Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Wolf88 Ter Fev 17, 2015 2:08 am


E ai pessoal!!!

Tenho uma dúvida que é "simples"...

Penta Maior - Tira o 4º e 7º graus
Penta Menor - Tira o 2º e 6º graus

Na verdade quero saber se existe pentatônicas partindo de sustenidos.

Por exemplo: Partindo de LÁ#, DÓ#, RÉ# e etc.

Senão, o por que???

Valeu!!!!!!!
Wolf88
Wolf88
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Nelson Bass Ter Fev 17, 2015 3:54 am

Existe sim.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por emanuelneto Ter Fev 17, 2015 4:40 am

Wolf88 escreveu:
E ai pessoal!!!

Tenho uma dúvida que é "simples"...

Penta Maior - Tira o 4º e 7º graus
Penta Menor - Tira o 2º e 6º graus

Na verdade quero saber se existe pentatônicas partindo de sustenidos.

Por exemplo: Partindo de LÁ#, DÓ#, RÉ# e etc.

Senão, o por que???

Valeu!!!!!!!

Você irá compreender se você comparar com a escala maior (é importante o domínio ABSOLUTO pois 90% dos estudo partem dela e comparando sempre com ela você enxerga melhor cada assunto).

Escala Maior Natural de DÓ
Dó (1° grau) - Ré (2° grau) - Mi (3° grau) - Fá  (4° grau) - Sol (5° grau) - Lá  (6° grau) - Si (7° grau) - Dó (8° grau)
Você reparou que existem "notas sensíveis" (intervalos de meio tom) entre o 3°/4° graus e 7°/8° graus???
As escalas pentatônicas evitam isso, e por conclusão você verifica que o 3° e 8° graus pertencem a triade maior, logo os graus que são removidos serão o 4° e 7° na escala maior.
....
E se o tom fosse Fá Sustenido  (F#)??? Vamos pensar um pouco e observar a estrutura da escala maior: T T ST T T T ST
Fá# (1° grau) - Sol# (2° grau) - Lá# (3° grau) - Si (4° grau) - Dó# (5° grau) - Ré# (6° grau) - Mi# (7° grau) - Fá# (8° grau)
Intervalos de semi-tom (notas sensíveis): Lá#/Si e Mi#/Fá#
O terceiro e oitavo graus pertencem a triade de Fá# então o quarto e sétimo graus serão evitados ficando a pentatônica maior de Fá# assim:
Fa# - Sol# - Lá# - Dó# - Ré#

Conclusão: Existem sim pentatônicas de notas sustenidas, mas você tem que compreender a teoria da escala maior sem atropelar assuntos, tem que saber escrever a escala maior nos 12 tons cromáticos

Obs.: Mi# é enarmônica de Fá, possui o mesmo som mas a grafia é diferente na música ocidental. Evitamos a repetição de notas numa mesma escala. No exemplo acima para evita a repetição de Fá's (Fá do 7° grau com o Fá# do oitavo grau), a gente substitui a nota Fá por Mi#.
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por allexcosta Ter Fev 17, 2015 8:01 am

Sim, existe.

Você sabe a penta de A? Chegue a mão pra frente e será A#, depois B, depois C, depois C# e assim vai.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Fernando Zadá Ter Fev 17, 2015 10:17 am

Sim existe qualquer escala em qualquer tom tanto sustenido quanto bemol.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Wolf88 Ter Fev 17, 2015 6:46 pm

Mais uma vez obrigado por me esclarecerem esta dúvida!!

Precisava ter certeza, valeu!!!!

Só mais coisa!!

Se eu tiver solando penta de Lá Menor, e emendar com a relativa Maior Dó, há algum "problema"?
Wolf88
Wolf88
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por emanuelneto Ter Fev 17, 2015 8:06 pm

^^ Sugiro você abandonar IMEDIATAMENTE os estudos de pentatônicas e estude os conceitos básicos de música...

Dicas de estudo:
-escala cromática e diatônicas maior e menor
-intervalos musicais (MUITO IMPORTANTE)
- trades (maior, menor, diminuta, aumentada..)
-campo harmonico e etc..

tem muita coisa que você não estudou e/ou estudou superficialmente e não domina. Por isso você tem essas perguntas. ..

Sobre sua pergunta: bastava observar que ambas as pentas acima possuem as mesma notas.
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Wolf88 Ter Fev 17, 2015 8:40 pm

Sim, referente as Pentas possuírem as mesmas notas é verdade, mas a dúvida era por questão tonal mesmo.

Não fiz aula, fui aprendendo por conta mesmo, mas venho pegando alguns materiais pra ir me desenvolvendo, mas naquilo que aparecem algumas dúvidas, uso o fórum com músicos experientes para me auxiliar.

Obrigado pelas dicas Emanuel Neto!!

Serão levadas a risca!!

Wolf88
Wolf88
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Wolf88 Ter Fev 17, 2015 8:43 pm


Aaahhh!!

"escala cromática e diatônicas maior e menor"

Já estão sendo estudadas há alguns meses!!

Serão exploradas cada vez mais!!

Obrigado!!
Wolf88
Wolf88
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por emanuelneto Ter Fev 17, 2015 9:52 pm

Wolf88 escreveu:Sim, referente as Pentas possuírem as mesmas notas é verdade, mas a dúvida era por questão tonal mesmo.

Não fiz aula, fui aprendendo por conta mesmo, mas venho pegando alguns materiais pra ir me desenvolvendo, mas naquilo que aparecem algumas dúvidas, uso o fórum com músicos experientes para me auxiliar.

Obrigado pelas dicas Emanuel Neto!!

Serão levadas a risca!!


Isso é um assunto que envolve "Harmonia, interpretação e improvisação", requer um conhecimento mais avançado, no momento eu não indico a você pois tem muita coisa que você precisa dominar antes. Aproveite o tempo que você tem para dominar os conceitos básicos citados. Você tem que ser capaz primeiramente saber executar e escrever a escala maior e suas relativas menores nos 12 tons; passando dessa primeira fase você deverá DOMINAR intervalos musicais e assim por diante...
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 18, 2015 12:21 am

Com todo o respeito mas discordo.
Deve-se praticar e aprender a improvisação desde o início com o material básico mesmo.
Improvisação pode ser rítmica também e para isso não precisa usar nem notas. Só cuidado na sua dúvida quando for usar o shape da maior para não considerar a tônica da maior como repouso.
Misture tudo e divirta-se
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por emanuelneto Qua Fev 18, 2015 3:30 am

Fernando Zadá escreveu:Com todo o respeito mas discordo.
Deve-se praticar e aprender a improvisação desde o início com o material básico mesmo.
Improvisação pode ser rítmica também e para isso não precisa usar nem notas. Só cuidado na sua dúvida quando for usar o shape da maior para não considerar a tônica da maior como repouso.
Misture tudo e divirta-se

Concordo com você Zada, mas eu estava me referindo ao assunto "improvisação PENTATÔNICA", ele precisa de uma base mais sólida para compreender o assunto que ele quer explorar
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 18, 2015 10:04 am

Mas a falta dessa base não deve impedir que ele brinque e se divirta com a pentatônica desde o inicio.
Improvisação requer sim estudo de harmonia, conhecimento téorico e etc mas não deve deixar de acontecer por causa disso.
Num estágio mais simples dá para improvisar com pentatônicas sim e com excelentes resultados como a gente vê no método Orff e outros de musicalização que se baseiam inicialmente em pentatônicas.
É bom ouvir, tentar, errar e explorar sem medo todo o material sem colocar a teoria antes do ouvido. Deixe inicialmente seu ouvido comandar a brincadeira pois assim vai evitar de criar muitas amarras que as vezes o excesso de teoria pode criar.
Compreender é um processo que as vezes requer mais kilometragem rodada mas isso só ocorre tentando para não ficar uma coisa dura seguindo muitas regras.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por emanuelneto Qua Fev 18, 2015 10:27 am

Fernando Zadá escreveu:Mas a falta dessa base não deve impedir que ele brinque e se divirta com a pentatônica desde o inicio.
Improvisação requer sim estudo de harmonia, conhecimento téorico e etc mas não deve deixar de acontecer por causa disso.
Num estágio mais simples dá para improvisar com pentatônicas sim e com excelentes resultados como a gente vê no método Orff e outros de musicalização que se baseiam inicialmente em pentatônicas.
É bom ouvir, tentar, errar e explorar sem medo todo o material sem colocar a teoria antes do ouvido. Deixe inicialmente seu ouvido comandar a brincadeira pois assim vai evitar de criar muitas amarras que as vezes o excesso de teoria pode criar.
Compreender é um processo que as vezes requer mais kilometragem rodada mas isso só ocorre tentando para não ficar uma coisa dura seguindo muitas regras.

Acho que houve um mal entendido novamente rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ... concordo com você novamente, eu apenas levei a pergunta dele para TEORIA (ele não vai conseguir compreender sem uma base mais sólida, tem muita coisa a ser estudada e ele só vai entender superficialmente o assunto de pentatónicas), na prática é claro que ele deve explorar sim Zadá. rsrsrsrsrsrs
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 18, 2015 11:02 am

Beleza. Imaginei que estávamos falando da mesma coisa.
Na minha opinião nunca se deve colocar a teoria a frente do ouvido bloqueando e colocando amarras conceituais no aprendizado.
Nem gosto do nome teoria para mim é linguagem musical.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Wolf88 Qua Fev 18, 2015 4:50 pm

Na minha opinião nunca se deve colocar a teoria a frente do ouvido bloqueando e colocando amarras conceituais no aprendizado. escreveu:

Penso dessas mesma forma...

Mas também sei o quão importante é a teoria, para se entender o que está fazendo.

Como disse anteriormente, qualquer aprendizado para mim, é de grande valia!!
Wolf88
Wolf88
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por emanuelneto Qua Fev 18, 2015 6:43 pm

Wolf88 escreveu:

Penso dessas mesma forma...

Mas também sei o quão importante é a teoria, para se entender o que está fazendo.

Como disse anteriormente, qualquer aprendizado para mim, é de grande valia!!

Mais isso é o correto, você elaborou uma pergunta "teórica" e eu fiz minha resposta relacionado a uma base teórica mais sólida (um estudo básico de escala maior ia responder a sua pergunta facilmente pois ela é a base para muitos estudos), na prática nada lhe impede de avançar e ir aguçando os sentidos na improvisação
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Pentatônicas - Sustenido Empty Re: Dúvida - Pentatônicas - Sustenido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos