Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

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Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por nandobello em Qua Mar 08, 2017 4:27 pm

Olá.
Como minha primeira postagem gostaria de contribuir com um material que acredito possa ajudar.
Havia postado anteriormente no www.handmades.com.br, mas como é específico para contrabaixo, achei conveniente postar aqui.

Fiz esse tutorial para se possível, ajudar quem tiver a mesma situação que eu me encontrei.
Consegui uma promoção louca e comprei 2 falantes Arlen de 12 no Walmart. Paguei muito barato no par. Estava precisando para uma caixa 2 x 12 que uso no baixo.
Os falantes eram bons, mas subwofers, não tinham definição nenhuma de médios e agudos devido ao cone de plástico.
Resolvi trocar os cones para papel aproveitando a bobina, que é muito boa e tem um curso perfeito.
Segue o link.

https://drive.google.com/file/d/0Bz94rx5mVS_9YkxNcmJPRUZzMVk/view?usp=drivesdk

Segue video que eu fiz com as fotos e com o áudio gravado com a caixa concluída com os 2 falantes com o cone trocado. Infelizmente não lembrei de gravar som com os falantes com o cone original de plástico pra comparação. Falha minha.

Eu usei um microfone SM-58, mesa Behringer simples e backing tracks no Audacity. O amplificador que estou usando é meu velho Fender Rock Pro 1000 que eu mexi no pré pra utilizar com o baixo.

Os erros de execução são propositais pra mostrar que o baixo foi gravado separado (hahahaha).

https://www.youtube.com/watch?v=nXdryD7k7n4

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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por fheliojr em Qui Mar 09, 2017 10:15 pm

Não é recomendável usar autofalantes automotivos para confeccionar caixas de contrabaixo ou de PAs.
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por Normando Neto em Qui Mar 09, 2017 11:11 pm

nandobello escreveu:Olá.

Os erros de execução são propositais pra mostrar que o baixo foi gravado separado (hahahaha).


lol! lol! lol!
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por nandobello em Sex Mar 10, 2017 7:53 am

fheliojr escreveu:Não é recomendável usar autofalantes automotivos para confeccionar caixas de contrabaixo ou de PAs.

Por quê?

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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por allexcosta em Sex Mar 10, 2017 8:01 am

nandobello escreveu:Por quê?

Não suporta.

Pra tocar em casa sozinho dá. Se você levar pra um ensaio ou levantar o volume ela descola em minutos.

Equipamento de áudio automotivo não tem robustez suficiente pra uso profissional, tampouco pretende ter.
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por nandobello em Sex Mar 10, 2017 11:55 am

Desculpe discordar, o que faz um falante descolar não é o fato de ele ser "automotivo" ou "profissional", e sim o material utilizado e claro a potência utilizada vs potência do falante.

Auto falantes tem quase todos o mesmo princípio, imã, bobina, cone.

Em tempo, convido a ver esse que montei funcionando, potência nominal de 180w, potência real em cima dele, 350w. Se você conseguir descolar essa araldite te dou um prêmio.

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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por Willian Casagrande em Sex Mar 10, 2017 12:24 pm

Postando para acompanhar a conversa snax
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por allexcosta em Sex Mar 10, 2017 12:33 pm

nandobello escreveu:Desculpe discordar, o que faz um falante descolar não é o fato de ele ser "automotivo" ou "profissional", e sim o material utilizado e claro a potência utilizada vs potência do falante.

Auto falantes tem quase todos o mesmo princípio, imã, bobina, cone.

Em tempo, convido a ver esse que montei funcionando, potência nominal de 180w, potência real em cima dele, 350w. Se você conseguir descolar essa araldite te dou um prêmio.

Ok.
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por joabi em Sex Mar 10, 2017 12:34 pm

Esse falante não é de 4 ohms?

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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por nandobello em Sex Mar 10, 2017 12:51 pm

Sim, 4ohms.

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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por allexcosta em Sex Mar 10, 2017 12:54 pm

Uma anedota...

Certa feita eu ensaiava no estúdio de um amigo, que tinha um combo GK 2x10.

Um dos falantes queimou e ele tinha um automotivo sobrando que não usou na caminhonete. Falou que ia colocar, insisti que não dava, mas gente teimosa sabe como é.

Primeiro ensaio ele todo feliz porque tinha resolvido sozinho e tava o monstro lá, parecendo uma verruga indesejada contrastando com o falante original.

Primeira música, rolou um barulho meio "ploc" e o som ficou bizarro, distorcendo. O falante pulou e descolou todo...
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por SRTO em Sex Mar 10, 2017 1:38 pm

^Alex, também falas por parábolas?.. Razz
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por allexcosta em Sex Mar 10, 2017 4:16 pm

Já andei sobre o mar e sobre lagos. Uma parábola não é nada.
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por SRTO em Sex Mar 10, 2017 4:20 pm

allexcosta escreveu:Já andei sobre o mar e sobre lagos. Uma parábola não é nada.
Ri Muito
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por joabi em Sex Mar 10, 2017 4:54 pm

nandobello escreveu:Sim, 4ohms.

Portanto sua caixa deve ser de 8ohms com falantes em série ou 2ohms em paralelo. Duas configurações bem incomuns.



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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por Coder em Sex Mar 10, 2017 5:14 pm

Que trabalheira... Melhor comprar um alto falante próprio...
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por nandobello em Sab Mar 11, 2017 8:22 am

joabi escreveu:
nandobello escreveu:Sim, 4ohms.
Portanto sua caixa deve ser de 8ohms com falantes em série ou 2ohms em paralelo. Duas configurações bem incomuns.

São ligados em série, 8 ohms e não, nem um pouco incomum:

Ampeg 4x10 em 8ohms:
http://www.ampeg.com/products/proneo/pn410hlf/

2x10 em 8 ohms:
http://www.ampeg.com/products/proneo/pn210hlf/

Hatke 4x10 em 8 ohms:
http://www.samsontech.com/hartke/products/cabinets/hydrive-cabinets/hx410/

Normalmente usamos amplificadores de etapa de potência transistorizada, que em sua maciça maioria são projetadas pra trabalhar com impedância mínima de 4 ohms. A exceção dos bi-amplificados, pra ligar 2 caixas, elas tem que ser 8 ohms, em paralelo, para respeitar a impedância mínima do amplificador.

Se for usar apenas uma caixa, sim o melhor seria em 4 ohms para extrair a potência máxima do amplificador.

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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por allexcosta em Sab Mar 11, 2017 9:32 am

O joabi não quis dizer que caixas de 8ohm são raras, é que normalmente são falantes de 16ohm em ligação paralela. A Ampeg também costuma usar falantes de 32ohm. Não sei bem a Hartke.
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por joabi em Sab Mar 11, 2017 3:34 pm

nandobello escreveu:

São ligados em série, 8 ohms e não, nem um pouco incomum:

Caixas de 8 ohms são, de longe, as mais comuns que existem, mas com falantes ligados em série eu nunca vi. O motivo é simples: se um falante der problema, a caixa inteira para de tocar. Quando os falantes estão em paralelo, somente o falante que deu problema vai parar.

A indústria faz isso que o Alex falou: usa impedâncias de 16 ou 32 ohms para chegar em caixas 8 ohms com falantes em paralelo. Hartke usa falantes de 16ohms, eu já tive duas.

Tenho dois amplificadores que trabalham até 2 ohms. Só perguntei por curiosidade mesmo, para entender se você estava usando em 2 ou 8 ohms. Como eu disse antes, são configurações incomuns para a indústria, mas definitivamente não existe nenhum problema de serem usadas em um sistema particular, desde que você saiba bem o que está fazendo.

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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por Rico em Sab Mar 11, 2017 6:44 pm

Não tenho nenhum conhecimento técnico para defender a experiência do amigo, mas já vimuita gente modificando falante, comprando carcaças para dar a elas outro uso.

Não é uma idéia incomum, mas nunca ví o resultado final disso.

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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

Mensagem por allexcosta em Sab Mar 11, 2017 7:08 pm

allexcosta escreveu:Uma anedota...

Certa feita eu ensaiava no estúdio de um amigo, que tinha um combo GK 2x10.

Um dos falantes queimou e ele tinha um automotivo sobrando que não usou na caminhonete. Falou que ia colocar, insisti que não dava, mas gente teimosa sabe como é.

Primeiro ensaio ele todo feliz porque tinha resolvido sozinho e tava o monstro lá, parecendo uma verruga indesejada contrastando com o falante original.

Primeira música, rolou um barulho meio "ploc" e o som ficou bizarro, distorcendo. O falante pulou e descolou todo...

Percebo que minha memória já não é mais a mesma. Apesar da parte central ser fiel, há detalhes diferentes. É a idade...

Citação da época:

allexcosta escreveu:Colela, só uma historinha pra ilustrar:

Eu tinha costume de ensaiar no estúdio de um amigo que é percussionista. Ele encontrou um combo GK Backline com o amp bom e os falantes estourados praticamente de graça (foi 40 ou 50 dólares). O combo tem 2 falantes de 10". Ele resolveu, apesar dos meus avisos, colocar dois falantes automotivos bem parecidos com os da foto que você postou. Ele argumentava que os falantes suportavam 250W cada, e que receberiam 75W do amp. Cansei de falar e deixei o assunto pra lá.

No primeiro ensaio que teve, ele estava lá todo feliz com o combo cheio de falante novo, uns falantes brilhantes, iguais aos que o colega dele tinha colocado na caminhonete (sim, são mineiros).

Ao ligar o baixo, toquei 2 notas e um dos cones pulou e descolou, já foi um...

Com 1 minuto de ensaio o outro rasgou...

Resultado, 2 falantes automotivos de 250W perdidos instantaneamente com um amp de 150W.

http://www.contrabaixobr.com/t8278-subwoofer-automotivo-serve-para-montar-uma-caixa#187167

Me pergunto se o balela chegou a fazer essas maravilhosas caixas de baixo com falantes automotivos.
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Re: Tutorial de troca de cone de falante automotivo para uso no baixo

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