Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinação B E A D

+29
JAZZigo
Stormbringer
Cádio
Lucas94
eleodirbass
Christian
Alexandre Lopes
Ricardo Saldanha
DenisLM
cvmoretti
jgs
Gomba
Edu Fettermann
Cayo Castro
malka_aff
NESCAU
Micoco
José Carlos
guerra_luthier
fatbass
Eduardo Chaves
renatogaragerock
MarcelBass
allexcosta
jp salgado
Eömer
Luciano Carvalho
Thales_Sr
Osmar Oliveira
33 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Ricardo Saldanha Sex Abr 29, 2011 2:20 pm

pois é... eu gosto de um fuzz bem gordo, quase opaco...
com flats deve ficar lindão!

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por DenisLM Seg maio 02, 2011 3:44 pm

DenisLM escreveu:
Ricardo Saldanha escreveu:
DenisLM escreveu:
jgs escreveu:ressuscitando este tópico, existem modelos de baixos 4c que já vêm de fábrica com cordas BEAD em vez do classico EADG?

eu vi que existiu por um tempo (foi descontinuado) um 4c da warwick, o "vampyre dark lord", que vem de fábrica com cordas F#BEA, sendo que a F# é .175... isso sim é afinação baixa (e corda de bitola grossa!)

.175 é sacanagem... Laughing

tou com um jogo em casa de DR DDT (55, 75, 95, 115) para colocar no precision, mas tou com preguiça para mandar no luthier para ajustar o tensor e afins... Rolling Eyes

e vai afinar como, Denis?
onde comprou essas cordas?
níquel ou aço?
round ou flat?
procurei informações sobre essa bagaça, mas não achei... acho que o meu SR tá merecendo um jogo desses Twisted Evil

http://www.drstrings.com/catalog/ddt-bass-strings

inicialmente vou usar afinação normal (GDAE) e drop-d (GDAD), mas a idéia é posteriormente deixar 1 tom abaixo (FCGD) e drop-c (FCGC)
Twisted Evil

só para dar uma continuidade a coisa:

Sabadão resolvi sacar fora as flats e colocar as cordas from hell! Twisted Evil

Com cuidado tirei as flats (que ainda estão bem usáveis) e coloquei as cordas novas por trás do instrumento (string thru-body) afinei, o braço nem mexeu nada! ótimo! Very Happy
comecei a tirar um som e confesso que me desanimei... Neutral inicialmente um som "normal", nada de mais...
resolvi descer para FCGD... Shocked meldels! o que é isso!
a corda manteve totalmente a tensão! um grave que vinha diretamente das profundezas do inferno! rock que timbre!
desci para FCGC.... pronto! era o demônio em forma de baixo! grin
imaginem uma "mizona" 115 afinada em dó em um precision com SPB3... (juro que eu tive a impressão de ser mais grave que um sizão... mas enfim Razz )
tudo lindo e maravilhoso, o braço totalmente reto (será que é por causa das barras de grafite dentro dele? Pergunta ).
voltei para a afinação padrão e pareci que o som tinha tomado outra vida! weed
só faltava regular as oitavas...
regulei a "sol", ótimo. aí regulando a "ré" só percebo um "tec"... e lá se foi a "ré" embora... estourou na base, perto da ponte. Slap

desolado, tirei as cordas e coloquei um encordoamento ernieball 45~105... bash bom também, mas nem se compara com os graves...
é até estranho tocar com essas cordas "finas" nesse baixo que desde que comprei é só 50~105 ou 50~110...

só de raiva vou procurar as DDT-65 (65, 85, 102, 125) grin

Laughing

sei lá porque a corda estourou... talvez por usar elas passando por trás do corpo? ou por ajustar as oitavas com ele afinado? Rolling Eyes
eu pelomenos acho que não foi nem uma coisa nem outra... deve ter sido um defeito de fabricação mesmo... Neutral
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Jul 17, 2014 9:59 pm

Pessoal, ressuscitando o tópico...

Tenho dois jazz bass 4 cordas, um com trastes e outro sem.

Estou pensando seriamente em converter o fretless para B E A D.

Alguém já usou esta configuração para tocar samba?

Estou me virando bem no baixo de 4 cordas, mas uma quinta grave as vezes faz uma falta danada, principalmente no meu caso que estou estudando samba a pouco tempo.

Se alguém já testou esta afinação para soar de forma limpa e aprovou, ficaria muito grato de algum comentário.

Afinal de contas, um jogo de 5 cordas é um 100 conto + ajustes e tempo que irei ter que fazer.

Obrigado desde já.




Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por allexcosta Qui Jul 17, 2014 10:10 pm

Alexandre Lopes escreveu:Alguém já usou esta configuração para tocar samba?

Praticamente 100% dos baixistas de samba de hoje utilizam uma Si grave.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Jul 17, 2014 10:30 pm

Allex, acho que hoje só o Gingo do clube do balanço é o sobrevivente das 4 cordas.

Na sua opinião, é dinheiro e tempo jogado no lixo, ou compensa comprar um jogo de 5 cordas, furar a ponte e ajustar o nut.

Esse baixo vai ficar só para samba mesmo.



Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por malka_aff Qui Jul 17, 2014 11:44 pm

por que nao junta uma grana e compra um 5 cordas? eu acho 5 perfeito pra samba, e sentiria falta da corda G num samba
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por allexcosta Qui Jul 17, 2014 11:52 pm

Eu também arrumaria um baixo de 5 cordas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Jul 18, 2014 8:16 am

malka_aff escreveu:por que nao junta uma grana e compra um 5 cordas? eu acho 5 perfeito pra samba, e sentiria falta da corda G num samba
allexcosta escreveu:Eu também arrumaria um baixo de 5 cordas.

O correto seria, realmente.

Quarta-feira até fui testar alguns baixos de 5 cordas em algumas lojas, mas na faixa de até R$1200,00 não gostei de nada.

Comprar pela internet sem testar, não é comigo. Nem tudo que é caro é bom, e nem tudo que é barato é ruim.

Só testando e sentindo para saber.

A ideia de usar esta afinação no fretless, era justamente ter um baixo no jeito para tocar em casa.



Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Christian Sex Jul 18, 2014 9:01 am

tem um yamaha bb 615 5 cordas nos classificados lindo e perfeito para o samba. CAptação PJ
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Jul 18, 2014 9:25 am

Christian escreveu:tem um yamaha bb 615 5 cordas nos classificados lindo e perfeito para o samba. CAptação PJ

O baixo deve ser muito bom, acabei de ver o anuncio.

Mas hoje não me vejo comprando algo que não seja um jazz bass de 5 cordas, aí fico com a família completa. O filho com dente, o sem dente e o meninão de 5 cordas.

Mesmo assim obrigado pelo toque.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por malka_aff Sex Jul 18, 2014 4:44 pm

cara, ja vi que tu ta na gas de botar bead no teu bass, poem e seja feliz, toquei assim por uns 6 meses, com um jazz bass bead e um precision eadg. eu era feliz, mas carregar dois baixos me tirou do sério, dae comprei um 5 cordas e ainda sou feliz, Agora corro atrás de um 6 cordas pra mim hehehehe

poem bead e vai sambar muléke!

dae tu vai sentir falta da G (ou nao) e vai querer comprar o 5 cordas.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por eleodirbass Sex Jul 25, 2014 5:41 pm

malka_aff escreveu:eu dei uma raspada com uma faca de cozinha e ja eras, depois coloquei o EADG de volta e não deu nada de mais playing



nossa isso que é ferramenta kkkk nao inporta tando fazendo o serviço
eleodirbass
eleodirbass
Membro

Mensagens : 15
Localização : Laranjeiras do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Lucas94 Sáb Jul 26, 2014 3:24 pm

Dois exemplos de baixo afinado em B E A D:




Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Seg Abr 20, 2020 12:57 pm

Vou ressuscitar o tópico aqui pra não ter que criar outro, pois não me lembro das regras do fórum sobre isso, então se estiver quebrando alguma regra, me desculpem desde já.

Explico: Sou adepto dos 4 cordas. Já tive um 5 cordas mas não gostei, tinha neck dive forte e o espaçamento era muito curto, enfim. Gosto dos 4 cordas e não vou mudar.

Tenho um afinado em drop B (BF#BE) que usava em uma banda de metal que não existe mais e agora to tocando com um guitarrista que tem no set dele guitarras afinadas em B no lugar da E e o restante das cordas na afinação standard.

Uma vez, não lembro onde, pois faz muito tempo, li que um baixo 5 cordas por natureza, já é uma "adaptação", e desequilibrado, pois o instrumento foi projetado com 4 cordas e pensado nessas medidas, por isso as afinações de cada corda não foram definidas ao acaso, tem um porque (matemático mesmo) de serem como são.
Por isso o correto não seria baixar a afinação somente do bordão deixando o restante standard, e sim baixar os tons igualmente em todas.

1 - Alguém já ouviu falar disso? Procede alguma dessas afirmações?

2 - Se eu voltar a afinação para standard deixando o bordão em B, vou ter um baixo desequilibrado? No sentido de ter tensão maior ou menor do que deveria mesmo com o tensor e demais regulagens feitas para tal? Ou até torto fisicamente com braço desalinhado, etc?

Valeu pessoal!
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Convidado Seg Abr 20, 2020 1:10 pm

Cádio escreveu:Uma vez, não lembro onde, pois faz muito tempo, li que um baixo 5 cordas por natureza, já é uma "adaptação", e desequilibrado, pois o instrumento foi projetado com 4 cordas e pensado nessas medidas, por isso as afinações de cada corda não foram definidas ao acaso, tem um porque (matemático mesmo) de serem como são.
Por isso o correto não seria baixar a afinação somente do bordão deixando o restante standard, e sim baixar os tons igualmente em todas.

1 - Alguém já ouviu falar disso? Procede alguma dessas afirmações?

2 - Se eu voltar a afinação para standard deixando o bordão em B, vou ter um baixo desequilibrado? No sentido de ter tensão maior ou menor do que deveria mesmo com o tensor e demais regulagens feitas para tal? Ou até torto fisicamente com braço desalinhado, etc?

Valeu pessoal!
Cara... pode ser que alguém te dê uma resposta mais completa, com fatos e dados... vou até acompanhando essa discussão para aprender um pouco mais.

Eu já tive baixo de 5 (hoje tenho no set somente 4 e 6) e para efeitos de tocabilidade, não havia anomalia alguma. Afinava bem, a tensão da SI e demais cordas era perfeita, etc.

Particularmente não gosto de baixar a afinação porque você perde muita definição e dá um som muito chocho (é provável que eu desconheça maneiras de contornar isso). Já vi o baixista do Skank falando dessa malandragem de usar a jogo de 5c no baixo de 4c... acho uma ideia bem interessante, não só pela sonoridade, mas também porque acho o visual dos 4c muito mais legal.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por allexcosta Seg Abr 20, 2020 1:20 pm

Cádio escreveu:Vou ressuscitar o tópico aqui pra não ter que criar outro, pois não me lembro das regras do fórum sobre isso, então se estiver quebrando alguma regra, me desculpem desde já.

Para assuntos novos, recomendamos tópicos novos.

Cádio escreveu:Explico: Sou adepto dos 4 cordas. Já tive um 5 cordas mas não gostei, tinha neck dive forte e o espaçamento era muito curto, enfim. Gosto dos 4 cordas e não vou mudar.

Instrumentos com qualquer quantidade de cordas podem ter espaçamento pequeno e neck-dive, assim como podem ser confortáveis e equilibrados.

Cádio escreveu:Uma vez, não lembro onde, pois faz muito tempo, li que um baixo 5 cordas por natureza, já é uma "adaptação", e desequilibrado, pois o instrumento foi projetado com 4 cordas e pensado nessas medidas, por isso as afinações de cada corda não foram definidas ao acaso, tem um porque (matemático mesmo) de serem como são.
Por isso o correto não seria baixar a afinação somente do bordão deixando o restante standard, e sim baixar os tons igualmente em todas.

1 - Alguém já ouviu falar disso? Procede alguma dessas afirmações?

Não.

Cádio escreveu:2 - Se eu voltar a afinação para standard deixando o bordão em B, vou ter um baixo desequilibrado? No sentido de ter tensão maior ou menor do que deveria mesmo com o tensor e demais regulagens feitas para tal? Ou até torto fisicamente com braço desalinhado, etc?

Sim, a tensão será um pouco desequilibrada, pois você estará usando corda fabricada para trabalhar em uma determinada tensão e fazendo com que ela trabalhe em outra. Um instrumento bem construído não deveria ter maiores problemas com isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Seg Abr 20, 2020 1:53 pm

Henri-Q escreveu:
Cádio escreveu:Uma vez, não lembro onde, pois faz muito tempo, li que um baixo 5 cordas por natureza, já é uma "adaptação", e desequilibrado, pois o instrumento foi projetado com 4 cordas e pensado nessas medidas, por isso as afinações de cada corda não foram definidas ao acaso, tem um porque (matemático mesmo) de serem como são.
Por isso o correto não seria baixar a afinação somente do bordão deixando o restante standard, e sim baixar os tons igualmente em todas.

1 - Alguém já ouviu falar disso? Procede alguma dessas afirmações?

2 - Se eu voltar a afinação para standard deixando o bordão em B, vou ter um baixo desequilibrado? No sentido de ter tensão maior ou menor do que deveria mesmo com o tensor e demais regulagens feitas para tal? Ou até torto fisicamente com braço desalinhado, etc?

Valeu pessoal!
Cara... pode ser que alguém te dê uma resposta mais completa, com fatos e dados... vou até acompanhando essa discussão para aprender um pouco mais.

Eu já tive baixo de 5 (hoje tenho no set somente 4 e 6) e para efeitos de tocabilidade, não havia anomalia alguma. Afinava bem, a tensão da SI e demais cordas era perfeita, etc.

Particularmente não gosto de baixar a afinação porque você perde muita definição e dá um som muito chocho (é provável que eu desconheça maneiras de contornar isso). Já vi o baixista do Skank falando dessa malandragem de usar a jogo de 5c no baixo de 4c... acho uma ideia bem interessante, não só pela sonoridade, mas também porque acho o visual dos 4c muito mais legal.  

Então, eu já uso o esquema do encordoamento de 5 descartando a G no baixo 4c.
Mas na afinação baixa em todas.

Agora imitando o 5c descartando a G, óbvio, não sei como seria o comportamento em relação a forçar o instrumento, mesmo todo regulado.
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Seg Abr 20, 2020 2:01 pm

allexcosta escreveu:
Cádio escreveu:Vou ressuscitar o tópico aqui pra não ter que criar outro, pois não me lembro das regras do fórum sobre isso, então se estiver quebrando alguma regra, me desculpem desde já.

Para assuntos novos, recomendamos tópicos novos.

Cádio escreveu:Explico: Sou adepto dos 4 cordas. Já tive um 5 cordas mas não gostei, tinha neck dive forte e o espaçamento era muito curto, enfim. Gosto dos 4 cordas e não vou mudar.

Instrumentos com qualquer quantidade de cordas podem ter espaçamento pequeno e neck-dive, assim como podem ser confortáveis e equilibrados.

Cádio escreveu:Uma vez, não lembro onde, pois faz muito tempo, li que um baixo 5 cordas por natureza, já é uma "adaptação", e desequilibrado, pois o instrumento foi projetado com 4 cordas e pensado nessas medidas, por isso as afinações de cada corda não foram definidas ao acaso, tem um porque (matemático mesmo) de serem como são.
Por isso o correto não seria baixar a afinação somente do bordão deixando o restante standard, e sim baixar os tons igualmente em todas.

1 - Alguém já ouviu falar disso? Procede alguma dessas afirmações?

Não.

Cádio escreveu:2 - Se eu voltar a afinação para standard deixando o bordão em B, vou ter um baixo desequilibrado? No sentido de ter tensão maior ou menor do que deveria mesmo com o tensor e demais regulagens feitas para tal? Ou até torto fisicamente com braço desalinhado, etc?

Sim, a tensão será um pouco desequilibrada, pois você estará usando corda fabricada para trabalhar em uma determinada tensão e fazendo com que ela trabalhe em outra. Um instrumento bem construído não deveria ter maiores problemas com isso.

Alex, se vou copiar a afinação do 5c descartando a G, como na primeira pergunta a resposta foi não, teoricamente não seria desequilibrado então?
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 20, 2020 7:01 pm

Cádio, dependendo o jogo de cordas, a corda mais tensa nem sempre é a mais grossa... Exemplo, nesse encordaomento a corda mais tensa é a D:
Afinação B E A D - Página 2 Corda_para_baixo_4_cordas_daddario_045_exl170_37_2_20190813172349

Qualquer instrumento bom vai aguentar "peso" no braço (Mitos que roqueiros repetem: o Vigier colocou um baixo dele em 2 apoios e pulou em cima, pra demonstrar pro Roger Glover, que desde então não usa outro baixo)
Na pior das hipoteses vc vai precisar dar uma ajustada no tensor...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Jãozeiro Seg Abr 20, 2020 7:45 pm

Cádio escreveu:
allexcosta escreveu:
Cádio escreveu:Uma vez, não lembro onde, pois faz muito tempo, li que um baixo 5 cordas por natureza, já é uma "adaptação", e desequilibrado, pois o instrumento foi projetado com 4 cordas e pensado nessas medidas, por isso as afinações de cada corda não foram definidas ao acaso, tem um porque (matemático mesmo) de serem como são.
Por isso o correto não seria baixar a afinação somente do bordão deixando o restante standard, e sim baixar os tons igualmente em todas.

1 - Alguém já ouviu falar disso? Procede alguma dessas afirmações?

Não.

Cádio escreveu:2 - Se eu voltar a afinação para standard deixando o bordão em B, vou ter um baixo desequilibrado? No sentido de ter tensão maior ou menor do que deveria mesmo com o tensor e demais regulagens feitas para tal? Ou até torto fisicamente com braço desalinhado, etc?

Sim, a tensão será um pouco desequilibrada, pois você estará usando corda fabricada para trabalhar em uma determinada tensão e fazendo com que ela trabalhe em outra. Um instrumento bem construído não deveria ter maiores problemas com isso.

Alex, se vou copiar a afinação do 5c descartando a G, como na primeira pergunta a resposta foi não, teoricamente não seria desequilibrado então?

Eu também achei que a segunda resposta do Allex Costa contradisse a primeira, hehe.

Mas acho que ele quis dizer não apenas para o primeiro parágrafo da pergunta.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Seg Abr 20, 2020 8:13 pm

Stormbringer escreveu:Cádio, dependendo o jogo de cordas, a corda mais tensa nem sempre é a mais grossa... Exemplo, nesse encordaomento a corda mais tensa é a D:
Afinação B E A D - Página 2 Corda_para_baixo_4_cordas_daddario_045_exl170_37_2_20190813172349

Qualquer instrumento bom vai aguentar "peso" no braço (Mitos que roqueiros repetem: o Vigier colocou um baixo dele em 2 apoios e pulou em cima, pra demonstrar pro Roger Glover, que desde então não usa outro baixo)
Na pior das hipoteses vc vai precisar dar uma ajustada no tensor...


Sim, sei disso Stormbringer.
A minha "encanação" digamos assim não é sobre a tensão de fato, já que uso jogo de 5 cordas tranquilamente no meu e foi regulado inteiro inclusive no neck jig pra isso. É sobre estar usando uma afinação "torta".
Mas porque digo isso? Vamos lá:

1 - Se a afinação standard de um 5c é BEADG, logo em um 4c se eu descartar a G teoricamente está tudo certo, pois já existe essa afinação. Estou com a afinação em B que eu preciso, mas só no bordão.
2 - Porém, se eu vou baixar a afinação, pela lógica teria de baixar todas, assim eu realmente estaria afinando o instrumento em outro tom.

Dito isso, qual das duas opções não está correta? Se é que isso existe.

Sacou?

Desculpa se não fui muito claro antes.


Última edição por Cádio em Seg Abr 20, 2020 8:18 pm, editado 1 vez(es)
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Seg Abr 20, 2020 8:16 pm

Jãozeiro escreveu:
Cádio escreveu:
allexcosta escreveu:
Cádio escreveu:Uma vez, não lembro onde, pois faz muito tempo, li que um baixo 5 cordas por natureza, já é uma "adaptação", e desequilibrado, pois o instrumento foi projetado com 4 cordas e pensado nessas medidas, por isso as afinações de cada corda não foram definidas ao acaso, tem um porque (matemático mesmo) de serem como são.
Por isso o correto não seria baixar a afinação somente do bordão deixando o restante standard, e sim baixar os tons igualmente em todas.

1 - Alguém já ouviu falar disso? Procede alguma dessas afirmações?

Não.

Cádio escreveu:2 - Se eu voltar a afinação para standard deixando o bordão em B, vou ter um baixo desequilibrado? No sentido de ter tensão maior ou menor do que deveria mesmo com o tensor e demais regulagens feitas para tal? Ou até torto fisicamente com braço desalinhado, etc?

Sim, a tensão será um pouco desequilibrada, pois você estará usando corda fabricada para trabalhar em uma determinada tensão e fazendo com que ela trabalhe em outra. Um instrumento bem construído não deveria ter maiores problemas com isso.

Alex, se vou copiar a afinação do 5c descartando a G, como na primeira pergunta a resposta foi não, teoricamente não seria desequilibrado então?

Eu também achei que a segunda resposta do Allex Costa contradisse a primeira, hehe.

Mas acho que ele quis dizer não apenas para o primeiro parágrafo da pergunta.

Hehehe, foi a minha dúvida essa também. Considerei o não para tudo, mas se for em relação ao primeiro parágrafo, então tá bom. To já me convencendo a mudar para essa afinação.
É que ainda tenho certa resistência com as doideras que guitarristas fazem, e fico preocupado em ficar detonando os baixos.
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 20, 2020 8:36 pm

off: Em pouco tempo é o segundo cara que percebo(posso estar enganado) que quer uma corda mais grave só porque o guitarrista tem uma guitarra de 7 ou 8 cordas... como se fosse obrigação sempre estar "abaixo" só por que vc toca um baixo
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Seg Abr 20, 2020 9:53 pm

Stormbringer escreveu:off: Em pouco tempo é o segundo cara que percebo(posso estar enganado) que quer uma corda mais grave só porque o guitarrista tem uma guitarra de 7 ou 8 cordas... como se fosse obrigação sempre estar "abaixo" só por que vc toca um baixo

O guitarrista não toca com 7 nem 8. Ele toca com 6 mas com a E em B, o resto standard.

Tenho um baixo em drop B (BF#BE), que era a afinação que usava em outra banda. Uso jogo de 5 cordas descartando a G.

Tem como tocar junto em afinação diferente do guitarrista? Tem, só que dá um nó na cabeça até pegar a música. Aí vai fazer isso em 15 sons já ferrou. Mais fácil deixar igual.

Agora é outro guitarrista, toca standard e tem a Si pra dar um peso. Não vou comprar oum 5c pra isso, não gosto de 5c. Então vou apenas voltar a afinação. Principalmente porque me deixa usar esse baixo que é o meu preferido entre os que tenho em muito mais ocasiões do que deixar ele afinado em drop B.

Mas é isso, vou experimentar essa afinação BEAD.
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 20, 2020 11:08 pm

Cádio escreveu:

Mas é isso, vou experimentar essa afinação BEAD.

Perfeito... depois conte pra gente, mas ja prevendo: se muito, vc vai precisar regular o tensor... mas talvez nem precise
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por allexcosta Seg Abr 20, 2020 11:36 pm

Jãozeiro escreveu:Eu também achei que a segunda resposta do Allex Costa contradisse a primeira, hehe.

Mas acho que ele quis dizer não apenas para o primeiro parágrafo da pergunta.

Isso. Desculpem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por JAZZigo Ter Abr 21, 2020 12:12 am

Cádio escreveu:Mas é isso, vou experimentar essa afinação BEAD.
Seus problemas acabaram:

Afinação B E A D - Página 2 Rotosound-rs66lh-swing-drop-zone-bass-guitar-strings-65-130-2
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por heenrique_bass Ter Abr 21, 2020 1:18 am

JAZZigo escreveu:
Cádio escreveu:Mas é isso, vou experimentar essa afinação BEAD.
Seus problemas acabaram:

me intrometendo aqui:

Não é por nada JAZZigo, mas os problemas acabaram de começar pra achar esse encordoamento  lol!

Não tem aqui no Brasil, e com o dolar com o preço que tá, pra mim não valeria a pena. As vezes é bom ver mais a nossa realidade aqui no Brasil, não é todo mundo que pode pegar encordoamento de fora, ainda mais nesse momento. Digo isso porque já quebrei a cabeça com esse lance de afinação, de achar algo confortável pra mim, mas o lance mesmo é experimentar.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por JAZZigo Ter Abr 21, 2020 2:10 am

heenrique_bass escreveu:me intrometendo aqui:

Não é por nada JAZZigo, mas os problemas acabaram de começar pra achar esse encordoamento  lol!

Não tem aqui no Brasil, e com o dolar com o preço que tá, pra mim não valeria a pena. As vezes é bom ver mais a nossa realidade aqui no Brasil, não é todo mundo que pode pegar encordoamento de fora, ainda mais nesse momento. Digo isso porque já quebrei a cabeça com esse lance de afinação, de achar algo confortável pra mim, mas o lance mesmo é experimentar.
scratch Ué, como assim? O colega Cádio está disposto a pagar por um encordoamento 5-string e descartar a corda G, sem mencionar que, em momento algum, falou sobre preço. Desta forma, se já existe encordoamento específico para o que ele quer, imagino que minha sugestão tenha sido perfeitamente plausível e racional.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Jãozeiro Ter Abr 21, 2020 11:07 am

Cádio escreveu:
Stormbringer escreveu:off: Em pouco tempo é o segundo cara que percebo(posso estar enganado) que quer uma corda mais grave só porque o guitarrista tem uma guitarra de 7 ou 8 cordas... como se fosse obrigação sempre estar "abaixo" só por que vc toca um baixo

O guitarrista não toca com 7 nem 8. Ele toca com 6 mas com a E em B, o resto standard.

Tenho um baixo em drop B (BF#BE), que era a afinação que usava em outra banda. Uso jogo de 5 cordas descartando a G.

Tem como tocar junto em afinação diferente do guitarrista? Tem, só que dá um nó na cabeça até pegar a música. Aí vai fazer isso em 15 sons já ferrou. Mais fácil deixar igual.

Acho que esse esse é um dos "problemas" desses metal louco aí, hehe.
O baixista, em 99% dos casos repete tudo o que o guitarrista faz, as linhas têm que ser iguais. A impressão que passa é que o baixista é uma sombra do guitarrista.

E pior (e que acentua mais isso ainda): também dá a impressão de que o guitar é o único compositor da banda, e chega com as linhas prontas escritas para o baixista e só diz: "repete aí uma oitava abaixo".

Daí a necessidade de o baixo precisar ter a afinação na mesma estrutura da guitarra.

Eu fico me imaginando se o guitarrista aceitaria a seguinte situação: baixista chega e fala, "olha, meu baixo é afinado standard, tem a Sizona grave e tudo o mais. Compus essas linhas aqui, se vira aí com seus drops e dobra a guitarra aí."

Hehe... é algo pra refletir.


Última edição por Jãozeiro em Ter Abr 21, 2020 11:23 am, editado 3 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Jãozeiro Ter Abr 21, 2020 11:09 am

Cádio escreveu:Tenho um baixo em drop B (BF#BE), que era a afinação que usava em outra banda. Uso jogo de 5 cordas descartando a G.

Essa parte ficou confusa pra mim. Vc disse usava encordoamento 5c no baixo 4c descartando a corda G.

Mas nessa configuração B F# B E (da mais grave pra mais aguda) significa que você deixou a sizona normal e aumentou em 1 tom as demais cordas. É isso mesmo? Shocked
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por allexcosta Ter Abr 21, 2020 11:28 am

Jãozeiro escreveu:Hehe... é algo pra refletir.

Tá pedindo demais pra essa galera.

Nesse meio, baixistas são super gratos porque os outros membros os deixam fazerem parte da banda, já que o baixo é completamente dispensável. E as mentes guitarra-cêntricas jamais aceitariam ou sequer conceberiam algo assim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por allexcosta Ter Abr 21, 2020 11:47 am

Cádio escreveu:Tenho um baixo em drop B (BF#BE), que era a afinação que usava em outra banda. Uso jogo de 5 cordas descartando a G.

De onde sai esse tipo de coisa? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por CSergio Ter Abr 21, 2020 1:01 pm

JAZZigo escreveu:
Seus problemas acabaram:

Essas RotoSound, como se comporta essa linha deles, em timbre, etc?
Só quero saber da marca mesmo, mas para não atravessar o assunto do tópico não vou nem dizer qual calibre quero pôr (em afinação standard).

Spoiler:
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Convidado Ter Abr 21, 2020 1:01 pm

Também achei confuso... Por isso parei lá em cima. Mas só para o colega não ficar somente com a impressão de que achamos as idéias meio malucas, recomendo a mesma coisa que sugeri ao do outro tópico com problema parecido... Procure referências no Djent Metal; existe trocentas bandas tocando esses paranauês por aí, certamente alguém já tem solução pra isso. Veja se não consegue contato com os baixistas do estilo, tem banda nacional como o Vitalism up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Sáb Jul 18, 2020 2:56 pm

JAZZigo escreveu:
heenrique_bass escreveu:me intrometendo aqui:

Não é por nada JAZZigo, mas os problemas acabaram de começar pra achar esse encordoamento  lol!

Não tem aqui no Brasil, e com o dolar com o preço que tá, pra mim não valeria a pena. As vezes é bom ver mais a nossa realidade aqui no Brasil, não é todo mundo que pode pegar encordoamento de fora, ainda mais nesse momento. Digo isso porque já quebrei a cabeça com esse lance de afinação, de achar algo confortável pra mim, mas o lance mesmo é experimentar.
scratch Ué, como assim? O colega Cádio está disposto a pagar por um encordoamento 5-string e descartar a corda G, sem mencionar que, em momento algum, falou sobre preço. Desta forma, se já existe encordoamento específico para o que ele quer, imagino que minha sugestão tenha sido perfeitamente plausível e racional.

Boa, exatamente.
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Sáb Jul 18, 2020 3:00 pm

Jãozeiro escreveu:
Cádio escreveu:Tenho um baixo em drop B (BF#BE), que era a afinação que usava em outra banda. Uso jogo de 5 cordas descartando a G.

Essa parte ficou confusa pra mim. Vc disse usava encordoamento 5c no baixo 4c descartando a corda G.

Mas nessa configuração B F# B E (da mais grave pra mais aguda) significa que você deixou a sizona normal e aumentou em 1 tom as demais cordas. É isso mesmo? Shocked


Drop B, não sobe nada, descem todas, a B do bordão mais que todas.


Última edição por Cádio em Sáb Jul 18, 2020 3:18 pm, editado 1 vez(es)
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Sáb Jul 18, 2020 3:08 pm

allexcosta escreveu:
Cádio escreveu:Tenho um baixo em drop B (BF#BE), que era a afinação que usava em outra banda. Uso jogo de 5 cordas descartando a G.

De onde sai esse tipo de coisa? scratch

Uma lógica, contraditória confesso, mas talvez não para todos, e explico o porque, de que se vai baixar o tom do instrumento, se baixa em todas as cordas.
Vou chegar em uma afinação onde o calibre tem de ser maior caso contrário não aguenta ou simplesmente não funciona, caso do corda B. Ernieball já tem encordoamento Drop B, que são exatamente os mesmos calibres de um jogo de 5 cordas, porém mais caro, logo compro de 5 cordas e jogo fora a G.
O contraditório fica na parte do drop, que é justamente a B, já que a afinação é C, mas com a corda C dropping B.
Ou seja, de qualquer forma não baixou uniformemente a afinação.
Mas não fui eu quem inventou isso, então...

Mas ninguém precisa concordar, eu só tinha umas dúvidas e quis saber opiniões e dicas.


Última edição por Cádio em Sáb Jul 18, 2020 3:20 pm, editado 2 vez(es)
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Sáb Jul 18, 2020 3:13 pm

Henri-Q escreveu:Também achei confuso... Por isso parei lá em cima. Mas só para o colega não ficar somente com a impressão de que achamos as idéias meio malucas, recomendo a mesma coisa que sugeri ao do outro tópico com problema parecido... Procure referências no Djent Metal; existe trocentas bandas tocando esses paranauês por aí, certamente alguém já tem solução pra isso. Veja se não consegue contato com os baixistas do estilo, tem banda nacional como o Vitalism up


Sem problema. Já uso afinações diferentes do padrão há mais de uma década. Só tenho dúvidas é em relação a afinação mais comum mesmo, BEADG não sendo em um baixo de 5 cordas, se haveria algum tipo de desequilíbrio.
Pessoal acabou misturando assunto, e entrando na esfera de quem segue quem e quem manda na banda. Sei la.

Mas conheço uma infinidade de bandas que usam o mesmo que eu, não seria louco de querer inventar a roda hahaha.
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Sáb Jul 18, 2020 3:15 pm

Obrigado pelas respostas de todos e pra quem se interessar, ta aí um encordoamento Drop D.

https://www.ernieball.com.br/guitar-strings/bass-strings/slinky-nickel-wound-electric-bass-strings/4-strings#P02840
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por heenrique_bass Sáb Jul 18, 2020 9:24 pm

Cádio escreveu:Obrigado pelas respostas de todos e pra quem se interessar, ta aí um encordoamento Drop D.

https://www.ernieball.com.br/guitar-strings/bass-strings/slinky-nickel-wound-electric-bass-strings/4-strings#P02840

Se você achar esse encordoamento aqui no Brasil, manda o link. Eu não achei...
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 9:28 pm

Um dos meus baixos foi convertido para essa afinação há alguns anos atrás. Não o uso com frequência, mas é bom ter opções.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Cádio Qua Jul 22, 2020 9:35 pm

heenrique_bass escreveu:
Cádio escreveu:Obrigado pelas respostas de todos e pra quem se interessar, ta aí um encordoamento Drop D.

https://www.ernieball.com.br/guitar-strings/bass-strings/slinky-nickel-wound-electric-bass-strings/4-strings#P02840

Se você achar esse encordoamento aqui no Brasil, manda o link. Eu não achei...

Só achei nos Estados Unidos, na Guitar Center e Na Sam Ash. Em torno de 25 a 35 dólares, há uns 6 meses atrás. Tanto esse quanto o de 5 cordas .045, que é a mesma bitola mas vai jogar a G fora.
Então dá na mesma comprar um jogo de 5c no Brasil se não encontrar esse, o preço é quase o mesmo de um e de outro, sendo o jogo Drop B mais caro sempre.
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação B E A D - Página 2 Empty Re: Afinação B E A D

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos