Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chiado no Music Man passivo

+10
Guga Ramone
Stormbringer
Uchoa
Paulo Penna
patriciofernandes
allexcosta
JAZZigo
Rick Charles
Mauricio Luiz Bertola
Luiz Velhinho
14 participantes

Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Sex Ago 30, 2019 8:06 pm

Rapaziada,
Peguei um Music Man SUB 2003 passivo. Tá surrado, mas com uma excelente tocabilidade. O problema é que ele veio chiando horrores. Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu. O chiado diminui sensivelmente quando coloco a mão nas cordas ou nos knobs.
Alguém tem alguma dica do que pode estar acontecendo?
Obrigado
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 30, 2019 8:53 pm

O chiado diminui sensivelmente quando coloco a mão nas cordas ou nos knobs
É assim que tem que ser...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Sex Ago 30, 2019 9:33 pm

Ok, mas o que posso fazer pra zerar o ruído, Bertola? Alguma sugestão?
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 30, 2019 9:48 pm

Luiz Velhinho escreveu:Ok, mas o que posso fazer pra zerar o ruído, Bertola? Alguma sugestão?
Se vc já fez a blindagem, não há muito o que fazer.
Talvez haja uma interferência no amp por conta da rede elétrica de sua casa.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Rick Charles Sex Ago 30, 2019 10:48 pm

Meu precision tava chiando também, só que ao contrário do que está acontecendo com o seu, quando eu mexia nos knobs de volume ou tone o chiado aumentava. Refiz toda a parte elétrica, coloquei potenciômetros novos, capacitor novo, fiação nova e blindei, do que estava antes eu só mantive o jack, meu problema foi totalmente resolvido e como fui eu mesmo que fiz o serviço, não gastei nem 50 reais. Mas como o Bertola falou, pode ser interferência na rede elétrica, tente testar o baixo em outros lugares e veja se o chiado persiste.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por JAZZigo Sex Ago 30, 2019 10:49 pm

Luiz Velhinho escreveu:Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu.
Tá com cara de blindagem mal feita. Que luthier foi esse?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 30, 2019 10:51 pm

JAZZigo escreveu:
Luiz Velhinho escreveu:Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu.
Tá com cara de blindagem mal feita. Que luthier foi esse?
Procede.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por JAZZigo Sex Ago 30, 2019 10:52 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
JAZZigo escreveu:
Luiz Velhinho escreveu:Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu.
Tá com cara de blindagem mal feita. Que luthier foi esse?
Procede.
Se não sentir-se à vontade para dizer o nome aqui, me mande uma MP. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por allexcosta Sex Ago 30, 2019 11:27 pm

Luiz Velhinho escreveu:Ok, mas o que posso fazer pra zerar o ruído

Coloca captação EMG.

notme
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por patriciofernandes Sex Ago 30, 2019 11:34 pm

allexcosta escreveu:
Luiz Velhinho escreveu:Ok, mas o que posso fazer pra zerar o ruído

Coloca captação EMG.

notme

Ri Muito

(p.s.: é verídico)
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Sáb Ago 31, 2019 9:31 am

Por partes:
1. Vou testar com o amp em outro lugar. A galera na faixa etária abaixo dos 6 anos aqui não me permitiu fazer isso ontem;
2. O Luthier que levei foi no Emerson, na 305 norte, JAZZigo. Fiz um trabalho num SX com ele e ficou muito bom (coloquei captadores EMG passivos nele, allexcosta, pro seu deleite). Meu Luthier de confiança é o Doca, da 310 norte, mas resolvi fazer uma experiência e deu certo, a princípio.
3. Rick Charles, verei se será necessário. Valeu pelas dicas.
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por JAZZigo Sáb Ago 31, 2019 6:22 pm

Luiz Velhinho escreveu:2. O Luthier que levei foi no Emerson, na 305 norte, JAZZigo. Fiz um trabalho num SX com ele e ficou muito bom (coloquei captadores EMG passivos nele, allexcosta, pro seu deleite). Meu Luthier de confiança é o Doca, da 310 norte, mas resolvi fazer uma experiência e deu certo, a princípio.
Bom, não vou criticar, aqui neste tópico, o serviço de ninguém. Agora, definitivamente, não é normal um baixo de 1 humbucker gerar tanto ruído que chegue a incomodar... tem coisa errada aí. Suspect
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Sáb Ago 31, 2019 6:40 pm

Pois é, vou ver com ele. Fiquei chateado porque tava na pilha de tocar e não ficou bom. O baixo é legal demais pra ficar com essa mácula
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 31, 2019 7:33 pm

3 possibilidades:

- Problema de aterramento.
- Defeito no captador.
- Energia elétrica dando problema com o amp.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Paulo Penna Sáb Ago 31, 2019 8:03 pm

Potenciômetro sujo, enferrujado ou ruim
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Uchoa Sáb Ago 31, 2019 10:49 pm

Luthier bom resolve isso ! up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Sáb Ago 31, 2019 11:00 pm

Algumas considerações:
1. Tenho um amp Blackstar pra baixo que também funciona a pilha. Liguei o baixo nele com as pilhas e nada de barulho. Com o amp ligado na energia da casa, ruído geral;
2. Percebi que se eu zerar o primeiro potenciômetro de tonalidade diminui muito o ruído (não zera, mas reduz muito). Tenho um outro baixo passivo não blindado que, ligado nos mesmos amps que uso, não dá nada.
Segunda levo a outro Luthier pra verificar o que se passa, mas valeu muito ajuda de todos.
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Stormbringer Seg Set 02, 2019 12:32 pm

^Tudo indica que é ruido na sua rede elétrica. Existem uns supressores de ruido de rede elétrica pra tomada, "baratinhos"(coisa de 30 reais), que pode te resolver.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Guga Ramone Seg Set 02, 2019 12:50 pm

Se um baixo passivo não blindado ligado nas mesmas condições não deu ruído, o baixo que vc mandou blindar tá com algum problema.

Aliás, esse ruído quando se retira as mãos das partes metálicas do baixo é comum em instrumentos sem blindagem. Com o instrumento blindado não era para este ruído aparecer, salvo ocasiões onde se tem muita interferência na rede elétrica, mas aí seria o caso dum instrumento sem blindagem ficar praticamente inutilizável, de tanto ruído aparente.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Seg Set 02, 2019 12:52 pm

Grato, Stormbringer, estou dando uma olhada nisso também.
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Seg Set 02, 2019 12:57 pm

Guga Ramone escreveu:Se um baixo passivo não blindado ligado nas mesmas condições não deu ruído, o baixo que vc mandou blindar tá com algum problema.

Aliás, esse ruído quando se retira as mãos das partes metálicas do baixo é comum em instrumentos sem blindagem. Com o instrumento blindado não era para este ruído aparecer, salvo ocasiões onde se tem muita interferência na rede elétrica, mas aí seria o caso dum instrumento sem blindagem ficar praticamente inutilizável, de tanto ruído aparente.

Guga Ramone, creio que seja algo no baixo mesmo. Vou matar a dúvida essa semana e posto aqui qual foi a solução.
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por NeyBass Seg Set 02, 2019 2:38 pm

- O luthier fez o serviço e ao testar o baixo não apresentou ruído, se foi assim, o serviço do cara ficou bom e o problema é a energia da sua casa ou seu amp;

- O luthier fez o serviço e te entregou o baixo sem testar, ou ouviu o ruído e entregou assim mesmo, sem mesmo verificar se o problema poderia ser captador ou outra coisa. (mal profissional).

Porque mesmo que vc tivesse pedido para ele apenas trocar as cordas e ele tivesse ouvido o ruído, como profissional deveria ter te alertado sobre o problema.
Considerando que o luthier seja um profissional serio eu julgo que o problema seja a energia da sua casa ou seu amplificador.

No meu caso eu retornaria ao mesmo luthier falaria do que está acontecendo e pediria para ele ligar o baixo na oficina dele e testaria la mesmo. (se isso não foi feito ainda).
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Ter Set 03, 2019 10:23 am

Vou apontar os fatos:
Levei o baixo até o luthier para resolver o problema do humming intenso que estava aparecendo. Propus a blindagem como solução, mas deixei claro que caso houvesse mais alguma coisa a ser feita, que fosse informado para autorizar ou não o orçamento.
5 dias depois fui à oficina pegar o baixo. ele me informou que tinha conseguido tirar 70% do humming, mas que, devido ao tipo do escudo do baixo (é de metal, naquele estilo chão de ônibus, original do modelo) o ruído permaneceria e que quando eu conseguisse um outro escudo ele trocaria pra mim. Testei o baixo e me pareceu que o ruído não tinha reduzido esse tanto e fiquei incomodado com a falta de proatividade e, se o caso era o escudo, poderia ter me avisado nesse meio tempo para eu descolar outro. De qualquer forma, fui pra casa, serviço pago.
Cheguei em casa, testei o baixo e o humming permanecia lá. Tirei o escudo e ele permaneceu lá. Mandei uma mensagem na sexta a noite ao luthier perguntando sobre a possibilidade de fazermos mais alguma coisa pra reduzir o ruído. Ele te respondeu? Porque pra mim não teve resposta. Na mesma noite comecei os questionamentos aqui no fórum.
Levei ontem ao luthier que levo há anos. Olhou o baixo com carinho, fez uma avaliação inicial e ficou de me passar o orçamento hoje ou amanhã. Não comentei que tinha feito serviço com outra pessoa, achei desnecessário. Quando tiver um diagnóstico e a solução (se ela vier), posto aqui.
Agora, eu poderia ter sido mais esperto? Talvez. Quando peguei o baixo e vi que não estava de acordo com o que esperava, senti que o primeiro luthier não estava a fim de fazer o serviço ou fez de qualquer jeito. Esperto ele? Bom, nenhum dos meus outros 10 instrumentos de corda passam por ele mais. Isso num negócio em que referência e indicação são primordiais.
Desculpem o longo relato, mas acho relevante mostrar a experiência e também fica registrado pra eu lembrar da cagada que fiz (hehehe).
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por vcrz Ter Set 03, 2019 10:27 am

Olha, aqui em casa, quando a luz da sala onde eu toco meus baixos está ligada, rola uma chiado nervoso em qq baixo meu quando o tone está aberto, apaga a luz, silêncio total....
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por NeyBass Ter Set 03, 2019 10:49 am

Luiz Velhinho escreveu:Vou apontar os fatos:
Levei o baixo até o luthier para resolver o problema do humming intenso que estava aparecendo. Propus a blindagem como solução, mas deixei claro que caso houvesse mais alguma coisa a ser feita, que fosse informado para autorizar ou não o orçamento.
5 dias depois fui à oficina pegar o baixo. ele me informou que tinha conseguido tirar 70% do humming, mas que, devido ao tipo do escudo do baixo (é de metal, naquele estilo chão de ônibus, original do modelo) o ruído permaneceria e que quando eu conseguisse um outro escudo ele trocaria pra mim. Testei o baixo e me pareceu que o ruído não tinha reduzido esse tanto e fiquei incomodado com a falta de proatividade e, se o caso era o escudo, poderia ter me avisado nesse meio tempo para eu descolar outro. De qualquer forma, fui pra casa, serviço pago.
Cheguei em casa, testei o baixo e o humming permanecia lá. Tirei o escudo e ele permaneceu lá. Mandei uma mensagem na sexta a noite ao luthier perguntando sobre a possibilidade de fazermos mais alguma coisa pra reduzir o ruído. Ele te respondeu? Porque pra mim não teve resposta. Na mesma noite comecei os questionamentos aqui no fórum.
Levei ontem ao luthier que levo há anos. Olhou o baixo com carinho, fez uma avaliação inicial e ficou de me passar o orçamento hoje ou amanhã. Não comentei que tinha feito serviço com outra pessoa, achei desnecessário. Quando tiver um diagnóstico e a solução (se ela vier), posto aqui.
Agora, eu poderia ter sido mais esperto? Talvez. Quando peguei o baixo e vi que não estava de acordo com o que esperava, senti que o primeiro luthier não estava a fim de fazer o serviço ou fez de qualquer jeito. Esperto ele? Bom, nenhum dos meus outros 10 instrumentos de corda passam por ele mais. Isso num negócio em que referência e indicação são primordiais.
Desculpem o longo relato, mas acho relevante mostrar a experiência e também fica registrado pra eu lembrar da cagada que fiz (hehehe).

Pelo seu relato, o cara é um mal profissional e vc vacilou em pagar e aceitar o instrumento sem resolver o problema.
Torço para que resolva com o outro luthier e seu instrumento fique perfeito.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Ter Set 03, 2019 11:07 am

Atualizando: o luthier retornou meu contato dizendo que precisa fazer "alguma coisa" pra resolver. Desconversei.
Pois é, NeyBass, vacilei, mas tô com a consciência tranquila. Teria que levar o baixo lá, explicar tudo, esperar mais um tempo pra ver que "alguma coisa" seria feita pra solucionar... Pode parecer bobagem, mas não me sinto a vontade de ir lá de novo. Se ele ganhou esse, ok, não ganha mais de mim. Tipo restaurante: se alguma coisa não me agradou, não volto.
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Uchoa Ter Set 03, 2019 12:06 pm

Profissional ruim dá nisso !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por fheliojr Ter Set 03, 2019 1:07 pm

Fico !@#$!@# com esta galera q se diz luthier/guitar tech.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Guga Ramone Ter Set 03, 2019 1:36 pm

Luiz Velhinho escreveu:ele me informou que tinha conseguido tirar 70% do humming, mas que, devido ao tipo do escudo do baixo (é de metal, naquele estilo chão de ônibus, original do modelo) o ruído permaneceria e que quando eu conseguisse um outro escudo ele trocaria pra mim.

O cara mediu o ruído antes e depois pra afirmar com precisão sobre os 70%? Além do mais, se o escudo é de metal facilita a formação da gaiola de Faraday pra blindagem! Vc faz bem em não voltar lá.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Ter Set 03, 2019 4:55 pm

E aí você vê: nesse luthier que levei agora, fui levar um Yamaha pra regular, ele fez o orçamento e disse que precisava de um serviço. Quando mexeu no baixo, viu que não precisava e me devolveu a grana que eu já tinha depositado. Poderia ter ficado quieto e embolsado o que não fez que eu provavelmente não perceberia, mas foi honesto.
Refletindo bem, eu nem sei porque troquei de luthier (hehehe). É que os serviços dele são bons, mas não são baratos. Nesse caso, acabou saindo mais caro do que o previsto.
Mas como eu disse antes, lição aprendida. Quando voltar, relato o que foi feito.
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por RBORCARI Ter Set 03, 2019 5:08 pm

Na torcida que se resolva o problema agora....

Luthier é igual medico, achou de confiança nao troca...rsrs
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Luiz Velhinho Qui Set 12, 2019 8:42 am

Rapaziada, pra fechar o caixão da questão.
Peguei ontem o MM: ficou fino! O luthier fez a blindagem do escudo e não tem mais ruído perceptível. Trabalho limpo, transparente e de qualidade.
Lição aprendida: nada de novos "pediatras" pras crianças.
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado no Music Man passivo Empty Re: Chiado no Music Man passivo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos