Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você já condenou um aluno?

+6
Jãozeiro
Rico
fheliojr
Paulo Penna
Fernando Zadá
allexcosta
10 participantes

Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 23, 2019 3:20 pm

Pra aqueles que ensinam ou já ensinaram...

Você já teve a coragem de dizer pra alguém desistir?

Fiz isso com meu primo, que queria ser cantor... Ele era uma daquelas pessoas que canta a mesma nota, completamente fora de tudo, e pra ele tá cantando tudo certo, com a melodia perfeita.

Além disso, aquela dificuldade tremenda em saber que hora entrar, que hora parar, não entende a respiração da música, etc...

Falei na boa, pela intimidade e tudo.

Interessante que, mesmo depois de eu ter dito que não dava pra ele, ele continuou tentando, praticando sozinho e hoje canta dentro do tom e tudo. Só o lance do ritmo é que ainda é complicado.

Tive um aluno de baixo também, que dava vontade de dizer "cara, tenta kite surf ou algo assim..." Mas o cara tava pagando e eu nunca disse...

Enfim, alguém já passou por isso? É meio constrangedor, né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 23, 2019 3:39 pm

Acredite ou não esse cara conta uma história parecida com ele sobre cantar!



Condenar nunca condenei que acredito que com esforço se o cara não tiver alguma disfunção ele consegue pelo menos o básico.
Eu já mandei aluno embora que começou comigo do zero e estava aqui a uns 7 anos já mas mais porque ele só curte heavy metal e não queria de forma alguma estudar nada fora do estilo e ai chegou uma hora que coloquei ele para fazer aula com um amigo do rock aqui mesmo quando tinha escola maior e depois ele quis voltar a ter aula comigo e até rolou um tempo mas cabeça fechada eu falei pra ele que estava perdendo tempo e deveria tocar mais ou ir fazer aula com um cara de metal. Mas numa boa.


Em compensação tenho um aluno de guitarra que começou tendo aulas aqui com um aluno meu do zero e esta semestre que vem se formando em produção musical e guitarra pela Berklee.

Condenar o cara acho uma atitude extrema, perigosa e de e muita irresponsabilidade, de certa forma, até porque a música tem efeito terapêutico e muita gente vem buscar aula mais como uma terapia mesmo.

Tive um aluno limítrofe, na verdade dois, mas uma de forma muito branda, e no que a disfunção é mais séria a aula dele era mais uma terapia mesmo que nem tocar A, D e E ele conseguia que são acordes básicos no violão nem com 6 meses de aula.
Mas não pego mais que acho que nesses casos acho melhor procurar ajuda especializada.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Paulo Penna Sáb Nov 23, 2019 3:43 pm

Fui arrastado uma vez para uma aula de forró por uma namorada, a professora me abandonou após alguns minutos. Foi constrangedor por 2 minutos e libertador pra sempre.....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 23, 2019 3:49 pm

Fernando Zadá escreveu:Condenar o cara acho uma atitude extrema, perigosa e de e muita irresponsabilidade, de certa forma,  até porque a música tem efeito terapêutico e muita gente vem buscar aula mais como uma terapia mesmo.

Sem dúvida.

Na verdade, com meu primo eu conversei na boa. Ele queria ser um cantor profissional e falei pra ele que não era pra todo mundo...

Mas assim, levou tipo uns 15 anos pra ele cantar mais ou menos no tom.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 23, 2019 4:02 pm

Ah sim se um aluno que tem dificuldades e não tem muita facilidade vem questionar sobre trabalhar na área eu já alerto que se ele quer moleza melhor pensar em estudar direito ou medicina que dá menos trabalho....
A maioria já entende o recado! Kkkkk
Mas é difícil condenar que as dificuldades podem vir de travas emocionais ou psicológicas.
Sou muito fã do material da Silvia Góes e da forma como o Thiago do Espirito Santo (filho dela) abordam a questão da música para o ser humano.

Tenho 2 livros dela e fiquei fã da abordagem dela.

https://www.silviagoes.com.br/livros
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 23, 2019 4:07 pm

Fernando Zadá escreveu:Ah sim se um aluno que tem dificuldades e não tem muita facilidade vem questionar sobre trabalhar na área eu já alerto que se ele quer moleza melhor pensar em estudar direito ou medicina que dá menos trabalho....
A maioria já entende o recado! Kkkkk

Por "condenar" eu quis dizer algo assim, sutil...

Eu lembro que estudei um livro de teoria de um gringo em que ele dizia "o jovem, aspirante a músico, que não consegue desenvolver ouvido absoluto no primeiro ano de estudos deve tentar outra coisa e ter música no máximo como hobby". E nessa época eu já tocava profissionalmente há uns 5 anos com um ouvido muito longe de absoluto... Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 23, 2019 4:10 pm

Paulo Penna escreveu:Fui arrastado uma vez para uma aula de forró por uma namorada, a professora me abandonou após alguns minutos. Foi constrangedor por 2 minutos e libertador pra sempre.....

Já passei por situações assim com namoradas e amigas e elas sempre diziam "você é músico, tem ritmo, vai pegar rapidinho". Na verdade eu nem retruco mais, vou e tento e, na mesma hora, elas falam "é... senta ali e espera um pouco que a gente já vai".

Se a pessoa me vir tentando dançar duvida que eu seja músico ou sequer tenha escutado uma música na vida.


Última edição por allexcosta em Sáb Nov 23, 2019 8:18 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 23, 2019 4:21 pm

allexcosta escreveu:

Por "condenar" eu quis dizer algo assim, sutil...

Eu lembro que estudei um livro de teoria de um gringo em que ele dizia "o jovem, aspirante a músico, que não consegue desenvolver ouvido absoluto no primeiro ano de estudos deve tentar outra coisa e ter música no máximo como hobby". E nessa época eu já tocava profissionalmente há uns 5 anos com um ouvido muito longe de absoluto... Laughing

Ouvido absoluto em alguns casos pode atrapalhar mais do que ajudar. Um bom ouvido relativo acho mais útil.

O livro teoria elementar para músicos do Paul Hidemit também tem uma introdução que desanima total.
Não da para levar muito a sério isso já vi cara que sabe tudo na teoria tocando bem mais ou menos e moleque que toca na raça mandando muito bem. Música não é uma ciência exata é arte.
O povo as vezes viaja na maionese nos conceitos e acho melhor o cara ser um músico mediano mas feliz e vivendo sua vida do que um super músico que não tem vida social ou não sabe o que fazer com todo o seu potencial e fica estagnado.
O lance é ser honesto consigo mesmo e se avaliar constantemente. Não ta bom ou estuda ou segue a vida tocando algo mais simples se for o caso.....
Ai vai da teimosia de cada um.... kkkkkk
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 23, 2019 4:26 pm

Fernando Zadá escreveu:O livro teoria elementar para músicos do Paul Hidemit também tem uma introdução que desanima total.

Acho que foi esse aí. Quase certeza.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 23, 2019 4:47 pm

Ah então deve ser esse.... ele desanima mesmo.....

O cara pega pesado.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Convidado Sáb Nov 23, 2019 6:27 pm

Tenho uma visão bem cética em relação a ouvido absoluto. Mas acho que deixo essa para um tópico mais apropriado.

Voltando ao tópico...

Esse dilema é constante na minha vida. Sou músico em comunidade cristã e pela maneira que enxergamos a música, ela se torna atraente para toda a comunidade, o que inclui muita gente sem talento algum. Não raro sinto vontade de falar a real quando alguém mais atrapalha que ajuda o grupo... no entanto por uma questão de decoro e senso de responsabilidade abstraio e deixo a bola rolar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por fheliojr Sáb Nov 23, 2019 7:17 pm

allexcosta escreveu:...Fiz isso com meu primo, que queria ser cantor...

Ele era millennial, né?

dancetroll


Fernando Zadá escreveu:...Condenar o cara acho uma atitude extrema, perigosa e de e muita irresponsabilidade, de certa forma,  até porque a música tem efeito terapêutico e muita gente vem buscar aula mais como uma terapia mesmo...

claps

Acho q a postura mais digna de um professor, nesses casos, é ter paciência e tentar encontrar a metodologia de ensino mais didática para cada caso.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 23, 2019 8:21 pm

fheliojr escreveu:Ele era millennial, né?

Ainda é que ele não morreu.  up

fheliojr escreveu:Acho q a postura mais digna de um professor, nesses casos, é ter paciência e tentar encontrar a metodologia de ensino mais didática para cada caso.

Na boa, é que tu nunca viveu isso na pele.


Última edição por allexcosta em Dom Nov 24, 2019 6:47 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Rico Sáb Nov 23, 2019 9:34 pm

Eu fui condenado pela primeira e única professora de violão, porque eu toquei uma música "do mundo" no instrumento consagrado dela, rsrsrs.. Ela está em outro plano. Tenho saudades...

Depois, fui desmotivado por um professor que queria me ensinar baixo através de ritmos que eu não gostava. Era uma escala e um improviso em cima de uma música... Coisas dos anos 90. Eu não fazia os exercícios, nem ouvia as músicas, daí ele desistiu de mim, ahahahah!!!

Hoje até me.arrependo... Ces't la vie..

Como eu sou teimoso, continuo mal ou bem, tocando meu baixo, apesar de não ter conseguido um professor legal pras aulas.

Daí, arrumei um maluco bom, mas que cheirava durante as aulas. Eu não acompanhava, mas bebia as cachaças... Não rolou, né???

Por fim, arrumei um baita professor. Um suíço, que casou com uma brasileira e resolver vir ao RJ tocar... jazz!!!!! Ele nem desistiu de mim, porque não deu tempo. Voltou pra casa em dois meses. Tenho saudades!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Nov 23, 2019 10:18 pm

Henri-Q escreveu:Tenho uma visão bem cética em relação a ouvido absoluto.

Eu também. Não sei se a sua é a mesma que a minha, Henri. Mas pra mim, ou é absoluto e então você reconhece sem nenhum esforço um mi bemol do motor do avião passando lá em cima, ou você não tem ouvido absoluto.

Com todo respeito ao Thiago Espírito Santo, que é um monstro, mas ele tem uma balela que é tipo ensinar a pessoa a ter ouvido absoluto. Ele diz algo tipo isso: qualquer músico pode desenvolver o ouvido absoluto e que na verdade a gente já tem, pois reconhecemos a voz de pessoas que conhecemos e então é só treinar que com as notas vai ser o mesmo.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
O que é sim possível de desenvolver (e muito) é o ouvido relativo, e é esse o termo correto que ele deveria utilizar.

Eu me considero um músico com um ouvido relativo muito bom. Melodias, intervalos, acordes, tenho bastante facilidade em reconhecer as notas.
Uma vez tava na secretaria da escola em que eu trabalhava e o ventilador fazia um ruído tipo "hummmm". Imitei com a voz e falei: esse ventilador está em G
Fui conferir no celular e estava realmente em G.

Eu não tenho ouvido absoluto por causa disso.  Eu percebi que o ruído do ventilador tava bem próximo ao limite grave da tessitura da minha voz, que é um F#2, e depois puxei algumas músicas no tom de G que eu tinha na memória e batia com o ventilador. Ou seja, eu tinha referência pra reconhecer o G. O som tinha relação com outro som referencial pra mim (justamente o ouvido relativo!).

O pessoal banaliza um tanto essa coisa de Ouvido Absoluto. Qualquer coisa mais "assim" e já é absoluto...a pessoa tira músicas difíceis com facilidade, domina intervalos, reconhece acordes dissonantes numa progressão e pronto, ela acha que tem ouvido absoluto. E pior, diz aos outros com orgulho (e com certa pompa) que o que ela possui é o tal ouvido absoluto.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por vinibassplayer Sáb Nov 23, 2019 10:41 pm

Henri-Q escreveu:Esse dilema é constante na minha vida. Sou músico em comunidade cristã e pela maneira que enxergamos a música, ela se torna atraente para toda a comunidade, o que inclui muita gente sem talento algum. Não raro sinto vontade de falar a real quando alguém mais atrapalha que ajuda o grupo... no entanto por uma questão de decoro e senso de responsabilidade abstraio e deixo a bola rolar.

as vezes eu queria falar isso com os musicos aki da congregação, tipo um "desiste pq ce num leva jeito msm", pq ja cansei de falar "vamo estudar pq vc leva jeito pra coisa" e nao adiantou... e o pior que em igreja vc nao pode falar 'nao' pra uma pessoa que nao sabe cantar mas quer cantar, pq falam q vc é orgulhoso e quer dominar a equipe... é dose
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Nov 23, 2019 11:55 pm

Eu toquei durante anos em igreja evangélica e era nítido quem manjava mais que quem na equipe, embora os ruins não tivessem essa autocrítica. Complicado isso.
Mas os músicos melhores eram escalados nos cultos principais.

Teve um tempo em que os líderes de louvor estavam falando pra turma nas reuniões que quem não estudasse ia tomar "chá de banco". E isso aconteceu, começaram a tirar a turma que não queria melhorar. Não de forma repentina e muito explícita, kkkk, mas ia acontecendo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Convidado Dom Nov 24, 2019 8:10 am

vinibassplayer escreveu:
Henri-Q escreveu:Esse dilema é constante na minha vida. Sou músico em comunidade cristã e pela maneira que enxergamos a música, ela se torna atraente para toda a comunidade, o que inclui muita gente sem talento algum. Não raro sinto vontade de falar a real quando alguém mais atrapalha que ajuda o grupo... no entanto por uma questão de decoro e senso de responsabilidade abstraio e deixo a bola rolar.

as vezes eu queria falar isso com os musicos aki da congregação, tipo um "desiste pq ce num leva jeito msm", pq ja cansei de falar "vamo estudar pq vc leva jeito pra coisa" e nao adiantou... e o pior que em igreja vc nao pode falar 'nao' pra uma pessoa que nao sabe cantar mas quer cantar, pq falam q vc é orgulhoso e quer dominar a equipe... é dose

Sem contar que as vezes a pessoa se ancora nesse tipo de feedback para sair do grupo e da igreja... pega muito mal!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Convidado Dom Nov 24, 2019 8:12 am

Jãozeiro escreveu:
Henri-Q escreveu:Tenho uma visão bem cética em relação a ouvido absoluto.

Eu também. Não sei se a sua é a mesma que a minha, Henri. Mas pra mim, ou é absoluto e então você reconhece sem nenhum esforço um mi bemol do motor do avião passando lá em cima, ou você não tem ouvido absoluto.

Com todo respeito ao Thiago Espírito Santo, que é um monstro, mas ele tem uma balela que é tipo ensinar a pessoa a ter ouvido absoluto. Ele diz algo tipo isso: qualquer músico pode desenvolver o ouvido absoluto e que na verdade a gente já tem, pois reconhecemos a voz de pessoas que conhecemos e então é só treinar que com as notas vai ser o mesmo.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
O que é sim possível de desenvolver (e muito) é o ouvido relativo, e é esse o termo correto que ele deveria utilizar.

Eu me considero um músico com um ouvido relativo muito bom. Melodias, intervalos, acordes, tenho bastante facilidade em reconhecer as notas.
Uma vez tava na secretaria da escola em que eu trabalhava e o ventilador fazia um ruído tipo "hummmm". Imitei com a voz e falei: esse ventilador está em G
Fui conferir no celular e estava realmente em G.

Eu não tenho ouvido absoluto por causa disso.  Eu percebi que o ruído do ventilador tava bem próximo ao limite grave da tessitura da minha voz, que é um F#2, e depois puxei algumas músicas no tom de G que eu tinha na memória e batia com o ventilador. Ou seja, eu tinha referência pra reconhecer o G. O som tinha relação com outro som referencial pra mim (justamente o ouvido relativo!).

O pessoal banaliza um tanto essa coisa de Ouvido Absoluto. Qualquer coisa mais "assim" e já é absoluto...a pessoa tira músicas difíceis com facilidade, domina intervalos, reconhece acordes dissonantes numa progressão e pronto, ela acha que tem ouvido absoluto. E pior, diz aos outros com orgulho (e com certa pompa) que o que ela possui é o tal ouvido absoluto.

Mais ou menos isso. Melhor não desvirtuar o tópico. Mas acho que OA é na verdade um ótimo OR.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Convidado Dom Nov 24, 2019 8:18 am

Rico escreveu:Depois, fui desmotivado por um professor que queria me ensinar baixo através de ritmos que eu não gostava. Era uma escala e um improviso em cima de uma música... Coisas dos anos 90. Eu não fazia os exercícios, nem ouvia as músicas, daí ele desistiu de mim, ahahahah!!!
Esse tipo de situação é tão comum como o problema do tópico, mas nesse caso, é possível que o aluno/candidato leve jeito pra coisa... Essa situação é mais fácil de administrar, pois uma primeira aula bem fundamentada pode elucidar ao candidato que ele não deve ser tão seletivo (na verdade que é melhor ele não ser) sem antes aprender os fundamentos, independente do estilo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2019 8:23 am

Henri-Q escreveu:Esse tipo de situação é tão comum como o problema do tópico, mas nesse caso, é possível que o aluno/candidato leve jeito pra coisa...

Sem dúvida.

Tive um aluno que, depois de eu explicar mais ou menos minhas idéias, ele falou "não tenho interesse algum em aprender escalas, nome de acordes, de notas, ou coisas assim, só quero tocar metal". Imediatamente expliquei pra ele que eu não era o cara certo pra ajudá-lo nessa caminhada.

Eu nunca ensinei estilos. Ensino baixo. A pessoa toca o que ela quiser.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Convidado Dom Nov 24, 2019 8:38 am

^

Esse é o caminho. Alguém que te diga isso a tempo e de forma sincera pode te poupar uma vida inteira a serviço de um estilo, que pode(ria) ser uma vida inteira a serviço do contrabaixo (que na minha opinião é muito mais plena, prazerosa e realizadora).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2019 8:53 am

Henri-Q escreveu:Mas acho que OA é na verdade um ótimo OR.

Não, cara...

Eu trabalhei anos com um tecladista que você podia dar um CD com as músicas mais complicadas pra ele. Ele escutava com o fone e um caderno na frente. À noite tocava a música sem errar uma nota, intros de strings, solos de metais, flauta, os acordes, as inversões, tudo a vera mesmo... Sem encostar a mão no instrumento enquanto tirava.

E não passava nem perto de ouvido absoluto.

Ouvido absoluto verdadeiro é um bagulho bem raro e é quase uma doença ou mutação genética, visto que é mais comum entre asiáticos. E quem tem isso às vezes fica super incomodado com barulhos do dia a dia ou até em assistir um coral, pois a maioria dos corais abaixa uns comas durante a apresentação e quem tem ouvido absoluto fica louco. Eles não precisam de referência alguma, é uma reação instantânea...

E, na prática, segundo minha experiência e de tantos outros, não é indicativo de talento musical. É só um fenômeno.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Convidado Dom Nov 24, 2019 9:15 am

^
Mais ou menos dessa maneira que eu entendo/acredito...

Quando estudei conforto acústico na universidade pensei... cara... absoluto pressupõe ouvir todas as frequências presentes em um ambiente sem a ponderação natural que nosso cérebro faz em relação ao que "realmente importa" para compreendermos o som do ambiente. Alguém com essa capacidade surtaria! Já li algumas coisas do Oliver Sacks sobre, mas penso sempre se tratar de um ouvido relativo extremamente acurado.

Como uma anomalia ou algo raro passa a fazer mais sentido.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Davi Motta Dom Nov 24, 2019 2:20 pm

Às vezes dá vontade mesmo. rsrs
Como o Zadá já mencionou a questão da terapia, a maioria dos alunos, principalmente os mais velhos, fazem aula pra isso, ocupar o tempo e a mente, tocar as músicas que gosta. Esses são os que tem mais dificuldades, evoluem quase parando ou até estagnam por meses ou anos, mas estão felizes ali, como condenar? Já tive aluno que pagava a aula pra conversar, sempre tinha que interromper o papo pra gente tocar.
Ser professor de música vai além de só ensinar música. Tenho alguns ex-alunos que sempre me agradecem, não pelos ensinamentos musicais, mas pelos ensinamentos de vida durante os papos das aulas.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Paulo Penna Dom Nov 24, 2019 4:53 pm

Aula de contrabaixo deve ser mais barato que terapia, e não trás nenhum estigma negativo pra quem faz
.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 24, 2019 5:43 pm

allexcosta escreveu:
Na boa, é que tu nunca viveu isso na pele.

Que bom se fosse.... Dou aula desde os 17 ou 18 e estou com 43. Na escola que estudei comecei a dar aulas substituindo um professor e tinha alunos que estavam pouco atrás de mim. O que me ajudou foi que o dono da escola e coordenador me ajudou me dando aulas sobre como abordar a parte pedagógica e me encaminhou bem nesse sentido. E nesse escola quando tinha uns 25 anos tinha uma média enlouquecedora de 40 a 50 alunos por semana que era absurdamente desgastante e sempre tinha uns que não dava para entender o que estavam fazendo ali...

Paulo Penna escreveu:Aula de contrabaixo deve ser mais barato que terapia, e não trás nenhum estigma negativo pra quem faz
.

Isso da um bom slogan! Kkkkk

Sobre ouvido absoluto acho só o Thiago usa o termo errado mas gosto da abordagem dele. Mas uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Já conheci mais de uma pessoa tanto na faculdade quanto na Escola Municipal de Música quando estudei violão erudito que tinham e era meio assustador e nenhum deles achava isso uma benção.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2019 6:46 pm

Fernando Zadá escreveu:Que bom se fosse...

Me desculpe. A frase era do Ophelio e o quote saiu errado.

Eu sei que você leciona há anos, tem escola de música, etc... Já vou corrigir.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 24, 2019 6:52 pm

Relax agora que reli e ficou mais claro.

Mas é um lance complicado mesmo. Se o cara não gostar de dar aulas ai piora ainda mais. No meu caso eu curto bastante dar aula e ainda assim tem casos complexos...

Mas é um pouco o lance de entender que a maioria busca uma relação mais simples com a música do que a nossa que fazemos dela um oficio que ai fica bem mais tranquilo entender e respeitar esses alunos que a gente detecta que tem muita dificuldade.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2019 6:55 pm

Fernando Zadá escreveu:Mas é um lance complicado mesmo. Se o cara não gostar de dar aulas ai piora ainda mais. No meu caso eu curto bastante dar aula e ainda assim tem casos complexos...

Eu até que gosto de dar aula, mas não tenho paciência pra aluno que vai pra aula na intenção de te desafiar e te dizer que fulano de tal da internet ensina com tablatura e é mais legal. Devolvo o dinheiro e mando pra casa, na boa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 24, 2019 7:01 pm

Eu sou Professor Profissional, e JAMAIS "condenei" aluno algum.
Isso não quer dizer que eu não tenha percebido "de cara" que certos alunos não tem lá muito talento para aquilo que eu ensino; o processo educativo não é, nem linear, nem unívoco.
Ou seja: O cara pode não estar aprendendo por algum motivo (inclusive relacionado à sua própria temporalidade), inclusive por conta de uma interação subjetiva com o professor e com a própria disciplina.
Ademais, Educação é um processo holístico, e o fato de uma pessoa não aprender determinada coisa, não quer dizer que ela não aprenda outra coisa, nem sequer que ele se torne bem sucedido na vida com algo que você (como professor), nem sequer observou...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2019 7:11 pm

^ É, mas tem gente que tá ali meio que perdendo tempo e buscando algo que a gente sabe que não vai atingir. É de se pensar que talvez o tempo dela fosse melhor empregado em outra atividade.

E o ensino de uma arte é um pouco diferente de uma ciência como a História. Pra aprender História, a pessoa só precisa estar acima da linha de retardamento. Arte precisa de algum talento.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 24, 2019 7:18 pm

Concordo Bertola.
Eu sempre procuro enxergar o aluno como um ser humano na totalidade e simplesmente algumas coisas não são a hora dele absorver ainda.
Exercito isso inclusive comigo mesmo! Rssss

Mas ao contrário do Allex eu de certa forma até acho graça quando o cara vem tirar uma .... geralmente ele se dá mal que eu devolvo na mesma moeda:
Ah bacana fulano faz melhor então me mostra o que você aprendeu vendo o fulano fazer... me mostra do que você é capaz...

Tive um caso curioso uns 15 anos atrás de um aluno que comprou numa banca de jornal uma revista com 2754 acordes ou algum numero parecido e levou na aula para me testar se eu sabia tudo aquilo... foi bem divertido e depois do episódio ele meio que se sentiu domado e a aula que era engessada começou fluir bem melhor. Mostrei pra ele que mais do que saber os acordes eu montava qualquer um que tinha ali pois sabia o raciocínio da coisa e curiosamente montei vários que não tinham ali e desbanquei a graça dele. Ficou famoso o episódio na época e ele mesmo depois fazia questão de contar que o professor dele sabia muito! Kkkk

Mas tem alguns que testam mesmo a paciência e já cheguei a não abrir horário para aluno que não tinha o perfil ou sugeri que procurasse algum amigo com quem ele teria aulas mais especificas.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 24, 2019 7:20 pm

allexcosta escreveu:^ É, mas tem gente que tá ali meio que perdendo tempo e buscando algo que a gente sabe que não vai atingir. É de se pensar que talvez o tempo dela fosse melhor empregado em outra atividade.

E o ensino de uma arte é um pouco diferente de uma ciência como a História. Pra aprender História, a pessoa só precisa estar acima da linha de retardamento. Arte precisa de algum talento.

Ah sim tem que ser honesto e explicar pro cara que no caso dele vai demandar um esforço que ele talvez não esteja disposto a empenhar na tarefa ou que ele precise superar etapas mais básicas antes para pensar em alcançar o que ele deseja.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2019 7:25 pm

^ Se for aquele tipo de pessoa que um ano depois tentando tocar uma música infantil não sabe a hora de entrar e no parabéns bate palma toda fora não tem esforço que dê jeito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 24, 2019 7:30 pm

Ah sim. Ai no caminhar das aulas já da para saber que existe algum problema maior. Isso tem a ver com a formação da pessoa até... é um assunto complexo envolve muita coisa.
Mas único caso assim que já peguei grave mesmo o menino tinha problema.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2019 7:48 pm

Fernando Zadá escreveu:Ah sim. Ai no caminhar das aulas já da para saber que existe algum problema maior. Isso tem a ver com a formação da pessoa até... é um assunto complexo envolve muita coisa.
Mas único caso assim que já peguei grave mesmo o menino tinha problema.

Tem gente que é assim sem disfunção alguma.

Pessoa que poderá ser um médico ou engenheiro se dedicar aquele esforço e aquele tempo a isso ao invés de continuar insistindo na música.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por fheliojr Dom Nov 24, 2019 8:51 pm

fheliojr escreveu:]Acho q a postura mais digna de um professor, nesses casos, é ter paciência e tentar encontrar a metodologia de ensino mais didática para cada caso.

Na boa, é que tu nunca viveu isso na pele.[/quote]

heheheeh
Verdade.

Uma curiosidade meio OFF: vcs levam mais a sério alunos que querem se profissionalizar na música ou mantém o mesmo grau de comprometimento que com os demais?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por vinibassplayer Dom Nov 24, 2019 9:58 pm

allexcosta escreveu:
Henri-Q escreveu:Esse tipo de situação é tão comum como o problema do tópico, mas nesse caso, é possível que o aluno/candidato leve jeito pra coisa...

Sem dúvida.

Tive um aluno que, depois de eu explicar mais ou menos minhas idéias, ele falou "não tenho interesse algum em aprender escalas, nome de acordes, de notas, ou coisas assim, só quero tocar metal". Imediatamente expliquei pra ele que eu não era o cara certo pra ajudá-lo nessa caminhada.

Eu nunca ensinei estilos. Ensino baixo. A pessoa toca o que ela quiser.

foi ai q começou a cruzada anti-rock?
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2019 10:18 pm

fheliojr escreveu:Uma curiosidade meio OFF: vcs levam mais a sério alunos que querem se profissionalizar na música ou mantém o mesmo grau de comprometimento que com os demais?

Sim, a abordagem é a mesma. Fazer a pessoa tocar o melhor que ela puder sempre. Se ela vai querer tocar em bandas ou no quarto, é decisão dela. O que pode mudar é o alundo dizer algo tipo "não tenho interesse algum em slap". Isso é tranquilo porque o slap não é algo fundamental, então não forço esse tipo de coisa.

vinibassplayer escreveu:foi ai q começou a cruzada anti-rock?

Não, foi muito antes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 24, 2019 10:44 pm

allexcosta escreveu:^ É, mas tem gente que tá ali meio que perdendo tempo e buscando algo que a gente sabe que não vai atingir. É de se pensar que talvez o tempo dela fosse melhor empregado em outra atividade.

E o ensino de uma arte é um pouco diferente de uma ciência como a História. Pra aprender História, a pessoa só precisa estar acima da linha de retardamento. Arte precisa de algum talento.
Como profissional não é de minha conta questionar o aluno, mas sim fazer o máximo para que ele aprenda.
Se, ao longo desse processo o aluno perceber por sí só que aquilo não é para ele, isso já é o suficiente; se ele não consegue apreender o que lhe é ensinado, o professor deve ser duplamente cuidadoso (e emprego o termo em muitos sentidos aqui...).
O tempo de exercer minha profissão é meu. Se o aluno está à perder tempo, isso é ele que tem que descobrir...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 25, 2019 9:42 am

fheliojr escreveu:

Uma curiosidade meio OFF: vcs levam mais a sério alunos que querem se profissionalizar na música ou mantém o mesmo grau de comprometimento que com os demais?

Não. A aula flui diferente e com cobranças diferentes mas o respeito e dedicação é a mesma.
O que cada um vai fazer com o que aprende é muito particular e pessoal.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por fheliojr Seg Nov 25, 2019 3:39 pm

allexcosta escreveu:
fheliojr escreveu:Uma curiosidade meio OFF: vcs levam mais a sério alunos que querem se profissionalizar na música ou mantém o mesmo grau de comprometimento que com os demais?

Sim, a abordagem é a mesma. Fazer a pessoa tocar o melhor que ela puder sempre. Se ela vai querer tocar em bandas ou no quarto, é decisão dela. O que pode mudar é o alundo dizer algo tipo "não tenho interesse algum em slap". Isso é tranquilo porque o slap não é algo fundamental, então não forço esse tipo de coisa.


Fernando Zadá escreveu:
fheliojr escreveu:

Uma curiosidade meio OFF: vcs levam mais a sério alunos que querem se profissionalizar na música ou mantém o mesmo grau de comprometimento que com os demais?

Não. A aula flui diferente e com cobranças diferentes mas o respeito e dedicação é a mesma.
O que cada um vai fazer com o que aprende é muito particular e pessoal.


Excelente!!
claps claps claps

Fiz esta pergunta, pq já vi vários professores (??) na minha cidade não levarem o ensino a hobbistas a sério.

Zadá, se cobra mais o que em quem quer se profissionalizar?[/quote]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por joabi Seg Nov 25, 2019 3:50 pm


Aluno "ruim" é igual carro velho. Dá um trabaaalho... haha

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Você já condenou um aluno? Empty Re: Você já condenou um aluno?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos