Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Outra explicação será bem-vinda.

+9
Ricardo
Guga Ramone
RBORCARI
Vinicius F
gpraxedes
Claudio
willdsc
AndréBurger
allexcosta
13 participantes

Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por allexcosta Qui Jun 09, 2016 6:20 pm

Se a lua reflete a luz do sol, porque a sombra do sol é mais fria que a luz do mesmo, enquanto a sombra da lua cheia é mais quente que a luz dela?

Explicando: se você colocar um copo d'água durante um dia de sol na sombra, a água fica mais fria do que ficaria sob a luz direta do sol. Com a lua, ocorre o contrário. A água exposta à luz da lua fica mais fria do que se estivesse à sombra.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por AndréBurger Qui Jun 09, 2016 7:35 pm

Wow, deu um nó aqui!
Esses experimentos foram feitos em locais isolados e com condições meteorológicas controladas?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por willdsc Qui Jun 09, 2016 7:51 pm

à sombra seria uma noite sem luar ou à sombra do sol?

Posso estar muito errado, mas acho que tem algo a ver com termodinâmica ou entropia
willdsc
willdsc
Membro

Mensagens : 25
Localização : Vitorino - PR

https://www.youtube.com/channel/UCgRSgpYc2KIgAeKvqkHePpg?view_as

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por allexcosta Qui Jun 09, 2016 8:19 pm

Dia de sol, sombra do sol.
Noite de lua, sombra da lua.

Uma sombra é mais fria, outra é mais quente.

Acho que nunca fizeram nada controlado. Alguém aqui que mora num sítio poderia fazer algo na próxima cheia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Claudio Qui Jun 09, 2016 8:21 pm

^ Tio... só por curiosidade... você adotou alguma criança em idade escolar e ele anda te fazendo essas perguntas complicadas? What a Face
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por gpraxedes Qui Jun 09, 2016 10:46 pm

Esses posts geram respostas legais! Continue, tio! hehee
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Claudio Qui Jun 09, 2016 10:54 pm

^ Não pedi pra parar não, pelo contrário, estou achando engraçado, lembra meu filho quando era pequenos com essas "perguntas para refletir" Smile
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Vinicius F Sex Jun 10, 2016 12:12 am

Aonde leu sobre isso, Allex?

Se eu entendi direito, acho que nunca reparei nisso... Pelo que sei, a lua reflete aproximadamente 11% da radiação solar (albedo), tanto que isso gera um aumento muito pequeno de temperatura (talvez na casa centesimal) na terra em noites de lua cheia, que mal dá pra medir com um termômetro comum. Pra mim, naturalmente, radiação solar refletida pela lua fornece calor "positivo" a um corpo aqui na terra, mas de maneira insignificante.

Noites claras, sem nuvens costumam ser mais frias, isso é o que eu sei e costumo reparar bem, principalmente no inverno. O espaço nos envia constantemente radiação na faixa de 2 - 5K (-270C!!!). As nuvens são barreiras naturais contra essa radiação "fria" (para nosso referencial térmico). Analogamente, elas "bloqueiam" tanto a entrada da radiação solar, durante o dia, como a perda de calor durante a noite (radiação terrestre). Por isso aquelas noites de verão carregadas de nuvens após um dia claro são verdadeiros infernos na terra. Então, isso pode gerar uma falsa impressão, já que as noites mais frias são as que justamente enxergamos melhor a lua o "luar"...

Sobre os testes:

Lembrando que pra fazer um teste desses, tem que isolar o corpo de prova das demais formas de troca de calor. Não pode ter vento algum e deve haver isolamento térmico entre os corpos de prova e as superfícies em que eles se encontram. Aí sim dá pra verificar o efeito da "radiação da lua" sobre o corpo. O tempo de exposição também deve ser enoooorme, visto que a taxa de radiação é bem baixa. Chuto que se houver uma diferença, será de centésimos ou no máximo um décimo de celcius a mais no corpo que recebeu radiação...

E lembrando também que todo o sistema é dinâmico! Tudo está em movimento! Supomos que em certo momento, dada faixa em uma superfície é atingida pela radiação solar. Em outro instante, essa faixa estará no escuro e outra faixa estará recebendo radiação. É possível (depende de alguns fatores) que a faixa que agora está na sombra está com uma temperatura maior que a "no sol", pois já absorveu a sua parte do calor da radiação, enquanto que não houve tempo suficiente para a nova faixa absorver o calor. Então se você colocar os copos sobre as regiões "recém sombreada" e "recém clareada", sem nenhum tipo de isolamento térmico, vai haver a troca de calor dos copos com as superfícies. Pode ser então que após alguns instantes, o copo que está na sombra tenha então uma temperatura mais alta (lembrando que o ar é um bom isolante térmico). Por isso a importância do isolamento com a superfície para testar...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por RBORCARI Sex Jun 10, 2016 11:34 am

Rapaz...

da onde o Allex tira essas coisas he he he
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por allexcosta Sex Jun 10, 2016 5:57 pm

Alguém pode testar isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por willdsc Sex Jun 10, 2016 7:46 pm

^ Isso é bem difícil, como já explicado, precisa ter no mínimo um "semi-vácuo", e um ótimo isolante, como aerogel de sílica, o que é muito caro e praticamente só a NASA tem
willdsc
willdsc
Membro

Mensagens : 25
Localização : Vitorino - PR

https://www.youtube.com/channel/UCgRSgpYc2KIgAeKvqkHePpg?view_as

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Guga Ramone Sex Jun 10, 2016 7:48 pm

Só lembrando que os termômetros comuns que a gente encontra por aí costumam apresentar resultados grosseiros, com bastante variação entre os aparelhos. Para qualquer resultado confiável, deve-se usar um termômetro devidamente calibrado e aplicar a correção nos resultados medidos para só então podermos comparar as diferentes indicações de temperatura.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Ricardo Sex Jun 10, 2016 9:17 pm

allexcosta escreveu:Se a lua reflete a luz do sol, porque a sombra do sol é mais fria que a luz do mesmo, enquanto a sombra da lua cheia é mais quente que a luz dela?

Explicando: se você colocar um copo d'água durante um dia de sol na sombra, a água fica mais fria do que ficaria sob a luz direta do sol. Com a lua, ocorre o contrário. A água exposta à luz da lua fica mais fria do que se estivesse à sombra.

Muitas variáveis. Coloquei um copo d'água na sombra dentro do meu microondas ligado e ficou muito mais quente que o outro que deixei à luz do sol.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jun 11, 2016 10:00 am

ClaudioBass escreveu:^ Tio... só por curiosidade... você adotou alguma criança em idade escolar e ele anda te fazendo essas perguntas complicadas?  What a Face

lol!

Daqui a pouco ele vem com...
Facas Ginsu cortavam as meias Vivarina?
affraid
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por SILVIAO Sáb Jun 11, 2016 4:43 pm

Sobre temperatura de água a noite, já ouvi em algum lugar que a Terra não congela durante a noite devido ao fato dos oceanos serem ótimos em reter calor!Isso procede?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por willdsc Sáb Jun 11, 2016 5:02 pm

^ Sim, água retém calor bem, basta ver os desertos, são muito quentes durante o dia, mas na noite eles ficam em temperaturas congelantes, pq o vapor de água no ar é quase inexistente.

Mas isso também se deve porque água salgada precisa de uma temperatura menor para congelar, e tbm pq um lado da terra ainda está recebendo luz solar
willdsc
willdsc
Membro

Mensagens : 25
Localização : Vitorino - PR

https://www.youtube.com/channel/UCgRSgpYc2KIgAeKvqkHePpg?view_as

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 11, 2016 5:39 pm

Vocês viajam...

Numa noite de lua cheia, coloque uma cartolina no chão, de modo que metade dela receba a luz da lua e a outra metade uma sombra qualquer, pode ser a própria sombra da casa, sítio, ou alguma árvore, cerca, etc... Espere alguns minutos e meça a temperatura de cada metade com um termômetro laser.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por willdsc Sáb Jun 11, 2016 6:06 pm

^ Mas aí está longe de ser um ambiente controlado =/
willdsc
willdsc
Membro

Mensagens : 25
Localização : Vitorino - PR

https://www.youtube.com/channel/UCgRSgpYc2KIgAeKvqkHePpg?view_as

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Sonikado Sáb Jun 11, 2016 6:20 pm

allexcosta escreveu:Vocês viajam...

Numa noite de lua cheia, coloque uma cartolina no chão, de modo que metade dela receba a luz da lua e a outra metade uma sombra qualquer, pode ser a própria sombra da casa, sítio, ou alguma árvore, cerca, etc... Espere alguns minutos e meça a temperatura de cada metade com um termômetro laser.

Nesses casos imagina-se que a parte que recebe a sombra também recebe proteção contra outros fatores como vento, devido a proximidade do objeto que forma a sombra.

Mas, sei lá. Chute, não sei o que dizer.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 11, 2016 6:21 pm

Sonikado escreveu:Nesses casos imagina-se que a parte que recebe a sombra também recebe proteção contra outros fatores como vento, devido a proximidade do objeto que forma a sombra.

Mas, sei lá. Chute, não sei o que dizer.

Coloca longe, pega a sombra do segundo andar ou algo assim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Lipe Sousa Sáb Jun 18, 2016 11:39 am

Será que se deixar o captador da ponte na luz da lua ele ficará com som de precision ? scratch
Lipe Sousa
Lipe Sousa
Membro

Mensagens : 10
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Outra explicação será bem-vinda.  Empty Re: Outra explicação será bem-vinda.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos