Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

+6
Breno_Barnabe
allexcosta
fheliojr
Bunezz
subgrave
Showbiz
10 participantes

Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Showbiz Dom Dez 28, 2014 5:40 pm

Como a maioria, toco pizzicato com dois dedos (indicador e médio), com o polegar apoiado no captador, e me sobra o anelar e mindinho "vagos". Bom, o que vocês fazem com eles? Eu geralmente os deixo apoiados nas cordas, o que seria um abafamento. Isso me traz algum malefício?

De acordo com que eu desço de corda, os dedos acompanham.

Obs: As imagens não tem tanta qualidade, mas acho que dá para entender.

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. 5yaexu

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. 33w42n4
Showbiz
Showbiz
Membro

Mensagens : 18
Localização : Santo Estêvão

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por subgrave Dom Dez 28, 2014 6:22 pm

Inclusive essa forma de abafamento é bastante importante com baixos de 5 cordas, onde o mindinho abafa a Bzona e o anelar a Bzona e a E quando necessário.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Bunezz Dom Dez 28, 2014 7:04 pm

Olha, eu uso bastante esses dedos pra abafar as cordas. Mais o mindinho na verdade; inclusive tento um lance de imitar aqueles chokes da guitarra com ele quando uso distorção. rs
Mas só uso pra abafar, não costumo repousar os dedos lá quando não tem necessidade. Eu apoio o mindinho o tempo todo no instrumento é quando toco violão! Smile
Bunezz
Bunezz
Membro

Mensagens : 23
Localização : Goias

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por fheliojr Dom Dez 28, 2014 8:29 pm

no pizzicato convencional não os uso, pois minha técnica de abafamento de mão direita é o floating thumb, mas vc pode fazer como os amigos subgrave e Bunezz.

veja este vídeo:


fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por allexcosta Dom Dez 28, 2014 9:54 pm

Anatomicamente falando, o floating thumb é muito superior a essa técnica que o Patitucci usa, mas cada um usa o que gosta.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Dez 28, 2014 10:25 pm

Cara, nunca tinhaq reparado.

Meu anelar e mindinho ficam "retraidos", pleos vieos que vi.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Showbiz Dom Dez 28, 2014 10:39 pm

Obrigado à todos pela a ajuda. Mas o Floating Thumb oferece o mesmo desempenho tocando tanto em pé como sentado? E do jeito Patitucci de tocar, em pé, não obtenho mais firmeza e apoio não? Ou isso vai depender do estilo?! Deixa eu tentar explicar: Por exemplo, para a cavalgada do Steve, em The Trooper, não fica melhor com esse apoio não? Já o Floating para coisas mais "suaves", eu diria até mais "sensíveis"(sem desrespeito, para os mal entendedores), com mais variações/notas.
Showbiz
Showbiz
Membro

Mensagens : 18
Localização : Santo Estêvão

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por allexcosta Dom Dez 28, 2014 10:47 pm

^ O Nico teria dificuldade em tocar essas coisas que você citou?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Showbiz Dom Dez 28, 2014 10:53 pm

allexcosta escreveu:^ O Nico teria dificuldade em tocar essas coisas que você citou?

Kkk, entendido. Obrigado, Allex! Razz Twisted Evil
Showbiz
Showbiz
Membro

Mensagens : 18
Localização : Santo Estêvão

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Dez 28, 2014 11:12 pm

Showbiz escreveu:Obrigado à todos pela a ajuda. Mas o Floating Thumb oferece o mesmo desempenho tocando tanto em pé como sentado? E do jeito Patitucci de tocar, em pé, não obtenho mais firmeza e apoio não? Ou isso vai depender do estilo?! Deixa eu tentar explicar: Por exemplo, para a cavalgada do Steve, em The Trooper, não fica melhor com esse apoio não? Já o Floating para coisas mais "suaves", eu diria até mais "sensíveis"(sem desrespeito, para os mal entendedores), com mais variações/notas.
Sei lá, toque você e veja.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 29, 2014 12:52 am

Na minha modesta opinião o floating thumb é mais ergonômico e a mão permanece relaxada nessa técnica que você mostrou existe uma tensão e controle desses dedos que acho não muito interessante.
No floating a posição em pé e sentado é a mesma e você pode usar a mão inteira na hora de tocar pois os dedos não se resumem a primeira e segudas falanges por isso quanto ao quesito pegada acho até mais fácil tocar forte com ela.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Showbiz Seg Dez 29, 2014 2:26 am

^ Entendido e anotado, Razz. Obrigado, Zadá!
Showbiz
Showbiz
Membro

Mensagens : 18
Localização : Santo Estêvão

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por ggugik Qui Jan 08, 2015 2:04 pm

Showbiz escreveu:Obrigado à todos pela a ajuda. Mas o Floating Thumb oferece o mesmo desempenho tocando tanto em pé como sentado? E do jeito Patitucci de tocar, em pé, não obtenho mais firmeza e apoio não? Ou isso vai depender do estilo?! Deixa eu tentar explicar: Por exemplo, para a cavalgada do Steve, em The Trooper, não fica melhor com esse apoio não? Já o Floating para coisas mais "suaves", eu diria até mais "sensíveis"(sem desrespeito, para os mal entendedores), com mais variações/notas.

Só complementando o tópico, o Steve Harris toca quase tudo com Floating Thumb, inclusive as cavalgadas.
ggugik
ggugik
Membro

Mensagens : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Thiago Almeida Qui Jan 08, 2015 3:53 pm

Se duvidar o Steve usa os 4 dedos...hauhauhaua
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Stormbringer Qui Jan 08, 2015 6:10 pm

as vezes eu uso o anelar e o mindinho no pizzicato tambem...
eu abafo mais com a palma da mão... eu nao faço ideia se essa técnica é "certa", mas funciona bem pra mim e pro que eu toco...

floating thumb eu toco tambem, quando to treinando em casa eu me policio pra fazer direitinho, mas na hora do "vamos ver" eu acabo relaxando e voltando pra "minha técnica" antiga.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Dedos anelar e mindinho, posicionamento. Empty Re: Dedos anelar e mindinho, posicionamento.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos