Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

sugestão/ajuda na compra

4 participantes

Ir para baixo

sugestão/ajuda na compra Empty sugestão/ajuda na compra

Mensagem por ffkomatsu Qua maio 11, 2016 2:50 pm

Possuo um amplificador meteoro 30w, suficiente para ensaiar e tocar em locais (bem) pequenos, e que não tenho o que reclamar dele.

Tenho um sx fretless, adquirido recentemente, que me surpreendeu positivamente de maneira geral (definição do som, tocabilidade, acabamento, etc). Realmente um instrumento que me agradou muito, e que utilizo em músicas mais lentas, quando pede bastante pizzicato, ou quando me convém.

Tenho também um rbx 170, que utilizo para as demais canções, para slap, etc. Gosto muito dele, é leve, tem uma tocabilidade boa também e acabamento razoável. A medida que fui tocando, com o passar dos anos, o timbre dele não mais me agrada tanto. Percebo que falta algo ao ponto de detectar alguns aspectos negativos, como falta de definição no som (o grave parece não preencher) e slaps muito metálicos (parece que está batendo lata). Tento equalizar, ligo em outros amplificadores, mas ainda assim não consigo achar um timbre que me agrade.

A dúvida é: a troca por captadores superiores ajudaria a atenuar estes problemas, ou os baixos que pesquisei resolveriam a questão?
Pensei em alguns:
Yamaha bb 424
Yamaha trbx 504
Music man sterling 4 cordas
Squier VM
Fender México jazz bass

Aceito sugestões dos demais.

Obrigado.

ffkomatsu
Membro

Mensagens : 13
Localização : Registro/SP

Ir para o topo Ir para baixo

sugestão/ajuda na compra Empty Re: sugestão/ajuda na compra

Mensagem por allexcosta Qua maio 11, 2016 9:24 pm

Meteoro de 30W suficiente sem batera né?

Que tal pegar um SX igual ao seu, porém com trastes? Muita gente faz isso. Mas os outros baixos que você citou são bem legais. Dá uma olhada no Squier Classic Vibe também.

Se você curte muito a onda do seu Yamaha e só o som não agrada, trocar captação e eletrônica é uma opção também.

Assumo que seu baixo esteja regulado e munido de cordas boas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

sugestão/ajuda na compra Empty Re: sugestão/ajuda na compra

Mensagem por pluís Qua maio 11, 2016 9:42 pm

/\

Concordo.

Antes de tudo uma boa regulagem e cordas novas de boa qualidade já dão uma cara nova.

É aquela historia sobre os caps: você pode estudar a opção levando em conta que as vezes o upgrade pode sair mais caro que outro baixo.

Você citou vários modelos legais. Se possível teste ao máximo outros baixos antes de pensar em comprar.

pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

sugestão/ajuda na compra Empty Re: sugestão/ajuda na compra

Mensagem por Gaelramone Qui maio 12, 2016 1:31 pm

Essa questão é bastante difícil, trocar captadores seria mais em conta, mas você pode gastar dinheiro com captador + luthier e ainda assim não gostar do som, cordas seria uma boa testar, muitos iniciantes utilizar sempre os mesmos tipos de cordas aquelas boas e maravilhosas cordas Nickel Roundwound e esquecem que existem outros materiais como cordas com nucleo de nickel e exterior de aço inox, cordas totalmente de aço inox até as cordas de nucleo de metal e material externo de nylon, por experiencia uma vez comprei um jogo de rotosound toda de aço inox e achei horrivel extridente demais pelo menos para o baixo que eu usei ela, após coloquei elas em um baixolão que eu tinha e combinou melhor, também já testei as GHS Black Nylon e adorei o som me senti com um acustico 3/4 na minha mão, mas mesmo assim, sempre gosto de dizer que as cordas tem que casar com o baixo de maneira a entregar o timbre que o musico quer.

Mas a maneira mais segura de você chegar a esse som desejado será comprando um instrumento novo, pois você pode testar e ver o que lhe agrada, de preferência teste em um cubinho da meteoro igual ao teu, para não dar o efeito de uma maravilha na loja e uma decepção em casa, ampli faz muita diferença no timbre final, e recomendo também que você saiba exatamente as cordas que vem originalmente no bass, pois algumas marcas vem com determinados modelos de cordas, como cordas é cortesia, quando você levar o bass no luthier e fazer a troca de cordas tenha em mente que eventualmente o som terá mais agudos pelas cordas ser novas, isso se você usar a mesma marca e modelo da corda que veio de cortesia no bass, e que se você usar outra marca/modelo sairá um som diferente.

Por isso que muitos músicos casam com seus instrumentos e cordas, exemplo: sempre Fender American Standard com cordas GHS Boomers, se qualquer coisa for mudada nesse contexto mudara o timbre.

E lembre-se dois Fender Americanos do mesmo modelo, feitos na mesma fabrica, no mesmo dia, pelo mesmo funcionário, usando os mesmo hardware e captadores, terão diferenças distintas no timbre, instrumentos musicais que envolvem madeiras na sua composição são únicos.

É por isso que "perdemos" nosso precioso tempo discutindo tanto nesse amado Fórum Very Happy Very Happy Very Happy
Gaelramone
Gaelramone
Membro

Mensagens : 84
Localização : Canoas/RS

Ir para o topo Ir para baixo

sugestão/ajuda na compra Empty Re: sugestão/ajuda na compra

Mensagem por ffkomatsu Sex maio 13, 2016 8:28 am

Obrigado pelos toques.

Alex, em lugares bem pequenos, fechados e com teto baixo, a caixa da conta sim, com batera e guitarra. Se for um lugar maior, ou até mesmo aberto, daí nem pensar.

ffkomatsu
Membro

Mensagens : 13
Localização : Registro/SP

Ir para o topo Ir para baixo

sugestão/ajuda na compra Empty Re: sugestão/ajuda na compra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos