Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caps do Tobias Signature (informação urgente)

+2
Sidnei D Ferreira
allexcosta
6 participantes

Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 9:45 am

Pessoal, preciso saber que tipo de captadores são esses Bartolini do Tobias Signature 6. São Split ou Single?!

Caps do Tobias Signature (informação urgente) SIGINRCH_
Caps do Tobias Signature (informação urgente) Pickups

Pretendo ter um som bem parecido com o desses Tobias no baixo que esta sendo produzido pelo luthier. A ideia inicial era outra, mas por uma coincidência (imprevisto), acabei optando por escolher por esse timbre fantástico dos Tobias, que sempre foi muito desejado por mim.

Alguém que entenda sobre esse modelo pode me responder? Tenho uma certa pressa rs

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por allexcosta Qui Out 04, 2018 9:53 am

Tenho quase certeza que é exclusivo.

Melhor você conversar com a Bartolini e perguntar qual o mais próximo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Sidnei D Ferreira Qui Out 04, 2018 10:08 am

Tenho um tobias killer b5 , posso quando chegar em casa verificar internamente se tem algum inscrição  desse cap bartolini aeee ...
Talvez a diferença dos modelos killer , basic , signature seriam as madeiras e tipo de construção , não posso afirmar .
O pessoal da bartolini foi bem atencioso certa vez que mandei emal para eles .
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Out 04, 2018 12:02 pm

allexcosta escreveu:Tenho quase certeza que é exclusivo.

Melhor você conversar com a Bartolini e perguntar qual o mais próximo.

Isso Alex. Meu amigo tem um Tobias Basic e um outro o Tobias Classic. Esse meu amigo que possui o Basic tem uma espécie de manual do baixo e lá diz que o captador é Custom, ou seja, exclusivo.

Sidnei D Ferreira escreveu:Tenho um tobias killer b5 , posso quando chegar em casa verificar internamente se tem algum inscrição  desse cap bartolini aeee ...
Talvez a diferença dos modelos killer , basic , signature seriam as madeiras e tipo de construção , não posso afirmar .
O pessoal da bartolini foi bem atencioso certa vez que mandei emal para eles .

Acredito que seja mais ou menos isso Sidnei. Fiquei duas semanas com um Basic do início dos anos 90 aqui em casa e posso dizer que o baixo é qualquer coisa de muito excelente. Nunca havia tido a chance de experimentar um Tobias na prática. Foram duas semanas incríveis!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9103
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 1:20 pm

Sidnei D Ferreira

Seria muita camaradagem, brother. Não sei se devo te importunar assim hehe.. Mas agradeceria bastante!
allexcosta
Mandei email pra Bartolini. Vamo ver...
pedrohenrique.astronauta

Tipo, não dá pra saber se é split ou single, né?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por allexcosta Qui Out 04, 2018 1:24 pm

^ É split.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 1:46 pm

Valeu Allex! Smile

No caso os Yamaha TRB JP também possuem split? Pq a característica sonora é meio parecida, a largura do soapbar é a mesma pegada... ?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por allexcosta Qui Out 04, 2018 2:00 pm

Max Payne escreveu:No caso os Yamaha TRB JP também possuem split? Pq a característica sonora é meio parecida, a largura do soapbar é a mesma pegada... ?

Tu só faz pergunta difícil. Laughing

A Yamaha usou inúmeros projetos de captação nos TRB, varia muito de modelo e ano. Mas são split.

Quem sabe esses detalhes é Jacimário.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 2:07 pm

allexcosta escreveu:Tu só faz pergunta difícil. Laughing
lol!  Laughing Laughing Laughing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por allexcosta Qui Out 04, 2018 2:10 pm

Max Payne escreveu:a largura do soapbar é a mesma pegada... ?

Você diz o tamanho da caixa ou a "aperture" do pickup? Tem que olhar as specs.

Melhor esperar a resposta da Bartolini. Eles fazem até captadores ativos pra Tobias/MTD, então é um negócio bem custom mesmo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Sidnei D Ferreira Qui Out 04, 2018 2:44 pm

Max Payne escreveu:Valeu Allex! Smile

No caso os Yamaha TRB JP também possuem split? Pq a característica sonora é meio parecida, a largura do soapbar é a mesma pegada... ?

O timbre desse (captador/+pré) do JP que é o mesmo do TRB6 (baixo que já tive) , é bemmmmmmmmmmmmmmm diferente
do (bartolini/+pré) Tobias (Killer) na miha opinião .
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 9:26 pm

allex
Me referi à medida da capa do soapbar mesmo, que não é estreito como os singles dos JB e nem largo como os do humbuckers.
Eu procurei pelas specs desse baixo em questão e nada acho :/
Pior é ver quase todo tipo de captador com o mesmo tamanho e forma da soap bar do Tobias. No site da Bartolini mesmo tem coisa que você só sabe o que é pelo nome, porque é exatamente idêntico!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 9:35 pm

Sidnei D Ferreira
Eu vejo umas certas semelhanças entre os dois que não sei explicar com palavras rs..
Mas não são sons tão próximos mesmo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 10:02 pm

Existe algum outro modelo de baixo Tobias que usa de fato split sem esse mistério todo que essa marca faz? Kk.. Seria legal pra eu ter um parâmetro

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por allexcosta Qui Out 04, 2018 10:10 pm

Max Payne escreveu:Me referi à medida da capa do soapbar mesmo, que não é estreito como os singles dos JB e nem largo como os do humbuckers.
Eu procurei pelas specs desse baixo em questão e nada acho :/
Pior é ver quase todo tipo de captador com o mesmo tamanho e forma da soap bar do Tobias. No site da Bartolini mesmo tem coisa que você só sabe o que é pelo nome, porque é exatamente idêntico!

Sim, soapbar é o formato entre J e H. O melhor mesmo é falar com a Bartolini. Tudo deles é muito confuso e eles fabricam centenas de modelos com mesmas dimensões.

Max Payne escreveu:Existe algum outro modelo de baixo Tobias que usa de fato split sem esse mistério todo que essa marca faz? Kk.. Seria legal pra eu ter um parâmetro

Quase todos os captadores Bartolini são split. Não é só isso que faz o som de um captador. Eles fazem uns captadores muito bons pra Celinder também. Só que captador Bartolini em geral precisa de pré.

A propósito, eu também não acho o timbre dos Tobias similar ao dos TRB. Nada a ver na verdade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Sidnei D Ferreira Sex Out 05, 2018 8:00 am

Max Payne escreveu:
Me envia seu email via in box , tirei uma foto da traseira do pickup ....
nada conclusivo ainda Sad
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Sex Out 05, 2018 2:18 pm

Sidnei D Ferreira escreveu:Me envia seu email via in box , tirei uma foto da traseira do pickup ....
nada conclusivo ainda
Mandei, mano

Pessoal vocês sabem me informar um baixo qualquer que de fato utiliza um Split no braço e outro na ponte?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por allexcosta Sex Out 05, 2018 5:48 pm

Max Payne escreveu:Pessoal vocês sabem me informar um baixo qualquer que de fato utiliza um Split no braço e outro na ponte?

Dezenas e dezenas de baixos são assim. Aliás, raro é misturar topologias no mesmo baixo.

O que você espera disso? Algo me diz que você imagina que exista um "som de split", é isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Sex Out 05, 2018 8:11 pm

^De uma certa forma sim. Imagino que seja um timbre entre o humbucker e o single. Mas gostaria de tirar essa dúvida. Eu havia pesquisado sobre os tipos de captadores há anos atrás mas vi que na parte dos split realmente Entendi algo errado. Daí fiquei mais com humbucker e single na cabeça.

Pode postar aqui, Allex, algum exemplo de um baixo com essa combinação?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 06, 2018 1:06 am

Max Payne escreveu:algum exemplo de um baixo com essa combinação?
Cara, você está confundindo os conceitos. O captador humbucker pode ser: dual coil (bobinas paralelas); split coil (bobinas divididas in line ou deslocadas [tipo P Bass]); quad coil (par de split coil in line) ou stack/phantom coil (bobinas sobrepostas [tipo Fender Noiseless  puke ]) etc.

Eis abaixo um par de humbuckers ativos split coil (estilo P Bass) no formato de soapbars:

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Fullsizeoutput_b61
Ibanez MC2924 Musician Bass
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Sáb Out 06, 2018 1:26 pm

Sidnei D Ferreira
Mano, vi a foto do cap. Realmente não dá pra entender nada kkk.. Essa marca é rodeada de segredos, Deus é mais... Mas muito obrigado pela força, mano! up up up

JAZZigo escreveu:Cara, você está confundindo os conceitos. O captador humbucker pode ser: dual coil (bobinas paralelas); split coil (bobinas divididas in line ou deslocadas [tipo P Bass]); quad coil (par de split coil in line) ou stack/phantom coil (bobinas sobrepostas [tipo Fender Noiseless puke ]) etc.

Eis abaixo um par de humbuckers ativos split coil (estilo P Bass) no formato de soapbars:

Poxa brother, finalmente entendi de forma mais clara esse universo. Primeira informação clara mesmo que eu leio sobre esse assunto. Valeu mesmo! up up up

Vou dar uma conferida nesse bass!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qua Out 10, 2018 4:00 pm

Tive a reposta da Bartolini!

"These are custome wound for Gibson. MT5CX is what they were called. They are dual coil humbuckers."

São humbuckers mesmo, e o nome do modelo dos caps é MT5CX.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Sidnei D Ferreira Qua Out 10, 2018 4:17 pm

Max Payne escreveu:Tive a reposta da Bartolini!

"These are custome wound for Gibson. MT5CX is what they were called. They are dual coil humbuckers."

São humbuckers mesmo, e o nome do modelo dos caps é MT5CX.

Solucionado Cool Cool Cool
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Uchoa Qua Out 10, 2018 4:26 pm

up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por NeyBass Qua Out 10, 2018 4:35 pm

Esse tobias (primeira foto) é um espetáculo de lindo!!!
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qua Out 10, 2018 9:10 pm

^E o som idem. Sou vidradaço!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por allexcosta Qua Out 10, 2018 9:20 pm

Max Payne escreveu:Tive a reposta da Bartolini!

"These are custome wound for Gibson. MT5CX is what they were called. They are dual coil humbuckers."

São humbuckers mesmo, e o nome do modelo dos caps é MT5CX.

Pois é, não dá pra comprar. Eles responderam qual de linha parece mais?

Em tempo: algumas vezes no tópico me referi a "split coil" como sinônimo de arquiterura humbucker. A explicação do Jazzigo está mais correta.

Você tá em Salvador né? Custa nada dar um pulo no Jacimário pra conversar sobre o que você precisa. Ele tem expertise e equipamento pra medir as specs de qualquer pickup e enrolar um personalizado pra você baseado nisso.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Convidado Qui Out 11, 2018 12:39 am

allexcosta escreveu:Pois é, não dá pra comprar. Eles responderam qual de linha parece mais?
Não, sobre isso esqueci de perguntar.

allexcosta escreveu:Você tá em Salvador né? Custa nada dar um pulo no Jacimário pra conversar sobre o que você precisa. Ele tem expertise e equipamento pra medir as specs de qualquer pickup e enrolar um personalizado pra você baseado nisso.

Sim, em Salvador. Cara, é uma ótima ideia sim. Mas só que como é um projeto que ta sendo construído por outro luthier, e também porque geralmente a margem de preço da M Laghus pra mim é um pouco salgada (apesar de ser um super luthier), complica. O que eu mais qria mesmo era saber qual tipo de cap era aquele Bartolini especificamente, pra o luthier fazer de acordo,e somado ao posicionamento deles, atingir com esses dois fatores um timbre que lembre o Tobias.

Mas sei que as coisas não são tão simples assim, infelizmente rs... Talvez eu troque por um Bartolini futuramente (ou até um M Lagus...)... Mas o importante por enquanto é saber que essas medidas e características dos caps pelo menos tão sendo respeitadas =)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caps do Tobias Signature (informação urgente) Empty Re: Caps do Tobias Signature (informação urgente)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos