Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tocar com cifras

+6
NeyBass
leandrosf89
Moshe Bar Elohim
rafael.buzzi.andrade
Guilé
wendell_bass
10 participantes

Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Tocar com cifras

Mensagem por wendell_bass Qua Nov 19, 2014 11:23 am

Olá pessoal, bom dia a todos!
Venho aqui tentar buscar uma ajuda com dicas para que eu me livre de um hábito que criei.
Conheço um pouco de teoria, sei sobre escalas, acordes, progressões de acordes, campo harmônico, etc.
Na igreja, tocamos a maioria das músicas com a cifra e algumas apenas com o tom da música.
Quando vamos tocar só com o tom, muitas das vezes os instrumentistas improvisam, eu crio alguns grooves e tudo bem.
Meu problema é que quando está com a cifra, eu me prendo demais na cifra e fico com "medo de errar" e muitas vezes acabo
tocando apenas a tônica ou a tríade do acorde em questão e em algumas poucas passagens faço umas frases mas tem vez que
parece que fica muito mecânico entendem? Fico preso demais à cifra e acaba saindo algo muito mecânico, igual disse às vezes acabo
tocando apenas a tônica fazendo uma marcação do tempo só. Algumas músicas nem precisam de mais que isso, fazer algo simples e tal, mas
na maioria das vezes, mesmo quando jogo umas tríades em cima da cifra, umas tétrades, por ficar muito preso à cifra sai algo vamos dizer
"sem sentimento", fica aquele medo de tentar fazer algo diferente e sair do contexto da música que acabo me limitando e tocando o básico do básico.
Queria saber se alguém já passou por isso e o que eu posso fazer pra parar com esse mal hábito.
Desde já agradeço a todos e peço desculpas pelo incômodo! Um grande abraço!
wendell_bass
wendell_bass
Membro

Mensagens : 33
Localização : Patos de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por Guilé Qua Nov 19, 2014 11:32 am

Cara, já passei por isso...o que me ajudou muito foi começar a estudar alguns Standards de Jazz, explico:

- Geralmente não tem uma linha de baixo definida, o walking bass é mais livre e entender como funciona te abre muitos bons caminhos.

- Comecei atentar para a improvisação, o que aplicar sobre cada acorde, progressão,etc...ainda que vc não sole exatamente, a construção de uma linha de baixo funciona de maneira bem parecida, obviamente usando bom senso e mantendo o foco no groove de base.

Dá uma olhada nos métodos do Aebersold que vem com a partitura cifrada e com os áudios da músicas sendo tocadas repetidas vezes para você treinar e tem temas com vários níveis de complexidade harmônica, melódica e rítmica...desde Cantaloupe Island à Giant Steps, por exemplo:





Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Nov 19, 2014 11:37 am

Mal hábito?

Se você está fazendo o acompanhamento (e de improviso) da música, e toca tríades e tetrades, não vejo como isso pode ser ruim, mas enfim...

O ideial seria você estudar o ritmo de cada música e entender dinâmica de cada um (ou boa parte) deles.

Uma vez sabendo o que é "normal" em cada ritmo, vai ficar mais fácil tocar mais solto, por assim dizer.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Nov 19, 2014 11:58 am

Sim, já passei também.
O grande problema, para mim, foi que tinha que cantar (puxar liderando o vocal das músicas, senão ninguém cantava) e tocar ao mesmo tempo. Preferiria mil vezes só cantar ou só tocar do que fazer os dois ao mesmo tempo.  Mad  Se este for o teu caso e sentir a mesma dificuldade fale com o grupo e escolha uma das duas modalidades.
Quando ensaiava sozinho, com um CD, MP3, etc. saía da tônica e quinta, floreava um pouquinho, algumas improvisações legais e tal. Claro, não me preocupava em cantar, lembrar a letra da música ou em não desafinar a voz.

Se você só toca e não canta, ensaia bastante em casa a música, conheça bem o que vocês tocarão. Ensaia o básico mesmo e, na hora, não tenha medo de errar, faz parte. É para tocar na igreja, não para gravar CD. Quando for tocar na igreja não use as cifras, tente ir só pelo ouvido e pelo instinto, afinal você já ensaiou antes. Esta é a hora de improvisar. Acredito que você libertar-se-á do papel. Tente. Espero ter ajudado um pouco.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por leandrosf89 Qua Nov 19, 2014 4:28 pm

Não podemos "criminalizar" a tônica, em todo caso... Muitas vezes ela bem feita, com dinâmica, técnica já fica bem bonitinho!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por NeyBass Qua Nov 19, 2014 4:43 pm

wendell, eu só uso a cifra quando é meio de última hora e não dá tempo de aprender a música antes de tocar a noite na igreja, mas o que mais faço é pegar a cifra e em casa aprendo a música pela cifra, depois de aprendido aí toco sem cifra. Isso quando é um música meio complicadinha, senão vai de ouvido mesmo na hora.

Me sinto mais livre para tocar sem ter que ficar lendo a cifra/partitura.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Nov 19, 2014 4:43 pm

leandrosf89 escreveu:Não podemos "criminalizar" a tônica, em todo caso... Muitas vezes ela bem feita, com dinâmica, técnica já fica bem bonitinho!
Exato.

Menos muitas vezes é mais em se tratanto de contrabaixo.

Não que isso deva agora servir de desculpa pra ficar no feijão com arroz...
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por leandrosf89 Qua Nov 19, 2014 4:46 pm

^Exatamente! Acho importante estudar muita harmonia tonal e modal pra ir saindo da tônica gradativamente.
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por NeyBass Qua Nov 19, 2014 4:54 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
leandrosf89 escreveu:Não podemos "criminalizar" a tônica, em todo caso... Muitas vezes ela bem feita, com dinâmica, técnica já fica bem bonitinho!
Exato.

Menos muitas vezes é mais em se tratanto de contrabaixo.

Não que isso deva agora servir de desculpa pra ficar no feijão com arroz...

Acho que a dúvida do wendell nem é tanto para o fato de não saber sair da tônica, pelo que entendi o maior problema dele é que como acostumou tocar com cifra se sente inseguro tocando lendo a cifra, se sente preso a ela.

Pelo que ele descreveu que conhece, campo harmônico, tríades, tétrades, penso que o que o deixa travado é o fato de ficar lendo a cifra, ficar preso. Acho que o mais sensato mesmo é aprender a música e quando for se apresentar não utilizar a cifra, aí sim ele pode colocar suas idéias na música.

NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Nov 19, 2014 5:30 pm

NeyBass escreveu:Pelo que ele descreveu que conhece, campo harmônico, tríades, tétrades, penso que o que o deixa travado é o fato de ficar lendo a cifra(...)
Então... conhecer algo é uma coisa, saber aplicar isso à música que se está tocando é outra.

Vou dar um exemplo:

Se me chamassem agora pra tocar um rock em um festival qualquer, eu iria sem problemas. Estou familiarizado com o ritmo. Posso nunca ter ouvido a música "X", mas vou saber me virar nem que seja no basicão.

O mesmo não seria verdade se fosse uma banda de forró, por exemplo. Não tenho familiaridade com o ritmo. Eu precisaria de uns dias pra estudar e entender como funciona "os exquema".
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por wendell_bass Qui Nov 20, 2014 12:05 am

Olá, boa noite a todos, muito obrigado pelas contribuições e pelas dicas. Vou tentar comentar sobre o que cada um escreveu na ordem dos posts.

GUILÉ

Muito interessante esse método, onde posso encontrar ele?

RAFAEL.BUZZI.ANDRADE

O mal hábito que digo é ficar muito preso à partitura, por exemplo se tenho uma frase da música que tenha um acorde de C depois D, fico preso às notas C-E-G-D-F#-A, sendo que podia fazer algumas notas "foras da regra" como uma progressão crómatica, ou algumas notas diferentes que soem legal, mas como estou com a cifra fico me restringindo.

MOSHE BAR ELOHIM

Só toco, em poucas músicas que faço um back só, mas nada demais. Essa sua dica é muito boa, irei fazer isso. Nem vou olhar pra cifra mais quando estiver tocando, no começo posso até fazer alguns "sons estranhos" mas acho que com o tempo vou acabar pegando o jeito.

LEANDROSF89

Também acho e muitas das músicas quando fico inseguro demais olhando pra cifra e com medo de errar, foco só na tônica e coloco uma terça, quinta ou sétima em algumas passagens.

NEYBASS

Vou fazer assim daqui em diante pois me sinto preso quando estou com a cifra, também gosto de ficar mais livre pra poder criar as coisas na hora sem tanto medo de errar.

RAFAEL.BUZZI.ANDRADE

Concordo que muitas vezes o menos é mais, mas depois de comentar todos os posts que vocês fizeram irei explicar porque fico assim com esse "desespero".

NEYBASS

Isso mesmo, fico inseguro por causa que me sinto preso à cifra quando estou tocando pela cifra.

RAFAEL.BUZZI.ANDRADE

Concordo, conhecer e saber aplicar são totalmente diferentes. Algumas coisas ainda estou pegando o jeito em encaixar nas músicas, mas usar tríades, tétrades, criar uns grooves e umas frases no baixo já consigo algumas coisas.

O problema maior meu é algo que comentando com um amigo meu falou que é bobeira minha. É o seguinte, na minha igreja tem outro baixista e ele aparentemente toca muito melhor que eu, a técnica é melhor e tudo só que ele fica meio que solando o tempo todo, ele fica tocando frase em cima de frase no baixo nas músicas e isso faz com que ele se destaca mais e o pessoal acaba gostando mais dele tocar por causa disso. Ele ganha mais oportunidades em tocar fora, apresentar em eventos com o grupo e talz...sei que pode até ser bobeira minha e sei que ficar fazendo firula demais no baixo também não é legal. Enfim, na parte prática ele ganha de mim de longe, pois a técnica dele é muito boa, tem pegada e talz, a teoria ele não sabe quase nada, eu sei bem mais mas ele acaba fazendo um som bem "mais legal" do que quando vou tocar e isso acaba me deixando triste e com a auto-estima baixa. Mas agradeço a todos pela ajuda, pelas dicas, irei usar o que falaram e com certeza irei melhorar nesse quesito. Também estou pensando em comprar aquele livro "Contrabaixo para leigos", apesar de eu já ter um bom conhecimento eu li que ele é um material muito bom até mesmo pra quem já toca há algum tempo, o que vocês acham? Abraços a todos e desculpa pelo incômodo e até mesmo de vocês terem ouvido até um desabafo meu, sei que aqui não é lugar pra isso mas mesmo assim peço desculpas e agradeço a cada um!
wendell_bass
wendell_bass
Membro

Mensagens : 33
Localização : Patos de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Nov 20, 2014 8:14 am

wendell_bass escreveu:(...)na minha igreja tem outro baixista e ele aparentemente toca muito melhor que eu, a técnica é melhor e tudo só que ele fica meio que solando o tempo todo, ele fica tocando frase em cima de frase no baixo nas músicas(...)
E a banda tem um guitarrista/tecladista que fica solando também? ou ele é o instrumento principal? Isso faz toda a diferença.
Se não tiver, ele está "certo" então. Se tiver... deve ser um porre ouvir esses caras.
wendell_bass escreveu:e isso faz com que ele se destaca mais e o pessoal acaba gostando mais dele tocar por causa disso. Ele ganha mais oportunidades em tocar fora, apresentar em eventos com o grupo e talz...sei que pode até ser bobeira minha e sei que ficar fazendo firula demais no baixo também não é legal.
Bom... aqui chegamos a um ponto interessante.

O que você quer e/ou pretende em sua vida como baixista? Se tudo o que tu quer é ser aceito por essa galera e chamado a ir junto, então invista em firulas.

Mas...

se tu tem intenção de ir pra um nível mais "profissional" por assim dizer (leia-se "não quer ficar tocando na banda da igreja o resto da vida sem ganhar um tostão por conta disso") creio que seja melhor investir em ritmos diversificados.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por MarceloCol Qui Nov 20, 2014 8:20 am

Bom dia wendell_bass

Vou tentar dar uma contribuição aqui também ^^

Toco na igreja já faz quase 10 anos ^^

Sou beeeem limitado ainda no instrumento (apesar do tempo que estou por ai....) e tenho muuuuitos amigos que tocam muito melhor do que eu (no contra-baixo), inclusive, por um tempo toquei com um deles (ele assumiu o violão que estava órfão ^^).
O que sempre rolou muito comigo foi que sempre tentei ser sincero com a galera com quem estava tocando: sempre fui sincero em dizer que não sabia tocar tal coisa, fazer tal "ritmo" e coisas do tipo.
Acho q nesse ponto tocar na igreja ajuda, porque as pessoas (a maioria, pois existem exceções) estão mais abertas a ajudar, e sempre recebi ótimas dicas.
Por exemplo, nesse ministério que tocava com um baixista "melhor" do que eu, tinha ate uma professora de piano clássico e canto lirico cantando e nem por isso ela me humilhava ^^

Bom, agora à dica:
Uma coisa que me ajudou muito ultimamente foi tocar sem olhar às cifras mesmo elas estando la. Quando tive a oportunidade de tocar com músicos que também não estavam presos às cifras mesmo as mesmas estando lá, foi muito melhor pra mim.
Inclusive, por um bom tempo, eu não tocava sem a cifra estar em minha frente, ultimamente, tenho conseguido acrescentar uns "floreios" mesmo com a mesma ali presente..... e com certeza, musicas do tipo NHR (Na Hora Rola) sempre acabam sendo mais divertidas e simplificadas, mas não necessariamente ruins Wink

Espero ter contribuído de alguma forma.
Abraço
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por wendell_bass Qui Nov 20, 2014 11:35 am

Olá pessoal, bom dia a todos!

RAFAEL.BUZZI.ANDRADE

No Ministério de Louvor tem duas guitarras, uma base e uma solo, e em algumas músicas usamos teclado também. No nosso caso o contrabaixo não é o instrumento principal, pois já tem outros instrumentos que fazem a parte solo. Não só como baixista, mas como músico pretendo alcançar sim um nível mais profissional, não digo em ganhar a vida só com isso (seria bom mas não penso nisso), mas digo em fazer as coisas certas, fazer um som legal para mim e para os ouvintes que estiverem me ouvindo, talvez até mesmo participar de gravações, etc. Com o que você falou vejo que devo parar de pensar demais nas firulas e focar no que realmente interessa, como foi dito anteriormente, muita das vezes o "menos" acaba sendo mais ao tocar. Muitas músicas tem uma linha de baixo simples mas muito legal e com um som muito envolvente e é isso que quero. Não quero ficar fazendo firula uma música inteira pra mostrar que sei isso, que sei aquilo (ou até pior, tocando notas aleatórias sem nem saber o que está fazendo), quero tocar de uma forma que eu venha a contribuir com os outros músicos para enriquecer a música e que o som que eu fizer com meus instrumento agrade quem estiver ouvindo.

MARCELOCOL

Muito legal ouvir um pouco da sua trajetória e ver que tenho de amadurecer mais meus pensamentos. Como você disse, na igreja o pessoal sim é mais aberto a ajudar os outros, esse cara que falei que toca bem melhor que eu é gente boa, somos amigos, conversamos bastante e tudo, não penso que ele faz essas coisas pra me humilhar ou mostrar que é melhor que eu, acho que foi o jeito que ele aprendeu a tocar ou o jeito que ele gosta de tocar, meu estilo já é outro, sou de menos firula, gosto de fazer mais o basicão e brincar um pouco só em algumas passagens e tal, mas por causa disso fica parecendo que ele manja bem mais que eu, sendo que de teoria mesmo eu sei bem mais que ele, mas ele por ter a técnica mais apurada que a minha fica muito evidente a nossa "diferença de nível", isso faz com que eu seja excluído de certas coisas, mas como eu falei anteriormente, tenho de amadurecer mais a minha mente e me preocupar menos com isso até porque sempre vai haver alguém melhor que a gente em algum lugar, afinal música não é uma competição, cada um tem seu estilo, cada um tem seu som. A dica que deu é muito boa, irei fazer isso, mesmo com a cifra lá não vou olhar pra ela. Irei ensaiar em casa a primeira vez olhando a cifra e depois ensaio mais algumas vezes sem a cifra pra quando formos tocar eu já estar mais acostumado com a música e me sentir mais seguro e mais livre pra brincar e improvisar na hora de tocar mesmo.

Agradeço a todos novamente pelas dicas e ajuda! Abraços!
wendell_bass
wendell_bass
Membro

Mensagens : 33
Localização : Patos de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por allexcosta Qui Nov 20, 2014 11:38 am

Você tem que ir lendo na frente, enquanto toca a música.

Uma vez que chega a nota, você já sabe qual é e toca seus riffs e frases normalmente.

Leva um tempo, mas é assim que se faz. E uma vez que saiba a música, pare de ler as cifras para que isso não se torne um hábito.

Conheço gente que toca a mesma música há 20 anos e até hoje precisa do papel na frente. Isso é ridículo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por wendell_bass Qui Nov 20, 2014 11:51 am

ALLEXCOSTA

Desse "vício" mesmo que quero me livrar, não quero ficar preso à um papel minha vida toda. Estou estudando e de pouco em pouco tenho certeza que irei conseguir, pois tocar sem o papel eu já toco, o problema é que quando tem o papel e eu vou seguir eu fico "preso" ao que está no papel e acabo me limitando demais! Muito obrigado pela dica! Abraços
wendell_bass
wendell_bass
Membro

Mensagens : 33
Localização : Patos de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por bodhan Qui Nov 20, 2014 12:25 pm

... compre um baixo fretless! Very Happy Very Happy Very Happy
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por wendell_bass Qui Nov 20, 2014 1:49 pm

BODHAN

Comprei semana passada esse Tagima Jazz Bass da minha foto, mas ano que vem estou pensando em comprar um fretless, mas estou na dúvida se compro um baixo elétrico fretless ou um baixolão fretless... mas até lá dá pra pensar bem! Abraços!
wendell_bass
wendell_bass
Membro

Mensagens : 33
Localização : Patos de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Nov 20, 2014 4:18 pm

^ Uma boa forma de chamar a atenção é comprar um Baixo Vertical Twisted Evil Twisted Evil
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por bodhan Qui Nov 20, 2014 5:34 pm

Wendell, brincadeira à parte, tocando fretless te obriga a memorizar as músicas para poder tocar afinado!
... depois, de tanto tocar, você vai acabar lendo também com o fretless!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por Zubrycky Qui Nov 20, 2014 9:40 pm

Eu sugiro, caso você saiba inglês, que você adquira os livros "Building Walking Bass Lines", "Expanding Walking Bass Lines" e "Bass Improvisation - The Complete Guide to Soloing" (Todos escritos pelo Ed Friedland) e os estude nessa ordem.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por wendell_bass Sex Nov 21, 2014 9:07 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
^ Uma boa forma de chamar a atenção é comprar um Baixo Vertical
Kkkkkkkkkkkkk, aí chama atenção mesmo viu!!!! Very Happy

bodhan escreveu:
Wendell, brincadeira à parte, tocando fretless te obriga a memorizar as músicas para poder tocar afinado!
... depois, de tanto tocar, você vai acabar lendo também com o fretless!
Legal, esse ano que vem tenho planos de comprar um!! Very Happy

Zubrycky escreveu:
Eu sugiro, caso você saiba inglês, que você adquira os livros "Building Walking Bass Lines", "Expanding Walking Bass Lines" e "Bass Improvisation - The Complete Guide to Soloing" (Todos escritos pelo Ed Friedland) e os estude nessa ordem.
Muito obrigado, onde encontro esses livros pra comprar?
wendell_bass
wendell_bass
Membro

Mensagens : 33
Localização : Patos de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por bodhan Sex Nov 21, 2014 10:41 am

Aqui:

http://freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=37530174640JMTYLOD
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por wendell_bass Dom Nov 23, 2014 11:27 pm

bodhan escreveu:Aqui:

http://freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=37530174640JMTYLOD

Muito obrigado!!! Very Happy
wendell_bass
wendell_bass
Membro

Mensagens : 33
Localização : Patos de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com cifras Empty Re: Tocar com cifras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos