Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Renderização SketchUP+Vray

5 participantes

Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por MarceloCol Seg Jul 14, 2014 9:04 am

Bom dia galera,

Gostaria de uma sugestão de usuários dos programas citados no titulo:

Minha esposa utiliza os programas para gerar maquetes eletrônicas e imagens em "3D" para apresentar seus projetos para clientes, porém, apesar de toda a luta por otimização das imagens e busca de formas de renderização mais rápida (mantendo um minimo de qualidade....), ainda estamos tendo problemas com algumas imagens mais pesadas. Por tanto, estou pensando em montar um desktop e/ou comprar um.... minha duvida, para quem utiliza é: qual maquina vcs utilizam? utilizam placas de video "gamers" ou de workstation? alguem ja testou se faz alguma diferença na velocidade de renderização?

Pesquisei muito na net e vi que o Vray utiliza praticamente o processador para renderizar, e nas versões mais novas, consegue usar os "CUDA CORES" da NVidia para renderizar, mas o ganho de desempenho é significativo?

Outra duvida, o Core i-5 tem conseguido bons resultados em renderizações? o Core i-7 eu tenho certeza q sim, mas e o i-5? alguem utiliza o i-3? E o AMD FX-8150 e/ou 8350?

Vlw pela atenção
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por Gabriel.exe Seg Jul 14, 2014 12:13 pm

O que vai melhorar principalmente o desempenho em programas de renderização é a quantidade de RAM. Dependendo da sua configuração, colocando mais memória (min 8GB)vai melhorar bastante o desempenho.
Quando fazia computação gráfica, todas maquinas era i5 e o desempenho era bom.
Gabriel.exe
Gabriel.exe
Membro

Mensagens : 68
Localização : Volta Redonda -RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por MarceloCol Seg Jul 14, 2014 1:37 pm

Vlw Gabriel.exe

E você chegou a usar o SketchUP com Vray mesmo ou era outro programa?

Eu ja estou considerando a memoria ram minima para esse pc de 8 GB, na verdade estou pensando em colocar ao menos 16 em placa mãe expansivel até 32.....

Minha duvida em relação ao i-5, é o custo do i-7.... R$ 1000,00 em um componente apenas é bastante dinheiro e por isso que pergunto das placas de video, pois, uma "gamer" boa, consigo na faixa de 400-600 reais, enquanto uma de workstation basica fica por pelo menos 1500....

Mas obrigado pela ajuda Smile
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por Boss2K Seg Jul 14, 2014 2:01 pm

O SketchUP é uma aplicação de 32 bits, não usa mais de um processador e nem  suporta hyperthreading ou multithreading ...

Encher o PC de memória não adianta nada, é uma limitação a ser considerada, principalmente se vai renderizar algo grande, com 8000 pixels por exemplo.

Sobre o processador, vou repostar umas observações que já fiz antes:

Boss2K escreveu:(...)

Algumas observações importantes, que precisam ser avaliadas antes de comprar:

Processadores:

Intel Core i7: High-end
Intel Core i5: Mainstream
Intel Core i3: Entry-level

- i5 e i7 tem Turbo Boost (uma espécie de overclocking), o i3 não tem.
- i5 e i7 tem 4 núcleos (i3 tem 2).
- i5 não tem hyperthreading (divisão de tarefas por núcleos).
- i7 tem mais cache que o i5, que por sua vez é maior que o i3.
- i5 e i7 tem maior Thermal Output (85W) que o i3 (54W). Refere-se à quantidade de calor gerada pelo processador, que precisa ser dissipada (por um bom/excelente cooler).
- i5 e i7 tem os mesmos processadores gráficos integrados (Intel HD 4600).

(Aqui existem muitas características cruzadas nas categorias, em comparação com a Intel)
Amd FX Series: High-end
Amd A Series: Mainstream (com processadores gráficos integrados)
Amd (Phenom II) X Series: Mainstream
Amd E Series: Entry-level

Nas séries A e X:
- Programas escritos para multi-threaded, são 10% mais rápidos.
- Tem tecnologia 3DNow, que pode acelerar jogos antigos, mas já está obsoleta.
- Tem o processador gráfico integrado (série A) Radeon HD 6530D, que é o melhor que os de baixo custo das versões anteriores.
- Os da série X tem incrível desempenho com vários núcleos.

Na série FX:
- Programas escritos para single-threaded, são 20% mais rápidos.
- Maior velocidade do barramento de memória.
- Tem conjunto de instruções SSSE3, SSE4.1 e SSE4.2 da Intel, substituindo o 3DNow. Melhor performance com ponto flutuante e maior compatibilidade.
- Inclui extensão AES, usada para aceleração de operações criptográficas via hardware (CPU).
- Consumo menor.
- Potência em multimídia.

(...)

Sobre as placas de vídeo, Há como fazer que o processamento seja feito no GPU, em vez da CPU. O que eu aconselho. A preferência é para placas que rodem OpenCL (primo irmão do OpenGL) e CUDA ...

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/OoCdycNp0pY?vq=hd1080" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por MarceloCol Seg Jul 14, 2014 2:44 pm

Obrigado pela contribuição Boss2K,

Tenho apenas uma observação a fazer, o Sketch pode ate não reconhecer mais nucleos.... já o Vray utiliza todos os disponiveis e pede mais ^^

A minha pergunta foi mais voltada para a experiencia dos membros do forum na utilização dos mesmos, pois, minha esposa utiliza um core i-5 de entrada (quase um i-3 de desempenho ^^) e tem tido muita dificuldade em algumas renderizações de imagens.....acho inclusive pela falta de memoria ram (4 GB apenas)....

Da GPU, as versões mais novas do Vray, conseguem alem de gerar imagens em Real Time (RT), utilizar os "CUDA CORES" da GPU para acelerar o processo, logo, a GPU faz, em partes, o processo (num video de teste havia a opção de deixar tudo por conta da GPU, mas acho q não vale a pena....)

De qualquer forma, já contribuiu bastante Wink
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por Boss2K Seg Jul 14, 2014 3:09 pm

Use um sistema de 64 bits e habilite o Vray a fazer renderizações em 64 bits.

Infelizmente, o SketchUp só vai endereçar 4 GB mesmo, mas pode rodar em emulation mode num sistema de 64 bits.

Quanto ao processamento, continuo achando que ele deva ser exclusivo das GPUs ...


Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por MarceloCol Seg Jul 14, 2014 3:13 pm

Creio que o "ambiente de trabalho" seja renderizado pela GPU, porém, a Renderização é executada por processamento mesmo (somente o processador) e como comentei acima, nas novas versões, consegue utilizar os "CUDA CORES" da GPU, mas não eh a GPU q renderiza a imagem, até por ser "estatica" ^^

Infelizmente não segue o padrão de jogos Sad

Mas obrigado Boss2K Smile
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por Sonikado Seg Jul 14, 2014 11:13 pm

Renderização costuma (e por natureza deveria) ser processado unicamente pela GPU. CPU (e já está entrando em desuso) seria usado pra calculo bruto de física em cima da imagem gerada. Se puder jogar tudo pra GPU, faça. Em geral fica melhor. É uma tendência que está crescendo de abandonar processamento em CPU e usar GPU.

Não tenho grandiosos conhecimentos sobre os programas citados, mas um detalhe:
placas de video, pois, uma "gamer" boa, consigo na faixa de 400-600 reais, enquanto uma de workstation basica fica por pelo menos 1500
Com 600 reais vc consegue, com alguma sorte, uma placa usada mid-level.

Eu não recomendaria partir pras Quadro/FirePro porque... bom, talvez (não conheço) o trabalho atual não necessite de um investimento e um poder tão brutal.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por MarceloCol Ter Jul 15, 2014 8:08 am

Obrigado Sonikado,

Você trabalha com programas assim?

Para os trabalhos (e até mesmo para jogos) em nosso nível de exigência, uma GTX 550 ou 550 Ti seria mais do que suficiente (nova menos de 600 reais).

Estou mais interessado em saber quem ja experimentou alguma dessas configurações nesta combinação de programas, pois, o investimento em um sistema desse é enorme, e se for utilizar placas workstation a situação fica ainda pior. Qualquer quadro (de entrada) não fica por menos de 1000 reais....

Em relação ao uso da GPU, não tenho visto essa tendencia sugerida por você nesses programas citados no titulo, em todos os fóruns e blogs e sites que vejo, todos ainda apostam na utilização da CPU, com pouco uso da GPU por hora... mas vou ficar de olho na possibilidade de uso da GPU (talvez algum outro renderizador já faça uso da GPU).

E qual sua experiencia com linhas workstation em ambientes CAD e maquete eletronica? (AutoCAD, QICAD, SketchUP....)

Obrigado
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por djmmaster Ter Jul 15, 2014 10:50 am

olá MarceloCol, eu trabalho com v-ray on sketchup, até então o trabalho de render é feito exclusivamente pelo processador. o uso da GPU no V-ray (ver 2.0) só pode ser utilizado no RT (real time)
quanto a tua duvida inicial, minha maquina é:
Phenom II 1090t
4gb de ram (mais 4gb em breve)
Radeon 6770
ele já esta um pouco velho, mas ainda vai muito bem

se eu fosse hoje montar um PC para render:
quanto mais cores melhor, então o melhor processador que o teu orçamento te deixar comprar
8gb de ram
uma placa de video legal (pra se distrair de vez em quando) mas se for só pra trabalhar, eu não gastaria muito aqui
um SSD (agiliza muito abrir e salvar arquivos)
Dois monitores é algo muito bom pra uma Workstation
um bom mouse e um bom teclado
ahh e acho que tem que ser um computador confiavel, então nada de componentes baratos ou de baixa qualidade em qualquer parte dele

qualquer duvida to ai

djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por MarceloCol Ter Jul 15, 2014 11:34 am

Muito obrigado djmmaster Smile

Tava pensando nisso mesmo, e sua contribuição ajudou ainda mais Smile
Sua configuração atual é um pouco parecida com a do pc da minha esposa, com a diferença da placa de video e modelos das peças ^^

E obrigado pela ajuda Smile

Só para constar, quanto tempo vc tem levado para renderizar imagens com aproximadamente 250.000 itens (aqueles q carregam no inicio da renderização....)?

Outro dia, uma imagem dessa levou mais de 7 horas para renderizar no pc da minha esposa, no meu q é mais fraco ficou 9h e nem terminou de renderizar, desisti ^^
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por djmmaster Ter Jul 15, 2014 12:37 pm

o tempo é muito relativo, depende da resolução, configurações e do modelo em si, de 15 minutos a umas 2h. não tenho feito nada tão complicado mas é um processo bem lento, por isso falei sobre a confiabilidade do computador as vezes um cooler box não da conta de refrigerar o processador por 7h em 100%, é um uso meio extremo então temos que ter certos cuidados
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por Sonikado Ter Jul 15, 2014 8:38 pm

MarceloCol escreveu:Obrigado Sonikado,

Você trabalha com programas assim?

Para os trabalhos (e até mesmo para jogos) em nosso nível de exigência, uma GTX 550 ou 550 Ti seria mais do que suficiente (nova menos de 600 reais).
Não, meu (ex) trabalho é programação mesmo =)
Não mexo profissionalmente (e desisti de mexer por hobby) com esse tipo de coisa, minha cabeça pra qualquer coisa relacionada a design não funciona direito. A única coisa que ainda tento é edição de vídeos, que é oooooutra coisa.

Estou mais interessado em saber quem ja experimentou alguma dessas configurações nesta combinação de programas, pois, o investimento em um sistema desse é enorme, e se for utilizar placas workstation a situação fica ainda pior. Qualquer quadro (de entrada) não fica por menos de 1000 reais....
Pelo que vi, djmmaster com certeza pode te ajudar muito mais do que eu neste momento.

Em relação ao uso da GPU, não tenho visto essa tendencia sugerida por você nesses programas citados no titulo, em todos os fóruns e blogs e sites que vejo, todos ainda apostam na utilização da CPU, com pouco uso da GPU por hora... mas vou ficar de olho na possibilidade de uso da GPU (talvez algum outro renderizador já faça uso da GPU).
Talvez a implementação esteja mais longe de acontecer do que me fizeram acreditar que estava... Mas não dá pra investir no futuro com um problema de hoje, então...

E qual sua experiencia com linhas workstation em ambientes CAD e maquete eletronica? (AutoCAD, QICAD, SketchUP....)

Obrigado
Infelizmente, nenhuma. O pouco que sei sobre elas seria o que pode-se ter acesso na internet. Comentei sobre as Quadro/FirePro porque o preço assusta, ao ponto de dizer que quase fala por si só.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por MarceloCol Qua Jul 16, 2014 8:09 am

Obrigado Sonikado Smile

E concordo, as linhas Quadro e FirePro são absurdamente mais caras ^^
Inclusive vi na net (youtube) videos comparativos entre desempenho de linhas gamers e workstation em algumas aplicações e jogos, e pessoalmente, não achei que valha a pena pagar 3 a 4x o valor por um ganho de desempenho de 2 a 2,5x...... bem mais ou menos essas correlações.... porém, se alguem vier e disser que usa sistemas com os 2 tipos de placas e afins (em qualidade compativel) e que o mais caro realmente vale o investimento, eu corro atras ^^

Vlw
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Renderização SketchUP+Vray Empty Re: Renderização SketchUP+Vray

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos