Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

+10
bodhan
RodrigoBR
joabi
Boss2K
carimbass
Amagomes
Claudio
Jackson
allexcosta
Fernando Zadá
14 participantes

Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb 18 Jan 2014, 11:21 pm

Queria fazer uma consulta aqui com o povo.
To gravando em casa com o Reaper e queria começar a fazer umas gravações freelancer de casa.
Pra quem faz esse tipo de gravação o tal do Pro Tools é mesmo o padrão ou tanto faz?
Tô grilado de me aprofundar no Reaper que acho interessante e apanhar depois se precisar migrar pro PT em função de ser "padrão" no mercado.
Que acham?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por allexcosta Sáb 18 Jan 2014, 11:24 pm

Se é pra gravar bobagem brincando, não. Mas pra cobrar é padrão sim. Uma bandinha que leva um amigo pra gravar ou algo do gênero sempre vai esperar encontrar ProTools.

O básico do ProTools é super simples, rapidinho você pega. Passa um Domingo na casa de um brother que você volta pra casa já com as manhas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb 18 Jan 2014, 11:47 pm

Opa!
valeu Allex.
Na verdade não quero oferecer esse serviço onde eu pilote pros outros gravarem não é só pra uso particular para fazer gravações de casa e pré produções. Pra gravar mesmo prefiro ir num cara fera que nem o Joabi.
Semana retrasada gravei uns baixos no estúdio do povo do Dr Sin e fui o último a ir gravar já tinham colocado voz, piano, percussão e cello e fiquei besta com a facilidade e rapidez quando o cara que pilota manja bem. Gravei da técnica com o Adrian pilotando e achei muito rápido e prático.

Colando texto que postei no facebook que acho que tá melhor explicada a minha necessidade.

Queria fazer uma consulta aqui com o povo que grava e produz.
Fiquei muito tempo sem gravar nada em casa e o último programa que usei aqui era um da Adobe o Audition que curtia e usava razoavelmente bem... Rsss
To gravando em casa com o Reaper e queria começar a fazer umas gravações freelancer de casa e também para voltar a fazer umas pré produções com mais autonomia e sem depender nessa fase de um estúdio externo.
Pra quem faz esse tipo de gravação o tal do Pro Tools é mesmo o padrão ou tanto faz?
Tô grilado de me aprofundar no Reaper que acho interessante e apanhar depois se precisar migrar pro PT em função de ser "padrão" no mercado.
Que acham?
Costumam receber áudios para acrescentar bass ou outros em que formato?
Minha idéia esse ano é produzir um trampo meu e queria matar uma parte grande de cordas e harmonias aqui no meu espaço mesmo.
Agradeço desde já qualquer ajuda e opiniões
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Jackson Ter 21 Jan 2014, 8:28 am

Zada, nos poucos trabalhos q faço como freela, procuro sempre gravar aqui em casa, pois tenho o tempo q quiser para testar diferentes timbres, refazer as linhas, etc.

Sempre envio o arquivo no formato WAV, portanto independe qual DAW eu utilizo. Gosto bastante do Reaper, e o produtor nem precisa saber qual é o meu DAW, ele quer o WAV a partir do ponto zero apenas.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Claudio Ter 21 Jan 2014, 10:00 am

Jackson escreveu:
Sempre envio o arquivo no formato WAV, portanto independe qual DAW eu utilizo. Gosto bastante do Reaper, e o produtor nem precisa saber qual é o meu DAW, ele quer o WAV a partir do ponto zero apenas.

Perfeito, é exatamente isso, simples assim!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Ter 21 Jan 2014, 10:58 am

é to me convencendo a mexer mais no Reaper mas vou providenciar algo que rode um Pro Tools mesmo do mais simples para aos poucos ir me familiarizando. Fico grilado de receber algo nesse formato e pagar o mico de não poder nem abrir aqui.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por allexcosta Ter 21 Jan 2014, 11:17 am

Fernando Zadá escreveu:é to me convencendo a mexer mais no Reaper mas vou providenciar algo que rode um Pro Tools mesmo do mais simples para aos poucos ir me familiarizando. Fico grilado de receber algo nesse formato e pagar o mico de não poder nem abrir aqui.

Leia a mensagem do Jackson de novo. O formato que se usa é universal e abre em qualquer DAW. Eu mencionei ser melhor mexer com ProTools caso venha a trabalhar com isso ou o estúdio crescer e alugar pra bandas com seus técnicos, mas pra seus objetivos, qualquer DAW serve.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Ter 21 Jan 2014, 12:10 pm

e se me enviarem arquivo em formato Pro tolls como faço?
Essa é minha dúvida.
tava comentando e perguntando isso pro Claudio Rocha e ele falou que rola menos mas rola
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por allexcosta Ter 21 Jan 2014, 12:30 pm

Eu nunca vi neguinho enviar arquivo que não seja universal.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Amagomes Ter 21 Jan 2014, 12:41 pm

allexcosta escreveu:Se é pra gravar bobagem brincando, não. Mas pra cobrar é padrão sim. Uma bandinha que leva um amigo pra gravar ou algo do gênero sempre vai esperar encontrar ProTools.

O básico do ProTools é super simples, rapidinho você pega. Passa um Domingo na casa de um brother que você volta pra casa já com as manhas.

Ah,tá, deixa eu ver se eu entendi...se você não usar Pro Tools , não trabalha? Nenhum estúdio pode ser considerado sério se não usar Pro Tools? As outras DAWS são todas "pra brincar" ? Me desculpe, mas não concordo com isso de forma alguma. Esse tipo de coisa pra mim está no mesmo patamar daqueles produtores que não chamam músico pra gravar se este não tiver "Fender ou Gibson"... O Felipe Lisciel, um dos atuais ( entre os brasileiros) considerados papas da engenharia de áudio da atualidade tem um vídeo no YT dizendo algo desse tipo , que tem que ser Pro Tools e talz,e foi detonado por muita gente, inclusive aqui no fórum...e não me venham com esse argumento de que "os maiores estúdios do mundo usam Pro Tools". Não vejo como isso desqualifica as outras DAWS para trabalhos profissionais de alto nível...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por carimbass Ter 21 Jan 2014, 12:47 pm

^Certo ou errado é assim que funciona...

Cliente Liga: Oi seu estúdio usa Protools?
Vc Responde: Não, uso o Reaper
Cliente Fala: Ok, Obrigado
Vc Fala: Não mas te garanto que o Reaper faz a mesma coisa que o PT
Cliente Diz: Blz, mas acho que vou gravar lá no Zé mesmo que ele usa PT e é melhor.

Produtor Liga: Oi sou da Dupla Sertaneja Tal, vc tem baixo
Vc responde: Tenho sim, um JB Fender 4 Cordas
Produtor Fala: Blz, queria alguém com um TRB de 6 Cordas
Vc Responde: Mas com um JB de 4 cordas faço as mesma linhas de um TRB de 6
Produtor Responde: Pô cara to ligado, mas to precisando mesmo de um baixista que toque 6 cordas. Vlw

Bem Vindo ao mundo real Amagomes...


Última edição por carimbass em Ter 21 Jan 2014, 12:47 pm, editado 1 vez(es)

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Boss2K Ter 21 Jan 2014, 12:47 pm

Fernando Zadá escreveu:e se me enviarem arquivo em formato Pro tolls como faço?
Pede pra mandar o wav ou aiff, ora ...

E você vai fazer o mesmo, devolver o wav com o seu insert ...

Caramba Zadá, isso não é dificuldade né?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por allexcosta Ter 21 Jan 2014, 12:47 pm

Amagomes escreveu:Ah,tá, deixa eu ver se eu entendi...

Por favor, não se atenha às palavras "bobagem" e "brincando". Foi apenas um modo de falar.

Qualquer DAW grava, isso é óbvio, mas se um estúdio visa o lucro e será alugado como estúdio, ou seja, técnicos vem e vão, ter o ambiente montado de maneira padrão ajuda sim.

Pelo que entendi não é o caso do Zadá e, por isso, retiro minhas palavras, mas a não ser que tudo tenha mudado bastante nos últimos anos, se todo o resto for igual, uma banda com seu técnico geralmente darão preferência a um ambiente ProTools.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por carimbass Ter 21 Jan 2014, 12:48 pm

^Certo ou errado é assim que funciona...

Cliente Liga: Oi seu estúdio usa Protools?
Vc Responde: Não, uso o Reaper
Cliente Fala: Ok, Obrigado
Vc Fala: Não mas te garanto que o Reaper faz a mesma coisa que o PT
Cliente Diz: Blz, mas acho que vou gravar lá no Zé mesmo que ele usa PT e é melhor.

Produtor Liga: Oi sou da Dupla Sertaneja Tal, vc tem baixo
Vc responde: Tenho sim, um JB Fender 4 Cordas
Produtor Fala: Blz, queria alguém com um TRB de 6 Cordas
Vc Responde: Mas com um JB de 4 cordas faço as mesma linhas de um TRB de 6
Produtor Responde: Pô cara to ligado, mas to precisando mesmo de um baixista que toque 6 cordas. Vlw

Bem Vindo ao mundo real Amagomes...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Ter 21 Jan 2014, 12:51 pm

ai ai ai ...
não é isso Amagomes o lance é que 9 entre 10 estúdios usam Pro Tools...

Allex o Claudio Rocha comentou que recebe as vezes e hoje mesmo o Maguinho batera postou no face dele que acabou de entregar uma gravação pro disco novo do Padre Marcelo Rossi nesse formato.
Não vou esquentar a cabeça com isso que infelzimente agora o Guto Graça Melo não vai me enviar nada como fez pra ele mas num futuro não muito distante... quem sabe...
e é bom estar preparado ams até lá já capitalizei e peguei um Mac! rsss


Última edição por Fernando Zadá em Ter 21 Jan 2014, 12:57 pm, editado 1 vez(es)
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por joabi Ter 21 Jan 2014, 12:53 pm

allexcosta escreveu:...mas a não ser que tudo tenha mudado bastante nos últimos anos, se todo o resto for igual, uma banda com seu técnico geralmente darão preferência a um ambiente ProTools.

Sim, num estúdio comercial darão mesmo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Amagomes Ter 21 Jan 2014, 1:06 pm

allexcosta escreveu:
Amagomes escreveu:Ah,tá, deixa eu ver se eu entendi...
Por favor, não se atenha às palavras "bobagem" e "brincando". Foi apenas um modo de falar.
Qualquer DAW grava, isso é óbvio, mas se um estúdio visa o lucro e será alugado como estúdio, ou seja, técnicos vem e vão, ter o ambiente montado de maneira padrão ajuda sim.

Sim, agora entendi...de fato, realmente há a preferência pelo Pro Tools. É que conheço alguns estúdios que usam outras como Nuendo e Sonar e , apesar de não serem considerados estúdios "top" fazem excelentes trabalhos e contam com bastante clientes, por isso acho que há vida sem Pro Tools, mas é claro que é o padrão.

carimbass escreveu:

Produtor Liga: Oi sou da Dupla Sertaneja Tal, vc tem baixo
Vc responde: Tenho sim, um JB Fender 4 Cordas
Produtor Fala: Blz, queria alguém com um TRB de 6 Cordas
Vc Responde: Mas com um JB de 4 cordas faço as mesma linhas de um TRB de 6
Produtor Responde: Pô cara to ligado, mas to precisando mesmo de um baixista que toque 6 cordas. Vlw

Bem Vindo ao mundo real Amagomes...

Eu conheço muito bem o mundo real, mas acho que você não entendeu o que eu falei e o seu exemplo escrito acima mostra isso, mas vou te ajudar remontando o diálogo:  

Produtor Liga: Oi sou da Dupla Sertaneja Tal, vc tem baixo
Vc responde: Tenho sim, um Ibanez BTB 676,de 6 cordas.
Produtor Fala: Blz, queria alguém com um TRB,Warwick, Fodera...
Vc Responde: Mas com o Ibanez faço as mesma linhas do TRB ,com um timbre também muito bom...
Produtor Responde: Pô cara to ligado, mas obrigado...( vai atrás de alguém com um TRB,Warwick, Fodera..)

Foi isso que que eu quis dizer...


Última edição por Amagomes em Ter 21 Jan 2014, 1:12 pm, editado 2 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por joabi Ter 21 Jan 2014, 1:07 pm

Fernando Zadá escreveu:ai ai ai ...
não é isso Amagomes o lance é que 9 entre 10 estúdios usam Pro Tools...

Allex o Claudio Rocha comentou que recebe as vezes e hoje mesmo o Maguinho batera postou no face dele que acabou de entregar uma gravação pro disco novo do Padre Marcelo Rossi nesse formato.
Não vou esquentar a cabeça com isso que infelzimente agora o Guto Graça Melo não vai me enviar nada como fez pra ele mas num futuro não muito distante... quem sabe...
e é bom estar preparado ams até lá já capitalizei e peguei um Mac! rsss

Zadá, isso acontece quando quem está enviando SABE que no estúdio tem PT. Ter os canais abertos pode facilitar um pouco a vida de quem vai gravar, mas em geral não faz diferença. Quando não se sabe o que tem no estúdio todo mundo envia a base somada e informa qual o bpm.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por RodrigoBR Qui 23 Jan 2014, 6:15 pm

Não tenho muita experiência com gravação assim, mas em termos de uso, e melhor software, o pro tools vem perdendo o reinado à alguns anos seguidos...

Aqui tem a lista dos 16 melhores de 2013 (pro tools em 9)
http://www.musicradar.com/tuition/tech/the-16-best-daw-software-apps-in-the-world-today-238905/13

Não consegui achar as listas de 2012 e 2011, em que o PT ficou praticamente na mesma.

Em termos de Brasil até concordo que o PT ainda é padrão, mas lá fora, acho que já foi.
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por bodhan Qui 23 Jan 2014, 6:49 pm

Uso Logic+MacBook Pro. É sólido. A coisa funciona de verdade. Muito bom para produzir música, não só gravar. Custa US$199 !


Última edição por bodhan em Qui 23 Jan 2014, 7:13 pm, editado 2 vez(es)
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por gilmf Qui 23 Jan 2014, 7:11 pm

Depende muito de quais suas intenções de uso. Eu aqui em casa uso o Live, acho ele super leve e fácil de usar. Configurar vst's e instrumentos virtuais nele é super simples. Mas todos os meus projetos são finalizados aqui em casa.

Mas uma coisa a se pensar é o seguinte: se você for continuar a gravação de alguém, ou gravar a bateria em outro estúdio por exemplo, nem sempre wav resolve, porque você pode querer alterar alguma equalização, compressão ou efeitos usado na mix original. Se você recebe o projeto no formato do pro tools, tem como, mas você vai precisar do protools. se for como wav, não. O wav só vai funcionar se você for resolver a mixagem do zero, com os áudios originais.
gilmf
gilmf
Membro

Mensagens : 96
Localização : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por DenisLM Qui 23 Jan 2014, 7:16 pm

Boss2K escreveu:
Fernando Zadá escreveu:e se me enviarem arquivo em formato Pro tolls como faço?
Pede pra mandar o wav ou aiff, ora ...

E você vai fazer o mesmo, devolver o wav com o seu insert ...

Caramba Zadá, isso não é dificuldade né?

é exatamente como rola as gravações aqui.
antes quando tínhamos 2 guitarristas, um deles também masterizava e só trabalhava com logic.
exportou os wav e cada um gravou com um aplicativo diferente.
e o reaper está crescendo muito aqui.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por joabi Qui 23 Jan 2014, 7:38 pm

bodhan escreveu:Uso Logic+MacBook Pro. É sólido. A coisa funciona de verdade. Muito bom para produzir música, não só gravar. Custa US$199 !

--VIDEO OMITIDO--

O Logic por esse preço é a melhor barganha da história. Software de primeira e lotado de recursos. Plataforma confiável, leve e intuitiva. Tem muitos plugins que custam bem caro mais que isso...
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Qui 23 Jan 2014, 11:59 pm

Só faltava rodar em Pc ou vir um Mac de presente!! rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Claudio Sex 24 Jan 2014, 9:38 am

joabi escreveu:
bodhan escreveu:Uso Logic+MacBook Pro. É sólido. A coisa funciona de verdade. Muito bom para produzir música, não só gravar. Custa US$199 !

--VIDEO OMITIDO--

O Logic por esse preço é a melhor barganha da história. Software de primeira e lotado de recursos. Plataforma confiável, leve e intuitiva. Tem muitos plugins que custam bem caro mais que isso...

E o detalhe bacana é que adquirindo o Logic pelos canais oficiais da Apple, você deixa de se preocupar com as atualizações, pode ligar o automático e isso passar a ficar transparente pra você. A instalação de pacotes de funcionalidades por demanda foi algo que também gostei, você compra o produto e vai instalando os pacotes a medida em que precisa utilizar. Até pra instalar o Logic ficou mais leve.

O preço realmente é ridículo. O pacote básico Silver com 16 plugins da Waves, custa US$ 600,00 o triplo do preço do Logic X.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por allexcosta Sex 24 Jan 2014, 10:04 am

Plugin pra Mac só original, né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por bodhan Sex 24 Jan 2014, 10:09 am

Fernando Zadá escreveu:Só faltava rodar em Pc ou vir um Mac de presente!! rsss

Garanto a você que vale o investimento. O PC para gravação funciona bem, mas para um artista educador como você, um Mac é uma boa opção.
Um MacMini quadcore custa US$800, se tiver como trazer é um bom computador para músicos.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por allexcosta Sex 24 Jan 2014, 10:35 am

allexcosta escreveu:Plugin pra Mac só original, né?

A propósito, tenho uma história venérica para compartilhar com vocês.

Certa feita eu estava gravando com uma dupla sertaneja lá das Minas Gerais. Testando timbres e tal, o cara do estúdio falou: "essa parte ficaria legal de tal jeito, peraí que eu vou procurar o plugin".

Agoniado pra ver o trabalho pronto, um dos cantores, que perambulava pelo estúdio, encontrou um desses e veio rápido perguntar pra gente: "esse aqui não serve não?"

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? S18P-2
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Sex 24 Jan 2014, 10:39 am

Rssss

E deu pra se segurar nessa hora???
 facepalm  Ri Muito  Ri Muito  Ri Muito 


Bodhan
Cara que negócio prático!
Poxa vou pesquisar com calma aqui.
Valeu a dica!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Claudio Sex 24 Jan 2014, 11:44 am

allexcosta escreveu:Plugin pra Mac só original, né?

Ahhhh sim, só original... e que podem ser adquiridos nas melhores lojas Torrent do país  What a Face 
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Amagomes Sex 24 Jan 2014, 11:46 am

allexcosta escreveu:
allexcosta escreveu:Plugin pra Mac só original, né?

Agoniado pra ver o trabalho pronto, um dos cantores, que perambulava pelo estúdio, encontrou um desses e veio rápido perguntar pra gente: "esse aqui não serve não?"
]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Yaltza Ter 28 Jan 2014, 2:15 pm

Olha só, Zadá.. Acho que você está confundindo duas coisas diferentes...

O "padrão" Pro Tools não é um arquivo de áudio. É um tipo de formatação da sessão, que obviamente vc só abre no Pro Tools. Se vc receber uma sessão em Pro Tools, isto pode (ou não) incluir os arquivos de áudio, e vai conter a informação contida na sessão em termos de plugins, pans, volumes, etc. ISTO é o que o pessoal está dizendo que é relativamente padronizado, e infelizmente é verdade: a maior parte dos estúdios COMERCIAIS grava em Pro Tools por uma questão estritamente comercial (o PT foi líder de mercado em DAWs durante muito tempo e estabeleceu um quase-monopólio estilo Microsoft Office).

A outra são "arquivos de áudio". Qdo vc grava uma trilha, vc está gravando um WAV. Isto aí pode ser aberto em qualquer DAW. Se vc for mixar, vão te mandar vários WAVs e vc monta sua sessão. Se vc for gravar em casa e mandar para alguém, vai exportar seu WAV e manter para o camarada. O DAW que vc usa não afeta de forma alguma coisa esta troca de arquivos.

Tendo dito isto, acho PARA FINS AMADORES o Reaper mto mais prático, versátil, e intuitivo que o Pro Tools. Tem um fórum super amigável e prestativo, e de quebra ainda é bem barato (de graça se vc não se importar de esperar 30 segundos!). A parte de MIDI funciona bem melhor e a estrutura de roteamento é bem mais flexível, além de não ter limitações de números de canais baseada na versão. Recomendo os vídeos do Kenny Gioia se quiser aprender mais rápido.

Referências para discussão:

http://www.protoolerblog.com/2012/07/28/the-reaper-pro-tools-debate-by-kenny-gioia/
http://www.groove3.com/str/reaper-4-explained.html
Yaltza
Yaltza
Membro

Mensagens : 126
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Qui 30 Jan 2014, 11:43 pm

^Opa
Entendi sim.
Minha dúvida era se precisava mesmo ter a DAW Pro Tools para trampar mas nesse primeiro momento vou focar mesmo em usar bem o Reaper e quando estiver mais relax e puder pegar um Mac ou máquina mais moderna vou atrás de mexer mais nele.
Por enquanto se der o azar de aparecer um projeto nesse formato recorro aos amigos que usam para abrir e me exportar uma versão wave.
Vou espiar os links com calma.
valeu
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Claudio Sex 31 Jan 2014, 1:30 pm

^ Compre a Sound On Sound desse mês e leia com bastante atenção a Nota do Editor. Vale a pena!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Sex 31 Jan 2014, 1:33 pm

Acho em banca de jornal normal?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Boss2K Sex 31 Jan 2014, 1:48 pm

http://www.soundonsound.com.br/

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Claudio Sex 31 Jan 2014, 2:02 pm

Fernando Zadá escreveu:Acho em banca de jornal normal?

Acha sim. No começo eu até comprava em bancas, mas depois passei a ser assinante da versão digital, pra poder carregar no iPad e também ter acesso às edições anteriores. A SOS tem workshops dos principais DAWs do mercado, incluindo o Reaper.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Sex 31 Jan 2014, 2:27 pm

Bem interessante. Não achei na banca aqui. A digital pode ser salva no computador ou tem que ler conectado?
Deu GAS aqui!! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Claudio Sex 31 Jan 2014, 2:28 pm

^ A digital pode fazer download em formato PDF.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Sex 31 Jan 2014, 2:40 pm

Hum. Mais tarde vou entrar com calma e ver como funciona direitinho!!
Curti.
Valeu a dica Claudio.
A que falou é a de janeiro mesmo né?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Claudio Sex 31 Jan 2014, 2:48 pm

^ Edição 42 nov-dez/2013. A SOS é publicação bimestral.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Sex 31 Jan 2014, 3:35 pm

60 pilas a assinatura digital. vou fazer hoje mesmo
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Jhun Ter 25 Mar 2014, 12:32 pm

Olá pessoal do fórum,

Creio que o ProTools seja mais um padrão de mercado por ter sido o pioneiro em gravações multi-pista.

Cada DAW tem pontos positivos e negativos e suas facilidades, isso não vai influenciar no resultado final.

Eu tenho o SONAR X2 original aqui no estúdio e consigo trabalhar sossegado com ele, mas instalei uma "versão" de ProTools (que também não tem nenhum mistério) só pra mostrar para os clientes. Sim, comentários como "nossa, ProTools, aí sim heim..." é bem corriqueiro.

Estou começando a fazer edição pesada no ProTools, ele tem umas ferramentas muito boas pra isso, mas dá muito "pau" em PC.

Enfim, essa é minha experiência. Eu ainda quero ter a oportunidade de trabalhar com o Logic, dizem que é muito bom pra produzir Hip Hop e Música Eletrônica.

Valeu!



Jhun
Jhun
Membro

Mensagens : 210
Localização : Cotia-SP

http://www.estudiodojhun.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão? Empty Re: Ajuda pra quem costuma gravar de casa. Pro Tools é mesmo o padrão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos