Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma pequena dúvida

+4
flauius
allexcosta
fabio887
Kalingth
8 participantes

Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Uma pequena dúvida

Mensagem por Kalingth Dom Jun 22, 2014 9:13 pm

Então... Minha dúvida é referente de quantos até quantos hz de frequência um baixo pode chegar... Estou pensando em comprar um falante que pegue de 25 hz até 1200 e uma corneta que vá de 1000 até 20000 hz... Mas penso se isso realmente seria necessário... Alguém saberia qual a frequência mínima e máxima que os baixos geralmente atingem(desconsiderando captadores, madeira... Considerando a média)
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por fabio887 Dom Jun 22, 2014 9:32 pm

Não sei o que você está tentando fazer, mas o problema é que abaixo de 50hz você quase não ouve, apenas sente aquele grave "fofo" sem definição alguma... Os graves "definidos" estão na casa dos 80hz pra cima, aí sim você consegue distinguir bem as notas sem que o som saia embolado...

fabio887
Membro

Mensagens : 274
Localização :

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por allexcosta Dom Jun 22, 2014 9:38 pm

Pra som de Geddy Lee, Marcus Miller, precisa da corneta. Pra som de James Jamerson, não precisa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por Kalingth Dom Jun 22, 2014 9:44 pm

Fábio, o que eu gostaria de saber são os hzs gerados pelo contrabaixo elétrico. Normalmente ele gera de quantos a quantos hzs?
Tipo, se ele gera de 120 hz a 8000 hz, então posso comprar algo que fique próximo a isso...

Allex, um alto falante que vá de 45 hz a 5000 hz serviria para o estilo deles, ou também precisaria de uma corneta?
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por allexcosta Dom Jun 22, 2014 9:48 pm

Precisa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por fabio887 Dom Jun 22, 2014 10:06 pm

Kalingth escreveu:Fábio, o que eu gostaria de saber são os hzs gerados pelo contrabaixo elétrico. Normalmente ele gera de quantos a quantos hzs?
Tipo, se ele gera de 120 hz a 8000 hz, então posso comprar algo que fique próximo a isso...

Depende do baixo, pickups, etc... Mas acho que o caminho não é esse... Se tua ideia é montar um sistema que te atenda em baixas/altas frequências, use o que é padrão por aí: Uma caixa de graves em conjunto com uma que produz médios e agudos... Falantes tem de monte, mas sem uma boa caixa não servirá pra nada...

fabio887
Membro

Mensagens : 274
Localização :

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por flauius Dom Jun 22, 2014 10:24 pm

http://2.bp.blogspot.com/_hwnCNuE0Gqk/TUs7ODXE9lI/AAAAAAAAAKA/hvdGzxRHlIc/s1600/Interactive-Frequency-Chart.png

Falando em fundamental, o E1 é ~40Hz, se for de 5, o B0 ~28Hz...
As frequências máximas dependem do número de cordas, de casas e dos harmônicos gerados pelo instrumento...

Olhe especificações de caixas renomadas para ver o que o pessoal usa. Eu pensaria em algo entre 30Hz e 14khz de resposta plana... o que não quer dizer que não reproduza nada fora deste espectro...

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por allexcosta Dom Jun 22, 2014 10:37 pm

Frequência de corda, nota e quantidade de casa não tem nada a ver.

Grave é a partir de 40hz pra um belo timbre de reggae. Pra um som Jaco, 80-100hz já dá. Se você precisa de slap, timbre estalado, zing dos trastes, timbre Patitucci, essas coisas, agudo até 12-16khz.

É só isso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por flauius Dom Jun 22, 2014 10:48 pm

allexcosta escreveu:Frequência de corda, nota e quantidade de casa não tem nada a ver.

Grave é a partir de 40hz pra um belo timbre de reggae. Pra um som Jaco, 80-100hz já dá. Se você precisa de slap, timbre estalado, zing dos trastes, timbre Patitucci, essas coisas, agudo até 12-16khz.

É só isso...

Uai, porque não?
Se um jazz de 4 cordas e 19 casas chega até E4 e um seis cordas com 24 casas chega ao C5 eles responderão diferentemente só na fundamental. Mais os harmônicos gerados e tal...

A pergunta do moço era o máximo e mínimo em Hz que um contrabaixo pode chegar. O mínimo é fácil porque é meio padronizado, mas o máximo depende mesmo... Como ele não especificou aplicação alguma não dá para chutar o que deve considerar...
Particularmente, acho que projetos vão além de reggae e Jammerson não precisam de corneta... Seria muito fácil só com isso...

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por Kalingth Dom Jun 22, 2014 10:50 pm

flauius escreveu:http://2.bp.blogspot.com/_hwnCNuE0Gqk/TUs7ODXE9lI/AAAAAAAAAKA/hvdGzxRHlIc/s1600/Interactive-Frequency-Chart.png

Falando em fundamental, o E1 é ~40Hz, se for de 5, o B0 ~28Hz...
As frequências máximas dependem do número de cordas, de casas e dos harmônicos gerados pelo instrumento...

Olhe especificações de caixas renomadas para ver o que o pessoal usa. Eu pensaria em algo entre 30Hz e 14khz de resposta plana... o que não quer dizer que não reproduza nada fora deste espectro...

Segundo a imagem o baixo vai até uns 5 khz
Era basicamente essa minha dúvida. xP

28 hz?? O.o A B é bem grave...
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por allexcosta Dom Jun 22, 2014 11:04 pm

Low B é 31hz. Nenhuma caixa de baixo reproduz isso.

Qualquer sistema full-range reproduzirá de maneira excelente todas as notas de um baixo normal cuja corda mais grave seja uma low B ou até low A.

O sistema não precisa reproduzir a frequência da nota. O ouvido humano escuta os harmônicos e o cérebro forma a nota sem problema algum.

A reprodução full-range é necessária quando se quer determinado timbre, mas as notas são reproduzidas de qualquer maneira.

40hz-14khz vai reproduzir praticamente qualquer som de baixo que você já ouviu na vida.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por fabio887 Dom Jun 22, 2014 11:13 pm

Só para fins de conhecimento, um subwoofer de 21" da Studio R responde de 35 a 160 Hz...

fabio887
Membro

Mensagens : 274
Localização :

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por flauius Dom Jun 22, 2014 11:29 pm

Concordo plenamente, Allex... Pois então, porque não colocar isso desde o início?
Claro que qualquer coisa desse tipo vai além das frequências nuas e cruas. Tem a física do gabinete, do ambiente, a constituição biológica do ouvido humano, o processamento cognitivo pelo cérebro... Mas a pergunta era essa.

Errei pela B 28hz, achei que lembrava de cabeça, mas não... bom... quando se tem como spec 40hz-14khz +-3db, por exemplo, ela reproduz um B0 sim, só com variações maiores que a tolerância. Ouve-se a fundamental, mas não com a mesma qualidade/intensidade...

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por allexcosta Dom Jun 22, 2014 11:34 pm

Colocar o que desde o início? O assunto e a argumentação evoluíram naturalmente...

Eu estava tentando esclarecer a dúvida do colega Kalingth, que parece estar muito apegado às frequências das notas de um contrabaixo, o que não tem nada a ver com o assunto (ou praticamente nada).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por fheliojr Seg Jun 23, 2014 2:08 pm

allexcosta escreveu:Pra som de Geddy Lee, Marcus Miller, precisa da corneta. Pra som de James Jamerson, não precisa.

meio off-topic: no geral, por questoes de versatilidade, seria interessante se ter caixas com corneta q pode ser "desligada", com às da bergantino, allex?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por allexcosta Seg Jun 23, 2014 2:43 pm

ON/OFF não gosto.

Gosto de um L-Pad variável, como as Bergantino.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por gpraxedes Seg Jun 23, 2014 7:36 pm

^ Allex, Li ontem em algum lugar que a Berg HT212 responde a partir de 31Hz. Tem idéia se essa informação está correta?
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por allexcosta Seg Jun 23, 2014 7:39 pm

^ Que eu saiba, não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por Kalingth Qui Jun 26, 2014 11:39 am

Testes... Bem, ligando direto no meu pc e usando o audacity, eu montei um gráfico de frequências usando técnicas diferentes na E-0 e G-24.
Utilizei o meu Eagle EGB 4100, com captadores originais. As cordas devem ter umas 3 semanas de uso. Coloquei a equalização do pc em flat. No baixo, coloquei o volume no máximo, utilizei os captadores do braço e da ponte no máximo, graves e agudos deixei em flat e brilho em flat.

Aqui o resultado: https://mega.co.nz/#!EgJC2KKT!w7NOIn-7l0lnP90XHFEz1UtG6y3bCK8u8p5Wb0kKb0o
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por Kalingth Qui Jun 26, 2014 11:43 am

Enfim, os baixos geram mais agudos do que eu esperava. rsrs

Acho que o som ficará mais completo com uma corneta e um sub.
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por joabi Qui Jun 26, 2014 12:06 pm

gpraxedes escreveu:^ Allex, Li ontem em algum lugar que a Berg HT212 responde a partir de 31Hz. Tem idéia se essa informação está correta?

Provavelmente responde, mas com alguns dBs abaixo da média da caixa, talvez algo entre 3 e 6 dBs abaixo. Tem que ver a curva de resposta pra saber com exatidão. up



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por B3ck1m2n Qui Jun 26, 2014 12:10 pm

^ desculpe a minha ignorância, mas se você pegar todas as frequências que o baixo reproduz, não corre o risco de reproduzir também ruídos indesejáveis?  Pergunta 
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por joabi Qui Jun 26, 2014 12:14 pm


Quais ruídos?
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por B3ck1m2n Qui Jun 26, 2014 12:20 pm

^ ruídos de fundo, sei lá... que deixem o som embolado ou com aqueles zunidos insuportáveis.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por Kalingth Qui Jun 26, 2014 12:28 pm

As frequências produzidas por ruídos são muito baixas comparadas ao som. O tamanho da onda ficava quase em 0 em relação aos ruídos...

Creio que, se interferiu, foi desprezível...
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por Kalingth Qui Jun 26, 2014 12:32 pm

Os ruídos gerados. Note que são abaixo dos -51 db

Uma pequena dúvida Ru_dos
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por joabi Qui Jun 26, 2014 1:17 pm

marciobs escreveu:^ ruídos de fundo, sei lá... que deixem o som embolado ou com aqueles zunidos insuportáveis.

Se tiver zunidos insuportáveis o baixo precisa ir pro médico... Very Happy

Ruído não embola o som, porém, se estiver usando um compressor bem apertado, cabos ruins, pedais ruidosos ou com alimentação inadequada e captadores ruidosos o sistema vai reproduzir o ruído resultante dessa combinação toda...
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por allexcosta Qui Jun 26, 2014 3:13 pm

gpraxedes escreveu:^ Allex, Li ontem em algum lugar que a Berg HT212 responde a partir de 31Hz. Tem idéia se essa informação está correta?

Achei as specs dela:

Bergantino HT212, 2-12" cast frame woofers w/ 80oz. magnets, vented pole pieces and 3" voice coils, high intelligibility tweeter with cast horn, power handling - 700 watts rms, custom phase - coherent crossover with tweeter level control, frequency response: 36hz - 18khz, sensitivity: 102db o anechoic: 2.83v/1m, impedance: 4 ohms, dimensions: 25-1/2"H x 22-3/4"W x 18"D, removable casters, weight: 85lbs. Retail $1,259
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por gpraxedes Qui Jun 26, 2014 3:37 pm

allexcosta escreveu:
gpraxedes escreveu:^ Allex, Li ontem em algum lugar que a Berg HT212 responde a partir de 31Hz. Tem idéia se essa informação está correta?

Achei as specs dela:

Bergantino HT212, 2-12" cast frame woofers w/ 80oz. magnets, vented pole pieces and 3" voice coils, high intelligibility tweeter with cast horn, power handling - 700 watts rms, custom phase - coherent crossover with tweeter level control, frequency response: 36hz - 18khz, sensitivity: 102db o anechoic: 2.83v/1m, impedance: 4 ohms, dimensions: 25-1/2"H x 22-3/4"W x 18"D, removable casters, weight: 85lbs. Retail $1,259

Posso ter me enganado. Mesmo assim, 36Hz é bem baixo ainda.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida Empty Re: Uma pequena dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos