Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

+70
Orla Bass
Kobhau
HenriqueBessa
espezialista
patriciofernandes
Raul S.
space-bass
monteirofn
Guga Ramone
Wagner Richter
Baixeiro
Wildson Gomes
Fulini Bassman
eusouojunior
arturbmallmann
RafaelCs
SILVIAO
Helder Barbosa
emachado
mnincao
Emilio Paulo
igor.botelhoduarte
Edvell
Leomezz
Roger Bass
Mauricio Luiz Bertola
W.Lopes
André Luga
luiz_gu
ZédeLepelin
eduardo.neto
Kalingth
rafammbass
pluís
bassfuria
Guilherme Xaolin
Gibass
GuynhoBass
siodoni
Tubass
Jackson
Thiago Almeida
anderson.florencio
Fábio Lacerda
djmmaster
João Pedro Ap. da Silva
filipe pancho
tentsubass
Mau_
Eliseumohr
Nando Medeiros
gpraxedes
liba
Zéff
Fabio Linhares
EduardoJb
CG
Claudio
webercar
KIQ
fheliojr
GeTorres
brucce
afonsodecampos
deeecooo
Thales_Sr
Voila Marques
ct.colela
JAZZigo
allexcosta
74 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por GeTorres Dom Mar 01, 2015 12:06 pm

Os pequenos detalhes na elétrica que você reclama, testemunham contra ele. Um profissional de nível "Excelente" jamais deixaria isso passar.

Há modos de amenizar o que vc reclama (braço forte e ponte fraca) como por exemplo subir o cap da ponte, abaixar o do braço. Não vai deixar o da ponte como 'cap guia' mas vai melhorar. Outra coisa, pode ser solda fria nas ligações e quanto ao tone, 473 como indicado pelo Colela.

E não querendo ser chato, mas já sendo.
Você disse "Eu fiz um baixo em um Luthier aqui na cidade" Quando na realidade você mandou reformar. Seu baixo é o que sobrou de um Giannini Sonic, após toda a modificação.

Nada contra, só que 'mandar fazer' e diferente de 'mandar reformar'.

GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Dom Mar 01, 2015 11:29 pm

Edvell escreveu:
fheliojr escreveu:^ Edvell, acredite, este seu luthier está beeeeeeeem longe de ser excelente.
Fheliojr,
Poderia me informar o que tu encontrou de errado no meu baixo?

Abraços
A questão de erro que citei quanto ao luthier que fez o trampo
Se vc levasse esse baixo a um luthier aqui de sampa,a maioria não te deixaria fazer o que vc fez
e o que pegasse o trampo para fazer,iria consertar os erros de furação antigos,tendo em vista que o baixo foi inteiro reformado e pintado
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Edvell Ter Mar 03, 2015 2:19 am

ct.colela escreveu:
Edvell escreveu:
fheliojr escreveu:^ Edvell, acredite, este seu luthier está beeeeeeeem longe de ser excelente.
Fheliojr,
Poderia me informar o que tu encontrou de errado no meu baixo?

Abraços
A questão de erro que citei quanto ao luthier que fez o trampo
Se vc levasse esse baixo a um luthier aqui de sampa,a maioria não te deixaria fazer o que vc fez
e o que pegasse o trampo para fazer,iria consertar os erros de furação antigos,tendo em vista que o baixo foi inteiro reformado e pintado

Colela,
Eu sei que nenhum outro Luthier faria esse trabalho, eu já conversei com alguns do Rio que mechamaram de maluco por ter feito isso!
Sobre os erros de projeto originais do baixo, eu pedi pra não ser alterados!
A idéia original era só pintar. Na metade do trabalho resolvi transformá-lo em Fretless, depois quando eu vi que o trabalho na escala e pintura estavam muito além das minhas expectativas resolvi trocar as ferragem. Peguei o baixo, levei pra casa e resolvi trocar os captadores e a elétrica (se é pra fazer, que seja bem feito)...
Hoje eu não me arrependo de absolutamente nada, incluindo a posição da transversal invertida do captador jassbass. Eu acho o som dele muito melhor que o meu IBanez SR505. Claro, ambos têm características singular é incomparáveis (o fretless é passivo e o 505 ativo). Mas o captador Jazzbass pegando as cordas mais graves mais próxima do braço e as agudas mais próximas da ponte deram um toque único e incomum.
Sou muito feliz com meu verdinho!

Obrigado mesmo pela dica do capacitor!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por GeTorres Ter Mar 03, 2015 10:28 am

Edvell escreveu:
fheliojr escreveu:^ Edvell, acredite, este seu luthier está beeeeeeeem longe de ser excelente.
Fheliojr,
Poderia me informar o que tu encontrou de errado no meu baixo?

Abraços

Taqueus...

Agora que eu me toquei sobre a posição do captador P Slap hide facepalm
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por fheliojr Ter Mar 03, 2015 5:08 pm

^ é o jogo dos 7 erros, g!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Edvell Ter Mar 03, 2015 6:05 pm

fheliojr escreveu:^ é o jogo dos 7 erros, g!

Essa é a função do fórum? Criticar o trabalho dos outros?
Eu já toquei muita vezes com esse meu baixo e já gravei vários trabalhos com ele e o som é perfeito!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por fheliojr Ter Mar 03, 2015 7:28 pm

edvell, não nos leve a mal, pois nosso objetivo não é desdenhar de vc, mas ajudá-lo a identificar um bom trabalhado de luthieria de um +-, para que vc não seja enganado, futuramente.

todas as informações submetidas a fóruns são debatidas, pois esta é a função deles. aqui, há elogios e críticas a diversos instrumentos, serviços, etc.

se vc gostou do seu instrumento, é isto que importa.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por GeTorres Qua Mar 04, 2015 1:10 pm

Edvell escreveu:
fheliojr escreveu:^ é o jogo dos 7 erros, g!

Essa é a função do fórum? Criticar o trabalho dos outros?
Eu já toquei muita vezes com esse meu baixo e já gravei vários trabalhos com ele e o som é perfeito!

Não me referi sobre a posição do cap como uma forma de desdem, entretanto, pelo que li é de seu conhecimento que a posição não é a correta.

Se está bom pra vc, é o que importa, mas esperar apenas elogios do pessoal do forum, esquece... A galera é amiga, conselheira, joga junto, dá pitaco para melhorar, mas não perdoa nada! E a colocação errada do cap é uma delas.

Toca o barco!!!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Edvell Qua Mar 04, 2015 6:45 pm

GeTorres escreveu:
Edvell escreveu:
fheliojr escreveu:^ é o jogo dos 7 erros, g!

Essa é a função do fórum? Criticar o trabalho dos outros?
Eu já toquei muita vezes com esse meu baixo e já gravei vários trabalhos com ele e o som é perfeito!

Não me referi sobre a posição do cap como uma forma de desdem, entretanto, pelo que li é de seu conhecimento que a posição não é a correta.

Se está bom pra vc, é o que importa, mas esperar apenas elogios do pessoal do forum, esquece... A galera é amiga, conselheira, joga junto, dá pitaco para melhorar, mas não perdoa nada! E a colocação errada do cap é uma delas.

Toca o barco!!!

GTorres,
Claro, cada um tem uma opinião. E outra coisa, como falei no outro post, esse baixo é meu e sempre será.
Não fiz pensando em vender, fiz pra ter um baixo que me acompanha a décadas e que tenho momentos de recordação que dinheiro no mundo paga! Seria impossível de eu mudar as posições dos captadores. Na época o Denilson (Luthier) tinha me aconselhado em mudar os captadores! Mas aí o que sobraria da alma dele? Nada! Seria mais fácil eu conseguir um bom pedaço de madeira e fazer um do zero!

O Denilson é meu amigo. Por isso que acabei me irritando um pouco e lhe peço desculpas. Não só pra você, como para o Colela e o fheliojr.
Ele é um cara muito humilde é muito dedicado e apaixonado pela luthiaria e por instrumentos.
Como eu disse anteriormente, sou do Rio. Lá eu conheço o Rodrigo Cotia, que dizem ser o melhor do Rio, inclusive tem instrumentos dele em bandas grandes (Freja tem alguns violões dele e o Toni Beloto eu sei que leva ou levou suas guitarras lá com ele) e sou amigo pessoal do Leo Tavares, que trabalha como Luthier na globo para os programas que tem músicas ao vivo...
Aqui, na cidade de Rio Grande, não tem outro Luthier, somente o Denilson.
Na época eu liguei para o Cotia, que me falou que me fazia um baixo novo, mas nunca, por dinheiro nenhum ele mexeria em meu baixo (ele conhecia a encrenca)...
Mas como eu disse, gosto muito do Denilson! Tanto como Luthier, como ser humano! É um cara zen, vegetariano, viveu na Amazônia em uma tribo naturista (peladão), de uma cultura ímpar e de um brilho nos olhos quando apronta um instrumento!

Mas obrigado muito GTorres, por suas sábias palavras, tanto neste post, quanto no outro quando refiz todo ele!

Depois eu vou postar umas fotos do meu IBanez 505 que eu pedi para o Denilson mudar a cor e dar uma arredondada no corpo, para ver se esse passa no crivo da galera!

Abraços meus amigos!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por GeTorres Qua Mar 04, 2015 9:49 pm

claps Legal Amigos
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por igor.botelhoduarte Sex Mar 13, 2015 4:38 pm

Olá pessoal do fórum, sou novato aqui, mas já agradecendo a todos ai pela informações rsrs.
Estou querendo montar um bass e andei pesquisando sobre os circuítos e pickups da nordstrand, mas como sou leigo no assunto e não tem muitos vídeos no youtube sobre o que eu queria saber, lavai...

Gostaria que Colela ou alguém do fórum me explicasse sobre o preamp nordstran 3b (3b-4b).
minha dúvida é se ele é passivo e ativo,e também falasse sobre o que tem em cada knob, tem aqui as especificações no site (http://www.bestbassgear.com/nordstrand-3-band-preamp.htm), mas como disse não entendi, porém tem um vídeo que gostei muito de um bass e queria saber se ele montou o preamp do jeito que esta nas especificações? obs: (as pickups e as chaves que ele esta usando também me interessam para montar meu bass de 5 cordas). Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=djDelS_AzZs
igor.botelhoduarte
igor.botelhoduarte
Membro

Mensagens : 7
Localização : Sarandi

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por fheliojr Dom Mar 15, 2015 5:06 pm

igor, se é pre-amp, é ativo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por igor.botelhoduarte Dom Mar 15, 2015 8:08 pm

Mais alguém?
igor.botelhoduarte
igor.botelhoduarte
Membro

Mensagens : 7
Localização : Sarandi

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Emilio Paulo Qui Abr 09, 2015 7:45 am

Colela tenho um ibanez sr 05 japonês acho que ano 89 que esta com circuito passivo dois volumes e dois tones porem com caps ativos dois single, a duvida é a seguinte qual circuito ativo casaria com esses caps pois pretendo colocar um.
Emilio Paulo
Emilio Paulo
Membro

Mensagens : 26
Localização : Manaus-Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por GeTorres Dom Abr 19, 2015 12:52 pm

GeTorres escreveu:Colela, a combinação Sub Sterling blindado com fita de cobre + cap SD blindado tb + circuito SD com grave-agudo/médio/balanço/volume + cubo hartker 250 cone de alumínio, controles de tonalidade em flat deu como resultado chiado, muito chiado quando se usa o balanço para escolher bobina 1 ou 2; quando se usa as duas não há chiados.

Você acredita que é algum problema com o campo magnético do captador, inversão de fase ou é o amp, que carrega nos agudos naturalmente?

Em outro amp, o baixo não apresenta chiados.

Lembra disso Colela?

Então, reforcei a blindagem do cap, aplicando fita de cobre adesiva na capa do cap, envolvendo a bobina e tudo mais que ele tinha de direito!!!

Liguei no meu amp aqui em casa, abri o agudos e o médio, fechei os graves no baixo e no meu ampli (um Master Áudio 200BS) abri o agudo, o médio, fechei o grave, dei mais ganho que volume, pluguei a criança!

o circuito instalado tem blend, então usei o blend e com 2 bobinas, Mudo! Só com a bobina do braço, Mudo! Só com a bobina da ponte, Mudo! Mudinho da silva!!! Nécas de ruídos! E olha que o ganho estava em 16h e o volume em 14h!!!

Pequei o baixo e fui na casa do amigo, chegando lá, pedi para ele testar a criança, ele ligou o hartker e o maldito 'hummmmmmmmm' aparece e aparece alto...

Bom, ao olhar a posição do ampli, um cubo que permite angulação dele e o local onde o amigo sentou, pedi para ele 'me deixar tocar um pouco o baixo' e assim que eu peguei o danado, o ruído sumiu!!!!!

Feitiçaria? Magia Negra? Ziriguidum-teleco-teco-obaba-mangalô-pé-de-de-pato-três-vezes? O baixo não curte o seu dono?

Nada disso...

A caixa estava angulada e ele estava sentado a menos de TRINTA CENTÍMETROS DA CAIXA!!! Essa posição "colado na caixa angulada" estava alimentado o ruido, bastou ele se afastar da caixa, ficando há mais ou menos um metro de distância dela que o maledeto ruído sumiu!

Estou compartilhando a experiencia, pois vai que aparece mais um com o mesmo problema.

Ou seja, não tinha problema, o problema era onde o amigo se colocava para tocar. What a Face
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por mnincao Dom Abr 19, 2015 8:19 pm

Pessoal, boa noite
Nao sei se esse seria o topico apropriado para isso, mas eu preciso do esquema de ligacao do SYSTEM 9 do Colela para captadores P/J.
Busquei aqui no forum mas aparentemente as imagens relacionadas estao indisponiveis.
Alguem tem esse esquema e poderia me enviar?
Obrigado.

mnincao
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por GeTorres Seg Abr 20, 2015 9:45 am

Ué.... Até onde eu sei o Trollela manda o esquema de ligação junto com o pré.... pelo visto você comprou usado.

Tranquilão, fala com o Colela no FB, que com certeza ele acessa mais o fb de que o forum e pede que eu acredito que ele manda o esquema pra você.

https://www.facebook.com/cristiano.colela?ref=ts&fref=ts
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por mnincao Qua Abr 22, 2015 9:34 pm

getorres, obrigado
na verdade comprei o system 9 dele mesmo, mas acho que ele mandou o esquema por email e eu não encontro mais.
Obrigado pelo contato dele, ele me respondeu mas disse que está sem acesso aos arquivos dele.
portanto se alguém aí tiver o esquema e puder me enviar eu agradeço muito. Mnincao@Gmail.Com ou por MP.
Valeu pessoal.
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por mnincao Seg Abr 27, 2015 8:42 pm

Apenas para registrar, o colela me enviou o esquema.
Colela, mais uma vez obrigado.
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Ter Abr 28, 2015 2:19 am

Pessoal estou um pouco ausente por questões de trabalho,mas sempre dou uma olhada,posso demorar um pouco para responder,mas estou a disposição
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Ter Abr 28, 2015 2:29 am

Emilio Paulo escreveu:Colela tenho um ibanez sr 05 japonês acho que ano 89 que esta com circuito passivo dois volumes e dois tones porem com caps ativos dois single, a duvida é a seguinte qual circuito ativo casaria com esses caps pois pretendo colocar um.
Desculpa a demora
Cara colocar um circuito nesse baixo seria um pecado kkkk. A ibanez acertou na mosca com os caps ativos dela nessa epoca,tudo limpo redondo,vc pode colocar um emg ou mec,mas vai meio que plastificar o timbre,se fosse vc deixaria assim,mas se sentir falta de mais um punch manda emg na criança,ou qualquer outro pre desenvolvido pra caps ativos,pres para caps passivos ficaria muito forte o sinal
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Emilio Paulo Ter Abr 28, 2015 6:19 am

Obrigado pela dica colela
Emilio Paulo
Emilio Paulo
Membro

Mensagens : 26
Localização : Manaus-Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Emilio Paulo Ter maio 19, 2015 11:36 pm

Começa você poderia me informar se os captadores da ibanez LoJ5 são cerâmicos ou em alnico..outra coisa outro dia abri um sr 6 cordas antigo daqueles daqueles com adx6 percebi que dele saia apena um fio com uma malha um branco e um vermelho que esta conectado a bateria ..esses soapbars são singles? Precisions?
Emilio Paulo
Emilio Paulo
Membro

Mensagens : 26
Localização : Manaus-Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Ter maio 19, 2015 11:47 pm

Tem que ver qual cap loj 5 esta falando,tenho um par loj2 antigo aqui que era alnico
os de 6 cordas são ceramicos e geralmente são no formato p por dentro
o p soa single mas é um split ,p adx6 é ativo e dx6 passivo
para saber se seu loj é alnico,pegue um pedaço de bombril e esfarele o bombril em cima do captador
o pó de aço vai moldar as bobinas na capinha lisa
so formar os polos juntos tipo um cap de jazz bass,é bem provavel que sejam de alnico
agora se formar barras lisas é ceramico
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Emilio Paulo Ter maio 19, 2015 11:54 pm

Bom esta escrito gulated LO-Z uma coisa assim
Emilio Paulo
Emilio Paulo
Membro

Mensagens : 26
Localização : Manaus-Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por emachado Seg Jun 08, 2015 8:03 pm

Colela, se puder ajudar com esta dúvida.

Estou com um baixo para ajustes que está fritando meus miolos.
Quando no modo ativo ele faz um barulhão horrível, grave, quando o pot de graves está no final do curso. Parecem com falantes rasgados. Quando os pots de médio ou agudo estão no final do curso ele apita com um som bastante agudo e horrível.
Quando em série (13k) o problema aparece mais fácil. Quando em paralelo (3,4k) acontece menos, mas ainda surge.
O pré não tem trimpot de ganho acessível. Eu aposto nisso.
O que acha, poderia ser o cap music man de má qualidade? Me pareceu ser wilkinson pelo padrão de cores dos fios?

No modo passivo isso não acontece.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Helder Barbosa Qua Jan 06, 2016 1:25 pm

Colela, estou querendo fazer um circuito com dois pots concentricos de 250k linear, e um tone, o circuito será passivo e o meu contra baixo terá 4 captadores J, ou seja, dois caps pra cada pot concentrico de volume, e fiquei me perguntando, com tantos captadores ( 4 ) J, como reagiria o Tone geral, e se até mesmo é possível fazer esse esquema
abraços
Helder Barbosa
Helder Barbosa
Membro

Mensagens : 11
Localização : amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qua Jan 06, 2016 2:13 pm

Oi Helder é possível sim desde que vc consiga os pots concentricos,tem um da fender que equipava o fender 62,serve direitinho
o tone vai funcionar normalmente pois ira ser ligado na saída de sinal
o que vc tem que estudar bem é onde vai posicionar os 4 j,eles é que determinaram o timbre nesse seu projeto
vc já sabe onde serão instalados no corpo(posição)
Outra coisa vc tem que respeitar as sequencias inversas dos magnetos caso coloque um cap colado ao outro
se precisar de ajuda para finalizar ou dicas para posicionar os caps eu te ajudo
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Helder Barbosa Qua Jan 06, 2016 5:11 pm

Os dois J seriam no meio dos dois que ja tem
Ps:tirei o escudo
http://postimg.org/image/aiaj5w025/
Helder Barbosa
Helder Barbosa
Membro

Mensagens : 11
Localização : amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 06, 2016 11:45 pm

Colela voce sabe onde posso conseguir estes pots concentricos padrão fender?Outra dúvida ,preciso do potenciometro concentrico com center click que equipa o EMG BTC,sabe onde encontro?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Sex Jan 08, 2016 1:14 pm

SILVIAO escreveu:Colela voce sabe onde posso conseguir estes pots concentricos padrão fender?Outra dúvida ,preciso do potenciometro concentrico com center click que equipa o EMG BTC,sabe onde encontro?
Silvião vc quer pots beliche kkkkkk
ou pots com aquela paradinha central?
tem no mercado livre esses pots
se não encontrar,tem no aliexpress da um trampo para achar mas tem
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por RafaelCs Dom Abr 10, 2016 5:31 pm

E ai, Colela! Firmeza? To querendo fazer um experimento, mas ainda não sei se é possível. Antes de perguntar ao luthier que está com meu baixo agora, pensei em ter um esclarecimento com vocês.

Tenho um Ibanez SR 405 Coreano. Esse ano ele deve ta fazendo uns 20 anos de idade.
Quando o comprei, fui revisar toda a elétrica já que o pré e os pots ainda eram originais e eu não sabia a causa de alguns ruídos que ele apresentava. Depois de um capacitor trocado e blindagem refeita, problema resolvido.
O problema que surgiu nele, segundo me disseram, foi devido o banho de White Lub que o luthier deu tanto na placa, quanto nos pots. Menos de duas semenas após isso perdi os pots de médio e o de grave. Fiquei quase um ano com o pré praticamente inutilizado por isso, já que não podia mexer nas regulagens. Agora que resolvi corrigir o problema, pensei em melhorar versatilidade do pré, se for possível.

Existe algum potenciômetro semi parametrico de médios que eu poderia colocar no pré (algum push/pull ou duplo)? Já que o ajuste da frequência de ação é feita no pot, acredito que isso não seria algo que a placa do pré limitaria, correto?
RafaelCs
RafaelCs
Membro

Mensagens : 5
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qua Abr 13, 2016 10:57 pm

Desculpa a demora
Você pode trocar os pots zoados por novos,agora colocar outros pots para mudar o som não da para fazer,qualquer alteração no pré começa no pré e depois no pot,não dá para mudar o conceito de som do seu pré só alterando os pots
Para mudar ,tem que mudar tudo pot e pré,o seu pré ai só aceita os pots referentes ao projeto,push pull vc até poderia usar dependendo da sua atuação, como serie e paralelo,mas mudar as frequencias teria que mexer no circuito todo,é bem mais complicado
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Nando Medeiros Qui Abr 14, 2016 7:15 pm

Boa noite amigo Colela,

Gostaria de ser rápido aqui para não tomar muito o teu tempo.

Com uma chave HH de 3 posições eu conseguiria alternar entre as bobinas de um captador Music Man? (Single coil, serie e paralelo).

Muito obrigado.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qui Abr 14, 2016 8:08 pm

Qual chave? me explique melhor,se for as chaves comuns do mercado não
o music man tem uma chave 3 posiçoes que faz isso,mas ele é diferente das normais que encontramos a venda no mercado
com uma chave comum conseguimos ligar serie e cap 1 ou cap 2
ou serie e paralelo
agora serie ,paralelo e seleção de uma bobina single,teria que usar uma chave especial,existe uma chave rotatoria que permite,ela tem 4 terminais de ligação e 3 posições
assim como outra que tem 3 terminais de ligação e 4 posições
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por arturbmallmann Qui Abr 14, 2016 8:12 pm

Pois eh... fiquei curioso com o problema e matutei aqui, tentei rabiscar algum esquema, mas não consegui. Acho que não é possível com estas chaves não...
Acredito que o funcionamento desta 3 posicoes, 6 polos, que o nando se refere trabalha assim:
Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 020_254
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Nando Medeiros Qui Abr 14, 2016 8:30 pm

Colela, muito obrigado pela tua ajuda.

Talvez tenha me explicado mal, havia escrito e perdi o texto aí acabei encurtando... acho que até demais.

O que eu estou propondo fazer esta descrito em um dos meus últimos posts neste tópico de um baixo que estou construindo com captação Precision no braço e Music Man na ponte.

Para manter o visual vintage, gostaria de posicionar 3 chaves no escudo como nos Jaguar Bass.

As chaves que falo são deste tipo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-727535030-5-pecas-chave-h-h-pci-3-posicoes-30212-_JM
Podendo varia o número de terminais mas precisaria ter 3 posições para selecionar as bobinas.

O tópico que me refiro, se quiser entender melhor o problena possui várias fotos e explico um pouco melhor:
https://www.contrabaixobr.com/t36265p50-precisando-de-ajuda-na-parte-eletrica-novo-projeto-e-construcao-baixo-custom

Infelizmente estou no celular e não consigo fazer um posto mais detalhado e mais amigável a leitura, desculpe por isso.

E sim, acredito que seja mais ou menos o que o amigo acima montou.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qui Abr 14, 2016 9:25 pm

A sim com essa chave e 3 chaves da para fazer sim
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Nando Medeiros Qui Abr 14, 2016 9:38 pm

Mas tu diz essa específica que coloquei?

Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qui Abr 14, 2016 9:40 pm

Nando Medeiros escreveu:Mas tu diz essa específica que coloquei?

no caso das chaves sim,você só usaria elas para configurações,somados aos pote de volume volume e tone
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Nando Medeiros Qui Abr 14, 2016 9:46 pm

Exatamente! Apenas para configuração e nada mais.

Essa chave seria apenas para seleção da bobina.

Teria um concentrico para os volumes de volume, 1 grave, 1 médios e 1 agudo.
Uma Chave de 3 posições para a seleção da configuração das bobinas do captador Music Man,
Uma Chave de formato identico a esse que postei mas de 2 posicoes para seleção ativo/passivo,
Uma chave também de 2 posições para seleção de frequências médias: 300 ou 600 Hz.

Essas três chaves juntas formariam um conjunto de chaves análogo as que o Jaguar bass possui abaixo das cordas.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por eusouojunior Qui maio 12, 2016 2:24 pm

Galera,

Estou prestes a comprar um Seymour Duncan Blackouts Active Stack Knob Bass Preamp STC-2C-BO para meu Sandberg TT4 (Jazz Bass) e gostaria de saber quais pots eu devo utilizar no seguinte cenário:

Pot 1: Master Volume com Push-Pull Ativo/Passivo

Pot 2: Blend

Pot 3: (aqui vai o pré)

Jack: mono ou stereo?

Abraços a todos.
eusouojunior
eusouojunior
Membro

Mensagens : 34
Localização : Campinas - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qui maio 12, 2016 5:07 pm

Todo pré precisa de um jack estéreo,para poder fazer o jump de ligação da bateria
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por eusouojunior Qui maio 12, 2016 5:30 pm

ct.colela escreveu:Todo pré precisa de um jack estéreo,para poder fazer o jump de ligação da bateria

Fala meu amigo,

E quanto aos pots de blend e de push-pull? Quais modelos/especificações você recomenda?

Abraços.
eusouojunior
eusouojunior
Membro

Mensagens : 34
Localização : Campinas - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qui maio 12, 2016 6:10 pm

o blend 250 se for single e 500 se for hamburguer
o push se for antes pré ..250 se for pós pré de 25 a 50k
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por eusouojunior Qui maio 12, 2016 6:24 pm

ct.colela escreveu:o blend 250 se for single e 500 se for hamburguer
o push se for antes pré ..250 se for pós pré  de 25 a 50k

Fala Colela,

As especificações do blend tudo ok. Do push-pull não compreendi. O pré em questão é um Blackout 2 bandas com pot co-cêntrico da Seymour Duncan. O bass é um modelo JB.

Abraços.
eusouojunior
eusouojunior
Membro

Mensagens : 34
Localização : Campinas - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qui maio 12, 2016 6:56 pm

Assim quando vc coloca um volume único em um pré,vc pode colocar ele antes dos sinal passar pela placa onde tem as frequencias,ou depois
se for antes vc tem que usar pots de caps passivos
se for colocar o pot de volume depois do pré ai vc tem que usar pots para ativos ,no caso com valor de 25k ou 50k
a sequencia ficaria assim
caps passivos-blend 500k ou 250k-volume de 250k ou 500k-pré -jack
ou
caps passivos-blend 500k ou 250k-pré-volume de 25k ou 50k-jack

caps ativos-blend 50k ou 100k-volume 25k ou 50k-pré-jack
ou
caps ativos-blend 50k ou 100k-pré-volume 25k ou 50k-jack
essas são as sequencias que vc pode ligar usando caps passivos ou ativos
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Fulini Bassman Qua maio 18, 2016 11:34 am

Bom Dia Colela, talvez você possa me ajudar!
Cara, tenho um baixo Peavey americano, modelo TL Five e o captador do braço não está captando as cordas B, E e A e capta com um pouco de ruido as cordas D e G, o captador da ponte funciona perfeitamente, porém as vezes o potenciômetro de frequência dos médios da umas apitadas. Sobre o captador jã ouvi diversas coisas, que pode ser inversão de fase, que pode estar desmagnetizado, que pode ter partido um fio da bobina, sei que adoro o som desse baixo, não quero modifica-lo e mante-lo original!

Obrigado desde já!

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Ba1wJGr

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 VNuafm4
Fulini Bassman
Fulini Bassman
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/fulinibassman

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qua maio 18, 2016 12:03 pm

Teria que ver como é esse cap,pelo seu relato,tudo indica que esse cap é duplo estilo p de precision por dentro,teria que sacar o cap fora e medir as bobinas e ver se tem algum fio invertido ou se algum magneto se soltou,tem captadores em que o imã é colado em baixo e as vezes ele se solta causando isso ,sem ver de perto fica dificil te ajudar
tem como vc soltar o cap e mandar fotos dele por trás ?
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Fulini Bassman Qua maio 18, 2016 1:30 pm

ct.colela escreveu:Teria que ver como é esse cap,pelo seu relato,tudo indica que esse cap é duplo estilo p de precision por dentro,teria que sacar o cap fora e medir as bobinas e ver se tem algum fio invertido ou se algum magneto se soltou,tem captadores em que o imã é colado em baixo e as vezes ele se solta causando isso ,sem ver de perto fica dificil te ajudar
tem como vc soltar o cap e mandar fotos dele por trás ?

Ele é selado com resina...  pale

Agora fui testar ele, e o pot de balance dele parece ter ido pro espaço, ele não está chaveando o cap da ponte, tirei fotos do circuito pra desencardo de consciência, haha!

https://i.imgur.com/q9UaumH.jpg

https://i.imgur.com/Mf6DKBC.jpg

https://i.imgur.com/uNGH9R7.jpg

https://i.imgur.com/uuG5OtH.jpg
Fulini Bassman
Fulini Bassman
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/fulinibassman

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 4 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos