Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rock da Mortalha.

+3
Maurício_Expressão
Mauricio Luiz Bertola
Zubrycky
7 participantes

Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Rock da Mortalha.

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 17, 2018 10:34 am

Já que existe um tópico falando do Exxótica, não custa criar um tópico dedicado ao Rock da Mortalha. Wink

Rock da Mortalha, o Black Sabbath Brasileiro, a banda nacional mais pesada do seu tempo.

"O Embrião do Rock da Mortalha começou em 1968 no bairro do Ipiranga em São Paulo, através da dupla Orlando Lui (Baixo e Vocal) e Marcos Baccas (Guitarra e Vocal) e chamavam-se "Os Bizimbetas".

Em 1969 mudaram o nome para "Missa Negra", em paralelo a dupla fazia participações nos grupos de baile.

Em 1969 tocaram com "Os Jades", em 1970 com o "Apollo 5" e com "Os Beatmans", no final de 1970 e início de 1971 com os "Slaves Of Drug" e com "Os Belsons", em 1972 com "Os Flippers" e com "Os Sifu's", o último conjunto de baile com quem tocaram.

Em Setembro de 72 Orlando (Landinho) contraiu hepatite e ficou recluso por três meses. Fora visitado diariamente por Marcos e ambos começaram a compor repertório próprio, marcado por um "Hard Rock" cantado em português.

No verão de 1973, Orlando, inspirado em gibis de terror e com uma queda para o mundo místico, sugere o nome da lenda: "Rock da Mortalha".

Com a adesão do baterista Julinho, surge o trio tupiniquim com o Rock mais pesado da época. Passaram a usar vestes negras, capas de morcego, tarjas e botas de soldado. No repertório os temas eram a eterna luta do "Bem" contra o "Mal", reencarnação, a busca do conhecimento transcendental e magia.

Em Janeiro de 1975 participam do I Festival de Águas Claras em Iacanga - Bauru - SP, encerraram a noite com uma performance que eletrizou seu primeiro grande público. Nessa noite uma galera argentina registrou-os em fita cassete, foram vistos como o "Black Sabbath Tupiniquim". Um ledo engano e confortante exagero, pois buscavam uma identidade própria, eram originais e muito diferentes das bandas de Rock Paulista da época".

Última formação do Rock da Mortalha, em 1979:
Orlando Lui: Baixo e Vocal
Marcos Baccas: Guitarra e Vocal
Marco Carvalhanas: Bateria
Lola: Dançarino (Participação Especial, Dançarino).

As músicas a seguir foram gravadas ao vivo pelo Rock da Mortalha em um fita cassete, no local de ensaios da banda, com dois microfones e um tape deck gradiente cd -1666.

A qualidade sonora é precária, mas estas gravações têm um valor histórico inestimável porque este ensaio é um dos únicos registros sonoros existentes do Rock da Mortalha.

Importante: Não sou o dono desta gravação e nem o responsável por ela. Os direitos sobre estas canções pertencem aos seus respectivos responsáveis. Este vídeo é somente uma homenagem ao Rock da Mortalha, uma das melhores bandas brasileiras de todos os tempos, um grupo revolucionário que estava muito além da sua época.

A história do Rock da Mortalha presente na descrição desse vídeo é uma compilação de diversos textos encontrados na internet.

Estes vídeos foram colocados em meu canal para prestar uma homenagem In Memoriam para Orlando Lui e Marcos Baccas.









rock
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 17, 2018 10:36 am

Já conhecia...
rock rock rock rock
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jan 17, 2018 10:46 am

Rapaz... Se eu disser que já fui num show desses caras lá pelo idos de 1976/1977 vocês vão acreditar?
Pois é... Nem eu mesmo acredito!!!
Lembro que o baixista estava pulando tanto que derrubou a caixa de retorno dele de cima do palco!!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 17, 2018 3:07 pm

Maurício_Expressão escreveu:Rapaz... Se eu disser que já fui num show desses caras lá pelo idos de 1976/1977 vocês vão acreditar?
Pois é... Nem eu mesmo acredito!!!
Lembro que o baixista estava pulando tanto que derrubou a caixa de retorno dele de cima do palco!!!
Acredito sim Xará!
P.S.: Nessa época eu morava em São José dos Campos...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jan 17, 2018 4:57 pm

Xará: se um dia voltar ao antigo endereço em Sanja, está intimado a tomar um café aqui em casa !!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 17, 2018 6:32 pm

Maurício_Expressão escreveu:Xará: se um dia voltar ao antigo endereço em Sanja, está intimado a tomar um café aqui em casa !!!
Seu convite é uma ordem!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jan 18, 2018 8:11 am

Maurício_Expressão escreveu:Rapaz... Se eu disser que já fui num show desses caras lá pelo idos de 1976/1977 vocês vão acreditar?
Pois é... Nem eu mesmo acredito!!!
Lembro que o baixista estava pulando tanto que derrubou a caixa de retorno dele de cima do palco!!!

Zorra! Nasci em 1979.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 18, 2018 8:26 am

Juninho Sampaio escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:Rapaz... Se eu disser que já fui num show desses caras lá pelo idos de 1976/1977 vocês vão acreditar?
Pois é... Nem eu mesmo acredito!!!
Lembro que o baixista estava pulando tanto que derrubou a caixa de retorno dele de cima do palco!!!

Zorra! Nasci em 1979.
Eu sou jovem, você é um rapazinho...
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jan 18, 2018 8:56 am

lol!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por johnny.bazookatone Qui Jan 18, 2018 4:11 pm

Sempre que ouço falar desse Rock da Mortalha fico pensando quando eles começaram a ser chamados de black sabbath brasileiro.

Eles são praticamente da mesma epoca, sera que foram mesmo influenciados pelo black sabbhat ou desenvolveram um estilo semelhante em paralelo.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 18, 2018 5:54 pm

Antes do Sabbath já existiam algumas bandas "cavernosas", digamos, como The Crazy World of Arthur Brown (1966). Então, em algum sentido, ambas as bandas foram influencias por grupos anteriores.
O que eu acho mais curioso é o Rock da Mortalha ter surgido JUNTO do Black Sabbath. Em geral, essas bandas em países que não são centrais na cena do rock surgem uns anos depois. A cena do progressivo no Brasil mesmo é, de fato, de 1972, 1973, quando a cena européia já estava consolidada. Do mesmo modo, as bandas brasileiras de heavy metal vieram bem depois da cena lá e tal.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Zubrycky Sáb Jan 20, 2018 8:40 am

Maurício_Expressão escreveu:Rapaz... Se eu disser que já fui num show desses caras lá pelo idos de 1976/1977 vocês vão acreditar?
Pois é... Nem eu mesmo acredito!!!
Lembro que o baixista estava pulando tanto que derrubou a caixa de retorno dele de cima do palco!!!

hail

rock

Taí algo que eu adoraria ter visto! Very Happy
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Zubrycky Sáb Out 13, 2018 2:49 pm

Finalmente comprei o compacto do Rock da Mortalha lançado em Portugal (Edição com 250 cópias) que tem "Doutor Fausto" e "Salve-se quem puder"! hyper

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Craftsman Dom Out 14, 2018 7:48 pm

Me lembrou o Cirith Ungol ...
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Out 16, 2018 10:03 am

Zubrycky escreveu:Finalmente comprei o compacto do Rock da Mortalha lançado em Portugal (Edição com 250 cópias) que tem "Doutor Fausto" e "Salve-se quem puder"! hyper


Que achado!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Rock da Mortalha. Empty Re: Rock da Mortalha.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos