Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas de chiado - Estudo de caso

+5
brucce
HenriqueBessa
joseluiz.avilajr
RBORCARI
gsfteodoro
9 participantes

Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por gsfteodoro Seg Set 21, 2015 11:27 am

Olá amigos do contrabaixo BR, tudo bem com vocês?

Venho aqui para passar uma informação muuuuito importante sobre a elétrica de nossos instrumentos.
Tive, como cobaia recente de uma manutenção de elétrica, um tagima branco com captadores S.Martyn, que é do Zadá.

Em uma breve conversa com o Zadá, ele me perguntou se eu saberia quem faria a blindagem do baixo dele. Como eu estaria um dia desses totalmente vago, perdido em SP, me propus a fazer o serviço.

Chegando na escola dele, testei o baixo. Abri o mesmo e perguntei para ele: Você quer que eu blinde ou arrume?

Batemos um papo sobre o que a blindagem faz e o que realmente deveria ser feito no baixo.

Comumente, encontramos um circuito de JB da seguinte maneira:
Problemas de chiado - Estudo de caso Fender-dime-02

Esses fios não são adequados para a transmissão de sinal de som captado. Tanto é que os cabos P10 que usamos são blindados.

Pedi para o Zadá que me arrumá-se um cabo RCA que, com certeza, ele teria e nunca seria usado.
Fiz a substituição dos cabos, inclusive os que veem do captador (aos que não possuem experiência com ferro de solda, por favor, não façam isso. Podem romper a bobina do captador e tchau. Só mandando enrolar),
coloquei um pedaço de fita embaixo dos captador, com o intuito de dar contato nos polos e aterrei essa fita. Resultado:

Blindagem em um dos captadores:
Problemas de chiado - Estudo de caso Received_908830415837633

Fios trocados
Problemas de chiado - Estudo de caso Received_908830445837630

Fios trocados
Problemas de chiado - Estudo de caso Received_908830462504295

Além de ficar mais "limpo", ajuda na hora de fazer a manutenção.

Ah... E o resultado final? Pra mim, muito melhor que a blindagem com fita de cobre. Motivo: Você está matando o problema de interferência na RAIZ. Afinal, os cabos utilizados são blindados.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por RBORCARI Seg Set 21, 2015 1:47 pm

gsfteodoro, uma curiosidade...

esse fio que você diz inadequado para o baixo, é original dele?

Esses fios não são adequados para a transmissão de sinal de som captado. Tanto é que os cabos P10 que usamos são blindados.
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por gsfteodoro Seg Set 21, 2015 1:54 pm

Isso mesmo.
Os fios originais.
Não entendo até hoje, além da redução do valor (que é ridícula), o real motivo de não se usar cabos adequados.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por RBORCARI Seg Set 21, 2015 1:57 pm

obrigado,

pensei na mesma coisa, ainda achava que a Tagima era um pouco melhor nestes quesitos, apesar de nunca ter me sentido atraído por algum Baixo deles...mas, nunca se sabe o dia de amanhã...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por gsfteodoro Seg Set 21, 2015 2:00 pm

Para você ter uma ideia, um captador da delano já utiliza esse tipo de fiação:
Problemas de chiado - Estudo de caso P1010335_zps5c50b63b

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Set 21, 2015 2:14 pm

o pessoal acha que a FALTA de blindagem é o UNICO problema de ruido em um instrumento, e na maioria das vezes é só pra o luthier ganhar dinheiro.



muito bom o topico.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por HenriqueBessa Seg Set 21, 2015 2:24 pm

Quando mudei meu baixo de ativo pra passivo, comprei tudo o que precisava (para o que queria fazer): novos potenciômetros, uma chave seletora, capacitor e os captadores. Na hora de montar tudo percebi que faltavam os fios ( facepalm ). Tava quase usando umas sobras de fios que tenho jogados em uma caixa, mas acabei me lembrado de um velho conhecido (pelo menos pra mim): um antigo cabo de áudio para CD-ROM ^^

Quebrou um galho, mas quando tiver um tempo vou trocar. Achei (não procurou direito da 1ª vez, dá nisso... rsrsrsrsrs) um outro cabo de áudio, tipo esse que vc usou. Só acho que é stereo, se não me falha a memória.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por brucce Seg Set 21, 2015 2:38 pm

Presidente, a vossa senhoria poderia explicar melhor como se faz a blindagem do cap?
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por gsfteodoro Seg Set 21, 2015 2:51 pm

Traduz isso á aterramento dos polos:
Problemas de chiado - Estudo de caso Received_908830415837633

Passa uma fita na parte debaixo do captador e liga o terra na blindagem. Como uma das vias do captador já possui um terra, não precisei usar uma terceira via. Aproveitei a do captador mesmo.
A fita precisa estar aproximadamente na mesma linha do enrolamento. Não mais que isso.

Entendeu?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por brucce Seg Set 21, 2015 3:05 pm

Coloquei um pedaço de fita embaixo dos captador, com o intuito de dar contato nos polos e aterrei essa fita. Resultado:

Humm, na verdade eu achei que tinha que fazer algo além por causa da parte em negrito acima
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por Fernando Zadá Seg Set 21, 2015 3:23 pm

Realmente zerou qualquer chiado no baixo e ficou espetacular.
Eu agarantcho!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por gpraxedes Seg Set 21, 2015 11:06 pm

Belo tópico!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por Cantão Ter Set 22, 2015 8:19 am

gpraxedes escreveu:Belo tópico!
(2)... up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por NeyBass Ter Set 22, 2015 9:53 am

um tagima branco com captadores S.Martyn, que é do Zadá.
Fiz a substituição dos cabos, inclusive os que veem do captador

E pq o Samuel teria colocado esse fio inadequado na saída dos captadores?
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por gpraxedes Ter Set 22, 2015 9:55 am

^ Praticamente, todos os captadores usam esses fios.

gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por gsfteodoro Ter Set 22, 2015 9:55 am

Me veio uma frase:

Se fender vem assim...

Mas, sinceramente, eu não sei dizer.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por gpraxedes Ter Set 22, 2015 10:03 am

Os fios que o Samuel usou no meu JB são identificados aos que a Duncan e a Nordstrand usam e de um kit "premium" que comprei na stewmac, ou seja, os melhores em termos de JB (ao menos dos que já vi). Pelo que parece, o tipo de fio usado é que não foi bem escolhido pela indústria.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de chiado - Estudo de caso Empty Re: Problemas de chiado - Estudo de caso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos