Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas conector speakon

+2
joabi
Mateus meira
6 participantes

Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mateus meira Sáb Fev 29, 2020 7:43 pm

E aí rapaziada blz,sou novo por aqui,e desde ja quero pedir minhas desculpas por ser leigo no assunto,porem o melhor fórum que ja vi é esse,muito conteúdo,todos se ajudam,em fim,Top...Vamos lá..
Montei um set(zinho) pra mim.Uma caixa com 2 altofalantes de 12+drive (corresponde perfeitamente as minhas necessidades de timbre),minha duvida é sobre os conectores speakon; Meu ampli tem saida 8ohms P10, meus dois falantes são tbm 8ohms. No conector spekon femea da caixa(4 pinos), estão ligados um falante em cada canal, falante um(+1/-1),falante dois (+2/-2); seguinte:
Só quero saber se; EU JAMPEAR O CONECTOR MACHO SPEAKON QUE SAI DO AMPLI E VAI PRA CAIXA E LIGAR ASSIM (+1/+2--- -1/-2) ALTERA A IMPEDÂNCIA FINAL ??
Tipo assim...seria a mesma coisa que ligar os altofalantes em paralelo ???
Porque não adiantaria,pois ficaria abaixo da impedância do meu ampli....


Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por joabi Sáb Fev 29, 2020 8:53 pm

Bem-vindo, Mateus.

Precisamos de algumas informações extras para poder te ajudar:

1- Tem certeza que a caixa está ligada como você descreveu? Com os falantes ligados separados no Speakon? Isso é totalmente incomum nesse tipo de caixa. Para uma 2x12 o habitual é ter os falantes ligados em paralelo e conectados somente no +1/-1 do Speakon.

2- Qual o modelo do amp? Os amplificadores de baixo trabalham até 4Ω, pelo menos. Acho que nunca vi na vida um amp com mínimo de 8Ω. Confira isso também.

Minha sugestão, à principio, é você conferir a caixa e mudar a ligação do Speakon, se estiver realmente como você disse. Essa caixa provavelmente será de 4Ω, depois de ter os falantes ligados em paralelo. Essa é a configuração típica.

Confira se seu amp realmente trabalha em 4Ω. Se for um amplificador de baixo, tenho certeza que irá trabalhar. Se for amp de PA, mais certeza ainda. Se for automotivo, aí é outra história.

Em tempo: ligar do jeito que você imaginou vai fazer seu amp trabalhar em 4Ω, sim. O amp passa a ver 2 falantes em paralelo. É o mesmo que ligar dentro da caixa, só que fazendo gambiarra.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mateus meira Dom Mar 01, 2020 12:19 am

Obrigado pela ajuda Joab.
Os altofalantes estão separafos no spekon sim,justamente por conta da impedancia do amp. Um staner antigao do meu avô hehehe,que encontrei em casa(nao tenho cabecote ainda)nele tem informando,são duas saidas de 8ohms cada.Estou procurando uma forma de usar as duas saidas juntas,para aproveitar ao máximo do amp.Estou pensando em adaptar uma saida speakon no amp,no lugar das 2 p10,tipo,ligar os positivos e negativos das atuais p10 nos respectivos + e - do speakon,assim eu faria cada alto falante em um canal obedecendo a impedância. Porem tenho uma gig entre amigos hoje (domingo) e queria um paleativo de emergencia..kkkkk.Atualmente são 2p10 que se unem no speakon macho(canais diferentes)porem estou com um hamerzinho chato pra caramba (creio q a soda de um dos p10) por isso queria deixar tudo speakon.
Mas muito obrigado pela resposta rapida e pela ajuda.👏👏👍

Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Paulo Penna Dom Mar 01, 2020 7:01 am

Tem de conferir a saída do staner pois o que mais vi ir aí é que usando uma saída a impedância admitida seja 8 ohms, mas elas nada mais são que duas saídas ligadas em paralelo e com isso sua ligação seria de 4 ohms, o que pode danificar a saída. Tem de ver se ela é assim a ligação da saída e se ela suporta 4 ohms.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Paulo Penna Dom Mar 01, 2020 7:02 am

Há amplificadores antigos que não eram para 4 ohms.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mateus meira Dom Mar 01, 2020 10:44 am

Ok paulo,vou conferir abrindo ele e dando uma olhadinha,pois na net nao encontrei nada sobre ele,nem esquelas eletricos nem manual.Mas olhando os conectores p10 dele da pra eu saber se estão em paralelo ou não. Porem ja adiantando,tem escrito nas saidas (acima de cada uma delas)100 w 8ohms. Obrigado aí rapaziada.

Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por joabi Dom Mar 01, 2020 11:49 am

Paulo Penna escreveu:Há amplificadores antigos que não eram para 4 ohms.

Não sou dessa época. Very Happy Coisa do Maurício Expressão...


Mateus, tem o modelo exato do amp? Quem sabe alguém aqui conheça.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mateus meira Dom Mar 01, 2020 10:05 pm

O modelo é um staner 200MX amplifier mixer.
Como eu nao tenho amp ainda ( e no momento nem o $$ pra investir,heheheuheu) decidir usa-lo.Ele dá um som e timbre que me agrada,so tem knobs de grave e agudos,porem meu preamp supre oq falta.Dúvidas conector speakon 20200311

Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por joabi Dom Mar 01, 2020 10:51 pm


Talvez isso te interesse... um vendedor de manuais da Staner no Mercado Livre. Tem o esquema elétrico do seu modelo. Custa R$18,00.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-877113799-esquemas-staner-e-outros-p-ajudar-sua-restauraco-_JM?quantity=1

Mas espere para ver se alguém conhece. Se não me engano o Prof. Bertola tem bastante experiência com esse tipo de amp.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Mas espere para ver se alguém conhece. Se não me engano o Prof. Bertola tem bastante experiência com esse tipo de amp.

Mensagem por Mateus meira Dom Mar 01, 2020 11:29 pm

Ok.Obrigado a todos aí pelas dicas.
Quam sabe o sr. Bertola me da uma luz..kkkk
Vou ver tbm esses manuais staner....👍👏👍

Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mateus meira Qui Mar 05, 2020 8:14 am

Ôpa,eu mais uma vez,então fiz uma experiência(zinha) que acabou dando certo,(ficou meio tosco,no minimo diferente,mas deu certo...kkk) e queria postar aqui pros amigos.Como havia dito no inicio do post,eu estava com problemas de hamer(chato pra caramba) ppr conta dos conectores p10/speakon. Resolvir abrir o amp e nos fios das saifas p10 adaptar uma speakon femea,e usar somente as conexões speakon,ficarai assim ( amp c/speakon-----caixa com speakon.E para a minha surpresa deu surper certo.Byebye hamer...kkkk.
Ficou som limpo d+,nem perceb-se que esta ligado.
Obrigado a todos.Dúvidas conector speakon 20200314
Dúvidas conector speakon 20200315

Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Mar 05, 2020 5:31 pm

Esse amp trabalha com mínimo de 4 ohms.
Se a caixa for de 8 ohms, tá de boa...
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mateus meira Sex Mar 06, 2020 9:30 pm

Obrigado mestre Bertola, satisfação.
A caixa está em 4 ohms,pois são dois falantes de 8 ohms em paralelo,então esta dentro da impedância. E muitíssimo obrigado mesmo pela informação sobre esse amp, pois, ate agora nao tinha achado essas informações.

Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por heenrique_bass Qua maio 05, 2021 2:01 pm

Revivendo o tópico pra não abrir outro.

Pessoal, peguei uma caixa 1x15 emprestada, cheguei a fazer um cabo speakon ligando os fios no conector +1 e no -1 porque tanto meu cabeçote quanto a caixa é apenas esse conector. Vai e vem, trocando cabo e experimentando e nada de funcionar, me deparei que essa caixa 1x15 a ligação no conector fêmea da caixa está com a ligação +2 e -2. (Essa caixa que peguei emprestada veio com uma ponta p10 e uma ponta macho speakon ligada nesse mesmo jeito, por isso cheguei nesse raciocínio).

A dúvida é o seguinte, tem algum problema se eu trocar os fios tanto no cabo ou no conector da caixa para +1 e -1?
Eu testei a impedância dessa caixa colocando o cabo que acompanha com ela e no multímetro diz ser 8ohms.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mateus meira Qua maio 05, 2021 2:40 pm

Henriquebass,se eu entendi direito,vc esta ultilizando um cabo p10/speakon para ligação do bass/amp na caixa certo ? Se vc puder e seu amp tiver a saida speak on, corte a ponta p10 e coloque outro speak on. Respondendo,sim so abrir o conector speak on do seu cabo,tirar os fios +1 e -1 e colocalos no +2 e -2,respeitando as polaridades.Seria melhor vc fazer um cabo todo sepakon e liga do seu amp para a caixa.Se a caixa está com a fêmea +2 -2 vc coloca em seus conectores da mesma forma.

Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

heenrique_bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por heenrique_bass Qua maio 05, 2021 5:46 pm

Mateus meira escreveu:Henriquebass,se eu entendi direito,vc esta ultilizando um cabo p10/speakon para ligação do bass/amp na caixa certo ? Se vc puder e seu amp tiver a saida speak on, corte a ponta p10 e coloque outro speak on. Respondendo,sim so abrir o conector speak on do seu cabo,tirar os fios +1 e -1 e colocalos no +2 e -2,respeitando as polaridades.Seria melhor vc fazer um cabo todo sepakon e liga do seu amp para a caixa.Se a caixa está com a fêmea +2 -2 vc coloca em seus conectores da mesma forma.

Eu fiz um cabo com os dois speakon fêmea com a ligação +1 e -1. Pensei em mudar a conexão da caixa que está de +2 -2, deixar +1 e -1. Ou, outra alternativa que pensei é deixar o speakon que vai pro cabeçote +1 -1 e o speakon que vai pra caixa deixar +2 -2, será que não tem problema?

Pois o cabo que eu falei que acompanha essa caixa que tem uma ponta speakon +2 -2 ta ligado na outra ponta um plug p10, parando pra pensar, seria a mesma coisa.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Mateus meira Qua maio 05, 2021 9:03 pm

Isso ou vc usa o speakon/p10 ou retira o p10 e coloca outro speakon usando tbm o +2 -2. Se vc ultilizar o +1 -1 como esta fazendo com seu cabo,nao vai ter contato pois na caixa esta +2 -2.

Mateus meira
Membro

Mensagens : 9
Localização : Vitoria da conquista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Gomba Qui maio 06, 2021 8:33 pm

heenrique_bass escreveu:A dúvida é o seguinte, tem algum problema se eu trocar os fios tanto no cabo ou no conector da caixa para +1 e -1?

Não tem problema. Inclusive é recomendado. Por padrão no áudio se usa +1/-1 em speakon 4 vias quando tá ligando só duas vias.
Até porque você pode esbarrar com algum conector ou cabo que seja speakon de apenas duas vias, ele só terá justamente a posição +1/-1.
Precisa trocar no cabo e no conector da caixa.
Ponta do p10 no +, parte maior no -, ok?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

heenrique_bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas conector speakon Empty Re: Dúvidas conector speakon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos