Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tapping - Dúvida

+4
Claudio Jardim
allexcosta
LuCaSbass
Ivanov_br
8 participantes

Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Tapping - Dúvida

Mensagem por Convidado Dom Nov 15, 2009 12:54 pm

Fala galera,

comecei a estudar tapping, e percebi que uma das dificuldades da técnica é sempre ter um dedo da mão esquerda tocando as cordas na região mais grave, pra evitar que alguns harmônicos indesejados soem e a nota que está sendo atacada apareça com clareza...

Já vi alguns baixistas colocando uma espécie de elástico próximo ao nut do instrumento, aparentemente pra ajudar a evitar esse fenômeno (dos harmônicos), alguém sabe alguma coisa a respeito?

Abraços e obrigado,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Ivanov_br Dom Nov 15, 2009 1:00 pm

É bem comum... tipo um elástico de cabelo. Que eu saiba é exatamente o que vc disse.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Convidado Dom Nov 15, 2009 1:03 pm

Saquei, mas queria saber mais detalhes, se o elástico fica antes ou depois do nut, etc...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por LuCaSbass Dom Nov 15, 2009 1:32 pm

Sá Reston escreveu:Saquei, mas queria saber mais detalhes, se o elástico fica antes ou depois do nut, etc...
Tem que ficar depois do Nut, antes não adianta nada. Geralmente tapping é feito na região mais aguda do instrumento, então o pessoal coloca o elastico na região mais grave para abafar.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por allexcosta Dom Nov 15, 2009 3:45 pm

Fica como na foto...
Na hora do tapping voce da uma chegadinha nele pra ca do nut, na hora de tocar normal voce da uma chegadinha pra la do nut.

Tapping - Dúvida FoderaPics021

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Convidado Dom Nov 15, 2009 3:54 pm

Valeu Allex!

era isso que eu precisava saber...

Abraço,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Claudio Jardim Ter Nov 17, 2009 9:13 am

de vez em quando uso elástico pra slap, fica bem percussivo, interessante também, mas não pode passar do ponto.

eu roubo sempre da minha mulher.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Rafael do Baixo Ter Nov 17, 2009 11:21 pm

O abafamento das cordas no tapping é um grande desafio mesmo,eu normalmente uso esse artifício do prendedor de cabelos logo após o nut,já que isso facilita muito a minha vida,mas também consigo abafar normalmente usando tanto a mão esquerda quanto a direita.

Existem algumas maneiras de realizar o abafamento das cordas com a mão direita apenas,uma delas é utilizando o dedo polegar,enconstando-o em nas cordas que não estão sendo tocadas,a mão direita fica numa posição pareceida com a de quem está fazendo um número 4.

Outra maneira é encostando o lado da sua mão direita nas cordas,o normal é a mão direita ficar numa posição um tanto quanto inclinada,em diagonal as cordas,mas tem quem goste de usá-la o mais horizontal for possível.

Porém esses métodos tem suas falhas,o de abafar com o dedo polegar lhe impossibilita de ancorar este dedo no topo do braço do instrumento,o que normalmente trás mais "força" e precisão ao tapping,ainda mais pra quem está se iniciando na técnica.

Já o método de abafar com o lado da mão direita,lhe impossibilita de usar o dedo 4 para o tapping [alguns também não conseguem usar o dedo 3],pois é bem com essa região da mão que você estará trabalhando para o abafamento,e sendo assim você não teria conforto e "força" para atacar as cordas,e se o fizesse ainda correria o risco de não abafar nada.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Vacc Qua Nov 18, 2009 9:00 am

O elástico do Allex é igual ao meu.
Mas como não sou guloso, uso só um.
Razz
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Edu Fettermann Qua Nov 18, 2009 10:02 am

O elástico do Allex é tranquilo de conseguir... agora o que está por dentro do elástico... Very Happy
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Andrezinho Sáb Dez 19, 2009 9:25 pm

Tava pensando nisso, Edu!
Me veio na cabeça a idéia e trocar com ele o conteúdo de uma caixa de elásticos pelo conteudo dos elásticos dele...
Será que rola???

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tapping - Dúvida Empty Re: Tapping - Dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos