Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabrera Music Man

4 participantes

Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Cabrera Music Man

Mensagem por adenial Dom maio 27, 2018 11:55 pm

Olá pessoal, boa noite.
Estou com umas dúvidas que não consegui sanar pela busca do Fórum
Quero trocar o captador do meu Strinberg clb10 (passivo de 4 cordas)
Existem dois modelos da Cabrera: o Big Tone e o MMPro.
O Big tone usa alnico 5 e as suas bobinas somam 9K de resistencia.
O MMPro usa alnico 5 e uma barra cerâmica e as suas bobinas somam de 10,4K de resistência.
Minhas dúvidas são as seguintes:
Alguém aqui usa algum desses dois no modo passivo?
O imã cerâmico no MMPro altera significativamente o som ou somente dá mais saída e pressão sonora para o cap?
Sei que quanto maior a quantidade de volta na bobina, aumenta-se a resistencia e se perde agudos. Sendo assim, o imã cerâmico seria para amenizar essa perda de agudos, correto?
O Big Tone acredito que tenha um som mais "polido", enquanto o MMPro seria algo mais agressivo.
Queria um que me desse bastante presença nos graves e que não tivesse uma saida baixa.

Nunca tive captador da Cabrera, só tive Malagoli e Sergio Rosar, ambos de guitarra.
Falam que a qualidade dos Cabrera é melhor que os Malagoli. A qualidade do Sergio Rosar é excelente (gostei mais que os Malagolis) mas não tem modelo MM.
Já pensei em comprar Cabrera em outras oportunidades, o problema é que o site só tem descrição (nem um sample). É impossível conseguir falar com a empresa e os reviews e videos dos captadores dele são muito escassos (nisso a Malagoli dá um show). Sem contar que não colocam os valores de indutância e saida em mV. Sendo assim é "tiro no escuro" isso.

Obrigado pela atenção

adenial
Membro

Mensagens : 11
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 28, 2018 12:23 am

Sim, o material do imã muda a sonoridade, mas isso é sutil.
Imãs cerâmicos tem resposta mais "aberta" e mais "rascante" que os de AlNiCo, portanto a pergunta que vc fez acima não procede. Uso tanto imãs AlNiCo quanto cerâmico em meus baixos e nos que construo, e geralmente prefiro a resposta mais agressiva dos cerâmicos.
Esse capt Cabrera já foi usado por mim para um "up grade" em um antigo Condor. Melhorou sensivelmente a sonoridade.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por adenial Seg maio 28, 2018 9:36 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sim, o material do imã muda a sonoridade, mas isso é sutil.
Imãs cerâmicos tem resposta mais "aberta" e mais "rascante" que os de AlNiCo, portanto a pergunta que vc fez acima não procede. Uso tanto imãs AlNiCo quanto cerâmico em meus baixos e nos que construo, e geralmente prefiro a resposta mais agressiva dos cerâmicos.
Esse capt Cabrera já foi usado por mim para um "up grade" em um antigo Condor. Melhorou sensivelmente a sonoridade.

Oi Bertola.
Obrigado pela resposta.
Sobres os imãs eu li isso no blog LPG:
"A partir dos anos 60, gradativamente o alnico foi sendo substituido, nos captadores mais baratos, pelo ferrite. Nos anos 80, com os humbuckers de alta potência, o ferrite passou a ser uma opção até para captadores mais caros porque o aumento do número de voltas/resistência diminui os agudos e o ferrite é um pouco mais agudo que o alnico. Em captadores de baixa saída (os clássicos), ele soa estridente, mas pode ficar muito bem nos outros (...)
(...) Alguns humbuckers de alta potência, mais de 17k geralmente, precisam utilizar 3 barras de ferrite (uma central maior e duas laterais menores), senão soariam abafados demais.

Você comentou que já usou o MMPro. Sobre a construção dele o que você pode comentar, são bem feitos então?
Pensei também nos Kent Armstrong o qual é totalmente cerâmico e 13,5K de resistencia (eles seriam melhores que o da Strinberg?). Ele é mais barato que o Cabrera (achei por 120 reais) enquanto o Cabrera tá por 246 com frete. O valor mais caro do Cabrera compensa então?

Grato

adenial
Membro

Mensagens : 11
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 28, 2018 8:28 pm

Meu Bertola's MM tem um Kent Armstrong. Gosto muito...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por adenial Seg maio 28, 2018 11:03 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Meu Bertola's MM tem um Kent Armstrong. Gosto muito...

O que me deixou com o pé atras no Kent Armstrong vendido aqui no Brasil é que ele é importado pela Condor.
A versão vendida nos EUA tem o mesmo valor de resistência, é cerâmico, mas não tem os polos expostos e custa 72 doletas!

https://www.wdmusic.com/HBMN1.html

Até onde pesquisei no Talk Bass, esses vendidos nos EUA são fabricados pela Sky Pickups na Coréia do Sul.

Os importados pela Condor são feitos na China.

Será que a Condor então pegou a licença com Sky Pickups para fabricar esses captadores na China e vender aqui no Brasil como Kent Armstrong? Pois no Ebay só acho essa versão mais cara. Não acho essa versão vendida aqui no Brasil.

Grato

adenial
Membro

Mensagens : 11
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por Euphra Sex Out 26, 2018 10:50 am

Estou instalando um Cabrera MM Big Tone em um Tagima TBM 4 (Em conjunto com Pre Sonorus CP600J3), vou ver como ele se sai e posto aqui.

Euphra
Membro

Mensagens : 22
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por André Gomide Ter Abr 21, 2020 10:15 pm

Boa noite. Ressuscitando o tópico. Tb queria colocar um cap cabrera no meu tbm 4. Mas tenho uma dúvida. O espacamento das cordas original é 19mm, e o cabrera é 18mm. Vc colocou o cabrera e deu certo ou precisou fazer alguma alteração? No caso tb coloquei o Sonorus cp600j3. O som ficou bom mesmo?
André Gomide
André Gomide
Membro

Mensagens : 16
Localização : Araraquara

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por Euphra Qua Dez 30, 2020 6:58 pm

André Gomide escreveu:Boa noite. Ressuscitando o tópico. Tb queria colocar um cap cabrera no meu tbm 4. Mas tenho uma dúvida. O espacamento das cordas original é 19mm, e o cabrera é 18mm. Vc colocou o cabrera e deu certo ou precisou fazer alguma alteração? No caso tb coloquei o Sonorus cp600j3. O som ficou bom mesmo?

Oi André, na realidade eu troquei a ponte do meu ex-TBM-4 (Sim, já o vendi) por uma Guyker réplica da Music Man e quando o luthier instalou a nova ponte ele alinhou com os polos dos captadores e ficou perfeito. Não sei te informar se com a ponte original é possivel obter esse alinhamento, mas pra mim funcionou com a ponte Guyker. Você compra essa ponte no Ali Express por algo em torno de R$ 100,00 e vale muito a pena pois o visual do baixo fica mais com cara de MM.

Sobre o Sonorus CP600, sem dúvida é bem melhor que o circuito original, não tenho a menor duvida, pelo menos não tem os ruidos e blindagem pobre do original, mas os potenciômetros são de baixa qualidade e logo ficarão com folga e pedirão substituição, os meus com pouco tempo de uso já apresentaram folga e ruidos, mas continuaram funcionando, depois vendi o baixo.

Hoje eu não teria mais um TBM 4 achei o acabamento do baixo muito ruim, pintura mal feita, precisei gastar uma grana para deixar o instrumento usável. Prefiro fazer uma réplica de MM num luthier, hoje com a facilidade do CNC, temos vários luthiers aqui no Brasil que fazem corpos e braços de excelente qualidade.

Euphra
Membro

Mensagens : 22
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por André Gomide Qua Dez 30, 2020 9:11 pm

Boa noite. Coloquei com a ponte original mesmo e as cordas passaram em cima dos polos, um pouco deslocadas do centro, mas passaram todas em cima, então ficou tudo ok. Coloquei tb o CP 600, mas não usei os potenciômetros que vieram nele. Usei os originais do baixo que tem center click. Tudo ficou excelente. O meu tem um bom acabamento, deve ter tido sorte. Obrigado pelo retorno. Abraço.
André Gomide
André Gomide
Membro

Mensagens : 16
Localização : Araraquara

Heitorzilla gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos