Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixos Greco

+3
RobertoGrecoJr
Bruno da Rosa
filipeantunesbarros
7 participantes

Ir para baixo

Baixos Greco Empty Baixos Greco

Mensagem por filipeantunesbarros Ter Out 15, 2019 12:54 pm

Boa tarde, pessoal. Alguém aí que manje dos baixos Greco (Lawsuit Era) saberia me informar se há alguma diferença entre os baixos que possuem nomes distintos nos Headstocks? Já vi "Spacy sound", Mercury Bass, Electric Bass. Vi tbm que em alguns consta uma numeração tipo 450 PB.

Aproveitando o ensejo, a qualidade (sonora, hardware e construção) desses baixos é comparável a quais fender (se isso for possível comparar)?
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 265
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por Bruno da Rosa Ter Out 15, 2019 1:27 pm

Provavelmente algum amigo saiba responder melhor, mas a Greco era uma das dezenas de marcas fabricadas pela Matsumoko e FujiGen no Japão.
Eram luthierias de referência na época e a maioria dos instrumentos são muito bem construídos e acabados.
Nunca testei nenhum Jazz Bass/Precision da Greco mas a maioria dos reviews que se lê por aqui ou no TalkBass são inúmeros elogios os colocando a par dos Fender da época (70s e 80s).
Meu Rick é da Matsumoko e o considero tão bom em qualidade/som/hardware quanto os Rick americanos.
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por RobertoGrecoJr Ter Out 15, 2019 2:35 pm

Meu maior GAS é em algum dos baixos dessa marca.
Meu sobrenome, po! É quase um handmade em série pra mim.

Brincadeiras à parte, já ouvi alguns sons com baixos dessa marca e me agradaram bastante. Parecem muito bem acabados.
Pena que são "raros" aqui no Brasil.
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 15, 2019 5:12 pm

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-983868970-contra-baixo-greco-jazz-bass-anos-70-_JM?quantity=1&variation=38464818198#position=2&type=item&tracking_id=1b83449d-ca88-4c4c-aac8-bfd037ff1031
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por filipeantunesbarros Ter Out 15, 2019 5:23 pm

Eu só vi, até hj, 2 PB a venda. Um tokai aqui em BSB e um Greco que foi vendido ontem pelo Sá Resto que era aqui do Fórum. JB eu vi esse e outro Greco no ML.

Mas a minha dúvida é mais relacionada aos nomes diferentes que os modelos PB tem

Enviado pelo Topic'it
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 265
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 15, 2019 6:02 pm

filipeantunesbarros escreveu:Eu só vi, até hj, 2 PB a venda. Um tokai aqui em BSB e um Greco que foi vendido ontem pelo Sá Resto que era aqui do Fórum. JB eu vi esse e outro Greco no ML.

Mas a minha dúvida é mais relacionada aos nomes diferentes que os modelos PB tem

Enviado pelo Topic'it
Cara, tem várias séries, as atuais são as APB:
https://reverb.com/item/24515449-tokai-apb-58-ys-traditional-series-p-style-bass-guitar-with-gig-bag
Tem os Hard Puncher (anos 80):
https://reverb.com/item/20697498-tokai-hard-puncher-bass
Tem essa série aqui:
https://reverb.com/item/22218288-tokai-precision-bass-1981-vintage-limited-edition-flame-maple-red
Tem o T57:
https://reverb.com/item/27551064-tokai-t-57-p-bass-1985-2-tone-sunburst-with-hard-case-extras
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por filipeantunesbarros Ter Out 15, 2019 6:06 pm

Mas especificamente os Greco possuem vários nomes hehehe, só queria saber se é só o nome que muda ou se tem algo que diferencia os modelos de PB da Greco

Enviado pelo Topic'it
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 265
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 15, 2019 6:08 pm

filipeantunesbarros escreveu:Mas especificamente os Greco possuem vários nomes hehehe, só queria saber se é só o nome que muda ou se tem algo que diferencia os modelos de PB da Greco

Enviado pelo Topic'it
Cara, eu só tive em mãos um Hard Puncher, e a qualidade era muito boa (mas era pesado).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por Zubrycky Ter Out 15, 2019 6:12 pm

Os únicos dois Grecos que tive a oportunidade de espancar testar ao longo de todos estes anos foram um SG preto e um PB escala curta sunburst.

Resumindo a ópera, Ô GAS que não passa até hoje!
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por JAZZigo Ter Out 15, 2019 11:10 pm

filipeantunesbarros escreveu:Mas especificamente os Greco possuem vários nomes hehehe, só queria saber se é só o nome que muda ou se tem algo que diferencia os modelos de PB da Greco
A Greco realmente tinha denominações diferentes para o mesmo modelo de baixo, mas a documentação sobre esses instrumentos é muito difícil, quando com sorte: catálogos em japonês. Chuto eu que se refiram a categorias na qualidade de construção/acabamento.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por JAZZigo Ter Out 15, 2019 11:29 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
filipeantunesbarros escreveu:Mas especificamente os Greco possuem vários nomes hehehe, só queria saber se é só o nome que muda ou se tem algo que diferencia os modelos de PB da Greco
Cara, eu só tive em mãos um Hard Puncher, e a qualidade era muito boa (mas era pesado).
Na verdade, o Hard Puncher é da Tokai, Prof. Bertola. Sim, os Lawsuit Era têm fama de serem pesadões. Suponho eu que a maioria possuía o corpo em "sen", também denominado "ash japonês", madeira realmente densa. Enfim, neste aspecto tive a sorte de encontrar um Hard Puncher de 3,767 kg, o que, para mim, é um Precision relativamente leve e cuja madeira do corpo desconheço qual seja.

Baixos Greco DSC07678
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por filipeantunesbarros Qua Out 16, 2019 7:13 am

JAZZigo escreveu:
filipeantunesbarros escreveu:Mas especificamente os Greco possuem vários nomes hehehe, só queria saber se é só o nome que muda ou se tem algo que diferencia os modelos de PB da Greco
A Greco realmente tinha denominações diferentes para o mesmo modelo de baixo, mas a documentação sobre esses instrumentos é muito difícil, quando com sorte: catálogos em japonês. Chuto eu que se refiram a categorias na qualidade de construção/acabamento.

Cheguei a ler no TB que os números tipo PB 450 se referiam aos valores de venda dos baixos, maaaaas não botei mta fé nessa info não.
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 265
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por filipeantunesbarros Qua Out 16, 2019 10:49 am

Pra quem tiver interesse nesses baixos, achei esse site BR com muitas infos interessantes!

https://www.vintagejapanguitars.com.br/historia-da-greco/
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 265
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 16, 2019 5:05 pm

JAZZigo escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
filipeantunesbarros escreveu:Mas especificamente os Greco possuem vários nomes hehehe, só queria saber se é só o nome que muda ou se tem algo que diferencia os modelos de PB da Greco
Cara, eu só tive em mãos um Hard Puncher, e a qualidade era muito boa (mas era pesado).
Na verdade, o Hard Puncher é da Tokai, Prof. Bertola. Sim, os Lawsuit Era têm fama de serem pesadões. Suponho eu que a maioria possuía o corpo em "sen", também denominado "ash japonês", madeira realmente densa. Enfim, neste aspecto tive a sorte de encontrar um Hard Puncher de 3,767 kg, o que, para mim, é um Precision relativamente leve e cuja madeira do corpo desconheço qual seja.

Baixos Greco DSC07678
Tem razão JAZZigo, obrigado pela correção
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por JAZZigo Qui Out 17, 2019 12:22 am

Zubrycky escreveu:Os únicos dois Grecos que tive a oportunidade de espancar testar ao longo de todos estes anos foram um SG preto e um PB escala curta sunburst.

Resumindo a ópera, Ô GAS que não passa até hoje!
Voilà!

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por Willian Casagrande Ter Out 22, 2019 8:55 pm

Eu tenho um PB natural (o da foto), Mercury Bass. Só muda a nomenclatura mesmo, não tem diferença em relação a um PB.
O meu tem quase 5 kg, é um baixo pesado. O som é maravilhoso. É o único equipamento que não venderei de jeito nenhum.
Já testei vários Fender na vida (japas, americanos, tenho um mexicano..) e, sinceramente, nunca achei nenhum tão bom. Deve ter, principalmente os pré-CBS, mas aí sem chance de comprar.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Greco Empty Re: Baixos Greco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos