Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

.40 OU .45 ?

+12
bodhan
Cantão
Davi Motta
Mauricio Luiz Bertola
HenriqueBessa
WHead
Jãozeiro
Zubrycky
Paulo Penna
Uchoa
allexcosta
RobertoGrecoJr
16 participantes

Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty .40 OU .45 ?

Mensagem por RobertoGrecoJr Qui maio 30, 2019 3:18 pm

Prezados,

Levanto essa questão para tirar algumas dúvidas que entendo serem muito pertinentes.

Além do quesito PREFERÊNCIA do músico, pergunto-lhes: Os calibres dos encordoamentos foram pensados para soar mais caracteristicamente devido ao estilo musical ou somente em relação à pegada?
Ex.: "Para um som com slaps a .40 é mais indicada" (Muitos dizem). "Para um som palhetado a .45 é mais indicada" (muitos dizem).
Na opinião de vocês, essa relação existe ? Não falo de marca e sim calibre.

Podemos debater sobre essas questões?

Um abraço
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por allexcosta Qui maio 30, 2019 4:57 pm

Cada corda em cada baixo tem um som e uma pegada, mas 40 pra slap e 45 pra palheta é uma grande bobagem.

Marcus Miller usa cordas 45. Só aí essa teoria já cai por terra...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Uchoa Qui maio 30, 2019 5:18 pm

Não vejo fundamento em falar que a 40 é mais para slap e 45 palheta .

A pessoa sente a pegada que mais agrada e manda ver , eu raramente faço slap , não gosto e nem me aprofundo em ter excelência .

Palheta também não é minha praia , quero dizer essa eu nunca usei a não ser tocando guitarra .

Meu ponto de vista : Cada um testa e vê ( sente ) qual a melhor marca, calibre e tipo de corda .

Para escolher uma corda que você gosta , vai ter que ter um tempo de experiência e grana para comprar outra . Pois a mesma corda pode se comportar diferente em outro baixo .

Edit :- Em tempo - Eu prefiro as .045 ou .050 playing
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Paulo Penna Qui maio 30, 2019 5:26 pm

.50
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por allexcosta Qui maio 30, 2019 5:27 pm

Em música, toda vez que você associar a frase "muitos dizem" a qualquer conceito, termina sendo uma enorme bobagem...

Lembro antigamente quando pessoal dizia que quando você abre os dois captadores tem que tocar entre eles e quando fecha o do braço tem que tocar em cima do da ponte. Se dizia também que todo baixista precisa de um pedal EQ e um compressor...

Fora aquelas maluquices de Fender ser isso ou aquilo, fretless só ficar bom em balada, rock tipo tal ter que tocar de palheta.

Ambientes como o FCBR serviram e servem para desmistificar essas histórias da carochinha e mostrar que música é para todos e todos são diferentes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Zubrycky Qui maio 30, 2019 5:33 pm

.40
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por RobertoGrecoJr Qui maio 30, 2019 5:50 pm

allexcosta escreveu:Em música, toda vez que você associar a frase "muitos dizem" a qualquer conceito, termina sendo uma enorme bobagem...

Lembro antigamente quando pessoal dizia que quando você abre os dois captadores tem que tocar entre eles e quando fecha o do braço tem que tocar em cima do da ponte. Se dizia também que todo baixista precisa de um pedal EQ e um compressor...

Fora aquelas maluquices de Fender ser isso ou aquilo, fretless só ficar bom em balada, rock tipo tal ter que tocar de palheta.

Ambientes como o FCBR serviram e servem para desmistificar essas histórias da carochinha e mostrar que música é para todos e todos são diferentes.

Exatamente. Penso da mesma forma.
Existem mil outros exemplos de "máximas" que são besteira.
Ex.: Tocar com ao dedo ancorado no cap (Pode ser técnica errada mas, se funciona pro músico, pq não?); Caixa de Guitarra para gravar baixo; "Corda velha não tem timbre bom". etc etc etc...

Resolvi abrir esse espaço aqui para um debate mais amplo nesse mundo de calibres e utilizações de determinados tipos de cordas, mais para trocarmos nossas experiências sobre o que funciona ou não para nós e, assim, abrir a cabeça de quem possa estar com algum tipo de dúvida (Eu, inclusive, estou no dilema se coloco .45 no meu Jazz para testar)
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Jãozeiro Qui maio 30, 2019 6:47 pm

Um pouco fora do assunto (mas nem tanto): só sei que o Malmsteen sacudiu o mundo dos guitarristas nos anos 80 usando .008 com ação alta numa Stratocaster tradicional com single coils. Algo bem fora da curva e contra vários dogmas dos "guitar shredders" até hoje.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Zubrycky Qui maio 30, 2019 7:28 pm

Não sabia desse fato a respeito do Malmsteen. De qualquer forma, ele não foi o primeiro a usar cordas mais finas na guitarra.  

Como exemplo disso, Tony Iommi, devido ao acidente que amputou a ponta dos dedos da mão direita dele, ele foi obrigado a usar cordas com calibre menor, improvisando com cordas de banjo até encontrar uma companhia disposta a fazer este tipo de cordas. Hoje ele usa cordas La Bella 008 nas guitarras com afinação em D# e 009 nas guitarras com afinação em C#.

Segundo o próprio...

"I went to the next stage of trying to find light strings. Of course, there were no light strings in them days, they were all quite heavy really.

"And if you had normal fingers it's fine, but when you're like this it's painful. So I had to make a setup of my own and I bought some banjo strings.

"I used at first banjo strings because they were light, and then I dropped the gauge down so that it'll make basically a light gauge set. That's what I did, I used that for years.

"And then I went to string companies saying, 'Can you make me some light gauge strings?' And they were, 'Light gauge strings? You can't do that.' I said, 'You can! I've got them, I use them!' And they said 'No, they'll never sell. They'll never do any good.' Really peculiar, isn't it?

"And I found this company in Wales called Picato and they said, 'We'll make them for you.' So they made me my own sets of these light gauge strings. And I used them for years.

"Of course, other companies then started doing light gauge strings. It's ironic, you have to prove everything before everybody accepts and have a go at it."


https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/tony_iommi_after_my_finger_accident_i_used_banjo_strings.html

https://www.iommi.com/equipment/la-bella-guitar-bass-strings/


Última edição por Zubrycky em Qui maio 30, 2019 10:45 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por WHead Qui maio 30, 2019 7:40 pm

Não sou músico, nem luthier, nem tenho uma experiência capaz de empiricamente convencer quem quer que seja, mas entendo as cordas apenas como um dos elementos que definem um som (madeiras, captadores, amplificadores e até cabos - além, é claro, da pegada de cada um - são alguns dos outros). Nenhum desses elementos definem o seu uso, a sua finalidade. Só você pode. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2739
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por HenriqueBessa Qui maio 30, 2019 8:33 pm

.050 notme
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui maio 30, 2019 8:57 pm

HenriqueBessa escreveu:.050 notme
2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Uchoa Qui maio 30, 2019 9:41 pm

^.050 é o bicho , estou com ele no Precision ! rock
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por allexcosta Qui maio 30, 2019 10:11 pm

Zubrycky escreveu:Não sabia desse fato a respeito do Malmsteen. De qualquer forma, ele não foi o primeiro a usar cordas mais finas na guitarra.

Sem dúvida.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Davi Motta Sex maio 31, 2019 7:27 am

RobertoGrecoJr escreveu:
Resolvi abrir esse espaço aqui para um debate mais amplo nesse mundo de calibres e utilizações de determinados tipos de cordas, mais para trocarmos nossas experiências sobre o que funciona ou não para nós e, assim, abrir a cabeça de quem possa estar com algum tipo de dúvida (Eu, inclusive, estou no dilema se coloco .45 no meu Jazz para testar)

Não precisa de dilema. A melhor opção é colocar e ter a certeza se gostarás ou não.
Sempre usei 040, mas ano passado coloquei 045 no JB. Hoje o meu dilema é se na próxima troca de cordas eu volto para as 040 ou permaneço nas 045. Gostei das duas. Rsrs
Para o fretless eu prefiro o timbre e pegada da 045 e no Little Bass as 050 ficaram perfeitas.


Última edição por Davi Motta em Sáb Jun 01, 2019 2:42 pm, editado 1 vez(es)
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por HenriqueBessa Sex maio 31, 2019 8:58 am

Tirando o fato de eu achar que .050 + PB é uma combinação praticamente perfeita Laughing ... corda é uma ferramenta e como toda ferramenta tem tamanhos diferentes, cabe ao músico escolher a que melhor se encaixa em sua técnica, no instrumento usado e no som que pretende tirar.
Vejo esses padrões predeterminados apenas como um ponto de partida pra quem não sabe o que quer, mas depois o cara precisa descobrir o que é melhor pra si e construir seu próprio "padrão".
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Cantão Sex maio 31, 2019 11:19 am

Já usei .40 .45 e .50 , me adaptei mais as .45 , mas tocaria com qualquer uma delas de boa , abraço brother.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por bodhan Sex maio 31, 2019 11:28 am

.60 por aqui. LaBella tapewounds.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por RobertoGrecoJr Sex maio 31, 2019 2:37 pm

Obrigado pelo posicionamento de todos.

Eu tenho uma curiosidade GRANDE de experimentar as .50 porém tenho certo receio.

Pergunta: Será que, com elas, no meu JB, os slaps ficariam "descaracterizados" ? To com essa vontade pq meu JB tem o braço e escala em Maple (Que define melhor médio agudo) e penso que, talvez, as .50 dariam um som mais "gordo" no timbre. Eu perderia esse definição de agudos ou elas dariam só mais uma encorpada?

RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Edão Sex maio 31, 2019 3:53 pm

.055 flatwounds uso no meu Precision. Instalei .045 e não gostei.
.045 pra Jazz Bass

James Jamerson usava La Bella .052 - 110  no Precision dele e o Jaco .045 no Jazz Bass

Em resumo, é preferência. Vale experimentar.

Porém, bem mais do que a espessura da corda, o material define mais o timbre, se pure nickel, nickel plated steel, aço, flatwounds, nylon ou taperwounds e etc.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Uchoa Sex maio 31, 2019 4:54 pm

Eu não arriscaria .050 em um Jazz Bass com o braço fino que ele tem ! IMHO .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por RobertoGrecoJr Sex maio 31, 2019 5:13 pm

Uchoa escreveu:Eu não arriscaria .050 em um Jazz Bass com o braço fino que ele tem ! IMHO .

Realmente. Chega a dar um calafrio só de pensar. Acho que seria judiar demais do instrumento.
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Edão Sex maio 31, 2019 6:03 pm

^ Com cordas .045 e a pressão dos peteleco do slap acredito que não precisa de cordas .050 pra isso. Tem que lembrar do esforço físico que você vai fazer pra slapar e do coitado do braço, serão quilos e quilos de pressão.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Jãozeiro Sex maio 31, 2019 7:52 pm

Eu colocaria .050 num Jazz Bass sem receio nenhum. Não acho que exista perigo algum. Não mesmo. Existem encordoamentos bem mais espessos e o JB não possui o braço mais fino do mundo.
E além do mais, um braço bom não é definido pela espessura. Tem taco de baseball que é uma porcaria, e tem braços finos que são super resistentes. O que manda é uma madeira de boa qualidade e um instrumento bem construído.

Sobre a espessura das cordas, acho que influencia muito mais na tocabilidade do que no timbre. Mas geralmente as pessoas fazem o contrário, escolhem a espessura pensando no timbre ao invés da tocabilidade.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex maio 31, 2019 9:28 pm

RobertoGrecoJr escreveu:
Uchoa escreveu:Eu não arriscaria .050 em um Jazz Bass com o braço fino que ele tem ! IMHO .

Realmente. Chega a dar um calafrio só de pensar. Acho que seria judiar demais do instrumento.
Basta fazer uma regulagem de tensor dedicada...
Em tempo: Eu nunca uso 0.40
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Stormbringer Sáb Jun 01, 2019 9:54 am

Eu "visto" o instrumento melhor com 040.
Eventualmente eu coloco 045(nunca mais comprei, mas as vezes ganho ernie ball 045), mas nao tem o mesmo conforto pra mim.

E tem outra coisa: muda de marca pra marca, modelo pra modelo. Eu acho que quem tiver oportunidade de testar várias, eventualmente vai achar aquela corda que vai fazer o baixo vestir melhor Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por joabi Sáb Jun 01, 2019 10:38 am


É uma discussão muito antiga. O grande baixista Shakespeare já dizia:

"Há mais coisas entre .040 e .045 do que sonha nossa vã filosofia"

Para mim, .045.
Conforto e equilibrio na medida certa, mas, para cordas flatwound, eu vou de .050.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 01, 2019 10:52 am

Quando você aumenta a tensão das cordas sobre um braço qualquer aumenta o risco sim...

E muitas vezes não importa se é um baixo caro ou barato, bem ou mal feito, madeira considerada de qualidade alta ou baixa... Cada peça de madeira é de um jeito e o risco de mover é maior quando submetida a maior tensão.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 01, 2019 10:55 am

RobertoGrecoJr escreveu:Pergunta: Será que, com elas, no meu JB, os slaps ficariam "descaracterizados" ?  To com essa vontade pq meu JB tem o braço e escala em Maple (Que define melhor médio agudo) e penso que, talvez, as .50 dariam um som mais "gordo" no timbre. Eu perderia esse definição de agudos ou elas dariam só mais uma encorpada?

Esse conceito de "descaracterizado" não existe.

Se você quer slap de Marcus Miller melhor tocar igual a ele, usar as cordas dele, baixo dele, etc...

Cada tipo de corda gerará um timbre diferente, isso é fato...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Uchoa Sáb Jun 01, 2019 12:07 pm

.040 que vieram no meu Music Man estavam novinhas , não duraram 3 dias que eu não aguentei , coloquei .045 .

Mas isso é pessoal , eu não consigo ouvir o punch de cordas com calibre maiores do que a .040 que a pegada até parece muito soft , sendo que eu toco forte nas cordas e quando são .040 parecem xoxas .

Enfim , cada macaco no seu galho ! playing
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por ZédeLepelin Qua Jun 05, 2019 3:59 pm

Eu uso .45, mas cada um tem sua pegada, seu jeito característico de tocar. Como já disseram, cada macaco no seu galho.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

.40 OU .45 ? Empty Re: .40 OU .45 ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos