Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

+15
Psycho Killer
Mulambo
HenriqueBessa
danielfbl
jrmilbradt
Mauricio Luiz Bertola
Stormbringer
fheliojr
bodhan
Edão
JAZZigo
joabi
Pz123
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
19 participantes

Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Nov 14, 2019 5:10 pm

Eu pesquisei antes de abrir este tópico pois tinha intenção de ressuscitar algum. Mas não encontrei algum que fosse pertinente.

Vamos ao que interessa. Tem uns cinco anos que não uso cordas flatwounds e por isso não tenho muita base para opinar sobre elas. Mas pretendo no futuro colocar flatwounds no meu Precision que está por vir. Mas aí entra algumas questões. Há cinco anos eu usava uma Ernie Ball stainless steel flatwound que eu nem sei se ainda fabrica, pois só encontro as Cobalts. Para completar, em cinco anos o preço das cordas aumentaram absurdamente. Chega a desanimar.

Alguém poderia me sugerir umas opções legais e com preços que cabem no bolso? Dependendo, cogito a possibilidade de comprar no Strings by Mail ou Ebay. Só preciso me atualizar em relação as boas opções e de quebra já fazemos uma lista para que os interessados a consultem. Desde já agradeço.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por allexcosta Qui Nov 14, 2019 5:44 pm

Conheço bem pouco de cordas flat, mas lembro de um colega usando umas Thomastik que tinham bastante som. Um pouco diferente do som clássico de flats (tipo Jamerson), era algo mais articulado ou híbrido (num bom sentido, não como as horríveis half-rounds).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Pz123 Qui Nov 14, 2019 6:49 pm

As Thomastik são muito bem faladas, mas são caras..
Talvez até mais que as La Bella.

Usei umas GHS flats que gostei bastante, mas não são fáceis de achar por aqui.
Tô atualmente com as D'addario Chromes 050 e também gostei! Mais em conta que as outras citadas.
Achei elas um pouco mais brilhantes que as La Bella.


Última edição por Pz123 em Sex Nov 15, 2019 1:27 pm, editado 1 vez(es)
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por joabi Qui Nov 14, 2019 8:18 pm

Eu tô usando as Ernieball Group II e tô curtindo:

https://www.ernieball.com/guitar-strings/bass-strings/flatwound-electric-bass-strings#flatwound-group-ii-electric-bass-strings
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 15, 2019 12:22 am

Qualidade de som à parte, a longevidade das La Bella é muito curta, IMHO. Enferrujam rápido, apesar de serem stainless steel. Ainda possuo 2 jogos, aguardando a oportunidade de usá-lo mas, mas sabendo eu que serão descartados em pouquíssimo tempo. E considerem que moro na região de baixíssima humidade relativa do ar.  Shocked

Por outro lado, tenho usado três encordoamentos que não são memos bacanas:

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  8940323_800

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  81T8OXJDhTL._SY450_

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  61Bdso0G1CL._SX425_

Eu diria que as Ernie Ball são mais old scholl e mais macias/flexíveis, enquanto a Rotosound são mais brilhantes, deveras brilhantes para cordas flat. Já as D'Addario Chromes seriam um meio termo. Mas as três são ótimas opções! Wink


Última edição por JAZZigo em Sex Nov 15, 2019 12:47 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por joabi Sex Nov 15, 2019 10:44 am

Ah, e no meu fretless 5 cordas estou usando as Ernie Ball Cobalt. Um pouco mais brilhantes no início, mas extremamente confortáveis.

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Ernie-ball-5-string-cobalt-flatwound-slinky-45-130-bass-guitar-strings-2816-ernie-ball-5-string-cobalt-flatwound-slinky-45-130-b
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Edão Sex Nov 15, 2019 1:18 pm

GHS Precision Flats 055-105. Mais em conta, durabilidade alta e som demais.
Usei num Precision por quase um ano. Pau pra toda obra.

Agora estou com GHS Precision Flats 045-095 num Jazz Bass Fretless e tá muito bom tocar com elas. Sonzera também!

Já usei Encordoamento Fender Flatwound 055. Não tem um som tão bom quanto às GHS e as Fender oxidam rápido.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por bodhan Sex Nov 15, 2019 2:23 pm

Não sou um bom exemplo, mas gosto muito das La Bella Tapewound e La Bella 760FS. Na verdade nos últimos 9 anos comprei dois jogos de cada. Usei as tapewound, troquei nem sei muito bem porque e depois troquei pelas 760FS para um som um pouco, mas bem pouco mais definido e gostei. Não gosto de trocar cordas flatwound. Digo isto, pois na banda em que tocava, predominava o samba jazz e um som de baixo que busco que é mais sentido no estômago do que nos ouvidos e um som em que não se identifica muito um fraseado e sim mais um apoio, tipo muita tônica e ritmo bem marcado, por isso digo que talvez não seja um bom exemplo, mas vai a dica!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 15, 2019 2:55 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Eu pesquisei antes de abrir este tópico pois tinha intenção de ressuscitar algum. Mas não encontrei algum que fosse pertinente.

Vamos ao que interessa. Tem uns cinco anos que não uso cordas flatwounds e por isso não tenho muita base para opinar sobre elas. Mas pretendo no futuro colocar flatwounds no meu Precision que está por vir. Mas aí entra algumas questões. Há cinco anos eu usava uma Ernie Ball stainless steel flatwound que eu nem sei se ainda fabrica, pois só encontro as Cobalts. Para completar, em cinco anos o preço das cordas aumentaram absurdamente. Chega a desanimar.

Alguém poderia me sugerir umas opções legais e com preços que cabem no bolso? Dependendo, cogito a possibilidade de comprar no Strings by Mail ou Ebay. Só preciso me atualizar em relação as boas opções e de quebra já fazemos uma lista para que os interessados a consultem. Desde já agradeço.  
Resumo da ópera, Pedro: sendo de boa marca, qualquer flatwound vai fazer seu futuro Precision roncar bonito! Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por allexcosta Sex Nov 15, 2019 3:04 pm

^ Mas tem umas com umas vozes bem espefícicas. Acho que vale a pena procurar uns samples.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 15, 2019 3:26 pm

ˆ
Verdade. Vai depender do baixo e do som almejado. Só não adquira porcaria.

Agora, uma coisa é certa, flatwound nos meus baixos fretless não rola. nah
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Edão Sex Nov 15, 2019 3:28 pm

^ pois é. Eu ainda não tinha usado, mas tô gostando. Pro som que eu toco com o fretless, MPB, não precisa de brilho no som das cordas.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 15, 2019 3:44 pm

ˆ
Tranquilo, amigo Edão! Como eu disse: "nos meus baixos freteless". Acho que a carne do dedo já abafa demais as cordas e com flatwound a definição das notas fica vai completamente pro saco. Mas gosto é gosto! up
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Edão Sex Nov 15, 2019 4:47 pm

Em termos de definição são diferentes flats e roundwounds, com toda certeza.
Flats por natureza tem menor definição e num fretless então pode parecer estranho pois a digitação fica diferente e você tem que encontrar a forma pra tirar o som delas.
Não estou querendo forçar a barra e dizer que presta e que você tem que experimentar Jazzigo, sei que você sabe o que quer em termos de som, já usou flatwounds em baixos fretless e com certeza já encontrou o teu som.
Instalei GHS Boomers no fretless e percebi maior definição, porém me agradaram mais as flatwounds GHS Precision Flats 045-095.
Não tem aquele timbre rascante, tem um timbre mais profundo e uma "voz" diferente do padrão Pastorius (roncado, médio-grave e com punch), portanto, são mais melodiosas.
Daqui a pouco vejo se posto uns vídeos tocando com essas cordas.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por fheliojr Sex Nov 15, 2019 5:30 pm

JAZZigo escreveu:ˆ
Verdade. Vai depender do baixo e do som almejado. Só não adquira porcaria.

Agora, uma coisa é certa, flatwound nos meus baixos fretless não rola. nah

Com base na sua experiência, tenho curiosidade em usar as Roto 77 em fretlesses, pois gosto do timbre mais brilhante possível neste tipo de baixo, mas sem usar roundwounds (uma vez que tenho receio de danificar muito a escala...).
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Stormbringer Sex Nov 15, 2019 6:13 pm

das que usei eu só gostei das daddario chromes...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 15, 2019 7:32 pm

Rotosound
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Pz123 Sex Nov 15, 2019 10:00 pm

Stormbringer escreveu:das que usei eu só gostei das daddario chromes...

Eu iria nas Chromes tbm.

E quanto ao fretless.. sempre round aqui tbm!
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por jrmilbradt Sex Nov 15, 2019 10:23 pm

Uso as Flats da Rotosound 77 no meu Ibanez full Hollowbody de escala curta, e as cordas soam muito bem! Recomendo
jrmilbradt
jrmilbradt
Membro

Mensagens : 90
Localização : Horizontina-RS

https://www.instagram.com/jrmilbradt/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por danielfbl Sáb Nov 16, 2019 2:30 pm

Uso flats há muitos anos... hoje em dia, só La Bella ou TI - estas mais caras e mais "leves", muita gente estranha. Curto as GHS precision flats também.
Já usei bastante chromes, mas desde 2013 acho o som delas muito longe do timbre "clássico" de flats.

danielfbl
Membro

Mensagens : 131
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por HenriqueBessa Sáb Nov 16, 2019 10:46 pm

Vinha pensando em experimentar essa aqui:

https://www.stringsbymail.com/galli-jf4505-jazz-flat-polished-flatwound-bass-strings-medium-45-105-21113.html
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Edão Dom Nov 17, 2019 2:17 pm

danielfbl escreveu:Uso flats há muitos anos...
Já usei bastante chromes, mas desde 2013 acho o som delas muito longe do timbre "clássico" de flats.
up
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Edão Seg Nov 18, 2019 1:04 am

Tema improvisado no início do ensaio pra esquentar os dedos.
Giannini Stratosonic GCB08 customizado (captadores Malagoli Custom 60) + GHS Precision Flats 045-095 (Flatwound)

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Nov 18, 2019 2:31 pm

É por essas e outras que eu amo o FCBR. A galera chegou junto nesse tópico com as opiniões e vivências de cada um. Fiz questão de ler cada uma das mensagens aqui colocadas por haver muita riqueza em cada uma delas. Muito obrigado a todos! Vamos lá:

1 - Essa Ernie Ball sugerida pelo JAZZ e pelo Joabi foi a que eu usei no último Precision que eu tive. Gostei muito da pegada e do som dela. Por já ter usado provavelmente será uma opção forte a ser considerada.

2 - As outras opções mais comentadas foram a D'addario chromes e a Rotosound. São opções a serem consideradas também.

3 - Tirei a La Bella da lista. Apesar de nunca ter usado, já não é a primeira vez que vejo comentários negativos sobre a marca.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por fheliojr Seg Nov 18, 2019 4:25 pm

HenriqueBessa escreveu:Vinha pensando em experimentar essa aqui:

https://www.stringsbymail.com/galli-jf4505-jazz-flat-polished-flatwound-bass-strings-medium-45-105-21113.html

Tenho bastante curiosidade em conhecer as Gali.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por HenriqueBessa Seg Nov 18, 2019 7:43 pm

^Idem. Estou considerando elas na próxima vez que comprar cordas pro SX, mas isso ainda vai demorar um pouco...
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por joabi Seg Nov 18, 2019 7:43 pm

Sei que o tópico é sobre Flatwounds, mas outro tipo de cordas que muita gente curte são as cordas de Nylon.

Eu tive (tenho ainda, pra dizer a verdade) dois encordoamentos desses. O timbre me agradou bastante, mas infelizmente achei muito molengas. Pegada totalmente diferente de cordas tradicionais. Sei lá, de repente você curte esse tipo de coisa... a durabilidade é igual ou maior que as cordas flat.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Mulambo Ter Nov 19, 2019 10:57 am

Cordas de Nylon são muito legais, tem um timbre ótimo e muito confortáveis de tocar. Tem 2 problemas, contudo, são muito moles  na tensão, e não isolam o chiado de baixos  que tem esse problema.
Pedro, eu uso Chromes há décadas, e são minhas preferidas, tem um som limpo e um volume ótimo. Tenho ensaiado no hard rock/metal de Chromes e sai tanto som do baixo que dá vontade até de abaixar o volume. Agora, gosto de usar Chromes 040, a tensão delas é mais rígida, acho as cordas leves o ideal. Se vc quiser, tenho um jogo 045/100, usado, que posso ceder para vc experimentar.
Tenho um jogo de Thomastik tbm, são bem diferentes, são de níquel e tem tensão tão leve que o baixo fica até parecendo fretless, dependo da pegada da mão esquerda, hehehe
Mulambo
Mulambo
Membro

Mensagens : 101
Localização : Volta Redonda

https://www.palcomp3.com.br/mulambo/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Nov 19, 2019 11:56 am

joabi escreveu:Sei que o tópico é sobre Flatwounds, mas outro tipo de cordas que muita gente curte são as cordas de Nylon.

Eu tive (tenho ainda, pra dizer a verdade) dois encordoamentos desses. O timbre me agradou bastante, mas infelizmente achei muito molengas. Pegada totalmente diferente de cordas tradicionais. Sei lá, de repente você curte esse tipo de coisa... a durabilidade é igual ou maior que as cordas flat.



Gosto não. What a Face
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jan 06, 2020 11:05 am

Atualizando o tópico.

Comprei um jogo de D'Addario XL Chromes (50-105). Elas possuem um som um pouco diferente das Ernie Ball Group III que eu usava. Mas já me adaptei e no momento não tenho nada a me opor a elas. Gostei muito e estou satisfeito com a minha aquisição.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Psycho Killer Sex Jan 10, 2020 10:59 am

Estou usando La Bella se não me engano o modelo 760FS-M no meu Precision a mais de 2 anos.
A corda aparenta estar nova, não tem nenhum ponto de ferrugem.
Não percebi diferenças no som de quando comprei e agora.

Antes dela usei a Daddario Tapewound, a qual em menos de 1 mês a fita soltou da corda G. Mandei e-mail para a Daddario e eles mandaram outra corda para substituir, depois continuei usando e com uns 2 anos de uso a E quebrou.

Em comparação de timbres, achei a La Bella mais grave e com mais peso, a Daddario possuia muito mais brilho, muito creio eu em função de ser Tapewound, e os graves não eram tão profundos. A tocabilidade de ambas é bem parecida, apesar que a Tape com o tempo me parece ficar mais áspera para tocar.

Aproveitando tenho uma dúvida com relação a frequência de troca das cordas, em quanto tempo você costumam trocar as flats? Ou usam elas ad-eternum?
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Mulambo Sex Jan 10, 2020 12:52 pm

Então, eu sou fâ do timbre das Daddario Chromes zero kilometro. É bem agressivo, parece uma boa roundwound, sem o barulhos dos dedos passando na corda. Até slap fica ótimo. Mas só uso Chromes 040, fica com a tensão similiar a uma round 045, e não  gosto do som da corda E dos jogos 045.
Mas não posso usar as cordas só novas, pois é financeiramente inviável.
Depois que ela perde esse brilho inicial, ai pode deixar para sempre no baixo, pois não vai mudar o som.
Mulambo
Mulambo
Membro

Mensagens : 101
Localização : Volta Redonda

https://www.palcomp3.com.br/mulambo/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Jan 10, 2020 1:45 pm

Psycho Killer escreveu:Estou usando La Bella se não me engano o modelo 760FS-M no meu Precision a mais de 2 anos.
A corda aparenta estar nova, não tem nenhum ponto de ferrugem.
Não percebi diferenças no som de quando comprei e agora.

Antes dela usei a Daddario Tapewound, a qual em menos de 1 mês a fita soltou da corda G. Mandei e-mail para a Daddario e eles mandaram outra corda para substituir, depois continuei usando e com uns 2 anos de uso a E quebrou.

Em comparação de timbres, achei a La Bella mais grave e com mais peso, a Daddario possuia muito mais brilho, muito creio eu em função de ser Tapewound, e os graves não eram tão profundos. A tocabilidade de ambas é bem parecida, apesar que a Tape com o tempo me parece ficar mais áspera para tocar.

Aproveitando tenho uma dúvida com relação a frequência de troca das cordas, em quanto tempo você costumam trocar as flats? Ou usam elas ad-eternum?


Essa é a minha segunda experiência com flatwounds. Na minha primeira, que foi com a Ernie Ball Group III, fiquei com ela mais de um ano (quase dois, talvez) sem sentir necessidade alguma de trocar. A corda ainda tinha presença, o som ainda estava bonito e nítido. Vendi o baixo com a corda nela. Espero de coração que aconteça o mesmo com as Chromes lol! .


Mulambo escreveu:Então, eu sou fâ do timbre das Daddario Chromes zero kilometro. É bem agressivo, parece uma boa roundwound, sem o barulhos dos dedos passando na corda. Até slap fica ótimo. Mas só uso Chromes 040, fica com a tensão similiar a uma round 045, e não  gosto do som da corda E dos jogos 045.
Mas não posso usar as cordas só novas, pois é financeiramente inviável.
Depois que ela perde esse brilho inicial, ai pode deixar para sempre no baixo, pois não vai mudar o som.

Foi isso que estranhei nas Chromes assim que as coloquei, Luís. Conforme falei acima, o som delas são bem diferentes das Ernie Ball Group III que eu usava. A Ernie Ball me entregou um som old school de cara. Com as Chromes foi diferente pelo brilho inicial delas. Mas já me adaptei. Uma outra questão interessante é que essa é a minha primeira experiência com uma corda sol acima de .45. Gostei muito da pegada. Na hora de fazer um palm mute o timbre fica matador.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Bananoise Sex Jan 10, 2020 2:54 pm

e essa corda num mustang, alguém aqui já usou?
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 10, 2020 3:12 pm

^
Já usei. Ficam ótimas, mas prefiro rounds, por ser meu único Mustang Bass.

Uso flatwound no Musicmaster Bass, no Squier Classic Vibe P Bass 60's e no Warmoth Custom '54 P Bass Tobacco Burst.

E uso D'Addario nylon tape/flatwound no Gibson Midtown Standard Bass... caem super bem em baixos semi-hollow, IMHO.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Bananoise Sex Jan 10, 2020 4:06 pm

valeu, Jazz!
Eu não manjo nada dessas cordas, mas vendo esse tópico pensei em dar uma mudada e a única coisa que me lembro quando me disseram dessa corda é que ela fica boa com os semi-acústicos hehe.
Será que rola ver alguns vídeos sobre a corda?
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 10, 2020 4:57 pm

Bananoise escreveu:Será que rola ver alguns vídeos sobre a corda?
Não tenho nada gravado com flatwound, mas deve haver vídeos comparativos no YouTube.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Bananoise Sex Jan 10, 2020 5:21 pm

vou procurar então. valeu!
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Dpaulo Qui Jan 23, 2020 7:21 am

Alguém já usou essas?
https://www.stringsbymail.com/electric-bass-strings-660/ghs-2511/brite-flats-3381/
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por BLZENI Sex Jan 31, 2020 3:27 pm

Eu coloquei um jogo de La Bella flatwounds .045-.105 no meu Gibson Midtown preto e posso dizer que foi a melhor coisa que ja fiz. que pegada gostosa essas cordas flats, timbrão casou muito bem com a entrega asurdamente grave que esse baixo tem.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Edão Dom Fev 02, 2020 12:55 pm

Dpaulo escreveu:Alguém já usou essas?
https://www.stringsbymail.com/electric-bass-strings-660/ghs-2511/brite-flats-3381/

Não. Mas parece que são flatwounds com mais brilho. Tem som semelhante a roundwounds. E tem precinho camarada Wink
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por BlackFabio, Inc. Dom Fev 02, 2020 6:19 pm

Atualmente uso e recomendo:

- Ernie Ball Cobalts 050 no baixo PJ (as que mais gosto atualmente, brilho e articulação. Bem versáteis)
- Daddario Chromes 040 no baixolão (perdem o brilho inicial após algum tempo, mas continuam com uma sonoridade muito bacana)
- Labella Flats no fretless semihollow (as menos brilhantes do grupo, mas nem de longe soam apagadas ou inadequadas pra fretless. Vale experimentar)
BlackFabio, Inc.
BlackFabio, Inc.
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por bodhan Dom Fev 02, 2020 6:27 pm

Dpaulo escreveu:Alguém já usou essas?
https://www.stringsbymail.com/electric-bass-strings-660/ghs-2511/brite-flats-3381/

Há muitos anos comprei essas cordas. Não me lembro muito bem, mas eram semi-flats e eram grudentas. Tirei e nunca mais usei.
Prefiro a LaBella flat. Abs
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds  Empty Re: Boas Opções Atuais de Cordas Flatwounds

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos