Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem a entender o "politicamente correto".

+16
Jãozeiro
rodlburigo
Paulo Penna
Thales_Sr
Ivanov_br
Mauricio Luiz Bertola
Maurício_Expressão
vinibassplayer
WHead
Raul S.
Sonikado
Zubrycky
joabi
fheliojr
Uchoa
allexcosta
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 27, 2019 1:28 pm

Uma amiga minha do Rio se chateia e me corrije toda vez que uso a palavra "favela". Diz que não pode, que tem que dizer "comunidade".

Ok... Aí nas Olimpíadas, quando o mundo todo tá vendo, todo mundo usa a palavra "favela" e ninguém diz nada. Agora eu ligo a TV no SporTV e tá passando a "Taça das Favelas de Futebol".

Outro exemplo, você descreve uma pessoa e fala "é um negão assim ou assado" ou se ele for baixinho, você diz "é um neguinho de bigode, assim e tal...".
Não pode... Mas se for um cara bem branco você pode dizer "é um branquinho com óculos e cabelo bem curto". Isso aí não tem problema...

Como que funciona isso? Qual que é a lógica?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Uchoa Sáb Jul 27, 2019 1:35 pm

Eu fui criado sendo favela e não vejo sentido em mudar nome das coisas se no fim das contas não deixa de ser o que é !

Estão criando uma coisa tão chata e cheio de mi mi mi que está enchendo o saco .

Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por fheliojr Sáb Jul 27, 2019 1:46 pm

^ Exato, além de q, para se deixar de ser favela, o Estado teria que melhorar as condições de vida das pessoas q moram nela, implementando rede de saneamento básico, etc.

Alex, me lembrei do episódio Blame it on Lisa, dos Simpsons... pintaram até os ratos da favela q aparece lá. hehehehehe
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por joabi Sáb Jul 27, 2019 3:40 pm

Alex, é mais ou menos como nos EUA... se você chegar em alguém e chamar de "negro", você está ofendendo a pessoa, corre até risco de ir preso, dependendo da situação. Tem que ser Afro-americano.

Se outro negro chamar essa pessoa de "negro", tá tudo certo. Vão agir como se fossem amigos de infância.

Isso acontece com todo tipo de minoria.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 27, 2019 3:49 pm

^ Brancos no Brasil são minoria. Um negro pode se referir a um branco como aquele cara branquinho. Ninguém vai dizer nada...

Nos EUA só chamar alguém de "nigger" não dá cadeia. Se você falar provocando pode ser preso por "disorderly conduct", mas não porque proferiu a palavra.

Outra coisa é lei de proteção à mulher. Um monte de homem é agredido todos os dias, mas por que não há a lei "Mário da Penha"? E acusado injustamente de estupro? Será que vão fazer a lei Neymar?

Por que eu posso entrar na farmácia agora e comprar hormônio feminino sem receita mas se for tentar comprar testosterona (hormônio que existe naturalmente no meu corpo) é um Deus nos acuda?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Zubrycky Sáb Jul 27, 2019 4:18 pm

O politicamente correto é uma espécie de novilíngua destinada a moldar o pensamento das massas. Isso ocorre através do uso de eufemismos, trocando-se palavras fortes e diretas por palavras fracas e neutras.

Essa substituição de vocábulos fez eclodir uma nova língua e resultou no medo de opinar, de divergir - com o próprio pensamento - da cartilha de pensamento dominante imposta pela patrulha ideológica (que pode vir tanto de um lado quanto do outro, mesmo porque tendências autoritárias não são exclusividade deste ou daquele campo do espectro ideológico...).

Sendo assim, por controlar e estabelecer o que pode ou não ser dito, por restringir o escopo do que pode ou não ser raciocinado e por substituir definições por eufemismos, o politicamente correto acaba se transformando em um instrumento sorrateiro e subterrâneo de manipulação e controle das massas.

Em tempo, favela é favela. "Eppur si muove!"
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18986
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Uchoa Sáb Jul 27, 2019 5:04 pm

Eu peguei um táxi no centro do Rio e conversando com o taxista ele me falou que mora no morro do alemão , favela , porém a casa dele tem as ruas asfaltadas , saneamento básico , quadra de esportes , etc ...

Reclamei do calor e ele contou que vive o dia inteiro no ar em vários cômodos , falei que a conta vem alta assim , aí vem ele e conta : Lá na comunidade não pagamos água , luz , internet e Net ! Pode ficar o ar ligado o dia inteiro e a instalação é feita pela concionária , não são aqueles cabos trepados , pelo menos na minha quadra que é na parte baixa !

Completando : O filho dele é policial e não tem problemas com ninguém por lá , são conhecidos e sempre moraram lá , desde o avô !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Sonikado Ter Jul 30, 2019 12:03 am

Politicamente correto:

Você mente, mas tem que mentir mal. Mentir bonito não vale.

Quem ouve, finge que você não está mentindo. Mas ele também tem que fingir mal, não pode ser convincente.

Pronto. Basta que ambas as partes mintam mal o suficiente para que ambas se convençam que ambas estão mentindo que temos um politicamente correto bem feito.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Raul S. Ter Jul 30, 2019 1:41 am

politicamente correto é evitar falar termos que denotem teor amplamente pejorativo, e que em alguns casos disseminem preconceito, independente de tratar de minorias ou maiorias
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por WHead Ter Jul 30, 2019 1:58 am

allexcosta escreveu:
Como que funciona isso? Qual que é a lógica?

Allexcosta, existem várias interpretações para o politicamente correto. Eu poderia dizer que o discurso não é neutro, nem seus sujeitos, nem os próprios termos que trazem sentidos históricos, culturais e políticos - e por isso devem ser atenciosamente cuidados. Poderia dizer que ele se refere apenas à boa educação, uma espécie de cuidado para não ofender às mais variadas pessoas e personalidades à medida que a sociedade se desenvolve e diversifica. Ou ainda, poderia  simplesmente reduzir o termo ao uso político que vemos hoje em dia, algo vago, superficial e dicotômico. Na dúvida, eu pergunto se o que eu estou pensando e ou dizendo ofende ou não está de acordo com o que eu estou tentando expressar. Sempre funciona comigo e eu recomendo.

Aproveito para compartilhar essa breve  entrevista com Moira Weigel, pesquisadora de Harvard e estudiosa do assunto.

https://epoca.globo.com/estudiosa-do-politicamente-correto-afirma-que-ele-nao-existe-um-inimigo-imaginario-23374222

Deixo também um link para a revista digital da USP em que quatro artigos tentam responder o que significaria, na visão de cada um dos autores, a expressão “politicamente correto” e por que ela gera tanta controvérsia na opinião pública brasileira.

https://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/10545

Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2739
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por vinibassplayer Ter Jul 30, 2019 12:30 pm

a coisa nao muda só pq o nome muda... pode ser favela ou qqr outra coisa.. chamar de comunidade nao vai deixar de ser favela....
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Raul S. Ter Jul 30, 2019 3:21 pm

vinibassplayer escreveu:a coisa nao muda só pq o nome muda... pode ser favela ou qqr outra coisa.. chamar de comunidade nao vai deixar de ser favela....
muda só no sentido de agora a gente saber que existem pessoas que não gostam que suas comunidades sejam referidas por esse termo.

mas no meu entendimento de politicamente correto, ele sempre existiu, seja com palavras comuns, seja com palavras que viraram "palavrão", como "cu" que até hoje é usado para se referir a bunda em Portugal; "doméstica" para se referir a "empregado doméstico"; "dia de branco"; "baianada" para se referir a coisas bregas; "gordice"; "programa de índio", "Febem" para "Fundação Casa", e assim por diante
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Ter Jul 30, 2019 4:39 pm

"Dia de branco" não tem nada a ver com racismo. Favela até o campeonato de futebol fala...

O canto de guerra do time pra o qual eu torço sempre foi "nêeeeeeeego, nêeeeeego". Já pensou se inventarem uma babaquice politicamente correta pra mudar isso e a gente não possa mais cantar no estádio?

É ridículo, cara...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Raul S. Ter Jul 30, 2019 5:02 pm

allexcosta escreveu:"Dia de branco" não tem nada a ver com racismo. Favela até o campeonato de futebol fala...

O canto de guerra do time pra o qual eu torço sempre foi "nêeeeeeeego, nêeeeeego". Já pensou se inventarem uma babaquice politicamente correta pra mudar isso e a gente não possa mais cantar no estádio?

É ridículo, cara...
concordo, mas sempre foi assim a gente está só mais atento e informado como sociedade. tenta pensar por outro ponto de vista: não o de que você está sendo julgado, mas o de que quem se incomoda está sendo respeitado. muita coisa é boba pra gente que não tem intenção de ofender ou segregar, mas não para quem está do outro lado da corda. é tentar se pôr no lugar dessas pessoas em uma situação em que existe essa intenção.

"neguinho(a)" por exemplo; eu cresci usando isso sem nenhuma maldade, mas depois de um tempo, percebendo a necessidade de abrir mão do termo para acabar com a disseminação do uso pejorativo, fui deixando de usar ativamente até ficar algo natural, e hoje, anos depois, toda vez que ouço tenho a imagem daquele meu tio bosteiro, preconceituoso e chucro falando, mesmo vindo de uma pessoa sem essa intenção.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Zubrycky Ter Jul 30, 2019 11:39 pm

vinibassplayer escreveu:a coisa nao muda só pq o nome muda... pode ser favela ou qqr outra coisa.. chamar de comunidade nao vai deixar de ser favela....

Você está certo. Nada que existe deixa de ser o que de fato é com a mudança do nome pelo o qual essa coisa é denominada. Entretanto, dito isso, a alteração de nomenclatura faz com que a percepção que temos sobre essa coisa seja alterada.

Ao aceitarmos os eufemismos que nos são impingidos pelo politicamente correto deixamos de ver as coisas como elas são de fato.

Entenda que eu sou um virginiano e amante das palavras. Entendo que elas tem poder, que tudo tem um nome e que a exatidão só é alcançada quando as coisas são denominadas pelo o que elas são de fato.

Para ilustrar o mecanismo de como a percepção de algo existente muda com a troca de palavra, eis aqui um exemplo (segundo o site https://dicionariodoaurelio.com );

Significado de "favela" (Leia-se "o termo exato" - e aqui, por "termo exato", me refiro especificamente ao item 1. Os itens 2 e 3 foram postos em nome para não deixar sem citação as demais definições do termo).

1 - Conjunto de habitações toscas e miseráveis, geralmente em morros e onde habita gente pobre.
2 - Lugar de má fama, sítio suspeito, frequentado por desordeiros.
3 - Planta das caatingas baianas.

Significados de "comunidade" (Leia-se "o eufemismo politicamente correto").

1 - Qualidade daquilo que é comum.
2 - Agremiação.
3 - Comuna.
4 - Sociedade.
5 - Identidade.
6 - Paridade.
7 - Conformidade.
8 - Lugar onde vivem indivíduos agremiados.

Coisas bem diferentes, enfim.

Concluindo, tendo em vista o exemplo acima, trocar um termo exato por um eufemismo (Que, neste caso, nem sequer é um sinônimo) muda completamente a percepção que deveríamos ter sobre a favela.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18986
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Sonikado Qua Jul 31, 2019 12:20 am

^
Concordo muito Zubrycky!

Mas temos um problema muito grande, que ocorre no médio/longo prazo: Ao invés de mudar a percepção da "coisa" (uma favela, por exemplo) na verdade se troca o significado da palavra, e a "nova palavra" se torna tão (ou mais) perjorativa do que a palavra anterior. É trocar as moscas.

Basta analisar o próprio exemplo de Favela e comunidade: o termo "comunidade" já é motivo de olhares tortos por aí. Todos os significados de "comunidade" já estão se perdendo para, no fim, virar uma "favela 2.0". E aí todos deixaremos de usar "comunidade" no seu significado real.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jul 31, 2019 3:36 pm

Para mim, politicamento correto é só uma forma de expressão de gente chata...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Raul S. Qua Jul 31, 2019 4:21 pm

^fácil falar sendo homem, branco, sis, de classe média/alta
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jul 31, 2019 4:45 pm

Raul S. escreveu:^fácil falar sendo homem, branco, sis, de classe média/alta

Concordo.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Convidado Seg Ago 19, 2019 10:18 am

IMO, tem alguns casos em que isso faz sentido, exemplo usar PNE (portador de necessidades especiais) no lugar de deficiente. Isso por que o termo refere-se ao indivíduo, especificamente. Acho deficiente uma palavra com um sentido muito pesado.

Agora comunidade no lugar de favela me parece ser uma manobra do sistema para camuflar a total incapacidade de lidar com o tema.

Mas a verdade é que fazemos isso o tempo todo, tipo quando usamos o "metódico" para dizer que um chefe é chato ou "limitado" no caso de um músico ruim.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Seg Ago 19, 2019 11:53 am

Raul S. escreveu:^fácil falar sendo homem, branco, sis, de classe média/alta

Quase nenhum de nós aqui é branco. O Expressão definitivamente não é um homem branco. Eu também não sou...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 19, 2019 12:15 pm

allexcosta escreveu:
Raul S. escreveu:^fácil falar sendo homem, branco, sis, de classe média/alta

Quase nenhum de nós aqui é branco. O Expressão definitivamente não é um homem branco. Eu também não sou...
Allex, "Homem Branco" no Brasil não é apenas uma categoria étnica, "biológica", mas uma questão de ideologia, de mentalidade..
Enquanto nos EUA negro é negro, aqui... Dadas certas circunstâncias... negro pode ser branco...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Ivanov_br Seg Ago 19, 2019 12:39 pm

Sendo redundante e simplista: "ser politicamente correto é evitar discurso ou posicionamento que possa ser ofensivo a qualquer grupo social."

Com uma definição desta, simplista eu sei, é fácil perceber como podemos nos sentir completamente vigiados e castrados. Não porque eu não posso mais dizer esta ou aquela expressão, mas sim que qualquer individuo pode se ofender com qualquer coisa que seja dita.

Acho que a essência da critica ao potilitacamente correto é esta.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 19, 2019 5:48 pm

Ivanov_br escreveu:Sendo redundante e simplista: "ser politicamente correto é evitar discurso ou posicionamento que possa ser ofensivo a qualquer grupo social."

Com uma definição desta, simplista eu sei, é fácil perceber como podemos nos sentir completamente vigiados e castrados. Não porque eu não posso mais dizer esta ou aquela expressão, mas sim que qualquer individuo pode se ofender com qualquer coisa que seja dita.

Acho que a essência da critica ao potilitacamente correto é esta.
claps
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Paulo Penna Seg Ago 19, 2019 6:47 pm

https://mises.org.br/Article.aspx?id=2866&ac=214157
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 19, 2019 11:22 pm

Paulo Penna escreveu:https://mises.org.br/Article.aspx?id=2866&ac=214157
Como sempre esse site desse grupo ideológico atirando no que viu e acertando no que não viu...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Ter Ago 20, 2019 9:33 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, "Homem Branco" no Brasil não é apenas uma categoria étnica, "biológica", mas uma questão de ideologia, de mentalidade..
Enquanto nos EUA negro é negro, aqui... Dadas certas circunstâncias... negro pode ser branco...

É sério isso?

Quem inventou um absurdo desses?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Convidado Ter Ago 20, 2019 11:01 am

Ivanov_br escreveu:Sendo redundante e simplista: "ser politicamente correto é evitar discurso ou posicionamento que possa ser ofensivo a qualquer grupo social."

Com uma definição desta, simplista eu sei, é fácil perceber como podemos nos sentir completamente vigiados e castrados. Não porque eu não posso mais dizer esta ou aquela expressão, mas sim que qualquer individuo pode se ofender com qualquer coisa que seja dita.

Acho que a essência da critica ao potilitacamente correto é esta.

Exatamente isso!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por rodlburigo Ter Ago 20, 2019 12:32 pm

Eis o problema desse "politicamente correto", a família da minha avó materna é negra com índio, mas com brancos também. Já nem sei qual é a definição desta mistura. Eles migravam da serra catarinense para o litoral no inverno para fugir do frio. Praticamente nômades.
Mas o importante é que meus passados são índios e são negros. Sempre foram negros e isso sempre me orgulhou.

Me ofende o fato de quererem chamá-los de "afro-descendentes".
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Ter Ago 20, 2019 12:57 pm

rodlburigo escreveu:Eis o problema desse "politicamente correto", a família da minha avó materna é negra com índio, mas com brancos também. Já nem sei qual é a definição desta mistura.

Essa mistura chama "brasileiro".

rodlburigo escreveu:Me ofende o fato de quererem chamá-los de "afro-descendentes".

Pois é...

Qual o problema com a palavra "negro"? Até porque existe o "dia da consciência negra" né? Já pensou que b**ta chamar de "dia da consciência afro-descendente"? Que absurdo isso seria...

O único momento que raça ou cor de pele deveria fazer alguma diferença é na medicina, já que cada grupo étnico tem características distintas nessa área.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Sonikado Ter Ago 20, 2019 11:03 pm

O único momento que raça ou cor de pele deveria fazer alguma diferença é na medicina, já que cada grupo étnico tem características distintas nessa área.
Não tente adicionar lógica e bom senso com quem age no politicamente correto.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por rodlburigo Qua Ago 21, 2019 10:31 am

Sonikado escreveu:
Não tente adicionar lógica e bom senso com quem age no politicamente correto.

Esses dias estava falando que homens e mulheres eram diferentes com uma colega de trabalho. Ela só faltou me xingar.
Aí perguntei qual o homem que já tinha tido o dom de parir um filho.
Ela não fala comigo desde então.
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 21, 2019 10:35 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, "Homem Branco" no Brasil não é apenas uma categoria étnica, "biológica", mas uma questão de ideologia, de mentalidade..
Enquanto nos EUA negro é negro, aqui... Dadas certas circunstâncias... negro pode ser branco...

É sério isso?

Quem inventou um absurdo desses?
Exatamente Allex...
Basta um negro ser rico e ficar à favor do "status quo" que ele "vira branco"...
O caso do Sr. Edson Arantes do Nascimento é apenas um...
Ademais, no Império, alguns Barões, homens ricos, tinham tez mais escura (mulatos), e eram vistos como "brancos", por pertencerem à Elite Senhorial Escravista.
Exemplos e estudos sobre esse "fenômeno" existem. Mas isso não faz com que a Sociedade brasileira deixe de ser violentamente racista, ao contrário; é uma forma de cooptação, de legitimação do sistema social.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Jãozeiro Qua Ago 21, 2019 12:48 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, "Homem Branco" no Brasil não é apenas uma categoria étnica, "biológica", mas uma questão de ideologia, de mentalidade...

É sério isso?

Quem inventou um absurdo desses?

É sério que você não acha isso sério e que acha isso um absurdo? scratch
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Jãozeiro Qua Ago 21, 2019 12:55 pm

allexcosta escreveu:Um negro pode se referir a um branco como aquele cara branquinho. Ninguém vai dizer nada...

Sim, mas é isso mesmo. Racismo reverso não existe.

Quando o cara usa uma camiseta "100% branco", "orgulho branco", ele tá reafirmando uma posição de supremacia racial. Branco nunca foi um termo pejorativo.

allexcosta escreveu:Nos EUA só chamar alguém de "nigger" não dá cadeia. Se você falar provocando pode ser preso por "disorderly conduct", mas não porque proferiu a palavra.

Hum...a NIG teve de mudar de nome pra vender seus produtos nos Estados Unidos justamente para não ter problema com "nigger".

allexcosta escreveu:Outra coisa é lei de proteção à mulher. Um monte de homem é agredido todos os dias, mas por que não há a lei "Mário da Penha"? E acusado injustamente de estupro? Será que vão fazer a lei Neymar?

Allexcosta, o homem não precisa de uma Lei dessas pra ele pra Ele. Homens são agredidos por outros homens em 99,99999999999% dos casos. O planeta Terra gira em torno do homem.




Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Jãozeiro Qua Ago 21, 2019 1:00 pm

allexcosta escreveu:Uma amiga minha do Rio se chateia e me corrije toda vez que uso a palavra "favela". Diz que não pode, que tem que dizer "comunidade".

E sim, concordo que existem esses excessos de eufemismo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Qua Ago 21, 2019 1:19 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Exatamente Allex...
Basta um negro ser rico e ficar à favor do "status quo" que ele "vira branco"...
O caso do Sr. Edson Arantes do Nascimento é apenas um...

Pelé não é branco, nunca foi, nunca será...
Branco e negro são etnias.

Se você quer discutir se o branco ou negro passa por situações sociais distintas, isso é outra coisa.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ademais, no Império, alguns Barões, homens ricos, tinham tez mais escura (mulatos), e eram vistos como "brancos", por pertencerem à Elite Senhorial Escravista.

"Vistos como brancos"? Tem evidência disso? Qual o problema em ser mulato que pertence à elite?

Jãozeiro escreveu:Quando o cara usa uma camiseta "100% branco", "orgulho branco", ele tá reafirmando uma posição de supremacia racial. Branco nunca foi um termo pejorativo.

Quando negro usa camisa "100% negro" ele tá reafirmando o quê?

Jãozeiro escreveu:Hum...a NIG teve de mudar de nome pra vender seus produtos nos Estados Unidos justamente para não ter problema com "nigger".

Sim, deve mudar sim. É tipo Brasileiro nos EUA falando Português em público. Tem que evitar a palavra "faca" pra não causas constrangimentos.

Jãozeiro escreveu:Allexcosta, o homem não precisa de uma Lei dessas pra ele pra Ele. Homens são agredidos por outros homens em 99,99999999999% dos casos. O planeta Terra gira em torno do homem.

De onde você tirou essa estatística?

Já fui agredido mais vezes por mulheres que por homens.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 21, 2019 1:31 pm

Allex, parece que você não entendeu o que eu quis dizer ou não entende (a não ser de forma "peculiar", bem "pessoal") a Realidade Brasileira...
Não estou discutindo etnias, mas "locais, posições" sociais...
No Brasil não exisste apenas o preconceito racial, existe o social, que estão intimamente, historicamente ligados.
Preto, ao ficar rico, vira "branco"...

"Vistos como brancos"? Tem evidência disso? Qual o problema em ser mulato que pertence à elite?
Sim... Basta estudar História do Brasil para se perceber que alguns membros das Elites eram mulatos. Socialmente, eram considerados brancos. Quer exemplo: André Rebouças, (de uma certa forma) Machado do Assis, Bárbara Aleluia, etc...
Em Minas, do início do século 18 a meados do 19, mais de 30% desses proprietários de escravos eram ex-escravos ou descendentes de escravos.
Não há problema em ser mulato, principalmente se você for rico...

Já fui agredido mais vezes por mulheres que por homens.
affraid
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Qua Ago 21, 2019 1:51 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não estou discutindo etnias, mas "locais, posições" sociais...

Pois é.

Eu sempre fui pobre, nunca me chamaram de negro. Percebe o absurdo que você tá dizendo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 21, 2019 1:53 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não estou discutindo etnias, mas "locais, posições" sociais...

Pois é.

Eu sempre fui pobre, nunca me chamaram de negro. Percebe o absurdo que você tá dizendo?
Mas não é...
Você é que quase sempre generaliza para a Sociedade, para as relações sociais e históricas, questões de caráter pessoal...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Qua Ago 21, 2019 1:59 pm

^ Bertola, o que você tá dizendo é que no Brasil se há uma pessoa negra de boa posição social ela muda de raça e se torna branca. O mesmo ocorre com uma pessoa branca de posição social ruim, que se torna negra...

Isso não é verdade, nem passa perto de ser.

Preto é preto, branco é branco, rico é rico, pobre é pobre...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 21, 2019 3:51 pm

allexcosta escreveu:^ Bertola, o que você tá dizendo é que no Brasil se há uma pessoa negra de boa posição social ela muda de raça e se torna branca. O mesmo ocorre com uma pessoa branca de posição social ruim, que se torna negra...

Isso não é verdade, nem passa perto de ser.

Preto é preto, branco é branco, rico é rico, pobre é pobre...

Allex, você parece DESCONHECER totalmente as implicações raciais e sociais da pobreza e da riqueza no Brasil.
Você DESCONHECE toda uma série de estudos antropológicos e de Ciências Sociais nesse país.
Por outro lado, a sua experiência pessoal parece lhe dizer que "...Preto é preto, branco é branco, rico é rico, pobre é pobre..."
Não é assim...
Ser rico e branco é uma coisa...
Ser preto e rico, outra coisa (e "enbranquece" o preto)...
Ser branco e pobre é uma coisa...
Ser preto e pobre, é outra coisa...
Parece que você pensa as relações sociais e históricas da nossa Sociedade de forma cartesiana e individualista...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por fheliojr Qua Ago 21, 2019 4:24 pm

rodlburigo escreveu:...
Ela não fala comigo desde então.

Sorte sua.


Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, você parece DESCONHECER totalmente as implicações raciais e sociais da pobreza e da riqueza no Brasil.
Você DESCONHECE toda uma série de estudos antropológicos e de Ciências Sociais nesse país.
Por outro lado, a sua experiência pessoal parece lhe dizer que "...Preto é preto, branco é branco, rico é rico, pobre é pobre..."
Não é assim...
Ser rico e branco é uma coisa...
Ser preto e rico, outra coisa (e "enbranquece" o preto)...
Ser branco e pobre é uma coisa...
Ser preto e pobre, é outra coisa...
Parece que você pensa as relações sociais e históricas da nossa Sociedade de forma cartesiana e individualista...

Alex, basicamente, um negro rico tende a sofrer menos preconceito q um negro ou branco pobres. Já no caso destes 2, o branco tende a ser o menos prejudicado.
Aqui, no Ceará, o preconceito social é mais forte q o racial, por exemplo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 21, 2019 4:28 pm

fheliojr escreveu:
rodlburigo escreveu:...
Ela não fala comigo desde então.

Sorte sua.


Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, você parece DESCONHECER totalmente as implicações raciais e sociais da pobreza e da riqueza no Brasil.
Você DESCONHECE toda uma série de estudos antropológicos e de Ciências Sociais nesse país.
Por outro lado, a sua experiência pessoal parece lhe dizer que "...Preto é preto, branco é branco, rico é rico, pobre é pobre..."
Não é assim...
Ser rico e branco é uma coisa...
Ser preto e rico, outra coisa (e "enbranquece" o preto)...
Ser branco e pobre é uma coisa...
Ser preto e pobre, é outra coisa...
Parece que você pensa as relações sociais e históricas da nossa Sociedade de forma cartesiana e individualista...

Alex, basicamente, um negro rico tende a sofrer menos preconceito q um negro ou branco pobres. Já no caso destes 2, o branco tende a ser o menos prejudicado.
Aqui, no Ceará, o preconceito social é mais forte q o racial, por exemplo.

Morei 4 anos em SP. A quantidade de nordestinos que eram tratados de forma preconceituosa e que presenciei pessoalmente, foi grande...
Eu mesmo, por ser carioca, sofri tal coisa. Mas... Como eu era um Professor Universitário e um Coordenador de Pesquisas, esse preconceito ficava disfarçado... eu era "admitido" entre os paulistas (claro que isso é uma generalização).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Qua Ago 21, 2019 6:21 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ser rico e branco é uma coisa...
Ser preto e rico, outra coisa (e "enbranquece" o preto)...
Ser branco e pobre é uma coisa...
Ser preto e pobre, é outra coisa...

Quase isso.

Sim, todas essas combinações são diferentes. Preto rico não "embranquece" o preto... De forma alguma... Ele simplesmente é preto rico, que é diferente de preto pobre, que é diferente de branco rico, que é diferente de branco pobre e todos são diferentes entre si, como todos os grupos sócio/étnico/culturais são...

E se a gente for falar mais. O preto pobre brasileiro no Brasil é uma coisa, o preto pobre haitiano (por exemplo) no Brasil já é outra coisa.

Tudo é outra coisa. É assim que o mundo é...

fheliojr escreveu:Alex, basicamente, um negro rico tende a sofrer menos preconceito q um negro ou branco pobres. Já no caso destes 2, o branco tende a ser o menos prejudicado.
Aqui, no Ceará, o preconceito social é mais forte q o racial, por exemplo.

Sim, é óbvio...

É assim que funciona praticamente no mundo todo.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Morei 4 anos em SP. A quantidade de nordestinos que eram tratados de forma preconceituosa e que presenciei pessoalmente, foi grande...
Eu mesmo, por ser carioca, sofri tal coisa.

Então a observação não serve só pra nordestinos, já que uma pessoa do Rio não o é...

Já morei em SP também. Todo mundo sofre preconceito lá, como sofre em qualquer lugar do mundo. O paulistano da Vila Mariana tem preconceito com o que mora no centrão. O de São Caetano tem com quem mora em Diadema... Quem dirá com alguém que veio da Bahia, do Piauí ou de Niterói... O mundo é assim, sempre foi...

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas... Como eu era um Professor Universitário e um Coordenador de Pesquisas, esse preconceito ficava disfarçado... eu era "admitido" entre os paulistas (claro que isso é uma generalização).

Sei lá, eu convivi com muito paulistano... Eles não são de não te aceitar porque você é de outro lugar. Isso passa muito, como você mesmo diz, por percepção de classe social. Muito mais do que local de origem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Tiago Bass Sáb Ago 24, 2019 11:10 am

Alex , imagina quando dizem que não se pode chamar alguém de Mulato, porque essa palavra deriva de Mula . kkkkkkkkkkk

Como diria um amigo meu . É de cair o cú da bunda ! kkkkk
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Zubrycky Dom Set 22, 2019 11:15 pm

Me lembrei desse vídeo (Embora a tradução falhe aqui e acolá).



https://www.thoughtco.com/soft-language-euphemism-1692111

Também me lembrei disso.

http://obviousmag.org/archives/2011/03/o_poder_das_palavras_guerra_e_paz_liberdade_e_escravidao_ignorancia_e_forca.html

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18986
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Convidado Sex Set 27, 2019 9:39 am

https://istoe.com.br/jornalista-e-demitido-apos-dizer-que-greta-thunberg-protesta-porque-e-histerica-e-precisa-de-sexo/

Jornalista é demitido após dizer que Greta Thunberg protesta porque é ‘histérica’ e ‘precisa de sexo’

Ex-apresentador de rádio de Natal também afirmou que ativista sueca de 16 anos 'precisa de um macho'

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Bruno da Rosa Sex Set 27, 2019 5:26 pm

"politicamente correto" é ter que escrever palavrão nesse fórum usando #$%¨& Razz
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2019 6:34 pm

Bruno da Rosa escreveu:"politicamente correto" é ter que escrever palavrão nesse fórum usando #$%¨&

Não.

A isso chamamos "educação básica".

Você falaria palavrões numa reunião pública, seja do condomínio onde mora, de pais de alunos ou algo assim? Mesma coisa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos