Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a solução pras cidades brasileiras?

+14
NETOULTRA
Nando Vasques
WHead
Christian
Zubrycky
Ivanov_br
Stormbringer
bodhan
RobertoGrecoJr
Edão
joabi
Mauricio Luiz Bertola
JAZZigo
allexcosta
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 12, 2020 9:57 am

Se você cresce de maneira caótica, o resultado será caótico.

Não é difícil prever que num futuro próximo boa parte das cidades brasileiras serão completamente inabitáveis.

Qual seria a solução pra uma cidade como o Rio ou SP? Construir uma Rio2 ou um SP2 de maneira correta e obrigar milhões de pessoas a se mudarem pra lá? Criar atrativo econômico pra que boa parte dessas pessoas migrem naturalmente?

E mesmo que metade das pessoas dessas cidades saiam, haveria uma solução real de infra-estrutura? Ou sairia mais caro que construir uma cidade nova?

Qual cenário razoável e realmente plausível poderia salvar o Brasil e suas cidades? Será que há solução ou o Brasil será um grande Mad Max daqui a 50 anos?

Será que a única maneira é o país ser invadido por uma grande potência e colocado no eixo? Ou talvez dividido em um acordo pós WWIII, caso ela aconteça?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 12, 2020 10:00 am

Explodir tudo, com todos e começar do zero. Twisted Evil
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 12, 2020 10:00 am

Não há solução a curto prazo.
Não há como construir SP2 ou RJ2. Isso é uma quimera.

Será que a única maneira é o país ser invadido por uma grande potência e colocado no eixo? Ou talvez dividido em um acordo pós WWIII, caso ela aconteça?
Isso não existe. E, para além do absurdo dessa proposição em sí, nem sequer isso é factível (ou necessário) nas condições históricas atuais.
Simples assim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

doni alcantara gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 12, 2020 10:06 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Simples assim.

Nada nisso me parece simples.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 12, 2020 10:48 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Simples assim.

Nada nisso me parece simples.
Simples não são os problemas, eles são sérios, abrangentes e muito graves.
Simples é a constatação de que eles não serão resolvidos nos espaço de tempo de uma vida humana, e que esses problemas nada tem de novos e tampouco são exclusividade do nosso país.
Portanto, é preciso entender que a formação histórica dos espaços urbanos no Brasil (e em outros lugares também) obedeceu à um conjunto de lógicas externas e internas que resultaram nisso que vemos hoje.
Posso enumerar alguns para o caso brasileiro:
1) O caráter colonial específico (de um certo tipo - e aqui estou citando implicitamente uma série de estudiosos nesse tema, como Charles Boxer, por exemplo), da formação urbana no vasto território que hoje chamamos de "Brasil".
2) A constituição da estrutura de poder no Brasil - extremamente exclusivista; e focada, não nas cidades (que eram meros entrepostos comerciais), mas no campo, nas "Casas Grandes" - e que, ao longo do Império e da República transformou-se SEM MUDAR sua essência.
3) Relacionado à isso a extrema concentração de riqueza e propriedade (da terra), que levou à um processo de Êxodo Rural sem paralelo na História, notadamente após 1930 (com alguns "ensaios" restritos anteriores) - O Brasil é o único país do mundo que desenvolveu-se SEM FAZER REFORMA AGRÁRIA; ao contrário, a concentração de propriedade e riqueza pouco se alterou ao longo da História. Ou seja: O país, as cidades brasileiras são o que são pelo que NÃO foi feito - e isso passa longe de incompetência, mas sim por conta de um PROJETO político-social específico.
4) Como disse acima, isso passa longe de suposta incompetência - ao contrario. Quando e Estado brasileiro quis fazer intervenções urbanas de peso, fez (como no caso da Reforma Pereira Passos e da Dodsworth no Rio de Janeiro - só para citar dois casos emblemáticos). Acontece que tais reformas visavam interesses específicos de classe, e JAMAIS os interesses gerais da nação, e foram feitas à ferro e à fogo, sob o beneplácito e concurso do Capital Estrangeiro (muitíssimo interessado nisso, posto que principal beneficiado).
5) A população brasileira SEMPRE opô-se à esse projeto, de forma assistemática, claro. A própria existência das favelas é fruto desse processo de resistência. Porém, para as elites brasileiras as favelas, antes mero "incômodo civilizatório" revelaram-se uma fonte adicional de propriedade e de poder em função do clientelismo - atualmente também da "feudalização" dos espaços urbanos via ação do crime organizado, do milicianismo (que ESTÁ NO PODER NO BRASIL) e da exploração da fé dessa massa excluída e desfavorecida (esse, um capítulo relativamente recente e muito dinâmico - se é que podemos usar essa expressão). Um adendo: Uma das Reformas de Base propostas pelo Governo João Goulart (e que resultou num Golpe-de-Estado) era exatamente a reforma urbana, em uma época em que isso teria sido até relativamente fácil. Deu no que deu.
6) O descaso secular, agravado nos últimos 50 anos, com a educação no Brasil (se é que posso falar assim...) - quanto mais ignorante uma população, menos cidadã ela é, e mais submetida ao clientelismo e ao "coronelismo"...
E assim por diante... Poderia escrever laudas sobre o tema (mas agora estou trabalhando...), demonstrando o porque e o como a situação urbana do Brasil é o que é.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 12, 2020 11:01 am

JAZZigo escreveu:Explodir tudo, com todos e começar do zero. Twisted Evil
Reitero:

Qual a solução pras cidades brasileiras? The-day-after-o-dia-seguinte-D_NQ_NP_16172-MLB20116223586_062014-F

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 12, 2020 11:07 am

^ Vi esse filme umas 15x quando era criança.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por joabi Qua Fev 12, 2020 11:47 am

Estou com o Jazzigo nessa... não tem o quê fazer, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, mas a India já está pior...




joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 12, 2020 11:56 am

joabi escreveu:mas a India já está pior...

Só que a gente não pode ficar se comparando com o que é pior, correto?

Argentina e Chile, por exemplo, estão melhor.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por joabi Qua Fev 12, 2020 12:45 pm

Claro, foi só um exemplo do que o Brasil pode vir a ser em breve.

Acho que já se iniciou um êxodo urbano. Algumas pessoas que conheço abandonaram a cidade, ou estão se preparando para isso. É a única saída possível que vejo no momento: cada um que fuja como pode...

Os novos condomínios de luxo por aqui são todos bem afastados do centro da cidade, local que era destinado à periferia; a diferença é que pra esses empreendimentos os recursos chegam, enquanto que para a população mais pobre...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Edão Qua Fev 12, 2020 1:36 pm

A solução é gestão pública eficiente e comprometida, por uns 50 anos e depois destes, por mais 50 anos e assim sucessivamente.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por RobertoGrecoJr Qua Fev 12, 2020 2:56 pm

Apocalipticamente falando, concordo com os que se manifestaram sobre a implosão e ressurreição, do zero, de tudo.

Obviamente este é um viés utópico, porém, creio que a "maldade" e a "malandragem" do ser humano já está enraizada em sua essência.
Ainda mais em se tratando do nosso caso, os brasileiros.
Cultural e historicamente a malandragem e o "jeitinho" já são intrínsecos ao brasileiro "médio".

O desmame dessa característica seria, ao meu ver, um processo tão doloroso quanto tirar a manha de crianças. Dolorido, penoso e demorado.
Sendo assim, pra mim, trazendo para teorizas viáveis, somente a educação, a longo prazo, ajudará a melhorar algum tipo de cenário, visto que, com ela, reduziríamos drasticamente a desigualdade social e se conseguirá, mesmo que minimamente e paulatinamente, implementar uma visão mais humanitária e social do mundo.
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por bodhan Qua Fev 12, 2020 3:38 pm

Brasil, país fornecedor. País das commodities. É de algum interesse de que tenhamos educação, saúde e cidades agradáveis para viver? É sistêmico e não é intencional. É humano. Tristes bípedes.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por joabi Qua Fev 12, 2020 3:47 pm

Tem que começar implementando uma malha ferroviária extensa e muito eficiente. Ajudaria muito!

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Stormbringer Qua Fev 12, 2020 5:59 pm

A cidade de São Paulo ja expandiu tanto os limites que esta engolindo as cidades vizinhas e a area metropolitana está enorme: São Paulo Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, Osasco, Poá, Cotia, Itapevi, Barueri, Osasco, na pratica, são uma cidade só, não tem nenhuma divisão entre uma cidade e outra, é literalmente atravessar uma rua ou avenida e estar no outro município.

Inclusive, quando eu trabalhava perto centro, no meio dos anos 90, tinha muita gente na empresa que vinha dessas cidades vizinhas. É caótico e não vejo solução simples(apesar da constatação ser simples), as pessoas se aglomeram por que é onde o trabalho está.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 12, 2020 6:32 pm

Stormbringer escreveu:na pratica, são uma cidade só, não tem nenhuma divisão entre uma cidade e outra, é literalmente atravessar uma rua ou avenida e estar no outro município.

Isso em si não é um problema. Imensas áreas dos EUA são assim, você anda uma hora de carro e passa por 30 cidades, tudo emendado.

Problema é o crescimento sem projeto. É todo mundo comprar cimento e bloco e subir uma habitação completamente fora de padrão, na beira de um rio qualquer, sem alicerce, sem alvará, de qualquer jeito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Ivanov_br Qua Fev 12, 2020 6:43 pm

Olha.. Eu vim morar em uma cidade de pequeno porte no RS (60.000 hab) e não me arrependo. Tenho tudo que preciso aqui e mais um pouco. Nasci no Rio e minha esposa em Sao Paulo, parece que é sempre uma adaptação.

Hoje, não acredito em cidades com mais de 2.000.000, não tem como funcionar, administrar, gerir sem os problemas aos quais estamos tao acostumados.

Mas, se minha vida me direcionar novamente a uma capital, volto sem problemas. Quem cresceu no Rio dos anos 80/90, da conta de qualquer apocalipse.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 12, 2020 6:47 pm

Ivanov_br escreveu:Quem cresceu no Rio dos anos 80/90, da conta de qualquer apocalipse.

Cara, assim... Não conheci o Rio nos anos 80 e só passei rapidamente nos anos 90.

Sei que dá pra você dizer que viveu o verão da lata e tal, mas tô achando que você subestima o Rio de 2020.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Zubrycky Qua Fev 12, 2020 8:41 pm

Quando não conhecia o Rio e via as notícias a respeito daquela cidade na tv, dizia a mim mesmo "a tv exagera a respeito..." notme

Hoje, depois de ter conhecido o Rio e ter visto o que vi, sempre que vejo as notícias a respeito daquela cidade na tv digo a mim mesmo "a tv está pegando leve a respeito..." notme Shocked
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Christian Qui Fev 13, 2020 6:27 am

As vezes eu acho que Thanos estava certo, é muita gente em pouco espaço, não adianta planejar os locais se a taxa de natalidade cresce sem crescer a infra estrutura, aqui em Brasilia um cidade planejada e tal já vemos problemas com falta de energia, água, alagamentos porque era planejada pra umas 500 mil pessoas quando se cresceu cidades ao redor e soma-se mais de 2 milhões de pessoas, fora que invasões não param e agora a natureza esta devolvendo o que jogamos nela. começar do zero é impossível, mas tem coisa que deve ser completamente zerada
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 13, 2020 8:47 am

Christian escreveu:As vezes eu acho que Thanos estava certo, é muita gente em pouco espaço

Não é não.

O planeta Terra é bem vazio, veja mapa:

Qual a solução pras cidades brasileiras? TSFQsCWVzTvTZqyxxGSsO_-XhEa0_y7RUIW6NVQ4lw8

Leia mais:

https://www.weforum.org/agenda/2016/08/think-the-world-is-overcrowded-these-10-maps-show-why-you-re-wrong/

https://fee.org/articles/the-myth-that-the-world-is-facing-a-population-crisis/

Christian escreveu:não adianta planejar os locais se a taxa de natalidade cresce sem crescer a infra estrutura, aqui em Brasilia um cidade planejada e tal já vemos problemas com falta de energia, água, alagamentos porque era planejada pra umas 500 mil pessoas quando se cresceu cidades ao redor e soma-se mais de 2 milhões de pessoas, fora que invasões não param e agora a natureza esta devolvendo o que jogamos nela. começar do zero é impossível,  mas tem coisa que deve ser completamente zerada

Sim, a falta de infra-estrutura e planejamento é o problema. Bem como essa obsessão com cidades grandes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por WHead Qui Fev 13, 2020 8:58 am

Penso que as soluções passam necessariamente por ações políticas através dos Planos Diretores das cidades. É nele que ações estruturais como a construção de diques, canalizações, piscinões, e não estruturais como o zoneamento de áreas de inundação, a restrição do uso e ocupação do solo e a implantação de sistemas de alerta , são estabelecidos. Alguns Planos Diretores brasileiros (sim, isso já existe por aqui!) já preveem ações de drenagens urbanas e soluções compensatórias - como a previsão de pavimento poroso, valas e trincheiras de infiltração e cisternas. Soluções existem. Sinto que falta um alinhamento entre comprometimento, interesse e mobilização popular e ação política (não apenas nessa área). Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 13, 2020 9:03 am

WHead escreveu:Alguns Planos Diretores brasileiros (sim, isso já existe por aqui!) já preveem ações de drenagens urbanas e soluções compensatórias - como a previsão de pavimento poroso, valas e trincheiras de infiltração e cisternas. Soluções existem.

Só que o Brasil busca soluções superfaturadas com tecnologia que o resto do mundo não usa desde 1974.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Ivanov_br Qui Fev 13, 2020 9:16 am

allexcosta escreveu:
Ivanov_br escreveu:Quem cresceu no Rio dos anos 80/90, da conta de qualquer apocalipse.

Cara, assim... Não conheci o Rio nos anos 80 e só passei rapidamente nos anos 90.

Sei que dá pra você dizer que viveu o verão da lata e tal, mas tô achando que você subestima o Rio de 2020.

Cara, subestimo não. Na verdade, como sai do Rio por opção em 1999, e do estado do Rio em 2004, visito no máximo 2x por ano. So vejo piorar. E olha que sou de Laranjeiras...



Entre 1999 e 2003 vivi em Campos, berço eleitoral do Garotinho e sua trupe. Ali conheci a podridão da politica do RJ, algo que eu ja conhecia em termos de submundo, das ruas e guetos, por ter trabalhado com resgate pré-hospitalar de 1998-2000. Inclusive, trabalhei em alguns bailes funk famosos da Furacao 2000, A Coisa e outros em bailes casca grossa como Coleginho de Irajá, Country da Praça Seca e Heliopolis de Belford Roxo. O nível era esse ai de baixo:




Enfim, tenho uma opinião muito critica ao Rio e as escolhas que a sua população faz. A mistura de politica com religião, em especial com as inúmeras denominações neopentecostais que não possuem base alguma (e ai me refiro as igrejas aproveitadoras e não as evangélicas estruturadas e sérias como a Batista e Presbiteriana, por exemplo), contribui significativamente para o desastre que esta acontecendo. E claro, a uma elite que não quer perder seu poder.

O Rio para mim ja deu. Ja tive propostas de voltar, mas escolhi viver no RS por inúmeros motivos. Apesar de que a crise aqui ta complicada também. Mas o estado inteiro tem de população o que a cidade do Rio tem. Logo, é mais manejável, controlável, limpo, organizado e, consequentemente, melhor de se viver. Pelo menos para o estilo de vida que eu busco.


Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por WHead Qui Fev 13, 2020 9:19 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Alguns Planos Diretores brasileiros (sim, isso já existe por aqui!) já preveem ações de drenagens urbanas e soluções compensatórias - como a previsão de pavimento poroso, valas e trincheiras de infiltração e cisternas. Soluções existem.

Só que o Brasil busca soluções superfaturadas com tecnologia que o resto do mundo não usa desde 1974.

Sem haver uma mudança da visão/ação política da sociedade essas decisões sempre penderão para esses aspectos que você citou. Diques e drenagens são tecnologias da Idade Média que funcionam até hoje. Piscinões também funcionam, mas são caros. As decisões não estruturais determinarão as ações daqui pra frente. Eu admiro a Holanda que com 2 terços do território abaixo do nível do mar, e um terreno basicamente pantanoso, tem a clara noção social de que a atitude de estarmos mais preocupados em proteger a nós mesmos e a nossas famílias, dificulta a mobilização de verbas e atenção pública com o objetivo de prevenir desastres com antecedência. (cit. Peter Glas - 2012, presidente da Associação Holandesa das Autoridades Hídricas Regionais - Waterschappen, grupos autônomos eleitos pelas comunidades locais desde o século XIII).

Qual a solução pras cidades brasileiras? 5c373c10
Trecho do Rio Pinheiros-SP antes de ser retificado, em dezembro de 1930.
Hoje, os meandros do curso d'água não existem mais, e o que restou agora corre para o lado oposto.
Foi uma decisão política.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 13, 2020 10:16 pm

allexcosta escreveu:
joabi escreveu:mas a India já está pior...

Só que a gente não pode ficar se comparando com o que é pior, correto?

Argentina e Chile, por exemplo, estão melhor.
Não estão tanto não...
Talvez você não conheça a periferia dessas cidades. Tenho amigos que moram nessas duas cidades (Buenos Aires e Santiago) e as periferias lá não são "bacanas"...
Já os núcleos centrais de Buenos Aires e Santiago sofreram vastas reformas urbanas nos séculos XIX e XX e foram cidades que surgiram à partir do padrão espanhol, que difere do português.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 13, 2020 10:21 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não estão tanto não...
Talvez você não conheça a periferia dessas cidades. Tenho amigos que moram nessas duas cidades (Buenos Aires e Santiago) e as periferias lá não são "bacanas"...
Já os núcleos centrais de Buenos Aires e Santiago sofreram vastas reformas urbanas nos séculos XIX e XX e foram cidades que surgiram à partir do padrão espanhol, que difere do português.

Eu conheço Santiago. up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Ivanov_br Qui Fev 13, 2020 10:37 pm

A Periferia de Paris assusta.... Quem pegar o RER (trem) no Aeroporto Paris Charles de Gaule percebe rapidinho que a coisa la não é tao glamour assim.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 13, 2020 10:46 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não estão tanto não...
Talvez você não conheça a periferia dessas cidades. Tenho amigos que moram nessas duas cidades (Buenos Aires e Santiago) e as periferias lá não são "bacanas"...
Já os núcleos centrais de Buenos Aires e Santiago sofreram vastas reformas urbanas nos séculos XIX e XX e foram cidades que surgiram à partir do padrão espanhol, que difere do português.

Eu conheço Santiago. up
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 13, 2020 10:47 pm

Ivanov_br escreveu:A Periferia de Paris assusta.... Quem pegar o RER (trem) no Aeroporto Paris Charles de Gaule percebe rapidinho que a coisa la não é tao glamour assim.
Meu chefe na UFF foi assaltado em Paris...
Meus velhinhos foram furtados em Roma...
Claro que nem se compara com o que ocorre no RJ...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 14, 2020 1:06 am

https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Nando Vasques Sáb Fev 15, 2020 7:32 am

Jazzigo deu a solução la em cima,e se compararmos essa solução com o controle de natalidade,ela continua sendo melhor,mais rápida,e mais eficiente,já q o controle de natalidade,seria combatido como sempre foi pela Igreja Católica....

Em 1970 cantávamos 80 milhões em ação pra frente Brasil,hj 50 anos depois,somos 200 milhões,q país consegue ser organizado e crescer corretamente com tamanho salto populacional?
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 15, 2020 7:53 am

Nando Vasques escreveu:Em 1970 cantávamos 80 milhões em ação

Era 90 milhões. thumbs

Nando Vasques escreveu:50 anos depois,somos 200 milhões,q país consegue ser organizado e crescer corretamente com tamanho salto populacional?

A China tinha 800 milhões de pessoas em 1970 e tem 1.4 bilhões em 2020. É a segunda economia do mundo, caminhando pra ser a primeira e é um país muito mais organizado que o Brasil.

Tamanho da população ou taxa de crescimento não é um dos problemas brasileiros, pelo contrário.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Nando Vasques Sáb Fev 15, 2020 8:46 am

allexcosta escreveu:

Tamanho da população ou taxa de crescimento não é um dos problemas brasileiros, pelo contrário.

Então deixa como esta,o pobre q já tem 5 filhos pendurados e com mais um na barriga a caminho de nascer e aumentar ainda mais os 200 milhões... up
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 15, 2020 8:58 am

Nando Vasques escreveu:Então deixa como esta,o pobre q já tem 5 filhos pendurados e com mais um na barriga a caminho de nascer e aumentar ainda mais os 200 milhões... up

Taxa de natalidade Brasil - 1.73 nascimentos por mulher
Taxa de natalidade EUA - 1.80 nascimentos por mulher

Os números não mentem. O Brasil tem muitos problemas. Taxa de natalidade não é um deles. Sim, há problemas de educação e planejamento familiar.

E você morar numa região do país onde as pessoas têm muitos filhos e saem com aqueles carrinhos gigantes com 2 ou 3 crianças nos shoppings (o Rio realmente é um estado muito sui generis) não quer dizer que o país todo seja assim.

Os principais problemas do Brasil são:

- Má distribuição de renda.
- Burocracia excessiva e má administração do Estado.
- Corrupção endêmica e sistêmica.
- Péssima infra-estrutura.
- Um dos piores sistemas de educação do mundo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Nando Vasques Sáb Fev 15, 2020 9:05 am

Então se vc vai comparar essa pocilga aqui com USA,ou acha q fazer filhos sem ter condições de cria los,já q eventualmente essas famílias acabam indo morar nas favelas (que não param de crescer) ou em áreas onde não deveria ser permitido criar habitações não é um problema,pode encerrar o tópico q vc criou,pois provavelmente vc tem a solução e só quer ver as nossas opiniões correto? Fui... kiss
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 15, 2020 9:07 am

Nando Vasques escreveu:Então se vc vai comparar essa pocilga aqui com USA,ou acha q fazer filhos sem ter condições de cria los,já q eventualmente essas famílias acabam indo morar nas favelas (que não param de crescer) ou em áreas onde não deveria ser permitido criar habitações não é um problema,pode encerrar o tópico q vc criou,pois provavelmente vc tem a solução e só quer ver as nossas opiniões correto?

Leia de novo o que eu escrevi, tentando interpretar dessa vez. thumbs
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Ivanov_br Dom Fev 16, 2020 5:07 am

^ quem não conhece vcs, e mais, quem não conhece a relação de vcs, vai achar que se odeiam! rofl😂😊
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 16, 2020 7:10 am

^ Papo brabo de relação é esse?  Evil or Very Mad

Latinando é viúva da Ampeg. Não há espaço na vida dele pra outra relação... Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por NETOULTRA Dom Fev 16, 2020 9:57 am

Ivanov_br escreveu:^ quem não conhece vcs, e mais, quem não conhece a relação de vcs, vai achar que se odeiam! rofl😂😊

É igual eu e o Rico... De longe parece q a gente se odeia, de perto parece q tá de longe Very Happy Very Happy Laughing Laughing Twisted Evil Twisted Evil

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Rico Dom Fev 16, 2020 12:26 pm

NETOULTRA escreveu:
Ivanov_br escreveu:^ quem não conhece vcs, e mais, quem não conhece a relação de vcs, vai achar que se odeiam! rofl😂😊

É igual eu e o Rico... De longe parece q a gente se odeia, de perto parece q tá de longe Very Happy Very Happy Laughing Laughing Twisted Evil Twisted Evil

Apesar de eu não odiar vc, não é nada igual.

Eles são amigos de longa data.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Edão Dom Fev 16, 2020 12:29 pm

Em termos de segurança pública, que éproblema sério nos grandes centros e Estados que fazem fronteira com outros paises, a solução é prender e não soltar.
Ah! Não tem cadeia pra tanto preso!!!
Constrói mais, ora bolas.
Mais uma vez, gestão pública descompromissada e viciada no jogo político dos ratos. Tudo é conchavo. Os caras ficam embevecidos com o poder.
Temos que colocar gente competente nos lugares de comando. Vide nosso Presidente, um exemplo às avessas.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 16, 2020 1:34 pm

Edão escreveu:Em termos de segurança pública, que éproblema sério nos grandes centros e Estados que fazem fronteira com outros paises, a solução é prender e não soltar.

A solução pra segurança pública é social. Isso é comprovado mundo afora, milhões e milhões de vezes, desque que o mundo é mundo...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por JAZZigo Dom Fev 16, 2020 1:50 pm

allexcosta escreveu:
Edão escreveu:Em termos de segurança pública, que éproblema sério nos grandes centros e Estados que fazem fronteira com outros paises, a solução é prender e não soltar.

A solução pra segurança pública é social. Isso é comprovado mundo afora, milhões e milhões de vezes, desque que o mundo é mundo...
[2]
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Raul S. Dom Fev 16, 2020 2:19 pm

além disso, o sistema correcional não corrige, e muitas das sentenças de emprisionamento são descabidas. enquanto zezinho que furtou uma galinha, pedro que foi pego com um baseado ou carlos que não conseguiu uma defesa justa estiverem encarcerados no meio de pessoas que de fato oferecem risco à sociedade em vez de fazer algum trabalho social ou cumprir qualquer outra medida correcional, as cadeias vão continuar cheias, seja construindo dez ou mais mil novas prisões

outro lado da moeda são os políticos e milionários por exemplo. não interessa a ninguém colocar um costa-quente numa celinha com tv a cabo, ar condicionado, internet e banho quente, também não interessa colocar ele numa cela superlotada, nem colocar uma tornozeleira eletrônica e deixar ele recluso na sua própria mansão, sendo que saindo dali, cumprindo sua sentença, ele vai poder voltar a exercer função ou contratar com a administração pública. confisca bens, obriga ele a pagar uma multa salgada, a fazer trabalho social, proíbe ele de qualquer contato com a esfera pública por 20, 30 anos, isso é punição
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por NETOULTRA Dom Fev 16, 2020 2:31 pm

Rico escreveu:
NETOULTRA escreveu:
Ivanov_br escreveu:^ quem não conhece vcs, e mais, quem não conhece a relação de vcs, vai achar que se odeiam! rofl😂😊

É igual eu e o Rico... De longe parece q a gente se odeia, de perto parece q tá de longe Very Happy Very Happy Laughing Laughing Twisted Evil Twisted Evil

Apesar de eu não odiar vc, não é nada igual.

Eles são amigos de longa data.

Brincadeira sadia, talkei?

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 16, 2020 2:33 pm

Rico escreveu:Apesar de eu não odiar vc, não é nada igual.

Qual a solução pras cidades brasileiras? Giphy
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Edão Dom Fev 16, 2020 3:32 pm

allexcosta escreveu:
Edão escreveu:Em termos de segurança pública, que éproblema sério nos grandes centros e Estados que fazem fronteira com outros paises, a solução é prender e não soltar.

A solução pra segurança pública é social. Isso é comprovado mundo afora, milhões e milhões de vezes, desque que o mundo é mundo...

Sim, claro. Não me expliquei direito. O que eu citei não é realmente a solução, mas a curto prazo seria um remédio de alívio imediato dada a proporção em que se encontra o crime organizado.
Prender e não soltar. Crimes violentos, típicos de faccionados e etc.
Com certeza a solução a medio e longo prazo é educação e emprego.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Rico Dom Fev 16, 2020 3:44 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Apesar de eu não odiar vc, não é nada igual.

Qual a solução pras cidades brasileiras? Giphy

Só uma frase mal formulada... Digamos que foi um momento Paulo Guedes...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por NETOULTRA Dom Fev 16, 2020 4:15 pm

Rico escreveu:
allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Apesar de eu não odiar vc, não é nada igual.

Qual a solução pras cidades brasileiras? Giphy

Só uma frase mal formulada... Digamos que foi um momento Paulo Guedes...

Tá vendo como acontece com todo mundo... Ainda bem q vc nao é ministro da educação... Senão iam falar de vc lá no dodo Azevedo, já pensou q vergonha...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a solução pras cidades brasileiras? Empty Re: Qual a solução pras cidades brasileiras?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos