ajusto o mais baixo possível, e isso muitas vezes conduz a trastejamentos, que devem ser eliminados vía um procedimento que exige "expertise" do luthier, o "rebatimento" de trastes (e depois seu polimento).
Em segundo lugar, a altura das cordas na região da trócula pressupõe o ajuste do tensor, que deve estar referenciado à espessura das cordas.
Em terceiro lugar, e é o mais fácil de todos, o ajuste da altura dos captadores. Apenas use o bom-senso e os ouvidos (cada capt é diferente): Nem "colado" às cordas, nem distante demais. Geralmente mais próximo das cordas D e G e um pouco mais distante da E e A.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por allexcosta Ter Nov 18, 2014 8:27 am

Com licença, Bertola...

A regulagem padrão Fender é uma boa referência inicial para baixos SX. Você pode fazê-la e ajustar de acordo com suas preferências.

Aqui está:

http://www.fender.com/support/articles/bass-guitar-setup-guide/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 18, 2014 8:38 am

allexcosta escreveu:Com licença, Bertola...

A regulagem padrão Fender é uma boa referência inicial para baixos SX. Você pode fazê-la e ajustar de acordo com suas preferências.

Aqui está:

http://www.fender.com/support/articles/bass-guitar-setup-guide/

É uma dica válida.
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por FabioOlario Qua Nov 19, 2014 12:09 am

Obrigado amigos...
FabioOlario
FabioOlario
Membro

Mensagens : 27
Localização : Nova Iguaçu - Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por FabioOlario Qua Nov 19, 2014 12:12 am

Outra pergunta... Vale a pena trocar os captadores originais por uns da fender ou EMG ? Do meu Sx Jb75
FabioOlario
FabioOlario
Membro

Mensagens : 27
Localização : Nova Iguaçu - Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Nov 19, 2014 6:39 am

FabioOlario escreveu:Outra pergunta... Vale a pena trocar os captadores originais por uns da fender ou EMG ?  Do meu Sx Jb75
Não vejo o porque disso... Pelo menos não de imediato, nem capts tão caros...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por henri carvalho Seg Nov 24, 2014 9:43 am

Sempre que a gente joga a celadora a madeira clara fica amarelada e a escura fica um pouco mais escura.
voce conhece algum tipo de celadora que não altere a cor da madeira.

estes modelos da fender a madeira é bem "branca"
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Fenderhss_zpsd237890b[/URL]
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Seg Nov 24, 2014 10:21 am

Bom dia Bertola.

Comprei uma Gianoca (hehehe isso não é novidade!) flying v, de 1985 e sejamos honestos, a guitarra para ser ruim tem que melhorar muito! Mas todos sabem da minha admiração pela giannini, então eu acredito que é possível melhorar aquela 'coisa'.

O corpo tem 35mm de espessura e acredite, leve, mas muito leve mesmo!!! Até parece que foi feita com caixote de maçã! Pensei em poplar, mas não creio que seja o caso. madeira importada nos anos 80's era impraticável... Não consta o modelo nos catálogos de antigos da Giannini, deve ter sido perdido como outras informações que se perderam... Se não me engano o Maurício Expressão um dia falou algo sobre um incêndio...

Ela é bem clara e extremamente leve, mas a questão não é essa...

Eu quero 'engrossar' o corpo em 10mm e levá-lo para aproximadamente 45mm de espessura e pensei em N madeiras, entretanto, como eu vou pintar, uma madeira com figuração bonita não é necessário, desta forma pensei em comprar um bloco de marupá e cortar duas pranchas de 5mm cada e colar uma de cada lado da guitarra.

Já tive uma 'encrenca' destas nos anos 80's. foi o primeiro instrumento de cordas que comprei com meu dinheiro, Ri Muito  lembro até hoje... Uma gianoca flying v e uma caixa mikassin! kkkkkkkk Terrível combinação!

Eu espero ter um sonoridade encorpada com este sanduíche, sei que nunca vai a sonoridade de uma LP, mas tudo bem.

Fora isso, eu penso em ferrules, a placa de metal em V e ponte turn-o-matic (só a peça com os saddles) e colocar uma escala de verdade naquele braço 'medonho' que eu acredito ser de cedro e de peça única, sem tensor.

A nova escala eu pensei em ébano ou jacarandá.

Não é uma restauração, é reforma das grandes!!!  Por favor, poderia dar a sua opinião sobre o assunto?  

(vou tirar umas fotos de já que eu subo elas)

Grato por enquanto!

(as fotos)

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Gfv1
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Gfv2
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Gfv3
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Gfv6


Última edição por GeTorres em Seg Nov 24, 2014 11:49 am, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : complemento + inserir fotos)
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 24, 2014 1:11 pm

henri carvalho
Todas elas mudam a côr... No caso dessa Fender aí é por conta da cô da madeira mesmo...
GeTorres
Cara, vc quer matar um mosquito com uma escopeta, né???!!!!
Use uma chapa de qualquer madeira mais dura que a dela (deve ser caixeta), pode até ser marupá, angelim, etc...
Use ipê na escala e instale um tensor. Mantenha essas captadores aí e refaça toda a parte elétrica. Use uma ponte fixa estilo Fender sem "body trhu".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Seg Nov 24, 2014 4:01 pm

Não vou negar que 'tomei um banho de água fria', mas mestre é mestre e sabe o que fala!

Preciso entender alguns pontos...

Uma chapa de madeira mais dura que a do corpo: Uma chapa de uns 0,6 só na pate de trás já é o suficiente? Pensei em marupá também, fácil de encontrar e barato

A ponte fixa estilo fender sem o body trhu: Ela vai me dar uma regulagem melhor que as turn-o-matic? Eu havia pensado em verificar o radius da ponte e replica no braço...

Escala de ipê, tranquilo! Sonoramente parece ébano, com a vantagem de ser mais barato e facil de se encontrar.

Colocar tensor, tranquilo! Pretendo colocar um de barra dupla!

Os caps eu tenho um par de intruder malagoli zerado em casa, fora isso, uma vez fiz um serviço que o dono da guita (que usava caps iguais à estes) pediu para que eu o retirasse e manadsse rebobinar na malagoli com fio plain enamel e o resultado foi muito bom!

Vou  me preocupar com isso depois do corpo pronto, se os caps originais responderem bem, ficam!

Grato novamente!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 24, 2014 4:25 pm

Uma chapa de madeira mais dura que a do corpo: Uma chapa de uns 0,6 só na pate de trás já é o suficiente? Pensei em marupá também, fácil de encontrar e barato
Sim, é isso mesmo.
A ponte fixa estilo fender sem o body trhu: Ela vai me dar uma regulagem melhor que as turn-o-matic? Eu
Sim, mais fácil de instalar e de regular...
Eu havia pensado em verificar o radius da ponte e replica no braço...
Much about for nothing....
Os caps eu tenho um par de intruder malagoli zerado em casa,
Esses capts são "from Hell!"
Se vc não quiser os capts dela... Se puder me repassar... Eu agradeço....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GeTorres Seg Nov 24, 2014 5:34 pm

MP enviada Bertola!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por henri carvalho Seg Nov 24, 2014 9:21 pm

Bertola eu tentei selar as madeira até com tinta acrilica a base de agua e amarelou tambem.
Ge torres eu colocaria ela pendurada em uma parede, não tentaria ressuscita la, mudando a escala, ponte e captadores ela vai virar um verdadeiro frankenstein.
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 20 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos