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Mensagem por elzebad em Dom Set 02, 2018 9:53 am

Pessoal, é o seguinte.

Tenho aqui um Sire V7. Gostei do baixo, mas esse preamp dele, pelo menos para mim, é um problema. Aquele controle paramétrico (dois controles de médio) mais atrapalha do que ajuda, é muito difícil ajustar a equalização para que não fique embolando o som.

Aí me surgiu a idéia de trocar o pré dele por algum outro menos complicado e que seja realmente eficiente.

Alguém aí está passando pela mesma situação? Se sim, qual a solução que encontraram? Qual preamp recomendariam?

Desde já agradeço.
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Mensagem por allexcosta em Dom Set 02, 2018 9:59 am

Semi-paras não são os mais práticos, isso é fato.

Mas, em geral, quando você descobre a frequência que gosta e fixa ela, funciona como qualquer outro pré.

Dentre os prés mais conhecidos, os Aguilar oferecem transparência e simplicidade, além de aparentemente casarem bem com captadores de resistências bem variadas.


Última edição por allexcosta em Dom Set 02, 2018 7:01 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Concordância)
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Mensagem por JAZZigo em Dom Set 02, 2018 3:58 pm

allexcosta escreveu:Mas, em geral, quando você descobre a frequência que gosta e fixa ela, funciona como qualquer outro pré.
[2]
Imagine se fosse um equalizador paramétrico mesmo, com controle dos três parâmetros: frequência, nível e "Q"! Se fosse eu, insistiria um pouco mais, até encontrar a frequência ideal, como frisou o Alex. IMHO, equalizadores paramétricos ou semi são o que há de melhor para "timbragem" do baixo. Por outro lado, não conheço so Sire pessoalmente, mas o que me faz arrancar os cabelos é quando ligo o preamp e não tenho, como ponto de partida, os médios originais do baixo, nem com os controles completamente "flattados". Suspect
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Mensagem por patriciofernandes em Seg Set 03, 2018 2:24 am

eu insistiria também. se o problema é embolo, talvez tirando a frequência que está incomodando você consiga um ótimo resultado. O paramétrico desse baixo vai de 120hz à 1khz se não me engano, ou algo bem próximo a isso. é frequência pra caramba, sabe? em alguma posição você deve encontrar aquilo que precisa
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Mensagem por elzebad em Seg Set 03, 2018 8:16 am

Ta aí o esquema. Acho totalmente desnecessário esse controle de frequência de médios. Esse baixo é bem a cara do Marcus Miller, totalmente voltado para slap.

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Mensagem por allexcosta em Seg Set 03, 2018 9:00 am

Cara, tem pré que você gosta e pré que você não gosta. Simples assim...

Muita gente gosta de semi-para pra médios, mas tem gente que odeia. Eu mesmo tenho dificuldade em tirar som daqueles amps Eden com semi-para, mas quando você encontra fica legal. Nesse tipo de sistema há mais controle do usuário e mais versatilidade, mas muita gente gosta do pacote pronto. Quando eu usava o J-Retro, que tem médio semi-para, dificilmente trocava a frequência de médio.

Nesse baixo aí, chutando pelos números, eu provavelmente subiria esse knob até o click e voltaria um pouco. E aí trabalharia o volume dessa frequência. Mas vai ver com o baixo na mão tudo é diferente.
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Mensagem por patriciofernandes em Seg Set 03, 2018 1:56 pm

80hz à 2k Shocked
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Mensagem por joseluiz.avilajr em Seg Set 03, 2018 2:19 pm

olha!! pra mim a maneira mais facil de regular é deixar tudo flat. regular no amp, e tocar por um bom tempo assim, depois ver o que precisa mudar. dai sim usar o pré pra colorir o som.
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Mensagem por joabi em Seg Set 03, 2018 8:15 pm


Tive contato com vários baixos da marca recentemente, e gostei bastante do pré deles.

Pela especificação, o Center Click dos controles é realmente flat, e a chave Passivo desliga o circuito, então não vejo muito problema nos ajustes. Basta colocar tudo em flat, como o José Luiz falou, e ir modificando somente o que estiver estranho.

Um ponto importante, é que esses controles têm quantidades absurdas de ganho, coisa que, aliás, eu detesto. O controle de grave vai de -20 a +20 dBs! Isso é loucura...

Numa situação normal a pessoa não deve precisar corrigir mais do que 6dBs cada freqüência no instrumento, e olhe lá...

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Mensagem por patriciofernandes em Ter Set 04, 2018 2:31 am

joabi escreveu:
Tive contato com vários baixos da marca recentemente, e gostei bastante do pré deles.

Pela especificação, o Center Click dos controles é realmente flat, e a chave Passivo desliga o circuito, então não vejo muito problema nos ajustes. Basta colocar tudo em flat, como o José Luiz falou, e ir modificando somente o que estiver estranho.

Um ponto importante, é que esses controles têm quantidades absurdas de ganho, coisa que, aliás, eu detesto. O controle de grave vai de  -20 a +20 dBs! Isso é loucura...

Numa situação normal a pessoa não deve precisar corrigir mais do que 6dBs cada freqüência no instrumento, e olhe lá...


concordo com o Joabi. esses pré que estão sendo produzidos no mercado atualmente tem tido esse defeito: vem com ganhos absurdos e isso na minha opinião só prejudica o som do instrumento. A galera anda achando que porque pré tal tem mais grave, mais médio, ou mais agudo, é melhor que os demais
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Mensagem por joseluiz.avilajr em Ter Set 04, 2018 8:48 am

^ ....ou pior ainda, o baixo que te mais volume/ganho é melhor do que um com menos volume/ganho.

é incrivel o quanto o pessoal se preocupa com numeros e não com o que ouve.

ps
referindo somente a som de instrumento.
Outra coisa é ter que colocar um "ps" pra explicar que a frase é somente destinada a esse assunto.
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Mensagem por patriciofernandes em Ter Set 04, 2018 9:30 am

joseluiz.avilajr escreveu:

é incrivel o quanto o pessoal se preocupa com numeros e não com o que ouve.


na verdade, é o que ouve também. tem vídeo com força no YouTube de gente fazendo comparação entre prés e dizendo que o que tem mais ganho é melhor, e a bagaça saturando tudo lá
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Set 04, 2018 9:59 am

joseluiz.avilajr escreveu:^ ....ou pior ainda, o baixo que te mais volume/ganho é melhor do que um com menos volume/ganho.

é incrivel o quanto o pessoal se preocupa com numeros e não com o que ouve.

ps
referindo somente a som de instrumento.
Outra coisa é ter que colocar um "ps" pra explicar que a frase é somente destinada a esse assunto.
Concordo plenamente...
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Mensagem por JAZZigo em Ter Set 04, 2018 1:04 pm

^
Isso ainda é consequência da velha e amplamente divulgada fake news, sobretudo entre iniciantes, de que baixos ativos são melhores que passivos.  Rolling Eyes

Vale lembrar que muitos preamps vêm com trimpot interno para ajuste do ganho conforme gosto/necessidade do freguês, tipo: ACG, Bartolini, Delano, John East, Mike Pope, Nordstrand etc.
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Mensagem por allexcosta em Ter Set 04, 2018 1:12 pm

joabi escreveu:
Tive contato com vários baixos da marca recentemente, e gostei bastante do pré deles.

Pela especificação, o Center Click dos controles é realmente flat, e a chave Passivo desliga o circuito, então não vejo muito problema nos ajustes. Basta colocar tudo em flat, como o José Luiz falou, e ir modificando somente o que estiver estranho.

Um ponto importante, é que esses controles têm quantidades absurdas de ganho, coisa que, aliás, eu detesto. O controle de grave vai de  -20 a +20 dBs! Isso é loucura...

Numa situação normal a pessoa não deve precisar corrigir mais do que 6dBs cada freqüência no instrumento, e olhe lá...

Lá na minha terra durante uma época uma galera tava pegando baixo Tune porque "o pré é +-16db" enquanto outros baixos da época eram +-12db.

No Brasil existem muitas pessoas cuja audição não consegue captar saturação de ganho ou stress de um sistema de áudio. É comum na rua você ver carros passando com todos os falantes "bufando" e o motorista se achando a última bolacha do pacote. Infelizmente existem músicos com dificuldades auditivas similares.
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Mensagem por patriciofernandes em Qua Set 05, 2018 12:02 am

allexcosta escreveu:

No Brasil existem muitas pessoas cuja audição não consegue captar saturação de ganho ou stress de um sistema de áudio. É comum na rua você ver carros passando com todos os falantes "bufando" e o motorista se achando a última bolacha do pacote. Infelizmente existem músicos com dificuldades auditivas similares.

concordo perfeitamente
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