Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Som está nos dedos

+10
José Carlos
J.Adalberto
NeyBass
GusVCD
pedrohenrique.astronauta
edumoraes
malka_aff
Jocapane
rafael.buzzi.andrade
gpraxedes
14 participantes

Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty O Som está nos dedos

Mensagem por gpraxedes Qui Jan 09, 2014 1:15 am

Galera, muito se fala aqui que o som está nos dedos, pesquisando achei um video do Scott que fala sobre o "seu som".

Bem, não achei no fórum, se for "old" podem trancar.

gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jan 09, 2014 8:17 am

Gosto do jeito que o cara pensa.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Jocapane Sex Jan 10, 2014 2:53 pm

Falar que o "som está nos seus dedos" nos apresenta uma série de subjetividades, desde a forma de tocar, sua regulagem favorita e forma que pressiona as cordas gera uma identidade "unica", mais tirar bom som em equipamento ruim por mais experiente que seja, acho difícil. Caso contrário compraríamos instrumentos não por nome ou timbre e sim, por ser simplesmente confortável.
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por malka_aff Sex Jan 10, 2014 4:12 pm

Aqui é um pusta sonzão com equipo ruin. O som tá sempre no dedo.

malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por gpraxedes Sex Jan 10, 2014 4:26 pm

Acho que não dá para generalizar. O som (timbre) está relacionado a tudo! E os dedos são muito decisivos também.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por edumoraes Sex Jan 10, 2014 4:28 pm

malka_aff escreveu:Aqui é um pusta sonzão com equipo ruin. O som tá sempre no dedo.

https://www.youtube.com/v/zJL4BR9lr4k

pode tocar muito, mas não gostei do som do 'dedo' dele não.
Infelizmente o 'dedo' dele é Strinberg, não teve sorte de nascer com um 'dedo' Fodera.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Jocapane Sex Jan 10, 2014 4:38 pm

As vezes confundimos tocar muito com timbre, como o baixo tem um timbre menos "maleável" como as guitarras por exemplo (no sentido de variedades de timbre) as vezes soa tudo parecido, até hoje tenho dois timbres na minha cabeça, de cordas novas e de cordas velhas, já vi excelentes baixistas aqui do fórum reclamando do Meteoro CB150, que não dava som e era embolado, nessas horas o "dedo" não salva.
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por gpraxedes Sex Jan 10, 2014 4:40 pm

Galera, quem acompanha os vídeos do Guto? Todos os baixos soam muito parecidos em suas mãos, IMO. Ele tira um ótimo som de qualquer equipamento.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Jocapane Sex Jan 10, 2014 4:55 pm

Discordo,

O timbre muda sim, até com o vídeo do TBM4 percebo que o som é totalmente diferente, a pegada dele que é igual, precisamos de uma definição de "dedo" para chegarmos em uma conclusão, se fosse assim, estariamos felizes com os Memphis da vida com as cordas quase trastejando.
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Jan 10, 2014 4:58 pm

E aqui se inicia a velha discussão que permeia todo este fórum...

O Som está nos dedos Michael-jackson-eating-popcorn-o
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Jocapane Sex Jan 10, 2014 5:10 pm

Só existe discussão justamente por não termos definição de "som no dedo" nem de "timbre" nem de etc. E como todo produto de arte, sempre vai pesar o gosto pessoal e a subjetividade, claro que a subjetividade relativa faz com que muitos pensem da mesma forma ou aproximados, justamente por afinidade de gosto/opinião, enfim...

Um dia ainda comprarei essa luvinha de carregador de tijolo pra ver se encontro um timbre melhor  Razz 
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jan 10, 2014 5:54 pm

Gente... é apenas uma dessas "frases para pensar" dizer "O Som está nos dedos".

Obvio que não está só neles e que depende de uma série de outras coisas.

Todo o lance é que se dá muito mais valor para os equipamentos do que para a técnica/estudo.
Simples assim.

E não é privilégio dos baixistas pensar dessa forma:
Guitarristas, Jogadores do que quer que seja, Esportistas do que quer que seja, Pilotos do que quer que seja...

Todo mundo que começa a investir em equipamento acaba tendo mais tralha do que técnica.

É apenas um tópico de do tipo "Lembre-se do que realmente importa".
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por GusVCD Sex Jan 10, 2014 6:01 pm

Muito legal o vídeo! A partir dos 7 minutos ele mostrar de forma bem nítida as diferenças nas abordagens da mão direita.

Jocapane escreveu:Caso contrário compraríamos instrumentos não por nome ou timbre e sim, por ser simplesmente confortável.
Depois de uma certa faixa de preço, essa acaba sendo a única diferença: conforto/tocabilidade.

Você pode conseguir um som praticamente igual em um Fender MIM e em um Custom Shop, se ambos forem com madeiras e eletrônica similares. Já tocabilidade/conforto, pegada de braço, ergonomia...
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Jocapane Sex Jan 10, 2014 6:04 pm

Rafael,

Fui guitarrista por 10 anos (ainda sou?), e nesse "mundo" existe muito esse tipo de discussão, um tal ai até afirmou que se quisesse ter o timbre do Steve Vai, teriamos que ter a mesma quantidade de cabelos e ter comido o que ele come, graças a Deus me rendi aos graves justamente pelo fato de cobrar menos dessas frescuras, no final, timbre A e timbre B não vai fazer diferença para público que nada entende, timbre é para a satisfação do músico.

A pergunta que não quer calar, porque ele usa essa luva?? confused 
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por malka_aff Sex Jan 10, 2014 7:08 pm

ele tem uma doença, e essa luva meio que distrae a doença, assim ele consegue tocar, não tem nada a ver com timbre a luvinha.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por gpraxedes Sáb Jan 11, 2014 1:28 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Gosto do jeito que o cara pensa.

[2]
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por edumoraes Sáb Jan 11, 2014 1:59 am

Se ele usasse a luva na mão direita pode ser que desse alguma diferença no timbre, agora na mão esquerda não muda nada, as cordas se apoiam nos trastes e nesse caso com luva ou sem, nada influencia no timbre.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por NeyBass Sáb Jan 11, 2014 8:48 am

malka_aff escreveu:ele tem uma doença, e essa luva meio que distrae a doença, assim ele consegue tocar, não tem nada a ver com timbre a luvinha.

Eu pensei que tivesse alguma coisa relacionada a timbre, conforto ou outra frescura qualquer.

Mas pensando bem é até gostoso tocar com luvas. Ano passado o clima estava bem frio aí inventei de tocar com uma luvinha dessas de nylon nas duas mãos, gostei do resultado, fica lisinho pra tocar, o fato de não sentir as cordas nos dedos é muito bacana, deu até uma certa agilidade e o som ficou bem macio, aveludado. Penso que pra tocar fretles seria interessante.

Esse "timbre está nos desdos", eu acho que cada um tem uma forma de tocar, uma pegada diferente do outro. Meu baixo na minha mão (toco bem leve) tem um timbre, se ele for pra mão de um "pedreiro" terá outro timbre (e um olhar meio torto meu) rsrsrs.


Edit. Que timbre lindo tem esse baixo do Scott!!...é apaixonante.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por gpraxedes Sáb Jan 11, 2014 10:05 am

^ Pois é, mas é JB passivo com escala em maple. O resto vem dos dedos Laughing

Me amarro no timbre que ele tira.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por J.Adalberto Sáb Jan 11, 2014 11:37 am

se o som esta nos dedos, nao se precisa de nenhum instrumento!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Jocapane Sáb Jan 11, 2014 11:54 am

gpraxedes escreveu:^ Pois é, mas é JB passivo com escala em maple. O resto vem dos dedos Laughing

Me amarro no timbre que ele tira.

Quero ver ele tirar esse timbre no meu Memphis Passivo com o USB Guitar Link (pirata)....  Rolling Eyes 
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por NeyBass Sáb Jan 11, 2014 12:01 pm

Jocapane escreveu:
gpraxedes escreveu:^ Pois é, mas é JB passivo com escala em maple. O resto vem dos dedos Laughing

Me amarro no timbre que ele tira.

Quero ver ele tirar esse timbre no meu Memphis Passivo com o USB Guitar Link (pirata)....  Rolling Eyes 

Aí também ja não depende do dedo né, fosse assim ele deveria tirar esse mesmo som numa guitarra, gaita, piano, pois sempre usa os mesmos dedos.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por gpraxedes Sáb Jan 11, 2014 12:02 pm

@ Jocapane, suponho que com o equipamento dele você também tire o timbre dele, certo?

Eu não consigo...
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Jocapane Sáb Jan 11, 2014 12:22 pm

gpraxedes escreveu:@ Jocapane,  suponho que com o equipamento dele você também tire o timbre dele, certo?

Eu não consigo...

Claro que não, mais posso tirar um timbre tão bonito quanto, claro que o equipamento vai ajudar um bocado. Engraçado que a maioria dos vídeos que falamos sobre timbres são com equipamentos consagrados, e músicos que esbanjam técnica e musicalidade, claro que vai proporcionar quase um efeito "placebo" onde associamos o conjunto (equipamento, virtuosismo, Nome do músico) com bom Timbre.
Odeio o timbre de Victor Wooten, gosto muito do timbre de Fernando Rosa, TES, um pouco mais anasalado e roncado, tanto que no meu Bass com pickup Music Man uso somente uma bobina ou então as duas em série, timbre é algo subjetivo.

Quanto ao termo "o som está nos dedos" soa pra mim como um conformismo, aliás, essa frase tem milhões de interpretações, ao que se refere à "tocar bem" concordo, timbre bonito não.

Té+
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por gpraxedes Sáb Jan 11, 2014 12:36 pm

Beleza, mas quando escrevi o título, você entendeu a proposta do tópico, não é?

O timbre não está só nos dedos, mas que ele tem uma parcela grande é inegável.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Jocapane Sáb Jan 11, 2014 12:40 pm

gpraxedes escreveu:Beleza, mas quando escrevi o título, você entendeu a proposta do tópico, não é?

O timbre não está só nos dedos, mas que ele tem uma parcela grande é inegável.

Brother é que sou meio traumático com isso hehehe, entendi sim cara, no contrabaixo realmente a parcela é maior, como vim da guitarra sempre fui meio bitolado com questão de "som".  Very Happy 
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por José Carlos Qui Jan 16, 2014 3:39 pm

Esse Scott tem uma didática tremenda, estava assistindo uns vídeos dele durante as férias do meu curso noturno, pena que eu não esteja motivado a aprender no momento (eu trabalho e atualmente estudo a noite - curso técnico - não consigo fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo com dedicação total, mas depois de formar em junho quero dedicar 50% do meu tempo de atividades a praticar.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por David Marques Seg Fev 03, 2014 12:05 am

Fala ai gente, blz? to precisando de uma ajuda aqui pra melhorar e o nome do tópico me chamou a atenção, se não for a escolha certa me ajudem a achar um mais apropriado. Eu aprendi sozinho a tocar baixo no violão da igreja, nunca tive nenhuma aula teórica musical nem de técnica nenhuma, também nunca tive tempo de correr atrás pq fiz faculdade de física, dava aula, faço mestrado, enfim, mo rolo, huauhau, mas qnd eu me ouço tocando sei que tem algo de errado que não consigo identificar, mas que tenho certeza que e falta de técnica, alguém com mais experiência pode tentar me orientar se é precipitação na posição da mão, ou dedos, erro no tempo, falta de prática, excesso de notas, sei lá. Vou postar um vídeo que fiz de bobeira com um parceirão meu, nem ensaiamos nem nada, foi meio no susto que fiz a linha mesmo, huahua. Muito obrigado a todos pela ajuda e disposição:
https://www.youtube.com/watch?v=k737AZ0lSKg&list=PLYtYNZnu-hDdG_Ugq04CDHcZXdx8-Lrei
David Marques
David Marques
Membro

Mensagens : 22
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por heverton souza Sex Fev 14, 2014 6:42 pm

Pra mim,essa frase,abrange várias coisas no baixista:oque ele ouve,aprendeu,treinou,
se inspirou...não importa o estilo.lembram desse cara?
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Fernandão C Sáb Fev 15, 2014 5:19 am

"O som está nos dedos", a primeira impressão é de pegada, firmeza, segurança. Você chega mais perto do som que quer se você tem estas qualidades. Prá mim a frase significa saber onde quer chegar, saber e ter na cabeça o som que se quer tirar, a partir daí "seu som" vai aparecer praticamente em qualquer setup, não exatamente como no seu, mas muito parecido. Instrumentos diferentes, cordas diferentes, amps diferentes, mas teu som vai estar lá, porque está nos "dedos", na "pegada", na "cabeça". Essa é a minha interpretação da frase.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagens : 111
Localização : São Paulo/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por edumoraes Sáb Fev 15, 2014 7:44 pm

Para mim, a expressão "O som está nos dedos" pode levar principalmente aos novatos no contrabaixo, a terem uma interpretação meio equivocada.

Já percebi que muita gente pode achar que uma pessoa tem um timbre "carimbado" no dedo e que qualquer baixo que ele tocar, independente o modelo que for, se é um baixo de 50k, de 10k ou de 1k ou de R$ 400,00, ou se tem captador J, ou P ou de uma marca ou de outra o som vai ser sempre o mesmo porque o que manda é o dedo do tal baixista e só, eu particularmente não acredito nisso.

Na minha percepção um baixista que tem uma pegada diferente, uma técnica apurada, uma sensibilidade ao tocar, pode extrair o melhor timbre que um baixo pode proporcionar, ou seja, o "dedo" dele consegue extrair isso, um exemplo seria eu tocando em um precision e sair um som meio que sem vida, e outro baixista mais técnico ou com mais sensibilidade do que eu tocando neste mesmo baixo, com as mesmas regulagens e mesmo amplificador e tirar um som de precision bem mais "bonito" do que eu tirei, nisto eu acredito.

Agora dizer que um cara tocar em um precision e depois em um jazz bass e tirar som de Alembic em ambos os baixos, porque ele teve o privilégio (ou não) de nascer com "dedo de Alembic", isso definitivamente não acredito.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por malka_aff Dom Fev 16, 2014 9:59 am

edu, o nico tocava em qualquer baixo e tirava sempre o mesmo som.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Fernandão C Dom Fev 16, 2014 10:12 am

edumoraes escreveu:Agora dizer que um cara tocar em um precision e depois em um jazz bass e tirar som de Alembic em ambos os baixos, porque ele teve o privilégio (ou não) de nascer com "dedo de Alembic", isso definitivamente não acredito.

Isso, essa frase completa e define melhor meu post, com qualquer um destes instrumentos todos perceberão quem está tocando, porque o som do cara ("do dedo") esta lá, e prevalece sobre o som diferente de diferentes instrumentos.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagens : 111
Localização : São Paulo/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Nando Medeiros Dom Fev 16, 2014 10:14 am

snax 
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por edumoraes Dom Fev 16, 2014 2:01 pm

malka_aff escreveu:edu, o nico tocava em qualquer baixo e tirava sempre o mesmo som.

Não sei exatamente quais foram todos os baixos que o Nico tocou, mas acredito que eram baixos versáteis onde ele poderia regular o timbre dele, agora o que eu queria ver era o Nico ou qualquer outro baixista tirar som de Jazz Bass num Precision com apenas o captador P, sem usar efeitos, artifícios para emular ou coisa assim, somente com os "dedos mágicos".
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por malka_aff Dom Fev 16, 2014 2:26 pm

com o nico você não ouviria som de jazz bass ou som de precision, tu ouviria som de nico, tanto no jazz bass quanto no precision.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por edumoraes Dom Fev 16, 2014 8:57 pm

Desculpe Malka, mas acho que não estamos falando da mesma coisa, quando ouço o Nico tocando num TRB, eu ouço timbre de TRB, sou capaz de identificar que é o Nico tocando pelo estilo ou jeito dele tocar, mas não pelo timbre que ele tira no baixo.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Nando Medeiros Dom Fev 16, 2014 10:41 pm

^ Isso que iria comentar (me intrometer)...

Não estamos confundindo timbre com o "tempero" de cada músico?
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

O Som está nos dedos Empty Re: O Som está nos dedos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos