Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

+3
cardozo
rafael.buzzi.andrade
AndréBurger
7 participantes

Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por AndréBurger Qui Mar 03, 2016 8:29 pm

Pessoal, dei uma buscada no assunto e não encontrei essa minha dúvida.

Minha dúvida é a seguinte, como vocês fazem para se localizar em uma música, improvisando por cima, etc?

Sabe quando um cara pega um único instrumento e começa a improvisar sem base, só que ele vai delineando o improviso de acordo com a harmonia? Gostaria de entender como treinar isso, ainda mais quando temos figuras rítmicas quebradas, que não terminam no final do 4 de uma música com compasso 4/4. Há um tempo estudo o Pozzoli ritmico e beleza, consigo fazer, porém chega na hora do improviso, me perco muito fácil.

Brigadão!
Abraço!
20:30:11

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Mar 04, 2016 7:57 am

Tinha uma aula do Wooten bem sobre isso... sobre não perder o tempo da música, mas esse video vai mais ou menos na mesma linha...



Ele usa o metronomo, mas vai diminuindo a batida e tocando as mesmas notas... Enfim... talvez o video o ajude.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por cardozo Sex Mar 04, 2016 9:29 am

Cara, um longo caminho precisa ser trilhado para chegar onde você está querendo...

Você precisa conhecer harmonia e como os acordes são formados, além de saber como eles soam; Precisa saber como estes acordes relacionam-se uns com os outros; Distância entre as notas, quais são as notas que compõem cada acorde, escalas, inversões e mais uma infinidade de coisas, que dependem de muito estudo, do seu ouvido e muita, muita prática.

Boa sorte e sucesso no seu projeto!

cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por AndréBurger Sex Mar 04, 2016 7:47 pm

Nossa, Wooten bruto demais!! Que demais!

Eu estava mal acostumado fazendo isso em cima de backing track, já com a harmonia. Apenas com o metrônomo deve ser mais difícil, vou testar. Acho que vou ficar durão, só nas tríades em cabeça de tempo. Vocês tem alguma sugestão de figuras rítmicas para começar?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 04, 2016 8:03 pm

bom, eu comecei com musicas gaúchas, vaneiras etc com quinta justa, tbm ritmos ternários com tríade, como a rancheira.. sem querer comecei com ritmos que explicitavam as subdivisoes de tempo :-P . depois é questão de conseguir subdividir os tempos automaticamente na mente, oque vc pega com a pratica
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Mar 04, 2016 8:39 pm

AndréBurger escreveu:Vocês tem alguma sugestão de figuras rítmicas para começar?

Tenta a algumas figuras da 3a série dos exercícios ritmicos do pozzoli.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 05, 2016 4:41 pm

Eu tocaria tônicas contando os tempos dos compassos pra começar depois contando só os compassos em si. É uma habilidade que dá para desenvolver sem muito stress.
Use aquele sistema 1234, 2234, 3234, 4234, 5234 para se situar onde esta na forma musical.
Uma ideia interessante também é praticar isso em cima de formados curtos e padrão como blues de 12 compassos e vai evoluindo aos poucos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 05, 2016 5:39 pm

A maioria das músicas são feitas em ciclos que são (ou deveriam ser) percebidos pelo ouvido. Acho que é, salvo exceções, mais uma questão de percepção do que de teorias e números.

E, no caso de música popular, pode escrever no papel onde começa o verso 1, o refrão, o bridge, o verso 2, refrão final, etc... Aí quando você sente a mudança já sabe onde tá no papel. Decorar formas das músicas, tipo A-B-Refrão-B-Refrão é algo muito corriqueiro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por Edão Sáb Mar 05, 2016 6:37 pm

André, como eu encontro mais facilidade de "me achar" em uma música é conhecendo a música.
Quando é por estilo, forró, samba, MPB, Rock e etc, você precisa estar familiarizado com a estrutura harmônica do estilo. Daí a coisa pode ser mais intuitiva ou você pode escrever a estrutura harmônica da música, com base no seu repertório, como disse o Allex.

Improvisar em cima de uma música é complexo e envolve bom gosto pra não "fritar" e não tocar quando outros instrumentos estão falando ou quando o cantor está cantando.

O melhor é tocar o "feijão com arroz" pra se achar na música. Fazer a função do contrabaixo na harmonia e pronto. O demais é acessório e deve ser usado na hora que lhe cabe.

Quanto mais instrumentos numa banda, menos espaço.

Começa aprendendo a harmonia da música. É o mais simples, cifras e contagem de compassos até se familiarizar e a coisa ficar no automático.

Quando estiver tocando com a banda, toca as notas do baixo junto com o bumbo do pedal, pra entrar no ritmo, mas sem caxiagem.

Espero ter auxiliado.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1967
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por AndréBurger Ter Mar 08, 2016 7:58 pm

Eaí Pessoal!

Brigado pelas dicas.
Escolhi começar contando 1234, 2234 etc na música white room, ela é bem redondinha
D1234 C2234 B3234 Bb42 C34

O Bruce preenche muito a música e é uma preenchida ou outra que consigo contar, às vezes parece algo meio quebrado ou então ele nao segura numa das notas dos acordes e minha cabeça embola, mas acho que esse é o jeito, né?
Realmente, incrível como baixistas escolhem boas notas. hahhaa Na guitarra parece haver uma maior liberdade sobre isso, ou eu era muito ruim :p

Vocês tem mais alguma sugestão? Estou tirando Oh Darling contando o tempo, também. É um exercício e tanto para mim.

Depois repasso só com o metrônomo, mas é um exercício e tanto.

Valeu, pessoal, seguindo adiante vou tentar pegar algo brasileiro, um samba talvez.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Mar 09, 2016 9:09 am

Cuidado que White room tem intro em 5/4 se não me engano e acho que ela repete no meio da música.
Uma coisa bacana também é entendo um ciclo da música que geralmente acontece em múltiplos de 4 depois passe a contar só os ciclos e não cada compasso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Mar 09, 2016 9:10 am

AndréBurger escreveu:Eaí Pessoal!

, ela é bem redondinha
D1234 C2234 B3234 Bb42 C34


Que que é isso ai?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por AndréBurger Qua Mar 09, 2016 12:01 pm

^Oi Zadá, são as coordenadas da área 51! kkkkk

Sou eu contando os compassos da White Room com cada acorde: Ré, Dó, Si, Sib e Dó.

É que essa é bem quadrada e eu já tocava bastante Cream na guitarra, só que nunca contava.
Peguei o baixo justamente para criar maior percepção Harmônica e Rítmica.
Sim, a intro é 5/4 e ela se repete de forma diferente. No estúdio e no ao vivo de 2005 (sim, fui maníaco pelo Cream, tirei quase metade dos dvds de 2005 na guitarra hehe)
Tem um vídeo bem legal do Bruce explicando diferentes formas de tocar essa música, até eu pegar vai demorar.
https://www.youtube.com/watch?v=OUo3Nv7k4R0

Em tempo: você tem sugestão de samba para exercitar a 'tiração' e a contagem?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso? Empty Re: Alguma sugestão de exercício para estar consciente de onde a música está -contar compasso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos