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Music man sting ray,o encanto acabou?

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Mensagem por claytonbass Ter Mar 07, 2017 7:17 am

Olá fiz esse tópico, pois nos anos 90 e inicio dos anos 2000 no meio pop o music man sting ray era o sonho de consumo de inúmeros baixistas.Nos últimos 3 à 4 anos tenho notado que essa procura diminuiu muito e que tenho visto é uma preferencia pelos fenders,principalmente os precision bass.Queria saber o que ocorreu com os que procuravam e achavam no music o seu timbre cobiçado.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 07, 2017 7:34 am

Esse estilo pop que você cita caiu e tudo que ele representa foi junto.

Hoje em dia agressividade musical, groove e coisas assim estão em baixa.

A moda do momento é a cultura hipster, coisa velha, música "blasé", gente com cara de eterno maconhado e umas barbas bem bizarras, emo, indie rock. E baixo velho tipo o PBass combina mais.

Na verdade, não ocorreu nada com os que procuravam e achavam no music man seu timbre cobiçado. É que essas pessoas passam e a nova geração chega, com suas preferências, suas manias, etc... Essa geração que tá aí é assim... Cachimbo, chapéu de velho, cachecol, baixo PBass...
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 7:48 am

Interessante esse tópico. Em meu grupo de conhecidos, amigos, colegas eu tenho os dois lados bem representados. Tem a galera do Pbass, Jazz Bass, outros modelos Fender e Rickenbacker e eu conheço os que até hoje são fissurados pela vibe do Stingray, sendo que a galera do Stingray também consome Modulus, G&L e Lakland. Acho interessante que a mentalidade dos grupos são bem diferentes. A diferença é tão interessante que eu teria base até para fazer uma tese. Eu já fico no meio do caminho. Sou apaixonado tanto pelo Precision quanto pelo Stingray.
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Mensagem por arturbmallmann Ter Mar 07, 2017 8:31 am

Deve ser por isto que sempre que vejo alguém com um MM a pessoa manda bem, parece que geralmente é um povo mais experiente e que sabe oque procura em um baixo. Não desmerecendo os donos de outros baixos que podem ter muito mais experiencia. Aliás, obviamente não é o instrumento que faz o músico, mas é fato que nunca vi alguém(pessoalmente) com um MM que fosse ruim. Razz
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 9:07 am

^Pegando carona no post do Artur. Não quero desmerecer ninguém. Muito pelo contrário. Mas acredito que em alguns casos o baixo reflete muito a personalidade da pessoa, gosto musical, influências...
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 07, 2017 9:20 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:^Pegando carona no post do Artur. Não quero desmerecer ninguém. Muito pelo contrário. Mas acredito que em alguns casos o baixo reflete muito a personalidade da pessoa, gosto musical, influências...

Isso aí sem dúvida.

Pergunte pra um cara da minha geração quais suas influências no baixo. Você sempre vai ouvir Johnson, Miller, Edwards, East, Jackson, Maia. Uns cara normal que dá as nota de verdade.

Agora pergunta pra essa molecada de hoje. É uns maluco que você nunca ouvir falar que só consegue tocar tum tum tum com aquele som de flatwound velha. Isso é "in", aquilo é "out". E daqui uns anos inverte tudo de novo e Boney M volta às paradas.
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Mensagem por Stormbringer Ter Mar 07, 2017 9:28 am

arturbmallmann escreveu:Deve ser por isto que sempre que vejo alguém com um MM a pessoa manda bem, parece que geralmente é um povo mais experiente e que sabe oque procura em um baixo. Não desmerecendo os donos de outros baixos que podem ter muito mais experiencia. Aliás, obviamente não é o instrumento que faz o músico, mas é fato que nunca vi alguém(pessoalmente) com um MM que fosse ruim. Razz
Balela, eu ja vi gente de MM tocando como se tivesse com duas luvas de boxe nas mãos...
Ri Muito

Tem gente que gosta do timbre do MM, tem gente que gosta do visual.
O lance dos hipsters pelo pbass que o Allex disse, é por questão estética. Vão querer o que pareça mais surrado e antigo possível. Da pra sacar quando é uma escolha sonora e quando é uma escolha estética. As vezes a escolha é até por ambos!

Tem uma banda de blues aqui de Goiânia que o baixista toca num rickenbacker, de palheta. A apresentação estética da banda é muito boa, e a música casou bem dessa forma, eu nao pensaria em tocar blues assim.

O claytonbass observou uma "tendência" que talvez seja até natural, todo mundo que gosta de MM ja deve ter um jocolor
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 9:33 am

Stormbringer escreveu:
arturbmallmann escreveu:Deve ser por isto que sempre que vejo alguém com um MM a pessoa manda bem, parece que geralmente é um povo mais experiente e que sabe oque procura em um baixo. Não desmerecendo os donos de outros baixos que podem ter muito mais experiencia. Aliás, obviamente não é o instrumento que faz o músico, mas é fato que nunca vi alguém(pessoalmente) com um MM que fosse ruim. Razz
Balela, eu ja vi gente de MM tocando como se tivesse com duas luvas de boxe nas mãos...
Ri Muito

Tem gente que gosta do timbre do MM, tem gente que gosta do visual.
O lance dos hipsters pelo pbass que o Allex disse, é por questão estética. Vão querer o que pareça mais surrado e antigo possível. Da pra sacar quando é uma escolha sonora e quando é uma escolha estética. As vezes a escolha é até por ambos!

Tem uma banda de blues aqui de Goiânia que o baixista toca num rickenbacker, de palheta. A apresentação estética da banda é muito boa, e a música casou bem dessa forma, eu nao pensaria em tocar blues assim.

O claytonbass observou uma "tendência" que talvez seja até natural, todo mundo que gosta de MM ja deve ter um jocolor



Eu ainda, repito, ainda não tenho. Mas desejo muito ter um pois até hoje foi o único baixo que me deu resultados satisfatórios quanto ao som final independente de onde fui tocar e independente do som que havia no local. O mais próximo de um Stingray que eu cheguei foram os que consegui emprestado e o Sterling Ray 34ca que eu tive.
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Mensagem por edumerino Ter Mar 07, 2017 9:46 am

Ligar instrumento a um determinado estilo é normal, já vi isso acontecer aqui e de fato isso meio que acontece na prática, agora, ligar a qualidade do baixista ao baixo que toca é novidade pra mim!
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 9:54 am

edumerino escreveu:Ligar instrumento a um determinado estilo é normal, já vi isso acontecer aqui e de fato isso meio que acontece na prática, agora, ligar a qualidade do baixista ao baixo que toca é novidade pra mim!

Isso fica evidente também em grupos de pagode. Lá o que manda é o baixista possuir um baixo de seis cordas, de preferência de luthier. O baixo deve ser o mais exótico possível. Sei que é meio estereotipado esse meu post, mas a grande maioria que vemos reza nessa cartilha.
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Mensagem por Stormbringer Ter Mar 07, 2017 9:56 am

Pedro, sera que o seu caso não se resolve com um circuito ativo desses mais invocados?
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 10:05 am

Stormbringer escreveu:Pedro, sera que o seu caso não se resolve com um circuito ativo desses mais invocados?

Acredito que talvez até com um pré ou coisa assim. Mas e a falta daquilo que se chama dar o primeiro passo? Até hoje só tive a chance de testar um BDI e um Hartke Bass Attack e mesmo assim não consegui o tal resultado satisfatório. Acho que tem o problema de ter um timbre ideal na minha mente, essas loucuras. Hoje uso um Precision Squier Vintage Modified na maior parte do tempo. Ele está equipado com Rotosounds Rs66ld, ou seja, bastante punch, bastante brilho. Um som pra frente. Não uso pedal, nem pré, nem nada. Só o plugo no amp, deixo o médio e o agudo na posição flat e o grave mais ou menos ali no 1. O tone deixo um pouco aberto para reforçar o equilíbrio. Até que tenho alcançado resultados legais.
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Mensagem por Edão Ter Mar 07, 2017 10:14 am

Essa nova geração que tá fazendo música (pop rock) atualmente gosta de baixos com visual antigo. Semi acústicos em geral e baixos com visual démodé.

O negócio desses caras é tocar pouco, somente o necessário, sem se espalhar, sem expressar sentimento, confused Sleep No weed nah puke puke puke puke puke com produtores extremamente jovens e extremamente chatos.

É um minimalismo chato e exacerbado e uma docilidade forçada que é de dar dó.

O som do Los Hermanos ainda fica nervoso às vezes, mas a galera que faz esse tipo de som hoje em dia é um porre!
Rodrigo Amarante, que não sei nem se dá pra dizer que ele é um baixista...
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Mensagem por Coder Ter Mar 07, 2017 10:18 am

O "problema" do sting ray é que o som é aquilo lá, não muda e sempre terá som de sting ray... Eu enjoaria em questão de semanas se tivesse ele apenas como único instrumento...
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Mensagem por Coder Ter Mar 07, 2017 10:20 am

Edão escreveu:Essa nova geração que tá fazendo música (pop rock) atualmente gosta de baixos com visual antigo. Semi acústicos em geral e baixos com visual démodé.

O negócio desses caras é tocar pouco, somente o necessário, sem se espalhar, sem expressar sentimento, confused Sleep No weed nah puke puke puke puke puke com produtores extremamente jovens e extremamente chatos.

É um minimalismo chato e exacerbado e uma docilidade forçada que é de dar dó.

O som do Los Hermanos ainda fica nervoso às vezes, mas a galera que faz esse tipo de som hoje em dia é um porre!
Rodrigo Amarante, que não sei nem se dá pra dizer que ele é um baixista...

Los Hermanos é pior que acordar cedo numa segunda-feira chuvosa... Da pra ver a cara de "empolgação" do sujeito... puke puke
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 10:33 am

Coder escreveu:O "problema" do sting ray é que o som é aquilo lá, não muda e sempre terá som de sting ray... Eu enjoaria em questão de semanas se tivesse ele apenas como único instrumento...


Mas é exatamente isso que faz alguém procurar um Stingray, ou um Precision ou Jazz Bass. É o gostar do som.
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Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 07, 2017 10:39 am

E esse negócio de versatilidade é tudo o que qualquer baixista não procura.
Porque ele vai acabar colocando o som dele no baixo, não os inúmeros sons que um baixo possa ter.
Eu mesmo, com o 5502, tem um jeito que timbro o som que curto muito (balanço dos caps e a chavinha do cap MM). Nunca mudo ele.

Sobre o tópico, eu já tive um e coloquei a venda uma semana depois. Não curtir tocar em um mas admiro muito boa galera que usa e gosto do timbre.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 07, 2017 10:41 am

É mais ou menos isso aí que o Edão escreveu, porém confesso que o Amarante terá meu eterno respeito pela música Tuyo, que amo de paixão.
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 10:42 am

Pois é Guilherme. Também percebo que independente do baixo que eu pego, eu luto de tudo quanto é maneira para timbrá-lo de acordo com o som que tenho em mente.
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 07, 2017 10:47 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:independente do baixo que eu pego, eu luto de tudo quanto é maneira para timbrá-lo de acordo com o som que tenho em mente.

Aleluia Senhor. Somebody gets it.
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Mensagem por Stormbringer Ter Mar 07, 2017 10:50 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:Pois é Guilherme. Também percebo que independente do baixo que eu pego, eu luto de tudo quanto é maneira para timbrá-lo de acordo com o som que tenho em mente.
Mas o som que você tem em mente é fixo ou varia de acordo com a música que você vai executar?
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Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 07, 2017 10:53 am

Eu chego, acho o som no ambiente que estou e fica assim até acabar.
No máximo, eu me policio para não sair embolando tudo (grave em excesso).

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Mensagem por arturbmallmann Ter Mar 07, 2017 10:56 am

edumerino escreveu:Ligar instrumento a um determinado estilo é normal, já vi isso acontecer aqui e de fato isso meio que acontece na prática, agora, ligar a qualidade do baixista ao baixo que toca é novidade pra mim!
Eu comentei que não é o instrumento que faz o músico, mas sim, aos meus olhos parece que quem escolhe um MM sabe bem o que quer e geralmente isto sim pode vir da experiência! entre amadores eles não são tão populares quanto um JB e um PB, por exemplo. Parece contraditório, eu sei, mas é algo que eu sinto(posso estar completamente equivocado.. sei lá).
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 10:58 am

Stormbringer escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:Pois é Guilherme. Também percebo que independente do baixo que eu pego, eu luto de tudo quanto é maneira para timbrá-lo de acordo com o som que tenho em mente.
Mas o som que você tem em mente é fixo ou varia de acordo com a música que você vai executar?


Pouca variação. Na verdade meu timbre mental seria como se fosse a base para, partindo dele, trabalhar novas possibilidades conforme a dinâmica do que eu toco. Atualmente se eu quero uma mudança no timbre, altero a região do baixo em que toco as cordas, uso palheta, palm mute, essas coisas. Mas a regulagem de grave, médio e agudo eu não altero.
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Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 07, 2017 11:01 am

arturbmallmann escreveu:
edumerino escreveu:Ligar instrumento a um determinado estilo é normal, já vi isso acontecer aqui e de fato isso meio que acontece na prática, agora, ligar a qualidade do baixista ao baixo que toca é novidade pra mim!
Eu comentei que não é o instrumento que faz o músico, mas sim, aos meus olhos parece que quem escolhe um MM sabe bem o que quer e geralmente isto sim pode vir da experiência! entre amadores eles não são tão populares quanto um JB e um PB, por exemplo. Parece contraditório, eu sei, mas é algo que eu sinto(posso estar completamente equivocado.. sei lá).

Eu já acho que quem escolhe um PB, sabe o que quer.
Entre os amadores, os ativos são os populares, ehhehehehe

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Mensagem por cardozo Ter Mar 07, 2017 11:07 am

Se eu tenho um sonho de consumo, este é um MM Stingray 4.

Já tive um Precision americano e não gostei nada dele, desde a construção, as cordas muito espaçadas e até o som. Na verdade, não gosto dos instrumentos da Fender em geral.

O que me atrai nos MM nem é tanto o timbre, mas a construção esmerada, os bons materiais utilizados, tamanho, peso e setup. Baixo com cara, pegada, som e vibe de baixo elétrico. Esta coisa de braço fino é bom para guitarra...

Comecei a tocar depois de velho e fui influenciado pelos músicos, nunca por seus instrumentos. Adoro Beatles mas não teria um Hofner bass. Há quatro anos eu nem sabia o que era a marca Fender, quanto mais Music Man...

By the way, os MM são excelentes e eu sou um péssimo baixista. A escolha foi puramente por gosto e sem qualquer influência dos meus artistas preferidos.

O componente estético é tão ou mais importante que a música em si. Sempre foi assim e o uso de instrumentos que estão no imaginário popular facilita muito o trabalho do artista nos dias atuais.
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 11:11 am

gsfteodoro escreveu:Eu chego, acho o som no ambiente que estou e fica assim até acabar.
No máximo, eu me policio para não sair embolando tudo (grave em excesso).

Também me policio o máximo. Acho que excesso de graves atrapalha todo o contexto de banda, conjunto e mata o som do baixo. Tudo vira uma massa sonora ininteligível.


Voltando a falar sobre o Stingray. Um outro ponto que me faz gostar muito dele é o fato de se o analisarmos, veremos que ele em sua origem é um tipo de Precision. O que altera é o Sweet Spot e o fato do tone original passivo ter sido desmembrado em controles ativos de grave e agudo. Mas o projeto original contemplava o antigo split coil, do Precision '57 em diante, um pouco mais próximo da ponte.
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Mensagem por arturbmallmann Ter Mar 07, 2017 11:14 am

gsfteodoro escreveu:
arturbmallmann escreveu:
edumerino escreveu:Ligar instrumento a um determinado estilo é normal, já vi isso acontecer aqui e de fato isso meio que acontece na prática, agora, ligar a qualidade do baixista ao baixo que toca é novidade pra mim!
Eu comentei que não é o instrumento que faz o músico, mas sim, aos meus olhos parece que quem escolhe um MM sabe bem o que quer e geralmente isto sim pode vir da experiência! entre amadores eles não são tão populares quanto um JB e um PB, por exemplo. Parece contraditório, eu sei, mas é algo que eu sinto(posso estar completamente equivocado.. sei lá).

Eu já acho que quem escolhe um PB, sabe o que quer.
Entre os amadores, os ativos são os populares, ehhehehehe

Sobre ativos populares, pior que é assim mesmo kkkk. Ficam doidos só de ver escrito ativo naquele stringberg novinha da loja.
Mas comigo lembro que foi exatamente o contrário! eu queria um passivão, pq queria ser vintage, nem sabia oque eu queria hahahha.
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Mensagem por Breno_Barnabe Ter Mar 07, 2017 11:32 am

Quando vi o título do tópico, achei que fosse devido a grande quantidades de Baixos MM a venda por aí...

Mas vendo a opinião da galera... acabo chegando a conclusão que tudo é questão de gosto...

Conheço um baixista de uma banda de covers da noite paulista que não desgruda de seu MM 5c.. e toca diversas musicas, com um timbre excelente, mesmo que as musicas não tenham sido originalmente gravadas com um MM...

Eu particularmente gosto e teria um Modelo MM.. alias, ja ja vai chegar um "generico" pra mim.
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 11:36 am

Breno_Barnabe escreveu:Quando vi o título do tópico, achei que fosse devido a grande quantidades de Baixos MM a venda por aí...

Mas vendo a opinião da galera... acabo chegando a conclusão que tudo é questão de gosto...

Conheço um baixista de uma banda de covers da noite paulista que não desgruda de seu MM 5c.. e toca diversas musicas, com um timbre excelente, mesmo que as musicas não tenham sido originalmente gravadas com um MM...

Eu particularmente gosto e teria um Modelo MM.. alias, ja ja vai chegar um "generico" pra mim.



Opa! Offtopic total agora! Assim que o genérico chegar poste fotos aí pra galera!


Por falar em fotos, segue a do Protótipo 1 do Stingray.

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Mensagem por Breno_Barnabe Ter Mar 07, 2017 11:53 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Opa! Offtopic total agora! Assim que o genérico chegar poste fotos aí pra galera!
Posto sim. É um Condor CM40 que peguei por um preço beeem camarada.
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 11:58 am

Breno_Barnabe escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:
Opa! Offtopic total agora! Assim que o genérico chegar poste fotos aí pra galera!
Posto sim. É um Condor CM40 que peguei por um preço beeem camarada.


Poste sim. Não conhecia esse modelo, tive até de recorrer ao Google.
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Mensagem por Claudio Mengarda Ter Mar 07, 2017 12:09 pm

Ainda não tive a oportunidade de testar diferentes modelos de contrabaixo, devido ao pouco tempo que toco o instrumento. Mas vendo vocês conversarem a respeito esse desejo aumenta, seja a diferença do timbre, pegada, visual. Gosto muito do meu JB, mas não sei dizer se é o meu preferido, afinal, nunca toquei em outro modelo antes.
Mas tenho certeza que na caminhada diária terei oportunidade de testar e curtir outros sons, até poder dizer que já vi, ouvi e toquei em todos os modelos de bass tradicionais que existem Smile
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Mensagem por claytonbass Ter Mar 07, 2017 1:46 pm

allexcosta escreveu:Esse estilo pop que você cita caiu e tudo que ele representa foi junto.

Hoje em dia agressividade musical, groove e coisas assim estão em baixa.

A moda do momento é a cultura hipster, coisa velha, música "blasé", gente com cara de eterno maconhado e umas barbas bem bizarras, emo, indie rock. E baixo velho tipo o PBass combina mais.

Na verdade, não ocorreu nada com os que procuravam e achavam no music man seu timbre cobiçado. É que essas pessoas passam e a nova geração chega, com suas preferências, suas manias, etc... Essa geração que tá aí é assim... Cachimbo, chapéu de velho, cachecol, baixo PBass...
interessante Allex, nunca tinha reparado isso, mas faz sentido.

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Mensagem por claytonbass Ter Mar 07, 2017 1:56 pm

Tenho amigos que em meados dos anos 90 venderam fenders da década de 70 , visando investir em um music man sting ray,acreditando que nele estava o som ideal,inclusive por ser o baixo usados por varios baixistas em determinados albuns.
Depois uma grande parte vendeu seus MM retornando aos fenders ou baixos estilos pbass e jazz bass pra generalizar

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Mensagem por AndréBurger Ter Mar 07, 2017 2:23 pm

allexcosta escreveu:Esse estilo pop que você cita caiu e tudo que ele representa foi junto.

Hoje em dia agressividade musical, groove e coisas assim estão em baixa.

A moda do momento é a cultura hipster, coisa velha, música "blasé", gente com cara de eterno maconhado e umas barbas bem bizarras, emo, indie rock. E baixo velho tipo o PBass combina mais.

Na verdade, não ocorreu nada com os que procuravam e achavam no music man seu timbre cobiçado. É que essas pessoas passam e a nova geração chega, com suas preferências, suas manias, etc... Essa geração que tá aí é assim... Cachimbo, chapéu de velho, cachecol, baixo PBass...

Engraçado, associo agressividade musical e groove ao tipo Fender, mas não necessariamente aos músicos que usam Fenders nos dias de hoje, e sim, nos 70.

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 2:42 pm

^Para mim a agressividade está nos médios e médios agudos combinados de maneira correta.
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Mensagem por arturbmallmann Ter Mar 07, 2017 3:30 pm

Exato /\. Um pouco estas frequências tem a ver com querer ser ouvido, abra estas frequências para que ouçam aquela linha melódica que ninguém pode deixar de ouvir! hehehe.
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Mensagem por Marlim Ter Mar 07, 2017 3:32 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:

Opa! Offtopic total agora! Assim que o genérico chegar poste fotos aí pra galera!


Por falar em fotos, segue a do Protótipo 1 do Stingray.



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Mensagem por Breno_Barnabe Ter Mar 07, 2017 3:35 pm

allexcosta escreveu:Esse estilo pop que você cita caiu e tudo que ele representa foi junto.

Hoje em dia agressividade musical, groove e coisas assim estão em baixa.

A moda do momento é a cultura hipster, coisa velha, música "blasé", gente com cara de eterno maconhado e umas barbas bem bizarras, emo, indie rock. E baixo velho tipo o PBass combina mais.
.
Tava pensando nisso... e descobri que não faço idéia do que tá na moda lá fora...

Achava que esse estilo barba hipster era coisa meio alternativa, e só o Lolla Palloza dava espaço.
É sério que são moda lá fora? Pra mim era Bruno Mars, sei la.
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Mensagem por JAZZigo Ter Mar 07, 2017 3:39 pm

Meu encanto pelo timbre do StingRay, tanto fretted, quanto fretless, permanece firme e forte.  bounce

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 4:03 pm

^Lindos esses dois!
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Mensagem por Stormbringer Ter Mar 07, 2017 4:06 pm

JAZZigo já chega chutando a porta, que cara chato!
Ri Muito

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Mensagem por AndréBurger Ter Mar 07, 2017 4:09 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:^Para mim a agressividade está nos médios e médios agudos combinados de maneira correta.

O allex falou de agressividade musical. Para mim isto difere do setup do baixo, mas sim a 'verdade' do instrumentista.
Vem em minha cabeça desde um James Brown, Led Zeppelin, Pastorius, os Espíritos Santos, enfim, uma variedade de artistas com os Fenders.
É claro que independe do instrumento, mas associo aos baixos Fenders, independente do seu setup.

Por outro lado tem um cover de Frank Zappa em SP que usa um semiacustico Epiphone e tira um som muito bom dele, com agressividade. Se eu apenas visse uma foto do cara com aquele baixo (cabeludo, com roupas típicas dos 70s) poderia dizer que se trata de um Zé aí que quer pagar de vintage.


Boiei. cyclops

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 07, 2017 4:22 pm

^Acredito que o conceito de agressividade seja subjetivo e muito amplo. Preferi me ater somente ao que diz respeito ao contrabaixo e ao seu som. Para mim a agressividade do contrabaixo é ditada pelas suas frequências médias e agudas. Isso independente de ser um Fender ou qualquer coisa. O médio e o agudo traz ao baixo aquela característica mais rasgada, destaca as características percussivas do instrumento.
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Mensagem por Guga Bass Ter Mar 07, 2017 5:03 pm

Eu particularmente acho que a vibe dos MM estava em alta até o ano passado pois vários baixistas que tocam sertanejo universitário só usavam MM. Lembro-me que a alguns anos atrás vários baixistas passaram a usar instrumentos feitos por luthier, Zagain, D'Mark e etc... Hoje essa tendência não se vê mais praticamente também.

Eu sempre gostei de meu SDGR de 6 cordas, hoje estou usando 2 JB de 4 cordas e a vibe e o timbre que estou tirando no meu caso vem a calhar muito bem, sinto falta da B em alguns momentos porém o timbre do JB onde chego é matador pois consigo extrair do instrumento tudo aquilo que eu preciso.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 07, 2017 5:31 pm

Sempre achei o visual dos MM's muito bonito. O som deles é muito bacana também, apesar de eu ser um adepto dos P-Bass. Porém os modelos passivos (tipo os OLP's) tem médios demais para meu gosto.
Construí um Bertola's MM com um captador de J-Bass mais perto do braço, para proporcionar mais graves, e o som me agradou. O braço é excelente e me foi presenteado por um luthier de São Paulo; o corpo eu fiz, mas ficou pesado, e, como estou com uma lesão no ombro esquerdo, pouco o uso. Toquei com ele no show da minha banda (Sr. Vilão) no dia 13 de agosto do ano passado em Arraial do Cabo.
Construí também uma outra variação: Um P-Bass com captador de MM (Seymour Duncan SMB - 4D cerâmico). O timbre ficou muito bacana! E ele pertence a meu primo de Recife, Álvaro Gouveia; depois construí outro, com a mesma configuração mas com madeiras diferentes (marupá), mas com um capt WSC. Também ficou bom.
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Mensagem por gregorybarbosa Ter Mar 07, 2017 6:04 pm

Com 19 anos, acho que sou o que vocês chamam de "nova geração". Essa tendência de baixo relicado (puke) é uma coisa que eu percebi em baixistas de todas as gerações, então não acredito que seja exclusividade da minha leva.
Baixistas que fazem o "arroz com feijão" sempre existiram. Dusty Hill é um deles e acredito que pro ZZ Top, o estilo dele funciona perfeitamente. Nem sempre aquilo que é simples, é ruim.
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Mensagem por Vinicius F Ter Mar 07, 2017 6:18 pm

Acabou o encanto, não. O que acabou foi meu dinheiro pra poder comprar um... hahaha

Tá aí na lista de próximo baixo, um Ray Classic.
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Mensagem por Edão Ter Mar 07, 2017 6:19 pm

Essa turma d´agora, do rock alternativo, é engraçada: barba pra parecer mais velho, baixo surrado, cantar e tocar rock como quem canta e toca bossa nova. Claro que tô exagerando e a gente tá falando de uma tendência atual.
O baixo mais avançado que a turma do rock alternativo usa é PBass, MM é coisa de outro planeta.

De acordo com o nicho musical estão os tipos de instrumentos, mas sinceramente, assim como a onda dos Custom passou um pouco, a saga por Music Man também passou. À vista: Fender Jazz Bass... de novo! O baixo simples mais versátil que já existiu!
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